Temporada de Caça às Cópias

O Google lançou uma nova ferramenta de busca que é MUITO ÚTIL para quem trabalha com imagens, e que, assim como eu, se sente incomodado quando usam seus trabalhos por aí sem dar os devidos créditos.

Para isso você tem que ter instalado o Google Chrome e instalar o plugin Search by Image (é mega rápido, praticamente você clica e instala, vai na fé que não dói).

usando Google Images para caçar plagiadores, como encontrar plágios, uso indevido de imagens pessoas usando suas imagens fotos, dicas para ilustradores, by ila fox

Daí você clica em qualquer imagem do seu site com botão direito e clique em "Search Google with this Image" e voilà, ele mostra uma porção de sites onde a SUA imagem foi publicada. Nunca foi tão fácil encontrar uma cópia né?

usando Google Images para caçar plagiadores, como encontrar plágios, uso indevido de imagens pessoas usando suas imagens fotos, dicas para ilustradores, by ila fox

Agora, não criemos pânico! cuidado para não enlouquecer quando ver a quantidade de blogs, sites e afins que resolveram se apossar de alguma figura sua... muita calma nesta hora!

Se você for uma neurótica como eu, vai entrar site por site para ver se estão dando os devidos créditos, e fazendo questão de puxar a orelha de cada um que não pediu autorização ou plagiou na cara dura. Porém, estou mais esperta com os sites que estão fazendo uso COMERCIAL de alguma ilustração minha, afinal, ganhar dinheiro com meu trabalho já é folga demais né? (é... acho que minha advogada terá um bom trabalho pela frente).

usando Google Images para caçar plagiadores, como encontrar plágios, uso indevido de imagens pessoas usando suas imagens fotos, dicas para ilustradores, by ila fox

Mas nem tudo está perdido. O legal é perceber que apesar dos pesares, ainda existe muita gente bacana que credita as imagens, tudo certinho, com seu nome e link. Coisa bonita de se ver! E fora as centenas de posts legais e elogios espalhados por aí
(obrigada seus lindos!). Um oásis de alegria no meio de tanta gente que continua achando que Google é banco de imagens gratuito, tsc tsc.

usando Google Images para caçar plagiadores, como encontrar plágios, uso indevido de imagens pessoas usando suas imagens fotos, dicas para ilustradores, by ila fox
Olha só, a Rozana fez certinho!

Sei que muita gente não faz isso na maldade... infelizmente é comum as pessoas pensarem que tudo que está na internet não tem dono, e isso é errado! As imagens que aparecem no Google são de sites que aparecem na pesquisa. Ou seja: elas pertencem a alguém! Se você tem um blog pessoal e quer usar uma figura da internet para ilustrar um post, legal, só não esqueça de citar a fonte tudo bem? na dúvida da autoria, procure assinaturas, sites ou marca d'água na própria imagem que copiou. E vale a pena lembrar que uso comercial é outra história! na dúvida leia meu quadro de avisos ou mande um e-mail antes.

Minha esperança é que com a chegada desta ferramenta inovadora, muita gente pare de usar o que é dos outros sem autorização. Afinal, agora tá mais fácil encontrar quem faz coisa errada né? Estamos de olho!

Para mais dúvidas sobre uso de imagens na internet leia este meu outro post.

Comentários

  1. Nossa, muito útil essa ferramenta realmente!!

    Já instalei aqui.

    Parabens pelo blog. Sempre muito inspirador!

    Bjos

    ResponderExcluir
  2. Kamila,
    Muuuito útil! minha vida vai ser dividida antes e depois, hehe ;-)

    ResponderExcluir
  3. Olá Ila, desculpe pelo inconveniente da foto no meu site, como havia créditos na imagem achei que não fosse necessário colocar no fim do post, porém como pediu já está adicionado seu nome com um link direto para cá, caso prefira é só deixar um recado que retiro a imagem do site ok.

    Att.
    Suelen Tartaglia

    ResponderExcluir
  4. Oi Suelen!
    Obrigada pela compreensão. Se é um blog pessoal não tem problema usar a imagem desde que cite a fonte. ;-)

    ResponderExcluir
  5. Oi Ila, não sei realmente onde enfiar a minha cara, eu sou uma dessas pessoas que acha que Google é um banco de imagens gratuito, não tinha (de verdade) a mínima noção de que estava fazendo algo errado, simplesmente vou pego uma imagem bonitinha copio e colo, aff acho que vou levar muita bronca ainda, pois tenho várias imagens no meu blog, vc acho que vou deletar todas, assim evito que outras pessoas achem que estou sendo desonesta, e essa não é minha intenção, no caso da imagem que usei sua já fui no blog e coloquei o link, gostaria que vc desse uma olhadinha pra ver se é assim que tem que ser, se tiver errado pode mandar um recado que eu arrumo ou retiro a ilustração se vc achar melhor. Obrigada obrigada e mais uma vez me desculpe.

