8º Semana - O Caminho do Artista

O Caminho do Artista, The Artist's Way, Julia Cameron, oitava semana caminho do artista, páginas matinais, passeio com o artista, jornada para a criatividade, Ila Fox
Lettering com frases motivacionais bregas? Sim, nós temos!

Nesta oitava semana, Julia nos lembra que na ânsia de correr atrás do tempo perdido, nós atropelamos todo o processo.

Caímos na cilada de fantasiar uma mudança radical, esperando aquela fagulha criativa, a ideia genial que vai mudar nossas vidas, mas esta expectativa é muitas vezes nossa ruína. Com uma barra alta demais para saltar, a gente acaba nem saindo do lugar.

Ao invés de abrir um espacinho na sala para trabalhar, nós criamos a expectativa de que um estúdio completinho e silencioso, com uma vista linda pra natureza, resolveria nossos problemas. Ao fantasiar a arte, nós fracassamos em praticá-la no mundo real.

“Pra quê fazer isso? Vai ficar bom? Vale a pena?”, eu me pergunto toda vez que penso em começar um projeto novo, para imediatamente me sentir desencorajada de seguir adiante. Herdamos da nossa sociedade consumista a obsessão pelo produto final. Pouco nos importando com o processo.

Às vezes nós pensamos que somos velhos demais, ou jovens demais, para perseguir nossos sonhos. Mas, na verdade, ser criativo requer um pouco de loucura, a disposição de parecer bobo aos olhos dos outros. As crianças não têm medo disso, então por que deveríamos?

Há uma citação que eu gosto muito: “Você sabe quantos anos terei quando estiver tocando bem o piano? A mesma idade que você terá se não aprender.” Ou seja, o tempo vai passar independente das suas escolhas. Só faça!

Se dê o benefício de ser um aprendiz, de errar e acertar sem medo. A humildade e a abertura de um iniciante levam à exploração, a exploração leva à realizações.

Comentários