Como ser um Ilustrador

Toda semana recebo pelo menos um e-mail ou comentário no blog me perguntando como aprender a desenhar, qual curso fazer, qual preço cobrar... mas basicamente a duvida é sempre a mesma: "Ilaaa, como faço para ser um ilustrador??"

Bom, não me considero uma expert no assunto, até porque comecei há pouco tempo também, mas se estou conseguindo ganhar um dinheiro digno com isso é que alguma coisa eu devo ter feito certo né mesmo? hehe. Já vou adiantando que não existe fórmula secreta, nem caminho tracejado para se seguir. As dicas que vou dar são só as respostas às perguntas básicas que os ilustradores iniciantes se fazem ok? Pronto Pequeno Gafanhoto?

*

Onde aprender a desenhar

Como aprender a desenhar, onde aprender a desenhar, que curso fazer, curso de desenho, by ila fox

Quem parte para esta área normalmente já tem uma noção de como desenha e só está em busca de aperfeiçoamento.

Uma faculdade tem lá suas vantagens e desvantagens. Querendo ou não, um profissional ainda é mais respeitado se tiver um curso superior. Fora que é na faculdade onde são feitos muitos dos seus primeiros contatos profissionais. Porém, pouquíssimas faculdades parecem realmente preocupadas com seu futuro profissional, lançando muitas vezes um recém formado totalmente despreparado no mercado. Na dúvida pergunte para as pessoas que já fizeram e veja se vale a pena investir seu tempo e dinheiro.

Um jeito rápido de aprender é fazendo um curso intensivo. Não sei indicar nenhum curso em especial. Se na sua cidade não tem nenhum curso bacana, a internet está aí para te dar uma luz. Pesquise por outros ilustradores, leia tutoriais, assista vídeos aulas. Muita coisa eu aprendi só de observar.

O que é fundamental mesmo é ter muita bagagem cultural: ler muito, assistir muito, viajar muito... tudo isso só acrescenta. Ou seja: não dá para ficar sem estudar, fazendo ou não fazendo uma faculdade.

Estilos e técnicas

Qual técnica de desenho é melhor, convencional ou digital, by ila fox

Vejo que alguns ilustradores ficam obcecados em busca do seu próprio estilo. Acho que isso tudo depende do nicho do mercado que você quer atingir. Alguns ilustradores tem os traços tão particulares que são contratados justamente pelo seu estilo único. Tem também aqueles que são mais versáteis, capazes de desenhar em diversos estilos e técnicas, podendo assim alcançar um leque maior de clientes.

E por falar em técnicas, existem várias: lápis de cor, grafite, aquarela, guache, óleo, giz pastel, nanquim… particularmente eu gosto muito da técnica digital. Os ilustradores mais tradicionais desprezam a arte digital por considerar uma arte menos "nobre" que a arte convencional. Eu não acho. Considero uma técnica tão boa quanto as outras, pois além de extremamente prática, me permite uma dinâmica e agilidade maior no desenvolvimento das artes dos meus clientes. E aqui entre nós, tempo é dinheiro né gente?

O que importa mesmo é dominar a ferramenta, seja ela qual for, pois até hoje nenhum material ou programa aprendeu a desenhar sozinho, hehe.

Onde trabalhar

Onde trabalhar sendo ilustrador, ser freelancer ou carteira assinada, by ila fox

Tem quem ache que só dá para ganhar dinheiro desenhando super heróis para o mercado de quadrinhos americano. Não é bem assim. Se você olhar bem a sua volta, vai ver que existem ilustrações em praticamente todos os lugares: nas embalagens, nas propagandas, nos manuais de instrução, nas revistas, até na sua roupa. Para isso existem muitas áreas onde se pode atuar: ilustração editorial e publicitária, infantil, científica, moda, jogos, animação… Alguns trabalham em estúdios, outros são freelancers.

Trabalhar em estúdio tem a vantagem de ter uma estabilidade maior, pois no final do mês seu dinheiro está lá garantido. Fora toda aquela segurança que só a carteira assinada pode oferecer: fundo de garantia, férias, décimo terceiro, seguro... Porém, você perde um bom tempo em transito. Tem aquele stress de cumprir horários. De não ser reconhecido pelo seu traballho De ser submetido a um ambiente pouco estimulante, etc...

Sendo freelancer você tem uma flexibilidade maior com horários que se convertem em qualidade de vida. Trabalhar no conforto da sua casa, ou até mesmo poder descansar entre um cliente e outro, não tem preço. Porém com toda esta liberdade você precisa ser muito disciplinado também. Principalmente com prazos, já que se você enrolar, é só você quem tem a perder.

