A Arte do Essencial

Técnica suimê, art rage, peixes, by ila fox

Se tem uma coisa que Japonês faz bem é ser conciso. De saber dizer o máximo com o mínimo. Pra começar pela bandeira. Que com um simples fundo branco e circulo vermelho conseguiu representar o Sol nascente.

Neste desenho eu tentei o que eles chamam de Sumi-ê. Uma técnica de pintura oriental onde o artista desenha usando poucos traços, como na caligrafia. Isso me fez lembrar de outra técnica oriental, a Haiku (ou Haikai).

Haiku é uma forma de poesia japonesa que captam instantes em poucas palavras. Acabei pegando a mania de fazer Haikus durante a viagem, sente só:

“Sol. Brilho difuso.
Atravessando a janela.
Perdida no fuso.”

Comentários

  1. Legal, até me deu vontade de reativar meu blog de haikais: http://borboleta.blogger.com.br/ :)

    ResponderExcluir
  2. Muito legal a pintura e o Haikai tb ^^~ já tá entrando no clima ne ^^~ Tem um site que a pessoa faz Sumi-ê que gosto muito, ele chama Kazu Shimura, talvez você goste ^^~ http://sumi-e.jp/ Esqueci de te perguntar, em que parte do Nippon vcs vão ficar? ou vão passear por tudo *__*??!

    ResponderExcluir
  3. Ila! Maravilhosa a pintura dos peixinhos! Nas aulas de arte na escola, peixe era uma opção recorrente nos meus desenhos (além do Pato Donald)! E que lindo ficou seu Haikai!! Até me inspirei neste post, para fazer um:

    Traço, risco, carinho!
    Suspiro...
    E tudo faz sentido.

    ResponderExcluir
  4. Oi Ariane
    A gente vai um pouco pro sul e pro leste o Ricbit ate queria ir pra Hokkaido, mas acabamos desistindo.:-p

    Oi Peaga
    Olha so, ja se inspirou! Hehe

    ResponderExcluir
  5. Arte Oriental é outra coisa né... Adoro essa simplicidade, essa coisa tradicional, leve, livre, solta... Ai ai... Dá uma invejinha de você kkk.. Quero estar aí no Japão algum dia...

    ResponderExcluir
  6. Que site lindo Ila. Achei ele por um acaso hoje e fiquei boquiaberto! parabéns! já esta no meu favoritos! beijos e continue com o excelente trabalho!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Para orçamentos, por favor envie um pedido com maiores detalhes, através do meu e-mail profissional ilafox@gmail.com

Ah, e obrigada pela visita e pelos comentários! :-D

Ila Fox
Ilustradora