quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Um Aviso Legal

Este é um aviso para quem chegou no blog e quer usar algum conteúdo meu:

Com a facilidade de encontrar qualquer coisa através do Google algumas pessoas acham que tudo que está na internet “não tem dono”. Gente, Google NÃO É banco de imagens gratuito ok? as imagens que aparecem ali são de sites que aparecem na pesquisa. Ou seja: elas pertecem a alguém!

Bem, o que algumas pessoas não sabem (ou até sabem mas agem de má fé) é que copiar, reproduzir e usar qualquer obra intelectual sem autorização do autor é CRIME, principalmente se for com fins comerciais (leia mais
sobre direitos autorais)

“Todas imagens são protegidas pela Lei Federal de Direitos Autorais de nº 9610 de 19 de Fevereiro de 1998. Não é permitido o uso das imagens com fins lucrativos em qualquer mídia e território sob risco de penalidades legais.”


icone aviso, direitos autorais by ila fox
Seria mais simples se as pessoas interessadas entrassem em contato antes de sair usando o que é dos outros né?

Infelizmente é difícil contar com o bom senso das pessoas. A falta de ética e de informação prejudica profissionais que ganham seu dinheiro honestamente. E eu sendo uma ilustradora que tem grande parte dos trabalhos divulgados na internet, tenho todo o direito de defender o que é meu com unhas, dentes e um bom advogado.

Então é o seguinte:

Você gostou de algum conteúdo do meu blog e quer usa-lo no seu BLOG PESSOAL?
Se for uma IMAGEM (desenho, fotos, vídeos) use-a dando os devidos créditos (com meu nome e link clicável para meu blog) para que as pessoas saibam quem fez. Afinal, se você acha que o desenho é tão legal que merece ser copiado, eu também mereço ganhar umas visitas em troca do trabalho que tive para desenhar. Nada mais justo, né?
Só peço para que não alterem minhas imagens e tampouco usem como avatar, templates de blog ou montagens ok?
Dica: Se você quer aprender a usar imagens dentro da legalidade leia este ótimo post sobre o assunto.

Se for um TEXTO, nunca o copie na íntegra (mesmo dando os créditos!) Não é legal você atrair visitas através do que eu tive o trabalho de escrever. Gostou do texto e quer recomendar aos seus leitores? Copie um trecho pequeno e publique um link clicável para o texto original.
Dica: Se você quer aprender a usar um texto corretamente na internet leia este post completo sobre o assunto.

Você gostou de algum conteúdo do meu blog e quer usa-lo COMERCIALMENTE?
O uso comercial é um território mais complicado. Por isso entre em contato para discutirmos maiores detalhes. Os profissionais honestos não se importarão de seguir esta regrinha básica. Lembre-se que seu prejuízo num caso de processo pode ser bem maior que o valor de um contrato. Pense nisso.

Resumindo: Na dúvida mande um e-mail. A gente conversa numa boa e todo mundo fica feliz.

Bom, o recado está dado, depois não digam que eu não avisei.

105 comentários:

  1. É, CERTAS PESSOAS precisam mesmo aprender isso! Parem de dar dor de cabeça na Ila, seus pilantras. >:(

    Espero que todo aquele problema seja resolvido logo. Beijinhos!

    ResponderExcluir
  2. Lari,
    Não se preocupe que a dor de cabeça que eu dou neste tipo de pessoa é maior. ;-)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ila sobre a divulgação no face...?

      Excluir
    2. Oi Anônimo (deixa seu nome e Facebook tá?)
      Pode sim, desde que coloque meu nome e link clicável para que as pessoas conheçam meu trabalho.
      Beijos

      Excluir
  3. Isso é chato mesmo Ila! que pena que as pessoas gostam de usar o jeitinho brasileiro como desculpa para sairem roubando o que é dos outros. "ah, estava no Google" é tão fácil...

    ResponderExcluir
  4. Nina,
    Verdade, daqui a pouco vai ter gente roubando carro e moto na rua com a desculpa de "ah, mas estava na rua, não tinha ninguém, achei que não tinha dono". :-P

    ResponderExcluir
  5. Não se preocupe, profissionais que tomam este tipo de atitude não vão muito longe. Caráter é raro mas é mutio valorizado ainda!
    beijos e boa sorte! :-*


    Ludmila

    ResponderExcluir
  6. "Se o malandro soubesse as vantagens de ser honesto, ele seria honesto por malandragem". rs

    ResponderExcluir
  7. Ludmila,
    Sim, infelizmente tem gente que acha que honestidade é opcional. :-P

    Michele,
    Esta frase é ótima e é bem isso mesmo!