Veja com qual área você se identifica mais, qual combina mais com o estilo de vida que busca e mande ver nas oportunidades!

Quanto vale sua arte

Quanto devo cobrar pelo meu desenho, by ila fox

Este é um assunto que tira o sono de muito ilustrador iniciante (e outros nem tão iniciantes assim), pois existem uma série de fatores que influenciam o preço do seu trabalho final. Desde a complexidade do desenho ao tamanho do cliente. Vale dizer que mais importante que saber desenhar é saber cobrar, e é aí que mora o problema.

Vejo muita gente talentosa querendo dominar a técnica como ninguém. Fazem cursos, compram livros, garimpam sites a procura de tutoriais... mas não tem a mínima noção de empreendedorismo. Na hora de lidar com cliente não sabem cobrar, se sentem inseguros, agem sem preparação. Impedindo o próprio crescimento profissional e atrapalhando o mercado.

Mês passado eu fiz um post inteirinho sobre como aprender a dar seu valor, então leiam.

*

Para finalizar, saiba que ser ilustrador é uma profissão como qualquer outra. Não adianta querer seguir esta carreira se você mesmo encara isso como brincadeira. Você vai perceber que para ser um ilustrador não basta saber desenhar, você tem que saber dar seu valor, ser ético, atender bem um cliente, cumprir prazos, ter uma postura profissional… ou seja: você tem que levar a coisa a SÉRIO se você quer ser levado a SÉRIO!

Mas acho que independente da sua experiência, do estilo, da técnica, se fez uma faculdade ou não, o importante é praticar sempre! pois ninguém nasce sabendo desenhar e provavelmente vamos morrer achando que não sabemos desenhar tanto quanto gostaríamos. Talento sem prática não é nada. O segredo é desenhar sempre, todos os dias! E se conseguir ganhar dinheiro com isso, melhor ainda!


Links úteis!

Para maiores informações existe um texto que é leitura obrigatória: O Guia do Ilustrador. Lá eles orientam e dão dicas essenciais para quem pensa em começar nesta área. E é de graça!

O site da SIB (Sociedades dos Ilustradores Brasileiros) tem um ótimo material de consulta, desde referencia de preços até exemplos e contratos.

Gosto muito de escutar o podcast Fala Freela. Embora não seja voltado precisamente para Ilustradores, muitos assuntos cabem perfeitamente para nós, principalmente os ilustradores freelancers.

Para dúvidas mais específicas, recomendo o Ilustragrupo. É um grupo de discussão onde conta com a presença de vários ilustradores. Tem sempre alguém disposto a dar uma mãozinha.

Comentários

  1. Ila,
    adorei todas as todas as dicas.

    bjão

    D@ni

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ila, gostaria de umas dicas de como fazer colorização digital.

      Excluir
    2. Pâmela, recomendo procurar vídeos tutoriais sobre isso no Youtube. Beijos

      Excluir
  2. Obrigado pelas dicas Ila! Desenho muito me tornar ilustrador, mas o que me atrapalha hoje é meu atual emprego (T_T balconista) e as dúvidas de como viver com minhas ilustrações...
    Ainda não li tudo desse seu post(acordei agora, to cheio de tarefas pra fazer). Mas sua iniciativa é dez! Depois de ler todas suas dicas eu comento denovo pra agradecer, tenho certeza que vai me incentivar muito!

    ResponderExcluir
  3. D@ni,
    Aeee! ;-)

    Bruno,
    Negócio é vc ir tentando descolar um freela e outro até o dia que vc só possa viver disso. ;-)

    ResponderExcluir
  4. Adorei! também recebo e-mails perguntando. Por Incrível que pareça! rs

    ResponderExcluir
  5. Demais o post, Ila, parabéns! São ilustradores como você que colaboram para o crescimento da nossa profissão :)

    ResponderExcluir
  6. Michelli,
    Eu sempre que possível tento responder todos, mas tipo, imagine parar o trabalho toda vez que chega um... por isso criei o post, agora só passo o link e o pessoal lê. Se quiser vc tbm pode encaminhar o link do meu post pro pessoal! ;-)

    Carol Rivello,
    Obrigada! eu tento sempre apoiar... é um jeito de valorizar o que a gente faz. ;-)

    ResponderExcluir
  7. Opa! Acho que o fato de querer ser ilustrador meio que já deixa implícito isso, mas vale a pena lembrar: você precisa GOSTAR MUITO e se DIVERTIR com o que faz, pois como todo bom trabalho (ainda mais quando a pessoa é um lobo solitário), dá trabalho ser ilustrador.

