O primeiro plágio a gente nunca esquece

O que fazer num caso de plágio, como processar um plagiador, fui plageado, uso indevido de image, lei de direito autoral, by ila fox

No final de 2010 eu tive que lidar com meu primeiro caso de plágio mais sério. Infelizmente é algo que eu acho que todo artista vai ter que lidar em algum momento de sua carreira.

A pessoa em questão copiou uma caricatura minha para uso comercial, sem autorização. Quem me avisou foi a própria cliente, que navegando pela internet trombou com a caricatura dela estampada numa lembrancinha com o nome de outro casal. Imagine que situação chata eu fiquei né?

Contando até 10, respirando e mentalizando a luz azul da paz espiritual, tentei resolver tudo da forma mais diplomática possível. A discussão se estendeu por vários e-mails e alguns telefonemas, mas de nada adiantou. Com a paciência esgotada diante da má fé alheia procurei minha advogada, munida de todas as provas e e-mails trocados e entrei com uma ação.

Um pouco mais de um ano depois ganhei o processo. Sensação de justiça feita, continuei fazendo meu trabalho com a tranquilidade de saber que defendi o que é meu por direito ao invés de só ficar de mimimi na internet. Será que depois disso as pessoas vão continuar achando que dá para sair usando qualquer coisa da internet na boa?

E fica a lição para futuros plagiadores: Pensem muito bem antes de sair utilizando as imagens alheias. A lei dos direitos autorais é séria, e o prejuízo que vocês terão lá na frente será bem maior que se tivessem pagado pela arte de maneira ética e profissional.

Ok Ila, mas o que eu faço se alguém plagiar um trabalho meu?

O que fazer num caso de plágio, como processar um plagiador, fui plageado, uso indevido de image, lei de direito autoral, by ila fox

Além da raiva que toma conta quando descobrimos um trabalho sendo usado indevidamente, pinta aquela preocupação de não saber o que fazer. Se isso acontecer, mantenha a calma e siga as instruções:

1º passo - ANTES de cair matando em cima do plagiador cara-de-pau junte todas as provas possíveis, elas serão de extrema importância num processo judicial. Salve o site, dê printscreen, tire fotos. Quanto mais provas, melhor.

2º passo - DEPOIS você entra em contato (afinal, não dê chances da pessoa sumir com todas as provas antes né?). Eu costumo usar o e-mail pois acho mais fácil medir as palavras na hora do sangue fervendo. E lembre-se de continuar salvando estas conversas e se possível grave até as ligações. Daí é esperar o retorno e negociar com a pessoa. Se você quer que ele retire do site, que ele te pague, enfim... tudo “amigável” na medida do possível.

3º passo - Se mesmo assim não houver um acordo, daí é hora de contratar um advogado e entrar com uma ação, sem dó.

Lembrando que nem todo caso é digno de uma ação judicial. A maioria pode ser notificada e resolvida com uma boa conversa. Agora se a pessoa fez uso comercial sem autorização e ainda está achando ruim de você reivindicar seus direitos, não dê mole. Tem muita gente folgada neste mundo. Vamos acabar de uma vez com a ideia idiota de que “Se algo está na Internet pode ser usado como bem entender”.

“Ahhh Ila, mas é caro processar, demora, bla bla bla”. Então vocês me desculpem pois não tem muito que possa ser feito. Ou você cruza os braços e deixa os outros deitarem e rolarem no seu trabalho ou você parte pro ataque. E não é xingando muito no twitter que vai resolver né? Encare um problema profissional sendo profissional.

Com sorte o plagiador aprende a lição e nunca mais volta a fazer isso na vida, pelo menos com você.

Comentários

  1. Sempre me inspirei em grandes artistas, mas nunca tomei um trabalho deles como meu, conheci alguns ilustradores do meu estado que usavam obras de outros artistas, coisa de copiar mesmo e por o nome como se fossem deles mesmo. Já passei por isso também, mas no meu caso a pessoa encomendava de mim o desenho e depois dizia que ela era que havia feito, chagava a apagar minha assinatura e tudo mais, foda isso, também em uma exposição em Londrina chegaram a roubar alguns trabalhos meus! Quem pensa que vida de desenhista, ilustrador é fácil se engana... Temos sim que proteger nosso trabalho com unhas, dentes e um bom advogado(plagiando sua frase heeheh) abraços Grande ILA^^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caramba, como assim? a pessoa terceirizava seu trabalho mas ela dizia que era ela que fazia pro cliente? O_o

      Excluir
  2. Hahahah. Muito boa a sua história. Uma vez achei em um site com um texto meu, sendo que o dono do site estava assumindo a autoria.
    Eu coloquei um comentário mais ou menos assim: "Legal esse texto, parece muito com o esse aqui: ..." e um link pro meu site.
    Dois dias depois entrei no site do cara e o texto não estava mais lá. Achei engraçado, mas acho que não processaria, mesmo porque eu não tava ganhando nada com esse texto mesmo. :-)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahah que cara de pau. De vez em quando eu saio procurando uns desenhos meus por aí (Já leu o post Temporada de caça as cópias? - http://www.ilafox.com/2011/06/temporada-de-caca-as-copias.html). E faço questão de enviar uma mensagem de aviso. Nem que seja para a pessoa aprender que não é correto sair usando tudo que encontram na internet.

