5º Semana - O Caminho do Artista

O Caminho do Artista, The Artist's Way, Julia Cameron, quinta semana caminho do artista, páginas matinais, passeio com o artista, jornada para a criatividade, Ila Fox
As vezes é difícil ser criativa com um pombo na cabeça...

Nesta quinta semana, a autora nos explica sobre a Armadilha da Virtude. Aquela crença de que precisamos ser bonzinhos, legais, prestativos com o próximo, sempre nos colocando em segundo plano, para sermos considerados uma boa pessoa. Mas boa pra quem?

Julia Cameron diz: “A obrigação de ser respeitável e maduro pode ser embrutecedora, até mesmo fatal.”

Uma das tarefas da semana era listar maneiras que somos maus conosco. Na minha lista está “Trazer muitas responsabilidades nas minhas costas, e não sobrar energia para fazer as coisas que quero”. Como resultado, eu me sinto bem em ter o controle de tudo, mas eu também nunca tenho energia para meus projetos.

O problema é que o conceito da generosidade é sedutora por si só. Quem não quer ser considerado uma boa pessoa? O problema é que também esta é a desculpa certa para não tomarmos as rédeas da nossa vida. Afinal, como agir se estamos o tempo todo ocupados cuidando do outro, não é mesmo? Apenas seguimos presos ao ciclo.

Com isso em mente, eu procurei me policiar, mostrando mais empatia por mim quando estou mais sobrecarregada, e especialmente quando eu repito padrões antigos. Estou trabalhando para aparecer na minha prática com menos rigidez. Menos perfeccionismo, mais atitude.

Comentários