    ResponderExcluir
  6. Oi Elaine!
    Não se preocupe, acho que todo mundo já usou uma imagem sem citar a fonte. No meu caso tenho uma atenção especial pois sou ilustradora e meu trabalho depende disso para ficar protegido. ;-)

    ResponderExcluir
  7. Ila, eu tambem achava q internet era terra da ninguém, até q na faculdade, durante a tese de conclusão do curso peguei o habito de citar TODAS AS FONTES, acho q é um jeito de despeitar o trabalhos de outras pessoas né?
    Ótimo post!

    ResponderExcluir
  8. Nina,
    Sim, temos que erspeitar o trabalho alheio, pq tem q pensar que alguém do outro lado teve o trabalho de desenhar, escrever ou fotografar algo, e merece ser citado né? ;-)
    Só lembrando que uso comercial já é outros quinhentos, já envolve u custo, contrato e tal.

    ResponderExcluir
  9. Adorei essa ferramenta, sorte que ainda não achei nada que alguém tenha copiado ainda... XD

    ResponderExcluir
  10. NOssa que legal a dica Ila!
    Valeu mesmo por compartilhar essa sua descoberta, instalei aqui já, e achei muito interessante!

    um abraço

    ResponderExcluir
  11. Fificat,
    Tem que ficar sempre ligada! ;-)

    Jeff,
    Agora bóra avisar o pessoal sobre o uso indevido. ;-)

    ResponderExcluir
  12. Obrigada por compartilhar esta dica Ila! a vida dos plagiadores sempre foi facil, devido a facilidade de encontrar qualquer imagem na internet, e graças a sua imensidão, sempre era quase impossível encontrar uma imagem utilizada indevidamente. Esta ferramenta veio em boa hora!

    ResponderExcluir
  13. Helsie,
    Bem por aí, as poucas vezes que eu tinha conhecimento de algum uso indevido era graças algum amigo ou cliente q via na internet e me avisava... agora é a nossa vez de contra atacar!

    ResponderExcluir
  14. Sensacional essa ferramenta!! Muito obrigado pela dica!

    ResponderExcluir
  15. Willi,
    Ae! espero que seus copiadores tenham te dado os devidos créditos. ;-)

    ResponderExcluir
  16. Eu vi ontem pelo seu twitter! Ferramenta MARAVILHOSA, ajuda pra caramba! :-)

    Ila, me segue no twitter, poxa! rs
    @xgabrielaaa

    Beijos
    ;*

    ResponderExcluir
  17. Você conhece o Tineye? faz a mesma coisa!

    ResponderExcluir
  18. Fausto,
    Acho que esta ferramenta nova do Google é tudo que o TinEye gostaria de ter sido viu, pois é infinitamente melhor!
    Vez ou outra eu usava o TinEye para procurar alguns desenhos (era a unica opção que tinha né?), mas ele era muito fraco, as vezes ele não conseguia localizar nem ilustrações que estavam no meu próprio blog! :-P

    ResponderExcluir
  19. Oi, Illa!
    Adorei!
    Muito Obrigada!

    ResponderExcluir
  20. Luda,
    Imagine, agradeça ao Google. ;-)

    ResponderExcluir
  21. Oi Ila,

    admiro seu trabalho, parabéns! E obrigada por compartilhar a ferramenta do Goggle, acho que vou repassar essa informação, importantíssima.

    Beijo e sucesso,

    Ana Paula
    Salinha do Croché

    ResponderExcluir
  22. Ana Paula,
    Sempre bom esclarecer este assunto, ainda existe muita gente q copia sem saber q fez coisa errada. ;-)

    ResponderExcluir
  23. olá... não sei como cheguei no seu blog, mas adorei! parabéns pelo trabalho!!! depois vá me visitar ok?
    bjks
    Sam

    ResponderExcluir
  24. Vc é uma boa sacana, nao quer copia tem como bloquear a imagem.

    ResponderExcluir
  25. Lika,
    Quem quer copiar copia de qualquer jeito, não conhece Print Screen não?? hehe ;-)

    ResponderExcluir
  26. Olá, Ila! sou do blog "Como as cerejas da minha janela" e recebi hoje um email seu, explicando o acontecido. Se vc entrar no meu blog novamente perceberá que de um tempo para cá, todas as imagens tem seus devidos créditos postados, a não ser que nem no google tenha como eu achar o dono. Então só coloco google mesmo. Mas quando consigo localizar, dou sempre os devidos créditos. A sua imagem eu peguei qdo estava começando o blog e ainda não sabia como funcionava o mundo da blogosfera. Com o tempo fui estudando e lendo e percebi que tudo tem regras, normas. E mais do que depressa, tratei de lidar com a ética no meu blog. Infelizmente, as imagens do começo irão ficar sem os créditos, pois não sei nem onde as encontrei. Só se reclamarem como vc poderei agir como já estou agindo há algum tempo.
    Não me considero uma plagiadora nem copiadora de nada. Realmente o fiz com ingenuidade e como uma analfabyte. Existem realmente pessoas que agem de má fé, mas lhe garanto que não foi o meu caso. Ainda pq meu blog é especialmente para falar de assuntos espirituais, moral, ética e valores. Sinto pela tristeza e dano que lhe causei, sem o querer. Mas agora mesmo já deletei a imagem, que aliás era muito fofa, linda e a usei para defender e esclarecer preconceitos quanto às bruxas, que considero um ser humano como outro qualquer, apenas com poderes paranormais que algumas pessoas ainda não compreendem. Você é uma grande artista. Só não vou ficar com a sua imagem pelos comentários de que "vida de plagiador é muito fácil." e eu realmente não fiz com nenhuma má intenção. Agradeço muito a sua educação ao me contactar e já tomei as devidas providências.
    Me perdoe, e muito obrigada!
    Um abraço fraterno
    Lizete Ferraz