      Excluir
  3. Ila, concordo com vc!Não sou ilustradora mais sou jornalista e ja tive textos meus copiados, realmente a sensaçao é muito ruim. O motivo da minha visita é que vou me casar daqui a 4 meses. Queria fazer um convite diferente bem descontraido em quadrinhos ou tirinha contando nossa historia, e uma ilustracao para passar no dia do evento no telao. Será que eu teria essa honra de me encaixar na sua agenda...rsrsr também lhe enviei um e-mail!
    Mil Bjs, aguardo ansiosa seu contato.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pior que já vi alguns sites onde citavam a fonte do texto mas da imagem nada! :-/

      Excluir
  4. Depois ainda você lê por aí que tem gente que acha frescura você defender os direitos da sua obra...

    Mas sabe que até no Deviantart tem esses casos de plágio, chamamos de Art Thief, e lá também a gente se une e cai em cima, tem gente do mundo todo que acha que só pelo fato de estar na Internet é de todo mundo...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, já vi uns casos cabeludos no DeviantArt... pior é que como são de outros países acaba ficando complicado entrar em contato. :-/

      Excluir
  5. Disse tudo, Ila!!
    As pessoas acham que tudo que encontram no google podem sair usando sem culpa.
    Outras usam sabendo mesmo, na pilantragem! =/
    Bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já vi pessoas usando imagens e creditando para "Google", como se o Google fosse um banco de imagens gratuito ou algo do gênero. :-P

      Excluir
  6. com certesa tem que defender o que é seu de direito vc tem toda razão eu comcordo plenamente com vcs

    ResponderExcluir
  7. mto linda suas ilustraçães seu mado de ver artes é mto bonito que DEUS te abençõe

    ResponderExcluir
  8. " Bons artístas copiam. Grandes artístas roubam " como dizia pablo Picasso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ... e depois são processados e pagam uma multa por uso indevido de imagem. Que tal???

      Excluir
  9. Putz, copiar a arte dos outros assim na maior cara de pau é o fim da picada! Por causa disso, fico muito com o pé atrás quando penso em criar um site pra divulgar meus trabalhos e do nada, aparecer algum "folgado" e fazer a mesma coisa que fez com você, Ila... Mas você está mais do que certa! Temos que lutar pelos nossos direitos! Tem gente que infelizmente só aprende a deixar de ser "pilantra" e "vagabundo" da pior maneira mesmo. Processo neles é mais do que que merecido!! Quem sabe depois de um belo rombo no bolso, que é aonde mais dói no caso deles, aprendem a lição... ou não. (¬_¬)" Agora, o mais "impressionante" nestes casos é quando você entra em contato e tenta resolver tudo amigavelmente e a pessoa ainda nega ou acha que está certa e que não tem nada de mais com o que ela fez... Aff, quê que a gente faz com uma criatura dessas? É, artista que trabalha de verdade sofre...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Daisy, eu tbm tinha este medo, mas percebi que infelizmente é uma realidade que não tem como fugir. Então eu prefiro divulgar meu trabalho e ter meu sucesso graças ao meu esforço do que viver a sombra deste tipo de gente que vive de migalhas dos verdadeiros profissionais.

      Excluir
  10. Oi achei seu blog no google e não poderia deixar de comentar
    Eu amo o gênio Romero Brito por sua arte e historia de vida
    O danado é tão copiado que fico P da vida como as coisas se alastraram, desde lojinhas simples ou renomadas tem a famosa releitura em cima de suas artes ou quando não replicas identicas a dele.O povo nem se dar conta , se pelo menos usassem a tecnica dele pra criar outros desenho e dizer que se inspiraram nele e assim lhe dar os creditos, não faze as piores sujeiras COPIAM Por mais que ele corra atras do prejuízo é impossível controlar o plágio ou releitura como queiram. Lastimável

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade Laura, quanto mais sucesso se faz, mais gente vai tentar copiar. Felizmente a lei do direito autoral taí pra fazer justiça. ;-)

      Excluir
  11. Concordo com você Ila.
    Uma coisa é admirar seu trabalho ou compartilhá-lo em redes sociais apenas para divulgação e conhecimento dos amigos, tudo sem fim lucrativos, claro.
    Venho acompanhando seu trabalho desde março/2012 e confesso que me divirto muito com seus quadrinhos e amo de verdade suas caricaturas. Inclusive mostro seu trabalho para amigos meus que são desenhistas e que almejam crescerem na profissão.
    Parabéns pela sua atitude.
    Grande abraço

    Marcia Regina

    ResponderExcluir
  12. eu gosto mto do seu trabalho que é desenho é arte amo todos os tipos de desenho ater porque tenho um filho que é mto bom em grafitagem i eu acho lindar a arte do desenho porque nos desenhos as pessoas mostra um jeito lindo de si expressar i de mostrar que todos pode ser feliz é so qurer bjão p ti mtas realizaçaes na sua vida proficianal

    ResponderExcluir
  13. oii linda,tudo bem? entao,eu usei uma das suas pics e postei no meu facebook,com referencia ao site,pequena propagandinha hehehehe tem problemas?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Colocando meu nome e link do site não tem problema não. Depois posta o link pra gente ver. Obrigada. ;-)

      Excluir

Postar um comentário

Para orçamentos, por favor envie um pedido com maiores detalhes, através do meu e-mail profissional ilafox@gmail.com

Ah, e obrigada pela visita e pelos comentários! :-D

Ila Fox
Ilustradora