terça-feira, 30 de novembro de 2010

Desenho de Observação

desenho de observação modelo vivo, mulher nua, dicas para ilustradores, by ila fox

Uma dica legal para ilustradores é este link do site Pixelovely que vi na revista Ilustrar nº19. Onde você pode praticar ilustrações gestuais utilizando figuras humanas (a maioria são nus) ou animais.

O princípio é o mesmo dos desenhos de observação com modelos vivos. Você ainda tem a opção de tempo de exposição de cada imagem. O que acaba se tornando um ótimo desafio artístico.

Este desenho eu fiz em uns 3 minutos. Até tentei fazer em 60 segundo mas não ficou bom… eu ainda não tenho todo este poder de abstração. Quem sabe com um pouco mais de prática e estudos.

segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Convite Duplo

Convite duplo, colorido 2 casais, estilo cartum, by ila fox
Convite duplo: Alessandra e Thiago, Letícia e Leandro

A Alessandra queria um convite diferente, pois ela e o Thiago iam se casar na mesma data que o irmão dela, o Leandro e sua cunhada Letícia. O convite ficou super original! felicidades aos casais!

domingo, 28 de novembro de 2010

Dasllan e Eduardo

caricatura colorida casal, colorida, corpo inteiro, dasllan e eduardo by ila fox

A Dasllan é divertida e animada, então ela queria uma caricatura assim para combinar com seu convite de aniversário de 15 anos de casamento!

Parabéns ao casal, que façam muitos e muitos anos de casados ao lado da família dos amigos!

Depois das comemorações a Dasllan veio dar uma olhadinha nos comentários e deixar um depoimento:

Oi Ila!!!
Puxa...fiquei emocionada com os comentários...
Super obrigada, viu!?
Ficamos idênticos e AMAMOS de coração!!!!
Beijão!

sábado, 27 de novembro de 2010

Encontro Drink & Draw

Foto ilustradores café com letras BH Ila Fox, Ricbit, Lu Cafaggi, Mariamma, Samanta, Ladys Comics, e Thiago, Ryot, Daniel Werneck, Sergio Saleiro

Aconteceu nesta quinta-feira o Drink & Draw lá no Café com Letras de BH.

Estavam eu, Ricbit, Daniel Werneck, Ryot, Sérgio, Thiago e as meninas do Lady's Comics: Lu Cafaggi, Mariamma e Samanta Coan! Bebemos e desenhamos ao som do Daniel e sua set list de músicas estilosas! valeu pessoal, a noite estava muito boa!

Saldo da noite: Tomei dois cosmopolitans, uma dúzia de queijo milanesa, um petit gateau e fiz vários desenhos.
Nota Mental: Não tomar dois cosmopolitans com a barriga vazia.

Desenho a lápis, mulher cabelos ao vento, by ila fox
Uma mulher com cabelo ao vento "a la" Naoko Takeuchi

desenho a lápis, Lu cafaggi e Samanta Coan comendo Petit Gateau, Pinguins atacando sushis, by ila fox
Lu Cafaggi e Samanta Coan atacando um inocente Petit Gateau

sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Sensibilidade Musical

quadrinhos escutando musica no carro by ila fox

"Sensibilidade Musical" ou "Ai que vergonha das minhas fitas!". Pois não é fácil escutar uma fita onde se tem Backstreet Boys, tema de abertura dos Cavaleiros do Zodíaco e Roupa Nova na seqüencia. Urgh.

quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Freedom

transito caótico e bicicleta livre ilustração para o BH Humor by ila fox

Uma ilustração feita para o BH Humor com a temática sobre transporte e transito.

quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Hera Venenosa

Ilustração Hera Venenosa, vilã Batman, by ila fox

Comecei este desenho sem saber como ele ia terminar. A principio era para ser só uma mulher genérica, mas aí achei que estava muito básico e resolvi brincar com as cores, deixei a pele verde e o cabelo vermelho (culpa do natal que está aí?). Aí pensei que pudesse ser uma Fiona sexy ou uma Blanka fêmea, mas transformei na Hera Venenosa, uma vilã do Batman e pronto! E não é que ficou bom?

