9º Semana - O Caminho do Artista

O Caminho do Artista, The Artist's Way, Julia Cameron, nona semana caminho do artista, páginas matinais, passeio com o artista, jornada para a criatividade, Ila Fox
Uma nova maneira de passar o tempo na casa da vó.

A nona semana fala sobre a importância de sentir compaixão por nós mesmos.

Gastamos energia valiosa em auto aversão, em dúvidas cruéis sobre nossas habilidades. O medo, esse vilão invisível, nos impede de começar, de tentar, de falhar e, ironicamente, até mesmo de ter sucesso.

“Não chame de preguiça a incapacidade de começar. Chame-a de medo ", diz a autora.

A necessidade incessante de ser um artista genial nos sufoca, transformando a alegria da criação em uma competição feroz e implacável. Quantas vezes deixei de postar algo por não considerar bom/original/divertido o suficiente? A arte nos tempos de rede social é cruel, a gente se compara demais…

A pressão de produzir uma obra-prima nos impede de produzir alguma coisa. Qualquer coisa! Esquecemos que a criatividade é um processo, não um destino final. É na jornada, na exploração constante, que encontramos nosso verdadeiro potencial.

O segredo para superar o medo é o amor. O amor pelo processo criativo, o amor por nossas tentativas, mesmo que falhas. No entanto, muitos de nós caímos na armadilha da disciplina rígida, esquecendo que o entusiasmo é a verdadeira força motriz por trás de nossa expressão artística.

Disciplina pode ter seu lugar, mas é o entusiasmo que nos impulsiona a enfrentar a página em branco todas as manhãs, a pegar o pincel mesmo quando duvidamos de nossas habilidades, de postar mesmo quando ninguém vai dar “like”. É através do entusiasmo que nos reconectamos com nossa criança artista, livre das amarras do perfeccionismo e da autocrítica.

Cada pequeno esboço, cada rascunho imperfeito é uma vitória sobre o bloqueio artístico.

Comentários