Ila em Fatos #23

Ila em fatos: não acredito no poder da inveja, não acredito na inveja, ilustração by ila fox

De vez em quando alguém me alerta: “Ila, não se exponha tanto, a felicidade atrai inveja!”. Gente, agradeço a preocupação, mas não acredito no poder da inveja. Porém acredito sim no poder das escolhas e do acaso. Já senti inveja, já fui invejada. Assim é a vida.

Tipo, a gente estuda, trabalha, se arrisca nas escolhas. Conquista uma vida feliz a custas de muita dedicação para depois ficar cheio de medo de curtir isso? faça-me o favor! e vamos combinar que se a inveja tivesse todo este poder a Giselle Bundchen estaria feia e pobre, assim como metade das atrizes de Hollywood.

Aliás, vocês sabem que para a pessoa ser invejada basta ela existir né? Já vi gente que não tinha nada. Nem beleza, nem um emprego legal, nem dinheiro e assim mesmo era vítima de gente invejosa. As vezes porque tinha bom humor, porque sabia usar salto alto, porque tinha as unhas bonitas... Diz que inveja é a forma como os incompetentes admiram. Pensando assim é melhor ser invejado que lastimado né? hehe.

Termino este post lembrando daquela parábola do Samurai que, provocado por seu inimigo, se mantém firme na sua postura serena. Respondendo no final que o insulto, a inveja e a raiva são como presentes, que se não aceitos pertencem a quem os carrega. Fica a dica!

Comentários

  1. É verdade tudo isso. A inveja como tantos outras coisas ruins, só faz mal a pessoa que a tem... Só ela que perde com isso!! Temos que viver nossas vidas felizes mesmo e não ligar para esse tipo de coisa.
    ;)

    ResponderExcluir
  2. Oi Tami,
    Ahh é né, enquanto o invejoso tá lá remoendo o sucesso alheio, o invejado tá lá curtindo a vida tranquilamente... ;-)

    ResponderExcluir
  3. "Já vi gente que não tinha nada. Nem beleza, nem um emprego legal, nem dinheiro e assim mesmo era vítima de gente invejosa." - Não preciso nem dizer que passei por isso ne... enfim, fiz como o Samurai que você citou, e continuei feliz, enquanto a pessoa ainda não sabe o rumo de sua vida =p

    ResponderExcluir
  4. Oi Ariane,
    Acho que no fundo é isso que mais incomoda os invejosos sabia? esta nossa capacidade de os ignorar solenemente.

    ResponderExcluir
  5. Também não acredito não! posso ter um pouco de receio de contar sobre alguns coias para determinadas pessoas, mas não que eu ache que a energia da inveja vá me prejudicar, mas por não gostar da pessoa mesmo, rs

    ResponderExcluir
  6. Nina,
    Hehehe também faço isso. Principalmente com quem quer saber muito da vida alheia, sempre desconfio. Mas é bem isso que vc disse, não é medo que a inveja me prejudique, mas do invejoso em si. ;-)

    ResponderExcluir
  7. Nunca tinha parado pra pensar sobre isso Ila, e você tem razão! merecemos curtir o que é nosso, nossas conquistas!!

    Fiquei curiosa sobre a parabola do samurai, posta pra gente!!

    ResponderExcluir
  8. Oi Lyrianne,
    É esta parabola aqui - http://www.portaldomarketing.com.br/Parabolas/Parabola_O_Sabio_Samurai.htm

    ResponderExcluir
  9. As pessoas não deviam ter inveja. Elas deviam aprender com o sucesso dos outros a construir seu próprio sucesso.

    ResponderExcluir
  10. Ei Ila,

    minha vó dizia "cuidado com o olho gordo" e lá ia na folhinha de arruda atras da orelha rsrs

    Acho que se a gente vê alguém se dando bem, essa pessoa deve servir é de inspiração, porque e se não estivamos contentes com o que fazemos, temos é correr atras e mudar isso. (é o que estou fazendo :p)

    ResponderExcluir
  11. Oi Paty,
    Eu gosto da sabedoria popular, porém tem muita coisa que é pura superstição. E aqui entre nós, acreditar no poder da inveja é dar poder para quem não deveria né? tem é que correr atrás da própria felicidade ao invés de ficar se incomodando com a felicidade dos outros! ;-)

    ResponderExcluir
  12. Hahaha, é verdade, mas eu acredito em outras forças macabras do mal maligno da maldade má... porque eu vi elas agindo... well... contra isso, meu São Jorge me protege...

