Nossas Férias no Japão!
O Japão sempre foi um destino muito desejado e ao mesmo tempo quase impossível, pela distancia, pela diferença cultural e pelo custo elevado. Foi preciso uma boa dose de organização para realizar este sonho, e valeu a pena! tanto que pensamos em repetir a dose para daqui uns anos. Bom, não vou entrar em detalhes sobre os passeios, os custos e burocracias pois existem centenas de sites que já esclarecem estas dúvidas. Mas vou tentar resumir um pouco de como foi esta experiência no geral!
Nossa viagem durou 16 dias e nosso roteiro basicamente foi: Osaka - Kyoto - Nara - Iga Ueno - Miyajima - Hiroshima - Fujiyoshida - Tokyo. A viagem é cansativa sim, mas nada absurdo (fizemos uma escala em Paris, onde descansamos nossos corpinhos delícia numa merecida cama de hotel).
Ficamos hospedados em vários hoteis, alguns chiques, com quartos enormes e vistas maravilhosas. Uns tradicionais conhecidos por "Ryokan". E outros tão minúsculos que mal dava para abrir a mala no chão do quarto! Mas para mim o que importava mesmo era ter uma boa internet! me surpreendi ao ver que a maioria dos hoteis só funcionavam com a internet a cabo. Também foi curioso reparar que a maioria das pessoas ainda preferem ler impressos como livros, jornais e revistas (e eu pensando que os tablets e kindles iam dominar os metrôs!). Ah, a controversa cultura japonesa!
E por falar em metrô, a gente se virou bem com eles. Mas também andamos de trem, shinkansen, ônibus, taxi, bonde, balsa e até riquixá! E para não se perder naquela infinidade de ruas (para encontrar um endereço específico é super difícil) a gente se localizou usando um GPS do tablet e celular. Uma salva de palmas para a tecnologia!
A questão de falar ou não falar japonês depende muito do estilo de viagem que você quer fazer. Como o Ricbit fala um pouco e a gente gosta de explorar, resolvemos ir na louca e deu tudo certo. Os japoneses são super solícitos e educados, e na dúvida a gente sempre perguntava pra um.
Estava bem frio quando fomos (Fevereiro). O que certamente não impedia as adolescentes japonesas de saírem pelas ruas, todas produzidas e serelepes, com suas sainhas minúsculas. Como não estamos acostumados compramos algumas roupas por lá (era fim de inverno e haviam muitas liquidações). Mas o frio é relativamente "tranquilo" de lidar, pois muitos ambientes são subterrâneos, fechados ou aquecidos, inclusive trens. Chegou a nevar alguns dias em Kyoto, foi bem gostoso, nunca tinha visto neve antes!
A comida foi uma surpresa pra mim. Imaginei que chegando lá fosse só encontrar sushis e sashimis (para meu desespero) mas encontramos muitos restaurantes de sopa, macarrão, omeletes, karês, empanados e até comida italiana! sem contar as ótimas padarias e cafés. E mesmo que o cardápio fosse todo em japonês, tinha sempre uma foto ou réplica perfeita em plástico na vitrine que ajudavam a identificar o que era o quê. Não posso dizer o mesmo da comida do Ryokan, pois para nós foi um desafio gastronômico. Haja sakê pra mandar tudo pra dentro! Comi coisas lá que nem tenho ideia do que eram! hehe.
Os banheiros eram um enigma! O vaso no estilo turco, como é conhecido, fica no chão, onde as pessoas se agacham e fazem o que tem que ser feito. Até cheguei a usar um na hora do desespero, mas é muito ruim! então ficava torcendo para ser um vaso no estilo ocidental, que em contrapartida era todo modernoso, cheio de botõezinhos e com assento aquecido, hehe.
Ah, e os templos! são ainda mais lindos pessoalmente. O Buda Gigante por exemplo, não tem maquina fotográfica no mundo que consiga registrar a imponência dele. Mas tive especial carinho pelo Santuário de Fushimi Inari em Kyoto, todo vermelho alaranjado, onde existem muitas estátuas de raposa e gatos de verdade!
