A Mágica num Buraco de Agulha

Todo ano, no último domingo de Abril, se comemora o dia internacional da fotografia pinhole! Então me lembrei de como foi meu primeiro contato, durante a faculdade, com este jeito mágico de fotografar!

Uma máguina fotografica Pinhole by ila fox
Sim, esta caixinha aqui faz fotografias!

“Uma caixa que tira foto? Como assim?!” - Para quem não sabe, a pinhole, é basicamente uma caixa vedada, protegida da luz. Com um buraquinho minúsculo (pin hole, buraco de agulha, sacou?), por onde a luz entra, queimando um material foto sensível que está lá dentro, gerando assim uma fotografia.

O charme da pinhole é que você mesmo faz sua câmera e revela seu filme. Algo totalmente artesanal! Na época a professora pediu para que cada um fizesse a sua usando uma caixa de sapato. Bom, como sou teimosa, eu fiz a minha usando uma caixinha de presentes. Uma Pinhole compacta!

Enfiar os papéis fotográficos dentro da câmera, por si só, já era um desafio. Como são papéis sensíveis à luz, eu tinha que fazer tudo isso num quarto completamente escuro, com o maior cuidado do mundo. Dava maior trabalhão, mas era divertido.

Uma máguina fotografica Pinhole by ila fox

Fotografar era um exercício de paciência. Pois nem sempre você acertava de primeira. Você tinha que saber o tempo certo da sua câmera para poder fotografar. E só descobria isso na base da tentativa e erro. Se ficasse muito exposto, correria o risco de deixar a fotografia muito escura. Se pouco exposto, ficaria muito clara. Como a minha câmera era pequena, teria que ser um tempo de exposição bem curto, senão queimava muito. Depois era levar pro laboratório e torcer para ter dado certo.

Revelar a fotografia era pura emoção. Pois era só nesta hora que você descobria se todo o seu esforço tinha valido a pena. E era naquela salinha escura, em meio à luz vermelha e fixadores, que você via a mágica acontecer. Aquela sensação de ver a imagem aparecendo diante dos seus olhos é inesquecível!

Se você ficou com vontade de fazer uma pinhole, o site da faculdade de Belas Artes explica certinho como montar uma.

Comentários

  1. Na faculdade não brincamos com pinholes mas tivemos que aprender a revelar o filme.

    E, que me perdoem os puristas, mas revelar o filme é um saco!

    Sem entrar na discussão se filme é melhor ou não que digital (em termo de qualidade final de imagem), mas prefiro mil vezes mais simplesmente plugar a câmera no computador, transferir as fotos e deu.

    Os fotógrafos (tradicionais e hipsters) costumam defender o processo de revelação como "um momento de contato (literal, nesse caso) com a fotografia" que os "aproxima da própria obra" e tals. Mas... e todo o processo prévio de ir a um lugar, pensar na foto, medir a luz, etc. e tal, já não é contato o suficiente?

    Pra mim, é. Hehehehehe!

    E ficou bem bonitinha a sua pinhole!

    ResponderExcluir
  2. No Nights,
    Eu também revelei filmes em laboratório (ou ampliar como costumam dizer) na faculdade. Achei bacana a título de curiosidade, mas não é algo que eu defenderia com unhas e dentes não. Também prefiro a praticidade das tecnologias atuais. ;-)

    ResponderExcluir
  3. Que legal!!!! =)
    Estou tendo fotografia nesse período na faculdade, estudando a história do surgimento da fotografia e tal...
    É encantador descobrir como as coisas foram inventadas e como o ser humano é capaz de se superar, transformando um processo totalmente artesanal, num processo muito mais prático e moderno, como temos hoje em dia!
    Adorei ver o seu PinHole!

    ResponderExcluir
  4. Juliana,
    Né? pensar que até pouco tempo atrás nem fotografia digital existia. E viva o futuro! \o/

    ResponderExcluir
  5. Que demais isso!! *__*


    Ludmila

    ResponderExcluir
  6. Que legal Ila! nunca imaginaria que esta caixinha aí pode fotografar! rs

    ResponderExcluir
  7. Ludmila,
    ;-)

    Aline,
    Tive esta mesma sensação quando vi pela primeira vez. ;-)

    ResponderExcluir
  8. Esses trabalhos são realmente fascinantes, pena não ter uma salinha para revelar.

    ResponderExcluir
  9. Parece realmente divertido :-)

    ResponderExcluir
  10. Nando,
    deve ter lugar que aluga... normalmente faculdades de arte tem.

    Chester,
    É meio mágico a parada. ;-)

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Para orçamentos, por favor envie um pedido com maiores detalhes, através do meu e-mail profissional ilafox@gmail.com

Ah, e obrigada pela visita e pelos comentários! :-D

Ila Fox
Ilustradora