    Técnicas, prazos, desejos e solicitações dos clientes... tudo isso pode transformar aquilo que você imaginava ser um paraíso em um completo inferno.

    E outra coisa que complementaria bem o que você disse: por causa da web, o ilustrador pode atender diretamente o público consumidor (como no seu caso), pois não é só de trabalho para empresas que vive o desenhador! X)

    Um super abraço,

    tio .faso

    ResponderExcluir
  8. Tio Faso,
    Bem por aí, não basta saber desenhar para ser um ilustrador profissional. Até pq, tem gente que gosta de desenhar em casa, para os amigos, mas estaria pronto para ser um profissional?
    Ah, até comentei por cima sobre freelancer X estúdios, mas pretendo falar mais sobre a carreira freelancer em um outro post, tbm tem muita gente curiosa sobre isso. ;-)

    ResponderExcluir
  9. Muito bom Ila.
    Simples e direto e ainda por cima, ficou legal a parte ilustrativa.

    ResponderExcluir
  10. Brandino,
    Obrigada! fiz uns desenhos que era para não ficar aquele blocão de texto assustador, hehe.

    ResponderExcluir
  11. nossa Ila, muito bom você esclarecer essa sua profissão, muitos acham q é fácil, mas tudo tem um processo ne. ^^ Parabéns por explicar isso pro pessoal que quer entrar nessa área que precisa de muita dedicação, e o melhor é esclarecer como a pessoa pode fazer pra viver fazendo o que mais gosta, assim como você ne. ^^

    ResponderExcluir
  12. Ariane,
    O problema é que tem muito ilustrador iniciante que acha que vai poder ganhar dinheiro desenhando só o que ele gosta, e não é assim... temos que fazer o que o cliente quer. Se cara não sabe desenhar nada além do que sabe, não pode ser ilustrador. ;-)

    ResponderExcluir
  13. Muito boas as dicas!

    Eu comecei a faculadde de artes plasticas um pouco tempo e ja estou sonhando com meu futuro emprego. Sempre gostei de desenhar, meu sonho é poder trabalhar nesta area.

    Obrigada por dividir seu comnhecimento conosco!

    ResponderExcluir
  14. Camila,
    Vc não precisa terminar a faculdade para começar a se aventurar nesta área, já pode ir pegando um freela ou outro para saber como funciona. Claro que desde que não atrapalhe a faculdade. ;-)

    ResponderExcluir
  15. Meu sonho! O_O, voçe não enjoa de trabalhar como ilustradora? sempre tive medo dissu. pls me responda

    ResponderExcluir
  16. Andrezim,
    Enjoar? hmm não, mas depois que vc começa a trabalhar com isso vc vê com outros olhos sim. Não é mais um hobby né? é seu trabalho. Não enjoo de desenhar para clientes, mesmo com tantos desenhos parecidos entre si (como no caso das caricaturas), mas confesso que as vezes prefiro descansar do que desenhar para mim.

    Resumindo: Profissão e hobby vão andar de mãos dadas. Mas no caso da ilustração profissional vc não pode ficar esperando inspiração cair do céu, com o tempo vc se condiciona ser criativo. ;-)

    ResponderExcluir
  17. Muito legal seu post, Ila! Adorei!

    Trabalho hoje com programação em uma empresa e não sei se teria um bom perfil para ser ilustrador freela, porque desenho empolgado quando a ideia surge do nada. Então talvez não seja minha profissão ideal e sim um bom hobbie.

    Se bem que nunca tentei desenhar profissionalmente... só quando tinha uns 15 anos fiz alguns trabalhos e as experiências foram traumatizantes para um moleque! =P

    Sobre a arte digital e a tradicional, eu acredito que ambas tem seu valor. Eu sou do tipo que prefere algo mais tradicional, com nanquim, bico-de-pena e pincel! Mas eu dou MUITO valor a quem tem uma boa paleta de cores em seu computador e consegue fazer artes maravilhosas que nunca sairiam na arte tradicional. Por isso acho que ambas possuem GRANDE valor! ;)

    Abs!