Ilustração Hera Venenosa detalhe, vilã Batman, by ila fox
Detalhe do desenho - Lábios verdes venenosos!

terça-feira, 23 de novembro de 2010

segunda-feira, 22 de novembro de 2010

A Saga das Fitas Cassetes

escutar musicas em fitas cassetes ilustração by ila fox

A música sempre foi uma grande companheira para meus momentos de criação. Com ela eu podia buscar a inspiração necessária para fazer o desenho que for! Mas se hoje eu tenho milhares de mp3 e rádios online disponíveis, há 15 anos eu tinha as clássicas fitas cassetes!

Eu devia ter umas 50 fitas cassetes. Todas elas numeradas, organizadas e com os nomes das músicas. Pode-se dizer que era quase um trabalho artístico montar uma sequência de músicas que tivessem uma harmonia entre si. Para isso eu tinha fitas intituladas, “Músicas felizes”, “Músicas tristes”, “Músicas para dias de chuva”, “Músicas para viajar”, e até sets mais obscuros como “Noites de uma menina só”, “Quando ganhei o Playstation” (?!), e por aí vai…

Engraçado pensar que em 10 anos tanta coisa mudou. Se hoje em dia você baixa CDs inteiros, naquela época, gravar uma música por si só já era uma aventura. Lembro que eu tinha que ficar feito uma psicopata grudada no rádio, esperando tocar uma música específica e torcendo pro bendito locutor não interromper ela pela metade. E muitas vezes, este mesmo locutor, sequer mencionava o nome da tal música no final, restando à mim escolher um nome para ela, que variava entre “Sei Ailóviu”, “Batidinha feliz”, “Sopro Doce”. Era lindo de se ver.

Não pensem que sou da turma do “antigamente que era bom”. Ao contrário, era um transtorno! As fitas viviam emperrando, enrolando, além do som que não era aquela maravilha. Só era legal pelo contexto em que era vivido mesmo (e olhe lá! Hehe).

E pensar que deve ter gente que nunca ouviu uma fita! Tô ficando velha mesmo.

sábado, 20 de novembro de 2010

Joice e João

caricatura noivos colorida, corpo inteiro, noivinhos Joice e João, Enfermeira e Corinthiano, caricatura para casamento, by ila fox

Caricatura dos noivinhos Joice e João! o casal queria uma caricatura divertida que mostrasse um pouco sobre eles, ela de enfermeira e ele de Corinthiano.

A caricatura foi usada como identidade visual do festa, estampando os convites, lembrancinhas, menu e tag de carro!

quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Rio Comicon 2010 - Eu Fui!

logo comicon RJ 2010

Eu e Ricbit chegamos no Rio na sexta passada pela manhã, aproveitamos a brisa do mar e um café aconchegante no Leblon para passar as horas enquanto esperávamos a hora de ir para o evento. Me senti dentro de uma novela do Manoel Carlos. Juro que vi até figurantes. Só faltava a musiquinha do Tom Jobim ao fundo. E o Sol.

Mas mesmo com o tempo cinza o Rio se mostrou uma cidade charmosa, e quer saber? O tempo não nos impediu de ir para a praia todas as manhãs. Que delícia! deu até para brincar na areia!

À tarde chegamos na ComiCon que aconteceu na antiga Estação Leopoldina. O lugar é bem estiloso, com sua arquitetura inglesa e espaço amplo. As exposições ficaram ótimas, principalmente a do Milo Manara. Mas parece que o lugar acabou ficando pequeno para as palestras e as filas quilométricas que se formaram durante as sessões de autógrafo.

Rio ComiCon 2010 ila fox, exposição manara, foto
Na exposição de originais do Manara. Fodão!

E nestas de pegar autógrafos - onde Ricbit fazia questão de caçar vários para sua coleção - conhecemos muitos ilustradores consagrados como Kevin O'Neill, Melinda Gebbie, Milo Manara, Laerte (com as unhas mais bonitas que as minhas), Angeli e Maurício de Sousa. Também foi bom rever os amigos e conhecer pessoalmente outros tantos talentos. O evento também estava recheado com a presença de jornalistas, editores, escritores... E veja só, conheci até alguns leitores do blog! aeee!

Ilustração Rio ComiCon 2010, Manara, Maurício de Sousa, Sidney Gusman, Laerte, Angeli, Gabriel Bá e Fábio Moon, Zumbis, Canal Brasil

Os meus gibizinhos também fizeram sucesso, consegui vender todas as cópias que levei. E num momento histórico, entreguei um exemplar para o Laerte, Angeli e claro, Maurício de Sousa! adorei a reação dele! foi super querido.