    ResponderExcluir
  8. Oi Ila!
    Processe mesmo! tenho uma amiga q é fotografa e usaram uma das imagens dela num catálogo. Ela tentou acordo mas a pessoa além de não assumir o erro ficava colocando obstáculos no meio de tudo, dizendo que estava na internet, que a foto não tinha registro. Ela ganhou o processo e o cara teve que pagar um dinheirão! bem feito!

    ResponderExcluir
  9. Oi Aline,
    Sua amiga estava certa, imagens não precisam de registro (no link no final do post diz isso). E cá entre nós, quem usa isso como argumento é o primeiro sintoma de desonestidade né? para mim são golpistas que procuram brechas na lei para se manterem errados.
    Garanto que o lucro que vão ter com a imagem será muito menor que o processo que vão ter que pagar. Antes tivessem contratado um fotografo para fazer as fotos né?

    ResponderExcluir
  10. brincadeira, né?
    Você sabe que passei por um caso parecido e o réu ainda teve a coragem de alegar na frente do juiz, já na audiência, que ele copiou minhas imagens da internet. Essa afirmação complicou ainda mais a vida dele, pois além de receber um sermão categórico do juiz, o cara ainda foi responsabilizado por sua afirmação criminosa. Não só roubou de mim como plagiou descaradamente.

    Vamos lembrar que a internet é uma VITRINE e ninguém sai por aí quebrando vitrines para roubar o que está exposto. Só mesmo vândalos e ladrões, não é mesmo?

    Mas, graças a Deus, a Lei de Direitos Autorais funciona muito bem, ainda.

    Abraços e boa sorte, Ila!

    ResponderExcluir
  11. Oi Laz!
    Disse tudo! internet é vitrine! eu sempre tento conversar antes de qualquer atitude mais drástica pois existe sempre a chance da pessoa copiar na "inocência", mas a gente percebe o caráter da pessoa logo no primeiro contato né?

    ResponderExcluir
  12. Concordo com tudo que disse Ila, agora que estou com meu blogzim estou morrendo de medo disso, ainda mais que nunca dá para vasculhar toda a internet atrás disso né? é quase impossivel vasculhar.


    Abraços,
    Marcos

    http://marcosilustra.blogspot.com

    ResponderExcluir
  13. Oi Marcos!
    Não precisa ter medo, quem tem que morrer de medo são os que copiam as imagens sem autorização e não a gente que estamos dentro da lei né? ;-)
    Ah, existem uns sites que buscam por imagens do seu blog, eu vi neste site do link do final do post. ;-)

    ResponderExcluir
  14. Poxa, ninguém merece, esse pessoal é folgado que dói... meu marido esses tempos também sofreu isso, sorte que o pessoal do site que usou a imagem dele foi bacana e colocou os devidos créditos, mas quantos e quantos que usam e nem dizem a fonte?

    Boa sorte pra você e que o esse povo aprenda a lição!

    ResponderExcluir
  15. Fificat,
    Sim, pior ainda quando além disso tudo a pessoa não tem caráter e não assume o erro. Deusulivre!

    ResponderExcluir
  16. Você falando sobre isso eu lembre: Vi uma foto sua com seu desenho no seu notebook numa gráfica...dá próxima vez que eu for lá eu tiro uma foto e te mando.

    Acho que na certa você não autorizou tal imagem...

    ResponderExcluir
  17. Enderson,
    Ahhhh tira uma foto sim e me passa o telefone deste povo que minha advogada vai ter uma conversinha com eles logo logo. ;-)

    ResponderExcluir
  18. Olá Ila,

    Não sei nada acerca do caso que motivou esse post, e que você comenta logo acima com mais alguém (sem detalhes), mas considerando que a foto seja usada integralmente (sem modificações - o que implica em manter o ilafox.com que voce sempre coloca) seria um problema também ? Não poderia ser considerado uma "divulgação" do blog ?

    Abraços.

    ResponderExcluir
  19. Igor,
    Acho que tudo tem que ser conversado ANTES de qualquer coisa.
    A empresa quer fazer uma parceria de divulgação usando meu desenho? o cara TEM que entrar em contato assim mesmo. Principalmente nestes casos onde é claro que o cara está fazendo uso comercial.

    ResponderExcluir
  20. OLa Ila
    Eu cheguei a usar uma desenho seu num post que era a imagem de uma mulher verde. Mas não tinha apagado os devidos créditos. Achei que até seria uma forma de divulgar o blog. Mas vendo que isso não era legal, apaguei o desenho imediatamente. Sei que utilizei outra imagem sua em outro post, mas ainda não consegui localizar o post dentro do meu blog, pois já faz um tempo. Mas estou fuçando de cabo a rabo meu blog para apagá-la. Obrigado pelo toque e desculpe-me se por acaso eu lhe causei algum incomodo.
    Beijo no coração!