    ResponderExcluir
  18. Marcus,
    Combinar arte convencional com arte digital então... melhor ainda! o melhor dos dois mundos! :-D

    ResponderExcluir
  19. Oi Ila, amei o tutorial, eu te emande um e-mail, se der responda por favor. Grato! :)

    ResponderExcluir
  20. Sávio,
    Já te respondi faz uns minutos... beijos

    ResponderExcluir
  21. Voce faz free para gráficas, editoras e outros do gênero?Como proceder com pessoas jurídiacas fazendo free de ilustrador? Se tem trbalhos assim, posta aqui para nós vemos!

    ResponderExcluir
  22. Tita,
    Pra empresas é recomendável ter CNPJ e emitir nota fiscal. Maiores duvidas procure no Ilustragrupo que este assunto já foi bastante discutido por lá. ;-)

    ResponderExcluir
  23. Olá Ila!
    Você teria umas dicas de mesa digitalizadora? Quero fazer trabalhos freelancer com ilustrações e caricaturas. Com uma Wacom-Bamboo-Pen-CTL-460 (que tem um preço mais acessível)dá pra se obter bons resultados com ela?
    Bjos

    ResponderExcluir
  24. Bia,
    Wacom é a melhor marca para tablets, dá para investir numa Bamboo sem medo. Para maiores informações entre neste site - http://tudosobretablets.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  25. "ambiente pouco estimulante" impressionante que isso se aplica também ao meu trabalho. Saí de uma empresa que bloqueia sites, o que não faz sentido para quem é Desenvolvedor pois há diversas fontes nos lugares mais distintos e o ambiente tem que ser descontraído, para programar existe inspiração também.
    Felizmente hoje troquei de emprego, não tenho internet bloqueada, tenho 2 monitores no meu PC e posso fazer acesso remoto quando preciso fazer algum trabalho de casa. (há e ganho mais por isso)

    ResponderExcluir
  26. Mesias,
    Este é o futuro dos empregos na minha opinião: Trabalho remoto. Ilusão das empresas ACHAR que tem controle sobre os funcionários só pq estão embaixo dos narizes deles... este lance de bloquear internet, msn, etc só serve para os funcionários passarem a outra metade do tempo tentando burlar a segurança, ou seja: FAIL.

    ResponderExcluir
  27. Acabei de receber esse post de uma amiga por e-mail, outro dia me enviou o post "como cobrar" Parabéns por compartilhar essas dicas conosco...Já estive aqui a um tempo atrás por indicação dessa minha amiga. Eu faço desenhos, mais estou agora correndo para aperfeiçoar , pois as pessoas acabam pedindo. Comprei um tablete wacom e estou me matando sozinha para fuçar no photo (olha que já fiz curso), espero um dia dominar igual a ti enquanto isso me contento com o corel e um "arranhadinho" no illustrador, o problema que trabalho também em casa na area de vestuário e acaba me faltando tempo para se dedicar mais.Um dia chego lá to "bebe" ainda e meu humilde bloginho tambem é "baby" só tem 3 meses. Adorei todas dicas e sempre pretendo vir aqui aprender contigo.Ufa, chega de encher...bjos e muito sucesso :)

    ResponderExcluir
  28. Oi Ila!!Ó eu denovo(não falei que comentava depois(@_@ só agora to livre).Agora eu li seu post todo, OBRIGADÃO pelas dicas!Já conhecia o guia do il. e o site da SIB, mas não esse Freela, obrigado por indica-los.
    Sobre sua resposta(do meu comentário),sim desejo em breve fazer isso(amo desenhar,mas pouco vendi meu trabalho)!!!
    Minha opinião é sempre a mesma, seu site é dez e vc tb!!!logo de primeira me apaixonei por ele e pelos seus trabalhos ( sou bem exigente com estilos, mais o seu estilo é simples e bonito e tem vida!!!)
    Obrigadão pelas dicas e se Deus quiser quem sabe quando eu pegar firme como ilustrador, agente até faça um desenho juntos,ok?!!!
    ^^ bjÃO!

    ResponderExcluir
  29. Oi Patrícia,
    Parabéns pelo tablet, agora é se dedicar e aperfeiçoar! ;-)

    Oi Bruno,
    Obrigada, sei que ainda tenho muito que evoluir em muitos quesitos, mas o negócio é não parar nunca. ;-)

    ResponderExcluir
  30. michelli ilustradora02 outubro, 2011 00:08

    Post maravilhoso, foi ótimo para esclarecer muitas duvidas, tesouro!

    Meu sonho é ser desenhista, mas ainda estou no primeiro colegial. Quando falo que quero ser desenhista a minha familia não acha bom porque segundo eles não dá dinheiro, rs

    Então eu queria saber se realmente dá para viver de desenhos isso é, pagando contas, sem passar aperto.