Ah, uma lição que aprendemos nesta viagem: backup nunca é demais! por MUITO pouco quase ficamos sem nenhum registro da nossa viagem. Por quê? porque esquecemos a câmera no avião! E o notebook, onde eu salvava uma cópia das fotos, pifou chegando no Brasil. A minha sorte é que sou super organizada e tinha feito um terceiro backup no pendrive! ufa! então fica a dica: backup sempre! a gente nunca espera que nossos equipamentos serão perdidos, roubados, pifados... e o que é uma viagem sem suas fotos né?
Falando em fotos, separei algumas no album de 2012. E pra quem ainda não viu, fiz um videozinho com os melhores momentos:
E pra quem ficou curioso sobre o tal "OVNI" é isso aqui ó. Um negócio verde, no meio da paisagem. Não me pergunte o que é, só sei que nas duas fotos que tirei antes não tinham. Que medo!
Ila, muito bacana mesmo viu! :D Espero que vocês repitam a dose muitas vezes, não só no Japão como em outros destinos que vocês irão ^^
ResponderExcluirQue bom que o backup mostrou a que veio, gostei das fotos e do vídeo :D Fiquei curiosa com uma coisa, que história é essa de OVNI? Foram abduzidos? :P
Como assim você viu um Ovni?
ResponderExcluirOi Giseli,
ResponderExcluirPois é, pena que assim mesmo ficaram faltando os dois dias da viagem... mas melhor que nada né? ;-)
Oi Cris,
Hahaha foi uma foto que tiramos em Miyajima e depois reparei que tinha um negócio verde no céu, (detalhe que nas duas fotos anteriores não tinha!). Sei lá oq era...
Bom dia Ila.
ResponderExcluirPuxa que bacana este post. Sempre o visito. Parabéns. Eu estou começando agora também com desenhos. Queria saber como faço para montar uma diagramação de HQ no Photoshop, tem algum site ou alguma dica de tamanho da pg de desenho no PS para imprimir legal depois?
Uma excelente semana pra vc.
Lincoln Jr.
Oi Lincoln,
ResponderExcluirCara, isso já não entendo muito... até pq não trabalho com quadrinhos impressos. Vai ter que procurar esta informação com algum quadrinista...
Beijos
Tão bom ler histórias de viagens!!
ResponderExcluirADORO!
^^
Oi Tami,
ResponderExcluirEntão corre nos outros posts de viagem http://www.ilafox.com/search/label/viagens (com este desenhão comprido) que atualizei todos, inclusive o de Paris! ;-)
hehe...ebaaa
ResponderExcluirvou dar uma olhada!
;)
Ila e seus videos de viagem que fazem a gente querer fazer as malas...rsrsr
ResponderExcluirMuito bacana! (de novo)
Oi Plasticsoul,
ResponderExcluirVou te dizer que até eu fico com esta vontade viu! hehehe
Oi Ariane,
Pior que a gente fica num impasse sabia? viajar para lugares que já fomos ou conhecer um país novo?? aiiiii
Bem legal,desenho maneirissimo! vejo que voce não se importa de mostrar sua vida particular, eu teria medo!Bj
ResponderExcluirOi Juliette,
ResponderExcluirMedo do que? de inveja? pfff não acredito no poder da inveja. http://www.ilafox.com/2012/01/ila-em-fatos-23.html ;-)
Ne bem inveja ,mas das pessoas ruins a sei lá ...eu sou muito reservada.
ResponderExcluirJuliette
Juliette,
ResponderExcluirTe entendo, mas não há nada que uma pessoa "ruim" possa fazer comigo pela internet que eu não possa processar depois, hahaha.
E além do mais eu falo da minha vida até certo ponto. Ninguém sabe onde moro, meu telefone, meu endereço, minha rotina... isso sim acho complicado de expor na internet. ;-)
Amodoro seus posts de viagem!!!
ResponderExcluirE concordo com a Ila Fox, Juliette, atualmente a internet está muito vinculada a sua vida pessoal. E confesso que quando vejo um perfil bloqueado, sem informação nenhuma sobre a pessoa eu logo penso que tem coisa errada ali! e pessoas honestas como a Ila só despertam ainda mais confiança dos seus clientes ao mostrar um pouquinho da vida dela.