    ResponderExcluir
  21. Oi Nando!
    Nããão vc entendeu errado!! hehe
    Claro que avisar antes é melhor, assim tbm posso fazer uma visitinha e tal. Mas no seu caso NÃO ERA divulgação com fins comerciais.
    Não precisa apagar, vc entendeu errado! ;-)
    A unica coisa que peço no seu caso é colocar meu nome e link embaixo do desenho, pois links são bons para o blog. ;-)

    ResponderExcluir
  22. Nando, por causa da sua dúvida resolvi acrescentar mais um detalhes no post:

    "Você gostou de algum desenho e quer usa-lo no seu blog?
    Obrigada pelo reconhecimento! use a imagem dando os devidos créditos (nome e link do blog) para que as pessoas saibam quem fez. Se possível me avise onde postou para que eu possa te fazer uma visitinha. Eu agradeço."

    DIVULGAçÂO EM BLOG PESSOAL é bom sim. Não se preocupe.

    ResponderExcluir
  23. Este simbolo de aviso é quase o logo dos GhostBusters...hehehe

    No trecho do aviso "em qualquer mídia, e território sob risco", creio que a virgula seja depois do território.

    Bjão prima!

    ResponderExcluir
  24. Oi Ila!

    Ufa! Que alívio saber que você não vai chamar a sua advogada pra mim! By the way, fiz um post fazendo propaganda da sua revistinha!

    http://superminimarcia.blogspot.com/2010/11/propaganda-gratuita-1.html

    Mas falando sério: eu sei de um monte de casos de "gráficas" que usam imagens indevidas, apenas porque "tá na internet". Colegas meus que estagiaram e ouviram o chefe dizer: "porque você vai desenhar, se tem pronto na internet? Poupe seu tempo e atenda mais clientes!" Tive amigo que pediu conta porque não concordava em trabalhar assim, mas quantos não se acomodaram com essa prática e contribuem com isso? Falo mais nada, senão acabo fazendo um post dentro deste post...

    ResponderExcluir
  25. Oi Primo, arrumei lá!

    Márcia,
    hahahaha que nada, propaganda assim é sempre bom! :-D
    Pois é, enquanto houver profissionais sem postura ética sempre teremos problemas assim, infelizmente. :(

    ResponderExcluir
  26. Curti demais o seu blog, tava pensando em usar algumas imagens e divulgar o seu trabalho, ainda bem que li isso aqui antes, mas eu iria colocar o link tudo direitinho, pois eu escrevo poemas e já vi alguns rolando pela net e sem o devido reconhecimento =/

    ResponderExcluir
  27. Oi Beatriz!
    Se for um blog pessoal, e por a imagem com os créditos e link não tem problema não. ;-)

    ResponderExcluir
  28. Me atrasei um pouco no comentário, mas emfim, gostei de ter lido isso de qualquer maneira.
    Para ser sincero, eu usava imagens do Google, nunca pra fins lucrativos, mas não sei se acaso fosse usá-las para esse mesmo colocaria os créditos, por falta de atenção mesmo. Mas ainda bem que agora estou bem informado, e, realmente, não gostaria que roubassem algum trabalho meu desta maneira. Obrigado, abraço!

    ResponderExcluir
  29. Oi Deyner!
    Na verdade, sendo para uso comercial ou não, o crédito TEM que ser dado. É que quando é com fins lucrativos as coisas ficam mais "complicadas" por assim dizer. ;-)

    ResponderExcluir
  30. Oi Ila.
    Há algum tempo atrás contatei voce por email para saber sobre ilustrações suas, preço etc.
    Vou enviar um novo email pois estou começando 2 novos blogs e, como nunca me esquecí da graça das suas ilustrações, vou fazer a tal encomenda.
    Mas Ila, ao começar um dos meus blogs eu fiz referência ao seu e coloquei lá um texto muito legal que achei no seu.
    Estou na dúvida se isso é um crime ou não (é um texto e não imagem). Pode dar uma olhada e me dizer?
    http://scrapmemorias.blogspot.com/2011/02/diga-me-o-que-rabiscas-e-te-direi-quem.html
    :) Junia

    ResponderExcluir
  31. Oi Junia!

    Direito autoral funciona tanto para textos ou imagens. Como você linkou o blog, tudo bem, mas o ideal mesmo seria linkar diretamente com o post:

    http://www.ilafox.com/2009/08/diga-me-o-que-rabiscas-e-te-direi-quem.html

    Ah, quantos as imagens, me mande um e-mail para eu te passar um orçamento certinho.

    ilafox@gmail.com

    Beijos

    ResponderExcluir
  32. Totalmente apoiada flor!!!! Eu comprei minha imagem e nao gostaria de ninguém usando por aí não...teve o seu trabalho nisso tudo exclusivo!!!

