4º Semana - O Caminho do Artista

O Caminho do Artista, The Artist's Way, Julia Cameron, quarta semana caminho do artista, páginas matinais, passeio com o artista, jornada para a criatividade, Ila Fox
Depois de dois anos decidi aproveitar a piscina do condomínio!

Começamos a descobrir as diferenças entre nossos verdadeiros sentimentos, (e que muitas vezes escondemos até de nós mesmos), e nossos sentimentos oficiais nesta quarta semana.

“Eu não consigo ser criativo porque não tenho tempo” a gente se justifica. Depois “Talvez se eu comprasse materiais novos eu conseguiria fazer algo!”, e então “Será que eu estou apenas inventando desculpas pra não me frustrar?”

À medida que reconhecemos e eliminamos essas ilusões que a gente cria, chegamos à clareza, e clareza leva à mudança.

A parte mais difícil desse crescimento é reconhecer minhas próprias mentiras. Existem tantas ilusões que me apeguei, mesmo quando na verdade nem me representam mais. Ou talvez nunca tenham me representado. Talvez tenha sido apenas algo que usei como escudo, sei lá.

Talvez a maior característica que me apeguei é a de ser pessimista, pessimista não, realista, eu diria. É algo que eu sempre me orgulhei, quase uma maneira de justificar as crenças negativas que eu tenho sobre mim. “É claro que eu não vou fazer uma história em quadrinhos, dá muito trabalho e pouco retorno. Claro que eu não vou ter uma vida financeira estável, conhece algum ilustrador que tenha? Claro que eu não vou conseguir fazer isso sozinha, nem adianta tentar.”

Estou começando a abraçar o fluxo da minha criatividade, aceitar o meu novo eu. Um eu mais leve, sonhador. Não desisti do meu realismo, que é o que mantém meus pés no chão, mas acredito que é mais lógico presumir que eu terei sucesso nos meus objetivos, pois sou talentosa, disciplinada, generosa, boa no que faço. Se eu tomar isso como fato, então faz sentido acreditar em mim.

Comentários