Maurício de Sousa com um gibi Ilaçõos de Ila Fox, Rio ComiCon 2010, foto
Uau! se ele ficou assim, imagine eu!

O evento foi realmente motivador, voltei para BH com mais inspiração que nunca! valeu! Até o próximo ComiCon!

E para quem quiser ver, tem mais algumas fotos no nosso album do Picasa!

quarta-feira, 17 de novembro de 2010

A Pipa e a Criatividade

Pai empinando pipa, filha aprendendo, dicas para ilustradores, ilustração by ila fox

Hoje é o dia da criatividade, e eu sendo uma artista valorizo cada fagulha de inspiração que tenho.

Quem já se divertiu empinando pipas sabe que para a brincadeira dar certo a pessoa tem que saber usar o vento ao seu favor, fazendo a pipa subir até o céu, livre, leve e solta. Com a criatividade é parecido. Temos que saber usar o mundo ao nosso redor para fazê-la voar.

Porém, sabemos que nem todo dia o céu está para pipas, assim como nem todo dia estamos inspirados. Nestas horas algumas pessoas desistem. Eu sou do tipo que sai em "busca do vento bom". Recorrendo aos caderninhos de inspirações anotações, procurando por antigos insights. E foi isso que aconteceu quando fiz o desenho deste post.

Eu estava aqui, querendo desenhar alguma coisa, mas sem uma ideia consistente, quando me lembrei de um esboço que fiz na tarde em que acompanhei meus tios no parque, numa tentativa quase frustrada de empinar uma pipa.

Era fim de tarde, e o vento já se tornara uma leve brisa que não ajudava muito. Mas meu tio, não se dando por vencido - e não querendo fazer feio perto da filha - fez de tudo para a pipa voar, e conseguiu! Para a alegria da minha priminha, que maravilhada, acompanhava cada movimento da pipa no céu, deslizando no ar.

As vezes basta uma brisa para as ideias voarem.

segunda-feira, 15 de novembro de 2010

sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Recordar é Viver #12

Quando eu era criança gostava de comer mexerica no pé

Eu ainda gostaria de poder fazer isso, mas quem disse que tenho uma pé de mexerica ao meu alcance? nem quintal eu tenho! nhé.

quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Ila Fox no Rio Comicon 2010

logo comicon RJ 2010

Alô Cariocas! Esta semana está acontecendo no Rio de Janeiro a ComiCon 2010, uma convenção internacional dedicada aos quadrinhos com a presença de muitos ilustradores renomados.

Vou aproveitar a visita à cidade maravilhosa para lançar minha primeira revista em quadrinhos o “Ilações de Ila Fox”. Afinal, nada mais auspicioso que lançar seu primeiro gibi num grande evento como este! E com vocês, minha primeira produção independente:

gibi da Ila Fox número 1, ilações de Ila Fox

A revista é uma coletânea dos melhores quadrinhos do primeiro ano do blog. Futuramente pretendo criar uma revistinha com material inédito, aguardem!

O gibi será vendido por 5 reais + envio. São 20 páginas. Sendo a capa colorida e o miolo preto e branco. Os primeiros cinquenta compradores online vão ganhar além do autografo, um brinde surpresa! uia!

Não pretendo fazer fortuna com os quadrinhos, é mais como uma forma de retribuir o carinho dos leitores que podem assim ter um pedacinho do meu blog em sua casa!

Quem se interessar pode me mandar um e-mail no ilafox@gmail.com

capa gibi ilações de ila fox número 1 2010
A capa da primeira edição. Não perca!

quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Retrato do Pedro Giglio

desenho, caricatura Pedro Giglio, Jigu, Arcadia, by Ila Fox

O Giglio queria um Retrato Desenho para ilustrar seu Twitter e Blog. Ficou bem legal, sente o estilo do rapaz!

segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Derrubando um Mito Felino

dar remédio para gatos, mito felino, ilustração by ila fox

Muitos mitos cercam os gatos: que eles são interesseiros, que eles roubam a alma, que eles dão asma. Aiai, quanta besteira… Mas não vou entrar neste assunto polemico, o mito felino que quero derrubar é o de que é difícil dar remédios para gatos, o que já gerou ótimas piadinhas na internet como esta aqui.

Tive vários gatos e todos eles aceitavam remédio numa boa, exceto por um ou outro que realmente se estressava nesta hora.