    Pode até achar superstição, mas é que eu vi as coisas agindo e não foi nada legal... também adoro cristais e incensos... :3

    Seguro morreu de velho. XD

    ResponderExcluir
  13. Oi Fificat!
    Eu até acredito em energias mas não sei até que ponto elas influenciam nas nossas vidas... de qualquer forma a gente não pode ter medo, ficar aberto a isso que acho que é pior né? ;-)

    ResponderExcluir
  14. Oi Illa, eu acredito em inveja sim, tenho uma prima que estava de caasmento marcado, tudo certinho. vestido, decoração, festa, tudo!!! e o noivo desistiu faltando um mes!!! ele acabou casando com a amiga dela, pelo visto estava de olho nele faz tempoo!!

    ResponderExcluir
  15. Oi Rosana,
    Então, difícil saber... como eu disse, acredito no poder das escolhas e do acaso. Eu não conheço sua prima, nem como era o relacionamento dela, mas as vezes os dois foram forçando uma relação que não ia dar certo sabe? e esta amiga dela que "roubou" o noivo, até poderia ser uma invejosa, mas ela agiu, e atitudes me assustam mais que "pensamentos invejosos". ;-)
    Mas pensa bem: ainda bem que ela não casou com este cara né? ja pensou ficar o resto da vida ao lado de alguém que a traiu? na verdade ela teve é sorte! ;-)

    ResponderExcluir
  16. Eu não acredito em inveja, mas não sei, tenho medo. rs

    ResponderExcluir
  17. Oi Michele,
    Acho que nós emitimos vibrações. Quando estamos tristes, felizes, e até com inveja. Acho que quando você sente este "medo", na verdade é só o seu corpo detectando uma energia ruim e te alertando para ficar longe. Mais ou menos como quando não vamos com a cara de alguma pessoa por alguma razão. Nosso corpo consegue interpretar os sinais melhor que a gente... ;-)
    Tipo, acreditar que o invejoso tenha uma energia ruim eu até acredito, só não acredito que esta energia tenha tooodo este poder, porém, se o invejoso também for um mau caráter, ele pode querer fazer algo contra você, daí complica. ;-)

    ResponderExcluir
  18. Mas você ja acreditou e teve medo de inveja?

    ResponderExcluir
  19. Oi Michele,
    Sim,já tive muito medo de inveja, de tomar banho de sal grosso e tudo, mas não adiantou, pq na época tudo continuo dando errado do mesmo jeito... hehe. Ou seja: se inveja existisse ela poderia ser combatida, eu usei todos os recursos e assim mesmo não deu. Então... inveja não existe. ;-)

    ResponderExcluir
  20. Como assim voce ja sentiu inveja??? voce eh perfeitaaa! *__*

    Ludmila

    ResponderExcluir
  21. Oi Ludmila!
    Hehe, obrigada, mas já senti sim claro, quem nunca? principalmente naquele momento da vida que tudo parece dar errado enquanto as pessoas desonestas continuam se dando bem! mas ainda bem que hoje em dia eu só tenho motivos para ser feliz. ;-)

    ResponderExcluir
  22. A inveja nunca é plena, mata a alma e envenena...
    ^^

    ResponderExcluir
  23. (será que a frase era essa mesma...
    >_<)

    ResponderExcluir
  24. Essa "ILA" alternativa parece nunca ficar satisfeita...

    ResponderExcluir
  25. Assino embaixo o que tu postou.

    E acrescento:

    " A felicidade quando é subnatural não há mal que atinja".

    Bjos!

    ResponderExcluir
  26. Oi Bruno!
    Hahaha na verdade é a "Vingança nunca é plena, mata a alma e envenena", do Sr Madruga! X-D

    Oi Rodrigo,
    A ideia do desenho era mostrar as vezes tem gente que tem tudo e assim mesmo sente inveja. Que se sentir feliz é mais um estado de espírito que material. ;-)

    ResponderExcluir
  27. Assim que abri o site, a minha irmãzinha tava aqui do meu lado e disse:
    -Por que uma tá com um monte de flor olhando pra outra com cara feia e mal humorada e a outra que tá só com uma flor tá sorrindo e alegre??
    Acho que é isso mesmo, às vezes as pessoas esquecem de olhar o que elas tem pra se PREOCUPAR ou desejar com o que as outras pessoas tem.
    Acho que você tem que expressar sua felicidade sim!Seja feliz e pronto!

