As Coisas que Guardamos

computador com o HD lotado de coisas, ilustração by ila fox

Quando comprei meu HD de 200 Gb há 5 anos, achei que nunca mais teria problema com falta de espaço no meu computador. Que inocência a minha. Acontece que no meio de uma edição de vídeo, o computador foi curto e grosso: “o disco está cheio”. Putz, foi aquela correria para apagar arquivos e liberar espaço!

Pior que me esqueço que é sempre o mesmo drama. Foi assim com meu primeiro HD de 4 Gb, com o de 40 Gb, com o de 80 Gb. E vem aí o HD de 1 Terabyte. Parece que quanto mais espaço temos, mais espaço queremos. Até onde isso vai?

Garimpando arquivos inúteis no meu computador, descobri músicas que não escuto mais, instaladores desatualizados, jogos que parei de jogar há muito tempo, imagens, textos e vídeos, coisas de uma época que baixar algo da internet era demorado demais e depois dava dó de apagar…

Fiquei me perguntando o que nos leva à guardar tantas coisas que não servem pra mais nada. Coisas que a gente não quer, não usa, não joga fora e nem lembra que existe. Uma segurança de saber que elas estão lá? Compulsão por guardar? Só Freud explica.

No fim do dia, eu estava feliz e satisfeita de ver a lixeira do computador lotada, e ainda com uma vontade de continuar a faxina no meu guarda-roupa, gavetas e armários! Como já diria o ditado “Lixo: coisas que jogamos fora. Coisas: lixo que guardamos”.

Que bom seria se conseguíssemos ter este mesmo desapego em alguns setores das nossas vidas. Quantas relações, empregos, sentimentos e atitudes, que não trazem mais nada de bom, a gente vai levando na nossa bagagem existencial, só por levar.

Recomendo que de tempos em tempos, a gente pare, pense e faça uma faxina dessas nas nossas vidas também. Porque a vida, ao contrário do computador, não avisa que “o disco está cheio”.

Comentários

  1. Este post veio bem a calhar! meu micro tá precisando de uma boa faxina (e acho que minha vida também)

    ResponderExcluir
  2. acho que o ser humano tem essa compulsão mesmo por guardar as coisas, como lembrança... sei lá, só sei q to pra me desfazer de uma PILHA de CDs de backup q tem milhoes de coisas q não me servem de nada, mas como tem outas muitas coisas q eu uso no meio, ae fico com dó de jogar... roupas tbm são outra coisa que é dificil eu jogar fora, mesmo q não me sirva, eu fico achando q um dia vai voltar a servir xDDD
    é mto válido o conselho! as vezes temos tanta coisa entulhada nas nossas vidas, atrapalhando o resto, mas só por costume deixamos lá, a "limpeza de disco" SEMPRE é importante :)

    ResponderExcluir
  3. Ahhhhh, agora com um Terabyte vc vai demorar um pouco mais pra enche-lo... ou não! Rsrsrsrs.
    Ila, um ótimo programa pra visualizar de forma gráfica cada arquivo no HD e quanto de espaço ele ocupa é o SpaceMonger (http://www.sixty-five.cc/sm/). Pena que não seja gratuito (não pelas vias legais, se é q vc me entende :P).
    Ah, ótimo post. Mais um pra categoria dos Filosóficos. Rsrsrsrs.

    ResponderExcluir
  4. Um post para fazer pensar! muito bom Ila!

    ResponderExcluir
  5. George,
    Normalmente eu sempre tô ligada no espaço que ainda tenho... nunca gosto de deixar o HD abarrotado sabe? mas desta vez levei um susto, foi muito rápido!

    Michele,
    É uma ilação da Ila, hehe

    ResponderExcluir
  6. hmmm.... Bem... eu não sei de um canal mágico, mas posso te sugerir duas coisas:
    1- Tente comprar os ingressos pra SD2011 AGORA ou logo depois q acabar a desse ano... acredito que eles já vão estar vendendo.
    2- Se você tem trabalhos de ilustração publicados, mesmo que seja aqui no Brasil, acho que você pode verificar a possibilidade de se inscrever como profissional. Além de não pagar nada, e você ter direito a levar alguns convidados, é bem mais fácil de conseguir ingressos. Mas aí vc tem que ler as regras lá no site da convenção.