    APOIADÍSSIMAAAAA!!!

    ResponderExcluir
  33. Vany,
    Né? desaforo mesmo. Falta de respeito comigo e com meus clientes não admito!

    ResponderExcluir
  34. Oi Ila! Como não pedi autorização anteriormente, preferi retirar a ilustração.
    Mas gostei muito do seu trabalho e ví que você tem ilustrações maravilhosas que poderão me dar ideias de posts.
    Gostaria de saber como eu faço para usar, sem te prejudicar. Se precisa algo mais além de postar os devidos créditos.
    E para divulgar o seu trabalho, vou listar seu site na minha lista de sites favoritos. Pode?
    Beijos,
    Flávia

    ResponderExcluir
  35. Oi Flavia!
    Isso, só por os devidos créditos: nome e link do blog abaixo da imagem (ou fim do post se preferir).
    Agradeço pelo link nos favoritos. ;-)
    Beijocas, seu blog é uma graça

    ResponderExcluir
  36. Para isso existe a licensa creative commons (http://pt.wikipedia.org/wiki/Licen%C3%A7as_Creative_Commons) que você nem precisaria escrever esse texto. Teoricamente ninguém pode nem divulgar suas imagens sem prévia autorização já que no seu site está escrito que todos os direitos são reservados e aquele C com uma bolinha em volta.

    Agora você defende "com unhas e dentes" os seus direitos de viver como ilustradora, mas restringe através dessa licensa até mesmo que um simples blogueiro que não ganha nada com seu blog use com crédito sua imagem, para isso existe a licensa Creative Commons sem atribuição financeira, ou seja, se a pessoa não vai ganhar dinheiro com o sue trabalho, mas pode divulgar sem fins lucrativos.

    Eu estou falando essas coisas e para que fique claro, eu também sou autora, escrevo quadrinhos e tem desenhos da minha personagem em todo o lugar, mas posso falar uma coisa? Fazer o seu traço rodar na rede não é nem um pouco ruim, muito pelo contrário, é divulgação. Como ilustradora, vc vai ganhar dinheiro com os blogs? Ou vai ganhar dinheiro com encomendas de desenhos (tanto particular quanto publicitário).

    Acho a sua ideia boa de defender os seus direitos, mas achei seu post e a licensa do seu site equivocados, pois se existe uma licensa que fala com uma marca exatamente o que vc falou e no final vc tem "todos os direitos reservados", é no mínimo contraditório...

    O Copyright não ajuda ninguém, pois os blogueiros sérios, que usam imagens com créditos corretos não usarão as do seu site, já que a sua licensa é copyright, os blogueiros que não ligam pra isso não vão deixar de usar seus desenhos por causa desse post ou qualquer direito seu. Para quem liga e defende o direito na internet, o seu post é apenas antipático e afasta futuras parcerias.

    ResponderExcluir
  37. Oi Ana,
    Entendo seu ponto de vista, mas seu modelo de negócios não é o mesmo que o meu. ;-)
    beijos

    ResponderExcluir
  38. @Ana É claro que fazer o traço rodar na rede é bom pra divulgação, mas isso só funciona quando realmente há divulgação envolvida. Os casos que a Ila reclama são justamente quando a pessoa copia a imagem sem creditar e nem colocar backlink, então isso não gera divulgação alguma. E blogueiro que não ganha nada com o blog é contra-senso, se ele ligou o adsense no blog então ele ganha alguma coisa sim (e se não ligou, deveria ligar, é bom pra ele).

    Tem um problema extra na equação que é a divulgação livre. Claro, se você colocar sua imagem em CC, qualquer um pode divulgar pra você. Mas isso não é necessariamente bom não. Você pode querer que sua imagem não esteja associada a um determinado grupo, e se estiver em CC já era. Por exemplo, eu tenho certeza que a Ila não gostaria que uma imagem dela estivesse sendo usada num blog sobre caça ou sobre moda com peles de animais.

    Mas de qualquer maneira, o caso da Ila é especial porque ela *não pode* usar creative commons. Os trabalhos que ela faz são caricaturas, ou seja, envolvem a imagem de terceiros. Se ela distribuísse todas as imagens livremente, estaria violando o direito de imagem das pessoas que foram caricaturizadas.

    Eu apóio muito a CC em inúmeras situações. Por exemplo, eu acho que filmes produzidos com leis de incentivo do governo deveriam obrigatoriamente estar em CC. Mas no caso da Ila, a escolha de não usar CC me parece bastante apropriada, já que são trabalhos feitos para particulares.

    Aproveitando, licença em português é com cedilha, escrever licensa com s é anglicismo.