    ResponderExcluir
  31. ESTOU TENDO DIFICULDADES PARA ENCONTRAR EMPREGO COMO ILUSTRADOR. JA TENTEI EDITORAS NA MINHA CIDADE, MAS NENHUM RETORNO ACHO QUE TEREI QUE SER FREELANCER COMO VOCE ENTÃOM COMO CONSEGUE OS FREELAS? MANDA EMAIL PARA AS EMPRESAS OU SAI BATENDO DE PORTA EM PORTA? TENHO DIFICULDADE DE LIDAR COM PESSOAS, ME AJUDE KKKKK

    ResponderExcluir
  32. Michelli,
    Isso depende muito da área em que o ilustrador atua, da quantidade de trabalhos, se é experiente... tem ilustradores que ganham MUITO BEM, outros que contam moedinhas para o almoço.
    Infelizmente muitas pessoas irão torcer o nariz para sua profissão, achando que vc não trabalha, que é um preguiçoso, etc. Mas respondendo sua pergunta: um ilustrador pode ter uma vida de luxo, poder e glamour sim, basta saber vender seu trabalho e se fazendo respeitar entre quem mais importa: os clientes! ;-)

    Vinnicius,
    Primeiro cara, não escreva em caixa alta, isso é muito ruim, se um editor ver um e-mail assim ele nem se vai se dar o trabalho de ler.
    Como sempre repito: mais importante do que o artista aprender a dominar a técnica é saber vender seu trabalho. Se vc não saber lidar com gente, melhor desistir da carreira freelancer, se concentre num bom portfolio e divulgação. Se vc for bom no que faz, logo os clientes surgirão.

    ResponderExcluir
  33. Excelentes dicas Ila! Para mim que estou começando na área, foi muito importante ler todo esse post. Parabéns pelo site, sempre gosto de visitá-lo ^_^

    se quiser e tiver um tempinho visite meu blog: http://brunaasousa.blogspot.com

    :)

    ResponderExcluir
  34. Faltou citar a ABIPRO, Associação Brasileira dos Ilustradores Profissionais), que tem orientado vários ilustradores que querem se tornar profissionais. ;-)

    ResponderExcluir
  35. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  36. Adorei seu blog.
    Que mãos pra desenhos, menina!
    Parabéns pelo trabalho.
    Sabe, sou poeta.
    Perdí e perco muito com a net.
    Antigamente, no tempo do papel,
    choviam ilustradores para poemas
    meus. Hoje, parece que ninguém
    mais tem tempo ou vontade, sei lá,
    de pegar no papel e ...
    Ilustro meus trabalhos com
    imagens que pego no google
    mesmo. Mas, dou muito valor a
    trabalhos como os seus - A artitas
    como vc - Que sabem e Fazem!!!
    Quando puder, visite um dos meus blogs - Espero que goste das
    minhas bobagens,
    com carinho,
    Cecília Fidelli.

    www.ceciliafidelli.blogspot.com

    ResponderExcluir
  37. Boa tarde Ila, tudo bem?

    Bom o post está ótimo, vide comentários acima!
    Meus parabéns pelo artigo, muito bom mesmo, tirou um monte de dúvidas da minha cabeça!
    Então, vamos a uma perguntinha básica que ainda ficou:
    Quero ser ilustrador e trabalhar em casa e ganhar o suficiente para manter uma vida tranquila, sem aperto (trabalhar só para pagar as contas é o ó!).

    Então, faço um Curso de Desenho na Quanta Academia de Artes(ou em qualquer outra escola) ou uma Licenciatura em Artes Visuais na FMU(ou em qualquer outra faculdade)?

    Sei que pra ser ilustrador não precisa da facul, mas você que já está no mercado poderia nos dizer, qual é o peso de uma graduação no caso do ramo da ilustração?

    Obrigado pela atenção!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Gil,
      Então, foi como eu disse, vai depende do quanto seu bolso e seu tempo te permitir, pois conhecimento nunca é demais. ;-)

      Excluir
  38. Ei, Ila!
    Achei seu site a pouco tempo e aaaamo! :D

    Quando era mais nova, com uns 12-14 anos, amava desenhar aqueles mangás, tinha pilhas, coleções de "como desenhar". Mas nao tive aquele apoio para seguir em frente... O máximo que consegui, para ter "aquela" aprovação dos pais, foi o curso de edificações pelo IFES - sou do ES - que tem desenho técnico. E cá estou eu, com meus 22 anos, cursando engenharia civil. Também gosto muito dessa área, pois ela permite alguma criatividade também...