Claro que tudo com cuidado, como ela mesma disse.
Isso é verdade, nem telefone aqui em, de estranhos que sabem onde a gente mora só os vizinhos e só isso tb....he,he.Mas sei lá pode ter esse vizinho, um porteiro que no observa ....a deixe esse assunto pra lá he,h,eh...eu sou medrosa mesmo.
ResponderExcluirJuliette
Oi Maria Helena,
ResponderExcluirConfesso que também fico cismada quando vejo um perfil bloqueado ou sem informações. O_o
Me lembrei de uma amiga que tinha comentado de brincadeira no perfil dela: "Ai como é difícil ganhar 20 mil por mês!" Algo assim. Eu logo chamei a atenção dela pq mesmo que eu soubesse que fosse brincadeira, alguém poderia ver e acatar como verdade.
Outra coisa que aconteceu foi com uma tia que escreveu que naquele final de semana ela ia viajar e passar duas semanas na casa da filha. Tipo... qualquer um que more numa cidade do interior sabe onde ela mora, e tem a informação que a casa ficaria vazia por aquelas duas semanas, entende? este tipo de exposição eu acho perigoso. O_o
Oi Juliette,
ResponderExcluirBom, se eu for pensar desse jeito daí eu não saio mais de casa! hehe, quem tem medo vive pela metade, e eu quero mais é viver sem medo de ser feliz. ;-)
Existem diversos tipos de exposição através da internet, e com certeza a Ila se expõe do jeito certo. E afinal, deixar de falar de uma viagem maravilhosa dessas por medo da "bandidagem" é besteira!
ResponderExcluirUma pessoa se expõe muito mais no mundo real usando um carro importando. Um telefone da moda. Uma bolsa de marca...
Oi Nina,
ResponderExcluirNé? é mais provável uma pessoa do mundo real, que todo dia pega seu carrinho real, para andar por ruas reais, chamando atenção com seu celular e bolsa chique ser uma vítima do mundo real que virtual, hehe.
Imagine eu que não tenho carro e nem celular (e tampouco bolsa chique), hahahaha.
O post ficou maneirissimo!
ResponderExcluirAgora só meu parenteses sobre este assunto de exposição na internet: A internet, assim como a vida real e feita de cuidados.
Voce nao vai deixar de viver sua vida por medo de roubo, sequestro.
Mas obviamente voce vai evitar de se expor falando com pessoas suspeitas e andando por ruas escuras.
Mesma coisa na internet. voce nao vai deixar de criar posts maneirissimos como este por medo de algo ruim, mas vai tomar outro tipo de cuidado como a Illa disse.
E sobre desconfiar de vizinhos e porteiros acho neura demais. Daqui a pouco esta Juliette vai ter que ter medo da propria familia. Nao teve aquele caso recente da adolescente que foi sequestrada pelo proprio primo? entao.
Luiz
Oi Luiz,
ResponderExcluirSim, é o que penso, tem que tomar cuidado sim, mas sem neura.
Lembrei que uns tempos atrás estava aquela modinha de Forsmpring, onde uma pessoa qualquer postava uma pergunta e vc respondia. Onde vi muita gente ingênua respondendo a pergunta secreta de recuperação de senha saca?
E o Foursquare, onde mostrava onde você estava, com endereço e tudo. Era um tal de "Fulaninho chegou no restaurante tal".Isso sim acho que dá muita margem para "gente ruim"...
O Japão é tããão lindooo!!! *__*
ResponderExcluirLudmila
Oi Ludmila,
ResponderExcluirSim, demais de lindo! :-D
Vi todo mundo falar desse assunto exposição e concordo, mas agora esse assunto eu guardei aqui ^^ ^^ ri muito. Agora Ila gostaria de saber de vc se tem um nome pra quem desenha mangá, seria mangaísta ou não existe?
ResponderExcluirJuliette
Oi Juliette,
ResponderExcluirTem um termo sim, no Japão eu sei que é "Mangaká". ;-)
Valeu obrigada, tenha uma boa semana.
