A Pipa e a Criatividade

Pai empinando pipa, filha aprendendo, dicas para ilustradores, ilustração by ila fox

Hoje é o dia da criatividade, e eu sendo uma artista valorizo cada fagulha de inspiração que tenho.

Quem já se divertiu empinando pipas sabe que para a brincadeira dar certo a pessoa tem que saber usar o vento ao seu favor, fazendo a pipa subir até o céu, livre, leve e solta. Com a criatividade é parecido. Temos que saber usar o mundo ao nosso redor para fazê-la voar.

Porém, sabemos que nem todo dia o céu está para pipas, assim como nem todo dia estamos inspirados. Nestas horas algumas pessoas desistem. Eu sou do tipo que sai em "busca do vento bom". Recorrendo aos caderninhos de inspirações anotações, procurando por antigos insights. E foi isso que aconteceu quando fiz o desenho deste post.

Eu estava aqui, querendo desenhar alguma coisa, mas sem uma ideia consistente, quando me lembrei de um esboço que fiz na tarde em que acompanhei meus tios no parque, numa tentativa quase frustrada de empinar uma pipa.

Era fim de tarde, e o vento já se tornara uma leve brisa que não ajudava muito. Mas meu tio, não se dando por vencido - e não querendo fazer feio perto da filha - fez de tudo para a pipa voar, e conseguiu! Para a alegria da minha priminha, que maravilhada, acompanhava cada movimento da pipa no céu, deslizando no ar.

As vezes basta uma brisa para as ideias voarem.

Comentários

  1. Oi Ila tudo bem? é a Lara de novo( te atormentando pra variar né?), Amei seu desenho da pipa. Você usa alguma técnica de traços? porque eu queria muito saber, e se sim como eu aprendo elas? obrigada.

    ResponderExcluir
  2. Oi Lara!
    Hmmm não uso nada em especial, simplesmente vou desenhando mesmo. Neste caso eu tinha feito um rascunho antes, enquanto meu tio e priminha brincavam com a pipa, e usei-o de referencia.

    ResponderExcluir
  3. Oi Ila, adorei a sua comparação...é isso mesmo, e também faço isso de rever antigas anotações, fotos, scraps, pra ver se "bate" a inspiração e funciona...rs..vamos sempre procurar bons ventos, né?..bjus

    ResponderExcluir
  4. Nunca fui bom com pipas. Isso explica por que criatividade também não é o meu forte? XD

    ResponderExcluir
  5. Makoto,
    Também não sou muito boa com este negócio de pipa. ;-)

    Stella,
    Obrigada! ;-)

    ResponderExcluir
  6. OI ILA é a Lara denovo. Obrigada pelo seu conselho e em agradecimento fiz um desenho para você, mais da um desconto né, porque eu não sou desenhista. Beijos. http://desenhos-da-lara.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  7. Oi Lara!
    Obrigada pelo desenho!
    E que assinatura chique heim??
    beijos!

    ResponderExcluir
  8. Oi, Ila!
    Eu já falei aqui no seu blog ( sobre a vida após a morte e sobre um lance de ver coisas na parede, eu viajei no lance da parede! Falei sobre uma mulher de vestidão e cabelão, um unicórnio, um cachorro... Sei lá, nem me lembro mais de tanta coisa que eu vi naquela parede! :D Mas todas as vezes eu falei como anônimo, também não me lembro por que...) e eu só queria que você desse uma olhada no meu blog, só! Não precisa nem comentar, nem nada, só dá uma olhadinha, tá? Comecei agora esse lance de blog, tô meio que procurando opiniões! Agradeceria muito, bjs, Lani.
    www.blogdalani.blogspot.com

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Para orçamentos, por favor envie um pedido com maiores detalhes, através do meu e-mail profissional ilafox@gmail.com

Ah, e obrigada pela visita e pelos comentários! :-D

Ila Fox
Ilustradora