Quem ri por último fez Backup

Existe um medo que assombra todo mundo, em especial os profissionais freelancers: Ter seu material de trabalho comprometido justamente numa semana em que o bicho tá pegando, os prazos apertados e os clientes cobrando. Pesadelo!

Uns meses atrás passei por este apuro. Meu computador resolveu dar adeus a este mundo cruel e pifou bem no feriado prolongado do Carnaval. Imagine né? Fora o stress de ter que instalar e configurar tudo (obrigada Ricbit!), o trabalho continuou como se nada tivesse acontecido. Ufa!

a importância do backup, quem ri por ultimo fez backup, cintiq reserva, caneta reserva, pontas caneta reserva, backup arquivos, como fazer backups

A foto acima mostra como trabalhei até ter o computador novo funcionando direitinho. O tablet Surface Pro plugado num HD externo com todos os arquivos, e um teclado wireless para facilitar a vida. Não ficou bonito, mas quebrou um galhão!

Para quem trabalha com mesas digitalizadoras ainda tem o risco da caneta parar de funcionar do nada (acredite, isso acontece com certa frequência!). Já vi ilustrador desesperado no Facebook, procurando por uma mísera caneta digital para terminar os trabalhos, até comprar uma nova. Eu já me garanti comprando uma caneta backup,  tanto da Cintiq quanto do Surface. Fora as pontas extras. Prevenida, eu? Imagina!

a importância do backup, quem ri por ultimo fez backup, cintiq reserva, caneta reserva, pontas caneta reserva, backup arquivos, como fazer backups

Em relação aos backups de arquivos, acho que ainda tenho que me aprimorar... Na realidade eu gostaria de fazer dois backups, um físico e um virtual, mas no momento me limito a fazer num HD externo mesmo, que é melhor que nada né? Eu uso um programinha chamado Sync Toy que espelha os HDs de forma automática.

Por isso querido cliente, não se preocupe! Mesmo que Murphy não esteja me ajudando, seu trabalho vai ser entregue no prazo viu? Eu garanto!

Agora bem que podiam inventar um backup humano né? Porque se a gente fica doente, daí não tem jeito mesmo! hehe.

Comentários

  1. Melhor política de backup que já adotei: mover as pastas "Meus documentos" para dentro do SkyDrive (agora conhecido como OneDrive); todos os meus 3 computadores com documentos sincronizados :)

    ResponderExcluir
  2. Nossa, isso sim seria um pesadelo, perder trampo. Uma vez peguei um longo e bom artigo sobre backups chamado de "Um bem necessário", e bota necessário nisso né. =p Agora backup de equipamentos, no meu caso, já ouvi muitas histórias de fotógrafos que ficaram sem câmeras no meio de eventos, e perder trabalho por conta disso, não é a toa que sempre dizem que é bom ter duas. E pode ter certeza, se está funcionando uma hora ou outra pifa! kkkkkkk É bom ser prevenida mesmo! ;-)

    ResponderExcluir
  3. Faça um backup para o MEGA que você estará sempre tranquila. Sempre faço meus backups em hd e nuvem.

    ResponderExcluir
  4. Como não faço nada profissional (em termos de desenho) não penso muito em backup. Já meus materiais de escola pelo menos um pen drive eu mantenho porque deu trabalho juntar o que tenho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Claudia, vc não guarda suas fotos pessoais no Computador? Isso é outra coisa que pouca gente lembra, e quando o HD pifa, lá se foram os registros também...

      Excluir
    2. As fotos eu realmente acabo esquecendo. As de estúdio (estava aqui agora colocando umas que tirei com meus sobrinhos no face) eu mantenho 2 CDs, agora as caseiras tá meio naquela, se perder perdeu =/ Preciso me organizar melhor.

      Excluir
  5. Ila, seu Surface quando você desenha diretamente nele você precisa apoiar uma parte da palma da sua mão para desenhar, este contato não atrapalha? Ou tem como bloquear a sensibilidade ao toque da mão e usar somente a caneta assim como o tablet da samsung tem?
    Uma maneira de se ter também um bkp é gravar em BlueRay mas isso é valido para aqueles anual.
    Bjo e sucesso.
    Carlos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Carlos, não chega a dar conflito não, só quando o driver está meio bugado é que ele fica meio doidinho! hehe

      Excluir
  6. olá Ila,
    conheci seu blog este ano, por indicação do meu namorado, que admira e também acompanha seu trabalho.
    Quanto a backups, ja sofri demais com isso. Tenho o costume de não fazê-los... hehe
    Parabéns pelos trabalho, é muito bom saber que nosso país tem excelentes artistas como vc!

    Livia Kluwen

    ResponderExcluir
  7. vale tudo, eu salvo em hd, em dvd, na nuvem =P

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Para orçamentos, por favor envie um pedido com maiores detalhes, através do meu e-mail profissional ilafox@gmail.com

Ah, e obrigada pela visita e pelos comentários! :-D

Ila Fox
Ilustradora