    Me avisa se vc conseguiu!!
    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Putz! ótimo post, Ila. Nesse exato momento tô precisando muito jogar umas coisas na lixeira e excluir permanentemente depois. E não tô falando do meu PC. :)

    ResponderExcluir
  8. Cafaggi,
    Isso! apaga mas APAGA MESMO! tem coisas que não compensam nem fazer backup. ;-)

    ResponderExcluir
  9. gostei da analogia, do desenho, da classica cena de abrir o armario e tudo cair em cima de você XDDD

    é como diz aquela tirrinha: "Se valor monetario fosse mudado para quantidade de fotos engraçadas que tenho no meu Pc, eu estaria rico agora"

    ResponderExcluir
  10. a pergunta q nao quer calar...prq qbt mais espaço temos mais temos q preenche-los?
    Eu morro de dó de apagar meus arquivos antigos...todos tem um significado, um motivo ou uma fase da minha vida..mas as vezes precisamos nos desfazer de coisas velhas para adquirir coisas novas. E na minha opniao...é um preço justo! xD ;)

    ResponderExcluir
  11. Buhler,
    hahahah no tempo da internet discada eu guardava todas aquelas imagens engraçadas que o povo mandava... ;-)

    Tainan,
    Mesmo eu fazendo uma faxina e liberando uns 50 gb de espaço, eu senti necessidade de comprar outro HD. Principalmente por causa das fotos que ocupam cada vez mais espaço! O_O

    ResponderExcluir
  12. Bela sacada esta analogia com a nossa vida Ila!
    Fazia tempo que não passava por aqui... este post caiu na minha tela na hora certa. Tudo a ver com o meu momento-faxina. rs!
    Obrigada!
    Beijos,
    Paula Nigro

    ResponderExcluir
  13. Fotos e vídeos ocupam muito espaço mesmo! Planejo oraganizar minhas fotos há tempos em DVDs, mas ainda não tive tempo de sentar e arrumar isso bonitinho :(

    Minha camera tira fotos com até 7M, mas eu configurei para sempre tirar fotos com no máximo 3M, porque meus olhos não sentem a diferença mesmo, hauahuahau e ainda economizo espaço no HD. Ah, e mesmo quando eu vou na fotótica, pedir para imprimir, elas ficam boas...

    hehehe, por hora, acho que não preciso de faxina na vida, mas realmente, seria bom se pudessemos deletar memórias, sentimentos e atitudes que não nos fazem falta, como deletamos arquivos de computador hehehe

    Seu desenho está muito bem bolado, gostei muito :)

    ResponderExcluir
  14. nosssaaa...eu tenho mania de guardar foto tb... depois de um tempo eu vou ver e penso:
    - q foto idiota..prq eu guardei?
    kkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  15. nosssaaa...eu tenho mania de guardar foto tb... depois de um tempo eu vou ver e penso:
    - q foto idiota..prq eu guardei?
    kkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  16. Paula Nigro,
    Vai Paula, deleta tuuuudo que não faz falat! hehe


    Annelise,
    Uma época eu estava com mania de gravar fotos em super resolução, mas percebi que era besteira, já que a maioria das fotos nem vão sair do computador mesmo... :-P


    Tainan,
    Ah, fotos borradas, feias, desfocadas eu tbm jogo fora sem culpa, hehe. E foto de ex então? shift + delete nelas! que é para nem chegar a ir pro lixo, pra sumir MESMO! hehe

    ResponderExcluir
  17. Realmente, é muito bom dar uma boa faxina de vez em quando, né?
    Eu bem que tento manter meus arquivos organizados e tento armazenar o mínimo possível, mas é impossível não juntar coisas inúteis! rsrs
    Acho que daqui um tempo o espaço do HD já não será problema... a onda vai ser armazenar tudo na "nuvem"! =)
    Bjo

    ResponderExcluir
  18. Tá na hora de faxinar minha vida... post maravilhoso, me motivou pra caramba a tomar algumas decisões!

    ResponderExcluir
  19. belo texto e bela metáfora.

    =)

    desapego.. é algo complicadinho de se trabalhar, mas com bastante esforço, a gnt consegue!

    ResponderExcluir
  20. Fificat,
    Então bóra mandar pro lixo tudo que não faz mais sentido!

    Yuri,
    Desapego é algo complicado mesmo, ainda mais nos dias de hoje que o negócio é TER, TER e TER! temos que nos policiar. ;-)

    ResponderExcluir
  21. Eu tinha a mesmíssima mania de guardar coisas, não só no computador. Até que comecei a mudar de casa, encaixotar coisas com frequencia, daí, vc nao agueta. Tem que deixar muita coisa pra trás. Pra me safar dessa, faço umas limpezas periódicas e acho incrível o quanto eu ainda consigo guardar tranqueiras. Folders de exposições, revistas velhas, papeizinhos, etc...confesso que vc me inspirou! Vou fazer uma limpezaa djá!

    ResponderExcluir
  22. Ainda bem que meu marido não deixa a coisa chegar nesse ponto. Ele vai gravando tudo e tirando de dentro do micro. Mas temos vááááárias caixas de cds. A maioria nunca mais voltamos a olhar, o quê não deixa de ser "guardar lixo", né?

