Férias pela Grécia e Turquia!

viagem de férias, viagem, Grécia, Atenas, Delfos, Santorini, Efeso, Pamukkale, Capadócia, Istambul

Faltava um pouco mais de um mês para nossas férias, e nada de decidirmos o destino da viagem. Parece fácil quando se tem o mundo todo para escolher, mas não é.

No inicio cogitamos ir para Londres, mas como teríamos acabado de voltar de NY, achamos que seria "urbano" demais para uma só férias. Queríamos um lugar diferente, que nos surpreendesse. E foi assim que a dobradinha Grécia e Turquia caiu nas nossas graças.

As cidades que visitamos na Grécia foram: Atenas, Delfos e Santorini. Na Turquia foram: Kuşadası, Éfeso, Pamukkale, Capadócia e Istanbul.

Daí surgiu o primeiro porém. Estava muito em cima da hora para cuidarmos de tantos detalhes, por isso decidimos entregar nosso roteiro nas mãos de uma agência de viagens Turca que reservou nossos transfers, hotéis, passeios. Atenção especial para o maravilhoso hotel Katikies em Santorini, e o hotel Meleklerevi na Capadócia, que ganhou nosso prêmio de melhor cama, banho e café da manhã da viagem! Hehe.

Nossa viagem aconteceu na segunda quinzena de Outubro, então fomos preparados para o pior clima, já que Outono costuma variar muito, mas nos surpreendemos com sol e céu limpo todos os dias, graças à Zeus!

Em Atenas e Istambul nós fizemos tudo por conta própria. Só usando mapas e transporte público, que é bem eficiente! No interior optamos por guias. Aqui vale um comentário: Eu e Ricbit evitamos ao máximo o auxilio de guias em nossos passeios. Quem já fez excursão sabe que a coisa toda acontece num ritmo meio corrido. O guia fala e você mal tem tempo de absorver o lugar, tirar suas fotos... Tudo fica meio vago e superficial... E justamente por gostarmos de explorar, sem depender de ninguém, é que preferimos fazer tudo por nossa conta. Mas não teve jeito, para o interior onde tudo é fora de mão tivemos que contar com a ajuda de motoristas e guias. O que por um lado também foi bom, pois não precisávamos nos preocupar com trajetos e afins, então era só curtir!

A Grécia me pareceu bem preparada para o turismo. Talvez por ter recebido as Olimpíadas faz poucos anos. Muitas pessoas entendem inglês, sem problemas. Enquanto que na Turquia a gente percebia um esforço maior das pessoas. Mas uma coisa pegou a gente de surpresa foi que o uso de cartão de crédito não parece ser muito difundido por lá. Enquanto no Brasil qualquer camelô mequetrefe tem uma maquininha no balcão, lá tínhamos que andar com dinheiro pra garantir que conseguiríamos pagar tudo. Em Istambul mesmo, num dos restaurantes, nenhum dos nossos cartões passou, e o Ricardo teve que ir correndo procurar um caixa automático para sacar dinheiro.

Falando em restaurantes, a comida em ambos os países eram bem semelhantes. Muita salada, iogurte, peixes, espetinhos e "Giro Pita" que no Brasil é conhecido por "Churrasquinho Grego". Outra paixão deles é a azeitona! Eles comem até de café da manhã! O Ricardo se esbaldou.

Uma surpresa agradável foi encontrar muitos gatos durante a viagem! Em todos lugares que a gente ia tinha pelo menos um (na Turquia chegamos a ver 20 gatos numa praça!) todos muito carinhosos e gordinhos, sinal de que as pessoas respeitam e não maltratam. Também vimos alguns cachorros de rua, todos enormes e mansos, com uma etiqueta de identificação. Eu costumo dizer que é através dos animais que a gente conhece muito sobre uma cultura, sendo assim, os Gregos e Turcos estão de parabéns!

Enfim, nossa viagem foi ótima e recomendo os dois destinos para qualquer um, especialmente os gateiros! E então fiquem com um desenho e um videozinho com os melhores momento desta épica viagem!

viagem de férias, viagem, Grécia, Atenas, Delfos, Santorini, Efeso, Pamukkale, Capadócia, Istambul

Comentários

  1. Muito legal o relato, Ila! Adorei a parte da praça com os gatinhos, se tiver e puder, posta a foto! ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem lembrado Dani! Vou linkar algumas fotos com o texto! :-)

      Excluir
  2. Linda viagem, adoro seus videos é como pudéssemos estar lá com você!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Renata, já pensou? Fretar um avião para os leitores do blog! hahaha

      Excluir
  3. Eu adoro ouvir (ler?) um pouco sobre suas viagens!
    Como você sabe, também adooooooooooro (<3) viajar e quando leio suas postagens, já viajo um pouco junto com vocês!
    Obrigada por partilhar suas histórias conosquinho.
    bjo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahh que bom Magda! Também gosto de ler sobre viagens, pois cada um vê um país de uma forma diferente...

      Excluir
  4. hahahaha Conhecendo o mundo com a Ila XD Muito bom! Impressionante a quantidade de gatinhos nas ruas mesmo. ^^" Muito bom ^^

    ResponderExcluir
  5. Oi Ila,
    Tive a oportunidade de ir para Istambul pelo trabalho e conseguir um tempinho para fazer uma volta nos principais pontos turísticos.
    Na Grécia estive também a trabalho mas, já tinha ido como turista antes das Olimpiádas.
    Mas queria voltar para a Turquia como turista este país realmente me encantou.
    Linda história e vídeo.
    Beijos,
    Gabi

    ResponderExcluir
  6. Olá Ila, adoramos a sua viagem!! Eu e minha Senhora (26) estamos fazendo nossa planejamento e o primeiro rascunho muito se assemelha a sua viagem! A ideia de fazer os bookings por uma agencia de lá é muito legal, voce ainda tem o contato? Muito Obrigado José

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jose Maria!
      A empresa onde reservamos hotel, translados e passeios chama-se Anker Travel - http://www.ankertravel.net/en/
      Nós mandamos o e-mail em inglês mesmo, a resposta as vezes demora um pouco (acho que por causa do fuso), mas deu tudo certinho! ;-)

      Excluir

Postar um comentário

Para orçamentos, por favor envie um pedido com maiores detalhes, através do meu e-mail profissional ilafox@gmail.com

Ah, e obrigada pela visita e pelos comentários! :-D

Ila Fox
Ilustradora