    ResponderExcluir
  39. Ola ila gostei mto dos seus desenhos queria que vc fizesse um para o meu convite de casamento o que vc precisa
    ?
    Obrigada Naiara

    ResponderExcluir
  40. Oi Naiara,
    Me mande um e-mail no ilafox@gmail.com q eu te passo um orçamento certinho.
    beijos

    ResponderExcluir
  41. Ila, por acaso encontrei seu blog e virei fã!!!!.
    Estou apaixonada pelo seu trabalho.
    Gostaria de pedir sua autorização para publicar suas imagens em meu site. E confesso que se vc autorizar quero criar um espaço dentro do site, só p postar seu trabalho. Vou te enviar um e-mail com maiores detalhes. Sério, virei sua fã. Parabéns pelo trabalho perfeito!!!!

    ResponderExcluir
  42. Muito pertinente este post Ila, infelizmente muitas pessoas acham que tudo que cai na net não tem dono mesmo. E as coisas não são bem assim né?

    ResponderExcluir
  43. Laura,
    Pois é... quando isso acontece a gente sempre tenta conversar antes né. Muitas pessoas cometem este erro na inocência. A maioria (ainda bem) regulariza a situação rapidinho, enquanto outras, bem... as espertalhonas tomam um processo para aprenderem a respeitar o trabalho dos outros. ;-)

    ResponderExcluir
  44. Olá,
    Essa discussão vai longe. Vamos perder os dentes da humanidade sem que se chegue a um consenso. Questão de direito autorais é dose mesmo, nem na vida real é respeitado, na virtual menos ainda. Educação é a chave de tudo. Caminhamos para um mundo sem direitos autorais, precisamos nos readaptar a nova realidade, mesmo por que, adsense não é salvação. Se na antiguidade todos queriam escrever com o nome de um famoso, hoje todos dão seu nome a obras de outros, famosos ou não.

    ResponderExcluir
  45. Então Ila concordo com o Nando, desculpe-me pelo transtorno, de maneira nenhuma usei o desenho com fins lucrativos, como descrevi no primeiro comentário que deixei despois do seu comentário no meu blog, e o seu nome estava no canto da foto, algo que dava a origem real da foto, no caso da sua imagem, trabalho com pintura tbm e vejo muito dos meus trabalhos sem creditos, as vezes fico chateada tbm mas em outras vejo como um prestígio, não entendo nada sobre os direitos autorais, a única preocupação minha é a energia que ficou travada, que me causou um pesar muito ruim... por isso esse 3 comentário...
    Claudia Tanaka

    ResponderExcluir
  46. Oi Claudia!
    Eu li seu comentário anterior. Sei que não fez por mal, mas é um habito comum que tem que ser mudado sabe?
    Então, acontece que mesmo com o link na imagem é necessário que haja o nome e link clicável visíveis para seus leitores. Como sempre digo: Se a pessoa achou o desenho é tão legal que merece ser copiado, eu também mereço ganhar umas visitas em troca do trabalho que tive para desenhar. Nada mais justo, né? ;-)

    ResponderExcluir
  47. Mil perdões por ter usado uma de suas imagens sem dar créditos mas refiz meu erro e retirei a imagem do meu blog: http://katyperryfa.blogspot.com/

    Desculpas !

    ResponderExcluir
  48. Oiii! axei maravilhosooo seus desenhos.lindos,encantada!.gostaria de fazer uma historinha para minha irma,é aniversario dela.<qnto vc cobra.Gostaria de que vc desenhace ela.agurdo resposta.entrei aki por acaso.e axei lindo. bjus e parabens.

    ResponderExcluir
  49. Oi Anônimo (deixa o nome da próxima vez tá?)
    Bom, as instruções estão na aba de contato, é só me mandar um e-mail no ilafox@gmail.com
    beijos

    ResponderExcluir
  50. Oi Ila.
    Vc diz neste pos que: "Você gostou de algum conteúdo do meu blog e quer usa-lo no seu BLOG PESSOAL?" As pessoas te pedem pra usar ou são sacanas com vc?

    Caio

    ResponderExcluir
  51. Oi Caio,
    A grande maioria não pede... felizmente algumas colocam os devidos créditos nas imagens (com nome e link clicável) mas outras simplesmente se apropriam da imagem e nem tchuns. E ainda acham ruim qdo eu mando e-mail falando sobre uso não autorizado. Por isso que eu coloquei este aviso BEM DETALHADO que é para não dizerem que não avisei. ;-)

    ResponderExcluir
  52. Boa noite, estava fazendo uma pesquiza na Net e encontrei algo que talvez te pertença, veja: http://lojinha.reviverpelamisericordia.com.br/

    Abraço.
    Henrique

    ResponderExcluir
  53. Oi Henrique,
    Obrigada pelo alerta! cara, sabe o que é o mais incrível? a quantidade de sites religiosos que se utilizam de trabalho alheio sem a permissão, hipocrisia é pouca viu...