Há cada seis meses eu dou vermífugo para o Vinil e Miucho (é sempre bom manter os animais protegidos, afinal, mesmo sendo gatos de apartamento eles estão sujeitos aos germes que trago da rua para dentro de casa). E o que seria uma dor de cabeça para muitos eu consigo fazer em menos de 1 minuto! Quer ver?

domingo, 7 de novembro de 2010

sábado, 6 de novembro de 2010

Lembrancinha da Sofia

lembrancinha imã original festa infantil, iCarly i-Carly by ila fox

A Sofia é fã da série i-Carly, e queria que suas lembrancinhas fossem com esta temática. A i-Carly usa roupinhas coloridas, mega descoladas, e super combinou com a Sofia!

As lembrancinhas tem em torno de 10 centímetros. São magnéticas, podendo ser aderidas em qualquer superfície metálica onde um imã consegue grudar, como geladeira, mural...

lembrancinha imã original festa infantil, iCarly i-Carly by ila fox

sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Viagem para a India

viagem india, viajando india, ricbit

No começo de 2008 Ricbit foi para a India a trabalho. E claro que ele aproveitou a viagem para conhecer um pouco daquele país tão exótico.

Então aproveitando que na India, hoje, é feriado de Diwali (uma festa religiosa hindu que simboliza a destruição das forças do mal), resolvi fazer este desenho para relembrar um pouco das peripécias do meu marido na terra do Dhalsim!

Ricbit vai para India ilustração, India em Fevereiro, by ila fox

Para quem quiser saber mais sobre algumas destas histórias, Ricbit chegou a criar um blog para contar um pouco sobre as curiosidades da viagem (inclusive o caso do guia gay!).

quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Sou uma Pessoa Antiga #11

pipoca de panela é mais gostoso, ilustração by ila fox

Mesmo com toda facilidade da pipoca de microondas eu ainda prefiro a boa e velha pipoca de panela! As poucas vezes que me arrisquei de comer pipoca de microondas me arrependi no momento seguinte. O gosto rançoso de gordura gruda no céu da boca e não sai mais, e o cheiro ruim que fica pela casa? ai, não gosto não!

quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Restauração - Seu Manoel

restauração fotografia antiga, antes e depois, by ila fox

A foto do seu Manoel chegou assim, com sérios desgastes do tempo. E para “ajudar”, a foto era bem pequena (3,5 X 2,5 cm), o que muitas vezes acaba dificultando a reconstituição dos detalhes.

Tive que redesenhar grande parte da foto, tomando cuidado para manter a naturalidade, e não transformá-lo num desenho.

Adorei o resultado final. Parece que a foto realmente ficou novinha em folha!

terça-feira, 2 de novembro de 2010

Do Lado de Lá

vida após a morte, religião espírita, ilustração by ila fox

Não sei como é morrer. Até porque se já tivesse morrido não estaria aqui escrevendo este post para vocês. Também não sei o que acontece depois que se morre, pois ninguém nunca voltou para me contar.

Tem quem acredite em céu e inferno, em reencarnação, em sono eterno, em juízo final, em Matrix. Também tem quem acredite que não existe nada além disso aqui. Que você morre e pronto. Puxou da tomada. C'est fini.

Mas eu não gosto desta teoria. Senão qual o sentido disso tudo? Será que a vida é para ser só isso mesmo, esta sucessão de acontecimentos para acabar num vazio existencial? É como assistir um filme bom com o final ruim. Se for desta forma então eu preferia ter nascido como uma Turritopsis Dohrnii (aquela água-viva imortal). Pelo menos me pouparia deste salto para a escuridão.

Bom, cada um tem seu palpite sobre o assunto. E convenhamos que não dá para tomar nenhuma como verdade sendo que tudo ainda é uma grande interrogação para nós, os vivos.

Apesar de eu não seguir nenhuma crença, me simpatizo muito com a versão espírita de pós-morte. Me conforta a ideia de poder reencontrar pessoas queridas que se foram pro “lado de lá”. Poder olhar pra trás e perceber que tudo fez sentido. Acho que é um jeito de me manter otimista em relação á única certeza desta vida.

segunda-feira, 1 de novembro de 2010

Morena Tropicana

morena tropicana, mulher brasileira, ilustração by ila fox
Wear Sunscreen... specially in Brazil!

morena tropicana, mulher brasileira, ilustração by ila fox
Detalhe do desenho - Hibisco vermelho