    ResponderExcluir
  28. Oi Cacau!
    Gostei da sua frase! beijos

    Oi Anônimo (deixa o nomeee hehe)
    Isso mesmo, tem gente que tem tudo e mesmo assim não se sente feliz. ;-)
    beijos

    ResponderExcluir
  29. É Ila as pessoas invejosas tem mania de nos criticar e julgar quando na verdade o que mais queriam é ser como nós,os invejados...Fica a minha frase aos invejosos e julgadores de plantão! "Sempre achamos que as tragédias só acontecem na casa do vizinho, mas esquecemos que também somos vizinhos de alguém!! E para nós os invejados a minha frase é "O que me diferencia é a doce loucura da minha ousadia". Essa sou eu...

    ResponderExcluir
  30. Eita, sumi...
    Ficou bacana o texto e a ilustração! ^^
    Você escreve muito bem, haha!

    Ah, e eu vi sua contribuição no livro "Os Passarinhos e Outros Bichos" :D

    Bjs

    ResponderExcluir
  31. Oi Verusca!
    Disse tudo! agora pouco estava vendo um algum de fotos de uma viagem maravilhosa que uma amiga estava fazendo, e tinha uma lá criticando sabe? hahaha, pura inveja!

    Lucas,
    Ahhh que legal! obrigada :-D

    ResponderExcluir
  32. Oi Ila...

    Adoro seu blog, acho lindo seus desenhos e estou juntando moedinhas no meu cofre, pra quem sabe poder pagar um de seus belíssimos trabalhos...

    Eu juro, não é inveja, é só porque te quero bem, mas em seu texto, tem um errinho ortográfico, está incopetentes e é INCOMPETENTES!

    Beijos e felicidades Mil, longe de toda e qualquer inveja...!!!

    Cleide Silva

    ResponderExcluir
  33. Oi Cleide!
    Valeu, já está corrigido! ;-)

    ResponderExcluir
  34. Confesso q eu morro de medo de inveja,mais pela baixa energia q ela traz. No meu caso,sendo espírita,isso me afeta muito. Não só inveja,mas qq sentimento ruim. Me abala muito mesmo.Ano passado,eu tive um problemão com isso, com uma aluna do meu segundo curso.Tudo,mas TUDO o que fazia ou deixava de fazer ela estava olhando,prestando a maior atenção.Ela via a minha roupa,meu sapato,minha bolsa,meus trabalhos,e TUDO ela amava,ela elogiava,ela fazia uma observação.Ficava me olhando durante a aula, ficava me vendo escrever,falava da minha letra e num trabalho de aula prática,ela SÓ vinha olhar o MEU trabalho. Vcs devem imaginar como aquilo me fazia ficar até tonta,eu louca pra sair do ambiente mas não podia. Eu não achava nem um pouco lisongeador tanto "lindo!" que ela mandava... Não é só por causa desta situação,mas eu prefiro não ficar sob holofote,prefiro os bastidores. Isso é pra preservar meu bem-estar,meu interior. Sempre q eu percebo alguém com esse sentimento,o que eu faço NA HORA é me afastar,e não volto mais a ficar perto daquela pessoa.No caso dessa menina aí,não dava porque ela fazia algumas matérias comigo.Mas o qnto eu podia,eu ficava bem longe.

    OBS.: ela não é lésbica não, pessoal. Ela casou esse mês ( com um homem), viu? rssss

    ResponderExcluir
  35. Oi Anna!
    Entendo oq vc quer dizer com energias negativas, tem gente que realmente o nosso santo não bate né? acredito neste lance de energia tbm, mas não sei até que ponto esta energia tem toooodo este poder sabe? ;-)
    beijos

    ResponderExcluir
  36. Ah Ila...eu acho que esse poder quem dá principalmente somos nós. Mas aí,eu acho que nós damos MAIS qndo ficamos muito tempo perto da pessoa,ouvindo,sentindo aquela vibração terrível ali do lado!(pq bem ou mal,nós acabamos fazendo comentários sobre a pessoa com amigos e isso tbem fortalece algo ruim). Se a gente fugir/sumir,aí para tudo...até mesmo pq a pessoa não tá tendo taaanto o que invejar: não tá te vendo mais,nem nada seu.Aí vc cai no esquecimento dela. =)E vice-versa.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Para orçamentos, por favor envie um pedido com maiores detalhes, através do meu e-mail profissional ilafox@gmail.com

Ah, e obrigada pela visita e pelos comentários! :-D

Ila Fox
Ilustradora