    ResponderExcluir
  54. Por isso que Deus foi claro em sua palavra " Maldito o Homem que confia em outro Homem".
    Mas de qualquer forma, só não quero que isso aconteça comigo também.
    Abração.
    Henrique

    ResponderExcluir
  55. o seu talento é inagualável!!!!

    ResponderExcluir
  56. Ila, gotei muito do seu blog, pra falar a verdade, o descobri por acaso, usei a ft daquela morena passando protetor e com o detalhe do hibisco vermelho... Mesmo antes de ler isto, resolvi deixar a sua ass. e também o nome do site... Achei que seria injusto, mesmo eu fazendo a arte, e tudo + o desenho sabendo q não fui eu e a pessoa(no caso vc) que o desenhou ficase sem levar mérito pelo seu desenho... Gosto muiito do seu blog e espero q post + coisas pq adooro visitar... Principalmente o Eu adoro/Eu odeio e FOXILA... rsrsrs
    PARABÉNS PELO SEU TRABALHO....

    ResponderExcluir
  57. Oi Linda Eva!
    Ah, vc não deixou seu site para eu fazer uma visitinha!
    Só lembrando pro pessoal, que mesmo com o link na imagem é necessário que haja o nome e link clicável visíveis para seus leitores. ;-)

    ResponderExcluir
  58. Olá Ila quero fazer uma postagem de quadrinho de gatinhos em um Blog pessoal meu e gostaria de saber se posso usar seus quadrinhos? Achei dois no Google e sempre confiro se a imagem tem dono assim diretamente... Aguado resposta. Bjs
    http://gatosminhapaixaoo.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  59. Oi Jane!
    Se o desenho for meu pode usar sim desde que coloque meu nome e link clicável logo abaixo da imagem para que seus leitores saibam a autoria ok? ;-)
    Beijos

    ResponderExcluir
  60. O problema do seu site illa e que vc nao tem proteção entao antes de ir em sites alheios proteja seus links pq caiu na google caiu na mao do povo entao ,antes de mais nada proteja seus links antes de ir em sites pedindo compreeçao e pedindo para retirar e muito facil bota uma marca d'agua, e falar q a imagem e sua coisa feia !

    ResponderExcluir
  61. Esse pensamento do anônimo é o pensamento desse povo folgado que vem pegando a imagem da gente achando que porque viu no google é do povo... ainda reclama quando o artista acha ruim as pessoas reclamarem por uma coisa que lhe pertence...

    A partir do momento que você tem o arquivo original, tem um blog com data ou a postagem da imagem em algum lugar em primeira mão do seu trabalho ele é seu. Só isso já é material suficiente pra provar a autenticidade da sua obra. Tem data? Tá postado na internet antes de todo mundo copiar? Lógico que é seu! Além do mais é muito fácil reconhecer o traço da Ila, e o site dela está muito bem protegido só pelo fato dela publicar as coisas dela aqui. Depois leia o rodapé do site, coisa que ninguém faz né? E outra, ela tem todo o direito de reclamar pelo que é dela, você é que não tem que achar que desenho é achado no lixo e pode sair pegando como se fosse chuchu do muro do vizinho...

    Não precisa de marca dágua para proteger seu trabalho, o povo que precisa de simancol mesmo.

    ResponderExcluir
  62. Provavelmente Ila, esse é um dos folgados que usaram a sua imagem em algum blog dele e ficou doído porque você reclamou... daí acha que aqui é a casa da mãe Joana...

    ResponderExcluir
  63. Oi Anônimo,
    Primeiramente: coisa feia é comentar nos blogs dos outros como "ANÔNIMO" ok?

    E segundo, conheça um pouco sobre leis autorais antes de sair afirmando algo que vc não conhece - http://blosque.com/como-usar-imagens-no-seu-blog-sem-ferir-os-direitos-de-autor-sobre-imagens/

    Vale lembrar que a internet é como uma VITRINE e ninguém sai por aí quebrando vitrines para roubar o que está exposto. Só mesmo ladrões, não é mesmo? A gente sempre tenta contar com o bom senso e educação alheia né? mas é difícil.