    ResponderExcluir
  27. Oi Lizete!
    Não precisa tirava a imagem do seu blog, desde que colocasse os créditos. Sei que a maioria não faz por maldade, mas é que é sempre bom esclarecer sobre este assunto sabe? Mas agradeço a compreensão.
    beijos

    ResponderExcluir
  28. Adorei a dica, pena que não consigo trocar o Mozilla pelo Chrome. Mas vou fazer o teste!

    ResponderExcluir
  29. P.Dias,
    Posso estar enganada, mas eu acho q dá para usar em outros browser tbm...

    ResponderExcluir
  30. Oi ila. achei muito legal você usar meu blog como exemplo! hehehe
    você faz um bom trabalho e precisa ser reconhecido.


    (ah, gostaria de saber qto vc cobra pra fazer uma caricatura...?)

    beijos

    ResponderExcluir
  31. Rozana,
    Como bom exemplo, ainda bem né? hehe
    Manda um e-mail q te passo um orçamento - ilafox@gmail.com

    ResponderExcluir
  32. Maravilha de ferramenta Ila, estou aqui embasbacado com a forma que ela funciona. Essa é realmente obrigatória! Supimpa!

    Obrigado por compartilhar mais uma vez o conhecimeto conosco!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  33. Olá Ila ! Tudo bem?

    Tenho um blog de Evangelização Espírita, destinado a educação espiritual de crianças e coloquei lá uma de sua imagens sem o devido crédito. Desde já, comunico-lhe que já fiz a retirada da mesma.

    Peço-lhe desculpas se possa ter lhe causado qualquer transtorno e agradeço por ter me comunicado sobre o fato.

    Informo que a imagem eu encontrei no google e ao colocá-la no post sobre "reencarnação" não foi de maneira alguma por intenção de me apropriar do seu trabalho e sim de ilustrar o texto com a imagem que considerei adequada para ele e melhor entendimento do assunto pelas crianças. Falhei em não ter feito a referência, mas, consertei o meu erro.

    Tenho algumas imagens trabalhadas para meus blogs e já pude vê-las postadas em outros blogs. Nunca me preocupei em pedir créditos, mas você é uma profissional e entendo perfeitamente a sua posição.

    Desejo-lhe sucesso com o seu trabalho !

    Abraço fraterno !

    ResponderExcluir
  34. Oi Carlos!

    Aí que está o problema, todas as imagens que são encontradas na pesquisa do Google pertencem a um site... não houve má intenção, mas mesmo usando a imagem "só" para ilustrar um texto do seu blog já é um infração sabe? e isto vale para o trabalho de qualquer outro ilustrador, fotografo, etc... mesmo não sendo profissional.
    Sei que não fez por mal, mas infelizmente é um hábito comum que deve ser mudado.

    Se você quer aprender a usar imagens dentro da legalidade leia este ótimo post sobre o assunto -
    http://blosque.com/como-usar-imagens-no-seu-blog-sem-ferir-os-direitos-de-autor-sobre-imagens/

    Agradeço a compreensão.

    ResponderExcluir
  35. Adorei a Ila versão fuuuuu. Hahahahaha.

    ResponderExcluir
  36. Peterson,
    Cê nem imagina a cara que fiz na hora, fiquei doida! hahaha

    ResponderExcluir
  37. eu salvei algumas imagens suas mais nao coloquei no meu blog por que ele ainda nao esta pronto mas nao se preocupe quando ficar vou dar os devidos creditos para voce
    e que eu uso algumas imagens para fazer o cabeçalho do meu blog.pego varias imagens na net.

    ResponderExcluir
  38. Oi Anônimo (deixa seu nome da próxima vez ok?)
    Se for usar uma imagem minha entre várias no seu cabeçalho tudo bem, só não pode usar um desenho inteiro tá? pois eu faço cabeçalhos sob encomenda.
    Beijos

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Para orçamentos, por favor envie um pedido com maiores detalhes, através do meu e-mail profissional ilafox@gmail.com

Ah, e obrigada pela visita e pelos comentários! :-D

Ila Fox
Ilustradora