12º Semana - O Caminho do Artista

O Caminho do Artista, The Artist's Way, Julia Cameron, décima segunda semana caminho do artista, páginas matinais, passeio com o artista, jornada para a criatividade, Ila Fox
Meus companheiros de caminhada!

Terminei o Caminho do Artista, cheguei a décima segunda semana! *aplausos* Aeeee!

Foram 84 dias desafiadores, um verdadeiro mergulho no autoconhecimento. Estudar os capítulos, refletir sobre as tarefas, me reinventar a cada página matinal e me distrair nos passeios com o artista, foram compromissos que alteraram a química do meu cérebro e me tiraram daquele marasmo que eu me encontrava.

O grande objetivo do livro é despertar a criatividade. Ele nos ajuda a descobrir e expressar nossa força criativa de forma mais livre. Ele também nos torna conscientes de comportamentos negativos e nos ajuda a enfrentar estes padrões nocivos. Eu por exemplo sou uma pessoa muito rigorosa comigo mesma, e embora isso possa parecer uma grande qualidade à primeira vista, ela é a origem de um dos meus grandes bloqueios criativos.

Uma das lições mais valiosas que aprendi no livro foi o de abandonar a busca pela perfeição e abraçar o processo em vez do produto final. A autora nos ensina a apreciar nossos "erros" como parte fundamental do aprendizado. Estou me permitindo errar mais, testar mais. Sem cobranças e nem medo.

Outra coisa foi de respeitar o tempo da arte, como uma semente que precisa do seu tempo para germinar. É assim que as ideias tomam forma, lentamente, até a hora em que estão prontas para ver a luz. Muitas vezes, tentamos empurrar, arrancar, alinhar e controlar nossas ideias em vez de deixá-las crescer de maneira natural. O processo criativo é um processo de entrega, e não de assumir o controle.

A arte, afinal, é um ato da alma, não apenas do intelecto.

Nesse caminho, aprendi que a busca pela criatividade não é um luxo, mas uma necessidade. O ser humano é feito para criar. E este não é um conselho apenas para artistas, afinal, todo mundo precisa ser criativo, né? Seja num ateliê, numa cozinha, no escritório, na sala de aula, num relacionamento…

O Caminho do Artista é uma jornada que nos liberta da racionalização e das expectativas externas. Nos ajuda a redescobrir a alegria de criar, a arte de brincar com a imaginação como quando éramos crianças.

Deixe sua criança interior sair para brincar de vez em quando. Faça arte e seja feliz!

Comentários