    ResponderExcluir
  64. Oi Fificat,
    Será que esta pessoa ficaria feliz de ver o conteúdo dela sendo copiado a torto e direito por aí? acho que não.
    Aliás, cansei de ver gente querendo fazer um blog com conteúdo de terceiros, não entendo! é como abrir uma padaria vendendo o pão dos outros! hahahaha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Blog que começa usando conteúdo de terceiros como próprio é o que mais tem, infelizmente. E se ainda a gente fala algo sobre direitos autorais, em alguns casos, fazem uma tempestade em copo d'água.
      Já me deparei diversas vezes com conteúdo que foi escrito no meu blog em outros lugares só porque o assunto era 'popular' e a pessoa não quis se dar o trabalho de escrever o texto próprio, muito menos ter colocado o link.
      Tanto que resolvi bloquear a seleção de texto e clique com o botão direito. Não resolve mas minimiza um pouco.
      Também tem o problema de hotlinks que acaba dando problema pra quem tem blog hospedado como o meu. Só porque o texto é de um blog não significa que é de domínio público.

      Excluir
  65. Fificat,
    O mais engraçado é a pessoa querendo "dar bronca" sabe? já pensou se os ladrões começassem usar este argumento também? "ahh mas entrei na sua casa pq o muro era baixo! pq a porta não tinha trava!"
    Só rindo mesmo...

    ResponderExcluir
  66. Melhor de tudo é a pessoa insinuar que você está roubando as imagens que são suas de alguém (oi?)... ahahaha tem gente que tem uma lógica tão distorcida das coisas que só rindo mesmo...

    ResponderExcluir
  67. Vi uma imagem sua em um blog e vim conhecer suas ilustrações. São lindas.
    Estou fazendo um post sobre o outono e vi uma ilustração sua que amei. Li que vc oermite que se copie desdeque com o seu link(créditos). Fiquei tentanda a usar.
    Parabéns
    bjs,

    ResponderExcluir
  68. Oi Pensando em família,
    Pode usar em seu blog pessoa, só citar meu nome e link clicável para meu blog para que seus leitores saibam de quem é. ;-)
    Beijos

    ResponderExcluir
  69. Oi, Ila!Eu adorei seus desenhos.E eu quero perguntar pra você se você pode desenhar alguma personagem pra mim e postar...Dou total créditos se você puder!Mas se não der, tudo bem.Obrigada!

    ResponderExcluir
  70. Oi Gabriela,
    Manda um e-mail com maiores detalhes sobre o que vc quer para eu poder te passar um orçamento flor... beijos

    ResponderExcluir
  71. simone caliope27 abril, 2012

    Ila, que coisa mais linda suas ilustrações, compartilhei no facebook indicando seu site.

    Vou te mandar um e-mail para que vc faça um orçamento para mim.

    Parabéns

    ResponderExcluir
  72. queria saber quanto custa uma caricatura para noivos?

    ResponderExcluir
  73. Oi Henrique,
    Orçamento só pelo e-mail tá? dá uma olhadinha no contato do site.
    Beijos

    ResponderExcluir
  74. Oi Ila como vai,menina vc arrasa nos desenhos adorei todos,adorei os desenhos que tem gatos,tambem amo gatos tenho vários todos que achei na rua,amo de paixão meu filhinhos se der entre no meu blog http://morangocomchantily.spaceblog.com.br gostaria muito de encomendar um template e um cabeçalho seu personalizado que seja um tema sobre animais,e paraberns pelo seu blog é muito fofo e criativo bjusss e fica com DEUS.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Liah
      Para orçamentos envie um pedido através do meu e-mail que está no contato do blog.
      Beijos

      Excluir
  75. Olá , menina vc é muito boa no assunto , fiquei HORAS olhando sua pagina e sem sombra de dúvidas esta de parabéns ..A sua ARTE é linda, carinhosa e tem muita dedicação , tranmite isso para nós que estamos vendo !!! Ja postei la no face com os seus créditos ..Parabéns menina e aquele AXÉ!

    Leiliane Araujo

    ResponderExcluir
  76. oi amei sua pagina e colei algumas imagem desenhos mas nao se preoculpe que vai com seu nome e tudo desculpe qualquer coisa parabens adorei seu trabalho muito sucesso...

    ResponderExcluir
  77. Ei ila! Lindas as ilustrações! Parabéns!
    Estava pensando se poderia usar uma imagem sua em um cartão de visita... sou revendedora avon e queria colocar uma ilustração legal!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Aninha, não posso te autorizar o uso pois eu licencio as minhas Ilustrações, então caso tenha interesse me envie um pedido de orçamento através do email que está no contato do site ok? Pois assim como vc vende Avon eu vendo minhas ilustrações entende? ;-)

      Excluir
    2. que pena... eu tô tão quebrada pra vender avon, num tenho nem dinheiro para comprar nada...

      Excluir
    3. Infelizmente não tenho como te ajudar, mas acredito que com o Natal chegando logo terão muitas clientes comprando seus produtos. Lembre-se que não vai ser um desenho no cartão que vai vender seus produtos, mas seu carisma como vendedora. Beijos

      Excluir
  78. Oi Ila eu posso usar algumas imagens suas para um trabalho escolar serie 6º ano 5 ª serie é para uma fanzine divulgo seu site Bjos Lívia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lívia, mas é um trabalho escolar ou um fanzine afinal?

