Mapeando a Vida

mapeamento genético, exame genes, genética, antepassados, descendencia, ancestrais, 23andme, by ila fox

Já repararam que as pessoas tem uma certa fixação sobre aparência X descendência?

Na última viagem várias pessoas perguntaram sobre minha origem, mas ficavam espantados quando dizia que sou Brasileira. As pessoas não entendem que Brasileiro não tem uma "fisionomia padrão". Esquecem que somos um país novo e por isso somos uma mistura de genes de todos os cantos do mundo. O X da questão é que eu não sabia de quais cantos do mundo meus antepassados vieram, snif.

Daí que eu e Ricbit resolvemos fazer mapeamento genético para esclarecer estas e outras dúvidas existenciais. E para isso fizemos um exame pelo laboratório 23andMe. Neste exame eles mostram a sua ancestralidade, mas também mostram as suas predisposições genéticas, doenças hereditárias, características, sensibilidade à remédios e tal.

O exame é até simples e nem é caro, custa 100 U$. Você se inscreve no site deles e pede um kit que vai chegar no endereço. Segue as instruções, cospe dentro de um potinho e envia de volta. A resposta sai dentro de um mês através do site. Infelizmente só dá para fazer fora do Brasil (nós fizemos nos EUA) pois a Anvisa não permite enviar material biológico pelos correios. Nhé.

Daí descobri que tenho genes:
91,4% Europeus (Sendo uma mistureba entre Ibéricos, Britânicos, Irlandeses e um pouquinho de Judeus, nussa!)
5,7% Asiáticos e Nativos Americanos (Ou seja, Indios!)
1,7% Africanos e Árabes (Olha que legal!)
1,1% Não identificado (Deve ser extra-terrestre! Só pode!!! hehe)

UPDATE: Com o tempo o laboratório vai refinando os resultados e com isso vai alterando a porcentagem do mapeamento ancestral.

Quem tiver oportunidade de fazer, faça! Se a pessoa for hipocondríaca talvez fique meio neurótica com as predisposições de doenças, hehe. Mas pelo menos rende uma bela reflexão sobre a vida! Pois é impossível não olhar todos estes dados e não pensar em seus ancestrais e toda sua história... Como será que viviam? O que passaram? O que sentiam? Fico grata por cada um deles, pois graças a suas lutas eu estou aqui hoje!

Comentários

  1. Nossa, que legal! Senti vontade de fazer... acho que daria mais africano, árabe e indios.
    Mas o da alergia é ótimo fazer, eu já devia ter feito há eras...

    Beijos,
    Re.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O da alergia seria interessante. Nunca se sabe para o que temos alergia né? No Japão fiquei morrendo de medo de comer ostra e me dar um piripaque (mentira, não gosto de ostra mesmo! hahaha)

      Excluir
  2. Que legal Ila!!!!!!!!!!! Menina européia com esse zoinho azur:D Dá pra ver o seu talento para o desenho nesse mapeamento tb? Bj Letícia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahaha não, mas dá para saber que escrevo melhor do que falo! X-D

      Excluir

Postar um comentário

Para orçamentos, por favor envie um pedido com maiores detalhes, através do meu e-mail profissional ilafox@gmail.com

Ah, e obrigada pela visita e pelos comentários! :-D

Ila Fox
Ilustradora