ResponderExcluirE desculpa aí alguma coisa.Bye
Juliette
Oi Ila!
ResponderExcluirAdorei seu post, me dá uma vontade danada de ser mais ousada (inclusive financeiramente) e conhecer algo mais exótico do que a banca de jornal da minha esquina (é, tô nesse nível de mesmice).
Sobre postar a vida pessoal, seria mesmo complicado se tivéssemos neuras, porque não tem tem nada mais pessoal para um artista plástico do que seu próprio trabalho (e por neuras como essas o meu trabalho por muito tempo não foi nem à banca da esquina)
Parabéns pelo post maneiríssimo e pelo seu trabalho como um todo, que mostra uma personalidade maravilhosa!
Oi BBkoala!
ResponderExcluirBem lembrado, um artista se inspira muito em sua vida pessoal para compor suas obras. ;-)
Confesso que quando comecei o blog minha intenção era focar no meu "eu profissional" somente, mas logo no primeiro post tive que falar sobre mim, daí já viu né? ;-)
iloca! o vídeo ficou show de bola. adorei você rodando na loja com a câmera e aquele miojo pulando no fim...
ResponderExcluirsó tenho uma crítica*, na hora em que vocês tavam andando naquele troço abóbora que você disse que tinha mais de um quilômetro, bem que poderiam ter dado um high-five no tiozinho que vinha no sentido contrário, né? vacilo, cabia um high-five ali!
*brinks
beijo!
Oi Lucy,
ResponderExcluirhahaha cê viu só eu fazendo aloka dentro da loja de mangás? rodando e dançando, aoi! X-D
Pois é menina, vacilei no tiozinho japa! X-D
Muito legal as fotos, é a melhor coletânea de imagens do japão que vi até agora...
ResponderExcluirConfesso que estava pensando de ti em estar demorando em postar as imagens e aí vc comentou de um HD foi pro espaço e liguei uma coisa com outra e imaginava o pior...De uma viagem tão custosa e onerosa ficar sem lembranças é a treva...Respiro AGORA aliviado.
Também eu acho que vc se expõem demais mas, cada um sabe o seu limite pessoal e tu não tem essa "neura" de esconder a sua face...
Oi Rodrigo,
ResponderExcluirEu demorei pq tinha que esperar o desafio dos 30 dias terminar antes de postar sobre a viagem (e no fundo eu tinha esperança de recuperar as fotos e videos que faltavam, mas pelo visto já era mesmo).
Ah, como eu já disse, sou relax sobre este assunto de exposição pessoal, até pq eu acho que não exponho nada de mais. Já vi gente comum se expor de maneira bem errada, então tô tranquila. ;-)
Vendo as fotos mais uma vez, da para sentir um frio bem legal que ameniza este mormaço em SP.
ResponderExcluirMe dá vontade de se esforçar e batalhar uma ida ao japão...
Tenha uma boa noite, mina...
Oi Rodrigo,
ResponderExcluirHehe, vale a pena viu. Aliás, se for vá no fim do inverno ou inicio de primavera. Diz que o verão lá é infernal, pior que do Brasil por causa da umidade.
Adorei tudo vc realizou meu sonho.parabéns, vc é linda.
ResponderExcluirMuito legal...o café dos gatos é muito cute, deu vontade de ficar horas por lá, certo? ^^
ResponderExcluirFicou lindão o desenho.
Oi Patricia,
ResponderExcluirExistem vários destes Cat Café no japão, eles adoram! eu li que tem alguns que pagam por 6 horas!
Ameeeeeei o vídeo, casal lindo! Que vcs tenham muita saúde e amor para continuarem se divertindo juntos por muitos e muitos anos! XD
ResponderExcluirOi Rafaela,
ResponderExcluirObrigada! o mundo vai ser pequeno para tanta viagem! hehe
Uma viagem super divertida ^^
ResponderExcluirOi Ila amei seu post, tb conheço Nara da primeira vez que estive aqui tb estive em Kyoto. Arigatô gozaimas!
ResponderExcluir