      Excluir
  79. É um trabalho apenas a capa de uma fanzine nada de exibir em mural

    ResponderExcluir
  80. Olá Ila!
    Já há mto tempo venho procurando um adesivo p/meu notebook e hj posso dizer que realmente encontrei, parabéns pelo seu trabalho lindo e perfeito.
    Gostaria de saber algumas coisas como: O valor? A foto tem que ter um tamanho específico? Qual o prazo de confecção e entrega? É do Brasil mesmo?

    E mais uma coisa, em relação aos engraçadinhos e sem noção, esquenta não, enquanto isso vc cresce mais e mais, inclusive conte com minha divulgação.

    Abraços,
    Valéria

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Valéria,
      Então, no momento não estou mais trabalhando com os adesivos impressos. Mas posso te fazer uma ilustração personalizada que poderá ser impressa em adesivo em algum lugar da sua cidade que trabalhe com plotagem ou brindes.
      Para orçamentos me envie um pedido através do e-mail que está no contato do site. Beijos

      Excluir
  81. Aiiin, conheci seu site hoje, ameeei, parabéns pelo seu trabalho!
    Momento ridículo em que eu cito meus sonhos reprimidos kkkkkkkk:
    adoro desenhar também mas com a correria do dia a dia fiquei sem tempo e a muito não faço meus "rabiscos" mais... =/ ... fico feliz por conseguir viver do que você gosta, parabéns ...

    ;)
    Lauana

    ResponderExcluir
  82. Ila. Gostei muito do seu trabalho, e gostaria de divulgar seu trabalho em meu blog. Pra isso eu gostaria de colocar algumas imagens de trabalhos seus (usando-as com devidos creditos! Claro). Eu teria sua permição pra isso? desde ja agradeço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Taiga, pode divulgar sim. Obrigada. (depois põe o link do post para eu fazer uma visita) beijos

      Excluir
    2. Ila fiz uma pequena materia sobre você visita la: http://otome-rockeira.blogspot.com.br/2013/02/blog-que-recomendo-ila-fox.html

      Excluir
    3. Oi Taiga! Obrigada pelo post! :-D

      Excluir
  83. Oiii, lindo o seu trabalho!!!! Posso postar imagem no face??!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lidiane! Se colocar meu nome e link do site não tem problema tá? Beijos

      Excluir
  84. Oi Ila! adorei conhecer o seu trabalho, pois é muito legal, eu adorei. gostaria muito que vc fizesse um desenho meu e do meu noivo se vc puder!, para eu presentear o meu noivo. Parabéns pelo seu trabalho! sucesso!
    Natiele Andrade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Natiele. Para orçamentos envie um pedido através do e-mail que está no contato do site. Beijos

      Excluir
  85. Te achei por acaso no Google+ e estou adorando,como vc desenha bem e acima de tudo é linda.Parabéns e muito sucesso na sua vida.

    ResponderExcluir
  86. Adorei o "U can´t Touch this..." Certíssima!!!

    Lindo Blog!!! Parabéns!!!

    Dá uma passada lá www.obrasdarte.com

    Abraços,

    Tony

    ResponderExcluir
  87. Olá eu sempre tive interesse de aprender a fazer caricaturas por acaso achei o seu blog em uma pesquisa aprendi ms ou menos como se faz ms como n sou profissional n sei fazer muitas coisas fiz meu rosto e do meu marido ms me espirei em uma caricatura sua ms modifiquei algumas coisas desdo inicio fiquei pensando em ser ilegal ms como n e p venda foi p meu próprio uso achei q n havia pbm hj que li suas regras tem algum pbm se tiver eu retiro do meu pc e me desculpe aqui esta a foto https://www.facebook.com/photo.php?fbid=10204197532843490&set=a.3481643004764.165790.1381981233&type=1&theater

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Karine. Usar para estudar técnica tudo bem, só não faça para seus amigos e nem para comercializar tá?

      Excluir
  88. Ok ... ^_^parabéns pelas belas artes !!! bj

    ResponderExcluir
  89. Ila
    Eu acho que esse desenho é seu passa nesse site aqui:http://www.ondemeugatosenta.com.br/2014/07/sempre-e-uma-boa-hora-para-dormir.html

    Ass thayane

    ResponderExcluir

Este blog segue a política da educação em primeiro lugar. Qualquer comentário sem noção, ofensivo, estúpido, amargo ou invejoso será solenemente ignorado e excluído. Tenho pouquíssimo tempo para perder com o que não seja amor!

Ah, e obrigada pelas visitas e pelos comentários! :-D

Ila Fox