Japão de Contrastes

ilustração, contraste, técnica nanquim, Japão, contrastes, torre de Kyoto, Higashi Honganji, ilustração by ila fox

Uma das coisas que mais me surpreendem no Japão é que mesmo sendo um país com um dos metros quadrados mais caros do mundo, eles seguem respeitando e preservando sua história. A prova disso é a quantidade de templos e parques que existem por aqui!

Por causa disso, andar pelo Japão é uma experiencia surreal, pois é como estar numa realidade alternativa. Um lugar onde o antigo e o novo compartilham o mesmo espaço com harmonia. Não é difícil, por exemplo, você se deparar com um templo do período Edo ao lado de um arranha-céu de vidro e aço.

A questão do tempo também é contrastante. Durante o dia você verá muitos executivos atravessando um cruzamento, num ritmo frenético. Enquanto que do outro lado da rua, uma senhorinha toma seu chá calmamente. E sorri. Como quem sabe de alguma coisa que jamais saberemos.

Comentários

  1. Nem sempre aquele templo com cara de velho é realmente velho -- muitos deles foram destruídos pelo fogo (são geralmente feitos com madeira, palha, bambu -- tudo pega fogo com facilidade) e construídos novamente. Alguns foram construídos em escala menor, apenas com o intuito de preservar a identidade do local. Alguns deles são reformados eventualmente (alguns telhados são feitos com casca de pinheiro e presos com palitos de bambu -- e isso dura no máximo uns 20 anos antes de apodrecer; ao invés de usar um telhado moderno, preservam o método antigo de construção e refazem tudo a cada 15 anos).

    Preciso voltar pro Japão. É um pais pequeno mas é um grande país.

    ResponderExcluir
  2. gostei da assinatura em japa agora ira kitsune.

    ResponderExcluir
  3. lindo o desenho^^
    se ver o naruto por ae diga que eu mandei um abraço.. dattebayo...hahaah.. brinks.. abraços superila~^

    ResponderExcluir
  4. Pode ser lindo mais tem suas adversidades como qualquer lugar do mundo, dado o grande número se suicidios entre os japoneses eram pra ser super felizes por aí. Apesar de tudo prefiro conhecer nosso pais que é o mais lindo do mundo e vale mais conhecer, na minha opinião, mas não sou contra quem viaja pra fora, gosto é gosto
    Proxima vem pro Mato grosso, Pantanal é inacreditável

    Conheci seu blog hoje, gostei pra valer

    ResponderExcluir
  5. Oi Leandro,
    Pois é, os lugares eram templos pára raios! O_o


    Oi Anônimo (deixa seu nome!)
    Todos os desenhos enquanto eu estiver no Japão estarão com esta assinatura, hehe

    ResponderExcluir
  6. Oi Leandro
    Hehe, pode deixar! :-P


    Oi Sil,
    Sim, os contrastes são evidentes. Quem chega no Brasil também deve sentir isso, quando vê que apesar do custo de vida exorbitante e a pobreza imperando, as pessoas ainda conseguem ser felizes.
    Também amo viajar pelo Brasil (ano retrasado fui para Pernambuco, e Ricbit foi para Natal e Bahia) mas é que o mundo é tão vasto que acho um desperdício ficar só concentrado em uma região sabe? Além do mais, depois que passei a conhecer outras culturas, aprendi a valorizar a nossa também.
    Beijos

    ResponderExcluir
  7. sobre a assinatura...

    quando voce fizer desenhos da foxzilla voce podera' usar tambem "ira-ira kitsune". (pergunte pro ricbit do ira-ira se nao souber).
    :-D

    Abracao!

    ResponderExcluir
  8. Oi Sato!
    Hahaha, ele me explicou agora, faz sentido! X-D

    ResponderExcluir
  9. é verdade, tinha visto esse tipo de contraste em uma foto uma vez, com várias casas de alvenaria e um pagode entre elas se destacando completamente! É muito lindo! Ainda quero poder fotografar aí ^^ É incrível como o país respeita tudo e todos, acho muito legal isso ^^

    ResponderExcluir
  10. oi Ariane!
    Nossa, vc ia se empolgar por aqui viu! a gente não só tem vontade de fotografar os templos, mas as pessoas, os cartazes e até o chão! hehe

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Para orçamentos, por favor envie um pedido com maiores detalhes, através do meu e-mail profissional ilafox@gmail.com

Ah, e obrigada pela visita e pelos comentários! :-D

Ila Fox
Ilustradora