2º Semana - O Caminho do Artista

O Caminho do Artista, The Artist's Way, Julia Cameron, segunda semana caminho do artista, páginas matinais, passeio com o artista, jornada para a criatividade, Ila Fox
Depois de meses sem encostar na aquarela, saiu um cupcake.

Nesta segunda semana do Caminho do Artista, a autora reforça que devemos focar no momento presente. Ela diz: “Muitas vezes o bloqueio criativo se manifesta como um vício em fantasia. Em vez de trabalhar ou viver no aqui e agora, ficamos parados e apenas sonhamos com o que poderíamos ou deveríamos ter.”

E é bem isso. Às vezes percebo que passo mais tempo fantasiando sobre FAZER arte, assistindo vídeos de pessoas pintando, tutoriais, frequentando grupos sobre o tema, lendo livros, do que propriamente FAZENDO arte.

Sempre que penso em reservar um tempo para me dedicar às pinturas, automaticamente me sinto culpada, porque acho que eu deveria estar fazendo outra coisa. Sei lá, algo mais produtivo e útil, tipo, trabalhando, lendo, limpando a casa, organizando alguma gaveta bagunçada, cozinhando…

Com toda esta autocensura me bloqueando, eu não me concentro na busca pelas minhas realizações, apenas em minhas responsabilidades. A gente pensa que esse tipo de comportamento nos torna uma boa pessoa, mas não, isso nos torna frustrados e ressentidos.

Uma das tarefas da semana foi me lembrar de 20 coisas que eu gosto de fazer, e quando foi a última vez que fiz uma delas (eu tive que fazer um trabalho investigativo para descobrir isso, ainda bem que escrevo diário!) Fiquei surpresa quando percebi que faz quatro meses que não faço UMA aquarelinha! Agora me pergunte quanto tempo eu passo na internet... Pois é.

Quando o futuro é aterrorizante demais para ser contemplado, e o passado doloroso demais para ser lembrado, devemos nos lembrar é que só no AGORA nós realmente temos o poder de mudar alguma coisa.

O tempo não volta, o que volta é o arrependimento por termos perdido tempo.

Comentários