    ResponderExcluir
  23. Denise,
    A melhor sensação é levar pra rua uma sacola cheia de lixo que estava dentro de casa disfarçado de "coisas uteis"! e concordo que a necessidade de estar sempre se mudando é um dos motivos para eu ir "enxugando" estas coisas todas... O_o

    Mel Gross,
    Sabe que tenho um medinho de guardar coisas em Cds e Dvds? de vez em quando encontro uma mídia que resolve parar de funcionar "do nada"... o_o

    ResponderExcluir
  24. Plena verdade ila


    Lidiomar

    ResponderExcluir
  25. Descobri seu blog por acaso e virei fã. Realmente vc tem razão. Guardamos tantas coisas inúteis que além de pesarem o pc, também pesam os ombro, sei lá! Só sei que quando faço uma boa faxina, seja no computador, seja no armário, fico leve, leve...!

    PS: Amei o convite em tirinhas. Minha irmã vai casar, vou sugerir a ela. Ficou lindo, lindo!

    ResponderExcluir
  26. Lidiomar,
    ;-)

    Ana,
    Eu também me sinto mais leve quando faço uma boa faxina! é quase que uma terapia! :-D

    ResponderExcluir
  27. Amei tanto o convite original em tirinhas e quadrinhos, que gostaria de saber se posso colocar as imagens no meu blog e citar você como a maravilhosa artista e mãe do projeto.

    Bjs

    ResponderExcluir
  28. Ana,
    Opa, propaganda é sempre bom não é? pode sim! me passa o link do seu blog também!
    Beijos

    ResponderExcluir
  29. hehehe pior que é verdadíssima. Mas até hoje me dei bem com o de 300 giga...

    ResponderExcluir
  30. Por isso que meu "spring cleaning" comecou em finais de janeiro e parece nao ter fim !! Amei a frase sobre lixos e coisas, vou anotar...

    ResponderExcluir
  31. Merylliel,
    Por via das dúvidas comprei um de 1 Tera que é para demorar para voltar a ter problemas de falta de espaço! :-P

    Anita,
    Hahahahaha

    ResponderExcluir
  32. Já no meu caso é diferente, sinto uma certa compulsão por apagar arquivos, sou praticamente um monge budista de tanto desapego. rsrsrs
    É a vida não manda aviso mesmo ou quando manda, já é tarde demais...

    ResponderExcluir
  33. Pior, Ila, que eu em vez de limpar, estava pensando seriamente em comprar um NOVO HD externo, com maior capacidade, lógico...hehehe...

    Agora que tu mencionou é que me toquei que tenho é que limpar! Incrível, como o óbvio pula na nossa cara, mas a gente não vê... Ainda mais uma obssessiva compulsiva guardadora de lixo como eu...

    Sabes que eu coleciono imagens, mesmo antes delas serem digitais? Pois é, eu tenho recortes de revistas desde a idade de 12 anos, pois naquela época, meu sonho era ter um ARQUIVO DE IMAGENS... um local onde eu pudesse fuçar e achar as mais bonitas e divertidas imagens para colagens, brincadeiras, cartões, etc... Eu tenho 42 hoje... e nunca parei de guardar imagens que amo, como as tuas... (callllmmmaaaaaaa... não vou usá-las para fins comerciais, deusulivre!) É só pra mim mesmoooooooooooo!

    Beijos e obrigada pelo toque na cuca...

    ResponderExcluir
  34. Eduardo,
    Eu também não sou de guardar muito não viu.. mas mesmo sem ser das mais apegadas, as vezes acho muitos arquivos que poderiam ter sido apagados há tempos!


    Silvia,
    Sabe que quando eu era adolescente, e estava começaaando com este papo de querer ser ilustradora, eu li que era bom ter pastas e pastas com arquivos de imagens para referencias. Eu fiquei neurótica com isso, e passei a guardar algumas... felizmente, logo o Google surgiu para facilitar minha vida! hehe

    ResponderExcluir
  35. Eu estou com meu HD do laptop de 160 na metade e já estou querendo pegar outro, um de 500gb, só pra garantir. Também tenho uma pasta no computador chamda pesquisas, onde guardo tudo de bacana que acho na net. Mas tenho um sistema de arqivos super organizado também, tudo em seu devido lugar. rs

    ResponderExcluir
  36. Ezequias,
    Pois é, ser organizado tbm é muito importante, tanto no computador, quanto na vida. ;-)

    ResponderExcluir
  37. A primeira vez que achei que nunca encheria um HD foi quando comprei um de 1GB em 1995. Convenci meu pai a me dar ele dizendo que nunca mais na vida compraria outro HD. Doce ilusão...
    Eu sofro deste mal tb.
    Minhas faxinas virtuais rendem belos gigas. Outro dia dei a faxina nas fotos de casamentos de clientes que não enviei a eles por não estarem legais e continuaram por lá. Só aí ganhei 50GB, mas sei que tb tem um mundo de coisas a deletar ainda.
    Sua ilustração me trouxe belas lembranças da minha infancia. Como eu amava StarFox...

    ResponderExcluir
  38. Fala sério...seus desenhos são perfeitos! Parabéns!!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Para orçamentos, por favor envie um pedido com maiores detalhes, através do meu e-mail profissional ilafox@gmail.com

Ah, e obrigada pela visita e pelos comentários! :-D

Ila Fox
Ilustradora