    Mas meu sonho mesmo, quando pirralha, era ser desenhista da Disney!!! kkk!!!
    Depois pensei em Estilista... Mas vejo os livros dessa área... nao sao tao interessantes... E Design de Interiores? Hum... Até fiz um curso de desenho!

    Sabe o que eu ouvia? "Faz alguma coisa que dá dinheiro, depois você faz por hobby".

    Aiai *suspiro*... E pensar que poderia estar mais perto do meu verdadeiro talento... =T

    Ainda consigo! Quem sabe nao entro no curso de Artes da UFES? :D

    Valeu a inspiração!

    Abraços!!

    --
    Camilla NP

    ResponderExcluir
  39. onde compro o tablet bamboo...illa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Tablet Bamboo comprei no Mercado Livre mesmo. Abraços.

      Excluir
  40. Muito obrigada mesmo!!!

    ResponderExcluir
  41. que texto legal, tão informativo, tão simpático ao mesmo tempo!
    obrigado por compartilhar seus conhecimentos.

    ResponderExcluir
  42. Olá Ila!
    Li seu texto e pesquisei muita coisa sobre ser ilustrador!
    Eu faço ilustrações e publico no Deviantart porém lá eu não sei se alguns dos meus trabalhos poderiam me dar renda!
    Graças a você,descobri que jamais serei freelancer pois sou anti social e detesto lidar com multidões de pessoas e não tenho experiência profissional nenhuma,fora que devido a um tratamento médico,eu acordo no mínimo 10 da manhã mas as chances de eu acordar acima do meio dia são maiores!
    Lá no Deviantart apenas uma pessoa me pediu para fazer ilustrações.O problema é que certamente não irei ganhar nada pois são personagens de Sonic e da Archie Comics e como não trabalho para Archie ou para SEGA que tem os direitos do ouriço azul,eu não posso lucrar com o que eu faço que são ilustrações para um programa que desenvolve jogos de RPG chamado RPG Maker.E essa única pessoa me fez muitos pedidos e eu não tive como recusar já que literalmente são só algumas pessoas que viram o que faço e praticamente são apenas fãs.
    Queria muito ganhar dinheiro com as outras ilustrações que eu faço(as que não são de Sonic) mas eu tenho apenas 3 ilustrações que são da minha autoria e algumas que fiz de um projeto de jogo para RPG Maker e não sou muito versátil.Só sei fazer ilustrações observando uma pronta(algo que na faculdade que me formei de Design de Produto chamam de desenho de observação)e é a única coisa que sei fazer em ilustrações,pois as que faço de cabeça geralmente são semelhantes de quando eu tinha 10 anos ou menos(hoje tenho 28 anos).
    Então eu estou dividido se eu foco nos pedidos da fã ou se eu foco nas ilustrações do jogo que comecei criando desde 2007 ou se crio novas ilustrações do nada e foco apenas nelas ou a pior hipótese:fazer isso tudo!
    O pior é que sou gamer e gravo vídeos meus jogando jogos eletrônicos para PC ou para consoles(video games) e eu queria poder ter todos os dias a possibilidade de tanto ilustrar quanto fazer vídeos meus jogando certos jogos!
    Você saberia me dizer o que fazer no meu caso?

    ResponderExcluir
  43. Oi Ocamaru! Bom, eu não sou especialista no assunto, mas pelo pouco que comentou, acho que deveria partir para a área de ilustração de jogos... tente enviar algum portfolio para algumas empresas de game...

    ResponderExcluir
  44. Ameei as dicas! Super super úteis e muito boas!
    Estou começando e os links e dicas vão me ajudar muito!
    Valeu! ^^
    Meu Blog

    ResponderExcluir
  45. Achei este blog numa busca frenética por sites que aceitem analisar portfólios ou que ensinem como vender nossas artes.Gostei muito do seu texto mas queria deixar um aviso para os que estão nesta pesquisa como eu, por favor não saiam clicando em qualquer link só porque o cara tá dizendo que um certo fulano pode te ajudar.As vezes algum espertinho sacou que este é um tema bem pesquisado na web e tá só ganhando visualizações as custas da esperança alheia.

    ResponderExcluir
  46. Gostei muito das dicas, Ila vou seguir seu blog. Um abraço!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Para orçamentos, por favor envie um pedido com maiores detalhes, através do meu e-mail profissional ilafox@gmail.com

Ah, e obrigada pela visita e pelos comentários! :-D

Ila Fox
Ilustradora