Fazendo arte no Surface Pro

Como ilustradora, eu sentia falta de um tablet com caneta sensível à pressão para usar em viagens. Tipo uma “Cintiq portátil”, para quebrar um galho de vez em quando. Eis que a Microsoft escutou meus pedidos e desenvolveu o tablet Surface Pro em parceria com a Wacom. Oba!

O Surface Pro é um misto de tablet com pc. O sistema operacional dele é o Windows 8 (O que permite a instalação dos mesmos programas que usamos para desenhar, e que rodam num desktop). Com a linda resolução de 1920 x 1080 pixels concentradas em uma tela sensível de 10,6 polegadas. Tem 128 Gb de HD SSD, Core i5, GPU Intel integrada e 4 GB de RAM. Apesar do pouco espaço de HD (que vc resolve com um bom espaço virtual). É um tablet para quem gosta de produzir!

Surface Pro X Cintiq, Surface pro, tablet para desenho, qual é melhor, cintiq ou surface pro, Surface pro review, Surface pro resenha, surface pro para desenhistas, surface pro para artistas

Bom, como nem tudo nesta vida é 100%, meu primeiro problema em relação ao Surface foi com a instalação dos drivers. Embora ele tenha reconhecimento de pressão, ele só funcionava nos aplicativos para Windows 8. Mas a Wacom resolveu este pepino criando um driver que permite seu uso em qualquer programa gráfico.

O segundo problema foi em relação às teclas de atalho. Na Cintiq existem uns botões de atalho nas laterais que facilitam a vida. Enquanto que no Surface, na hora de desenhar acabamos contando somente com a tela (que fica abaixada, para maior conforto na hora de desenhar). Minha sugestão é usar um teclado wireless ao lado, vai ajudar horrores!

O terceiro problema, que eu só descobri depois, com mais horas de uso. É que o Surface esquenta bastante, a ponto de incomodar no verão (mas no inverno é gostosinho pois aquece as mãos, hehe)! Afinal, ele não é só uma tela sensível à caneta, ele também está processando toda a informação né?

Em contrapartida a resolução e as cores do Surface estão bem melhores que minha Cintiq 12” que foi lançada em 2007 e já anda meio míope, tadinha.

Mas vamos ao que interessa, a parte prática!

Para começar fiz um teste básico, usando formas simples, testando a definição, leveza e pressão do traço. Não senti diferença neste aspecto. Para mim os dois se saíram praticamente iguais neste ponto!

Surface Pro X Cintiq, Surface pro, tablet para desenho, qual é melhor, cintiq ou surface pro, Surface pro review, Surface pro resenha, surface pro para desenhistas, surface pro para artistas

No segundo teste eu arte finalizei o mesmo desenho tanto na Cintiq quanto no Surface. Tirando algumas dificuldades com as tais teclas de atalho (já que estou bem mais acostumada com a Cintiq), não senti grandes diferenças ao desenhar. As cores também sairam diferentes, já que a percepção muda de um monitor para outro.

Meu veredito final é que o Surface foi uma ótima aquisição, pois não deixou nada a desejar em relação à Cintiq! Como pretendo usar como computador backup não me importo de ter pouco espaço no HD. A vantagem da Cintiq na minha opinião é que se eu trocar de computador, posso continuar usando ela sem problemas. Enquanto que no Surface, eu fico dependente do hardware.

Surface Pro X Cintiq, Surface pro, tablet para desenho, qual é melhor, cintiq ou surface pro, Surface pro review, Surface pro resenha, surface pro para desenhistas, surface pro para artistas

Resumindo:

É pra você... Que gosta da mobilidade de poder trabalhar de qualquer canto, que viaja muito, que precisa fazer pequenas alterações de artes enquanto está fora de casa.
Talvez não seja pra você... que faz questão de um monitor grande, que precisa de muito espaço no HD, que não gosta do Windows.

E antes que me perguntem: Meu Surface Pro foi comprado na Best Buy de Nova York. Paguei cerca de 800 U$ em Outubro de 2013.

No mais, existe um site focado em artistas que usam Surface, onde discutem ferramentas, bugs, drivers… enfim. É bem útil! - Surface Pro Artist. O tal driver para reconhecimento de pressão você pode baixar aqui.

UPDATE: Me contaram que JÁ existe uma Cintiq portátil, e o nome é Cintiq Companion Hybrid, mas além de mais cara 1.500 U$, ele tem pouquíssimo espaço de HD, somente 32 Gb. Mas já é um bom começo!

Comentários

  1. Caraca que bacana Ila. Este Surface deve ser massa mesmo. Qual a caneta você utilizou para fazer o desenho? Ja vem com ele ou é alguma caneta qualquer sensível ao toque?
    Eu uso para fazer meus desenhos o tablet da samsung Galaxy 10.1 que vem com a Spen, e me surpreendi muito. Tenho nele instalado o Photoshop Touch e funciona bem também.
    Parabéns pela compra e brinquedinnho.
    Eduardo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Eduardo
      A caneta vem com ele sim, foi projetada pela Wacom, é muito boa. Se não me engano no caso do Surface tanto a caneta quanto o tablet são sensíveis à pressão.

      Excluir
  2. Ilá, legal o seu "review"!

    Uma curiosidade, sei que não é muito sua praia, mas chegastes a tentar fazer tratamento de foto (Photoshop principalmente) com o Surface?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cassio! Uai, não vejo porquê não daria. Se consigo desenhar no Photoshop, tratar fotografias rola na boa. ;-)

      Excluir
  3. Tô precisando de uma tablet nova, a minha é uma bamboo de 2008 e já tá com os sensores doidinhos. Pena que a cintiq seja tãão caraaa. :(

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lila! No Brasil né? Lá fora o preço da Cintiq (de 12" pelo menos) foi quase o mesmo do Surface... o Surface paguei 800 R$ em Out/13, e a Cintiq paguei 999 R$ (acho) em Ago/10...

      Excluir
    2. Olá... pelo que entendi, vc pagou 800 Reais (no exterior) no Surface. ou 800 Dólares?

      Excluir
  4. Você tirou uma dúvida do meu namorado rs rs rs rs rs rs
    Adoro suas artes, você arrasa sempre!!


    Beijão!

    ResponderExcluir
  5. Olha você me fazendo gastar dinheiro rsrsrs.
    Mas estou muito precisando de algo assim para utilizar com lightroom para tratar fotos.
    Obrigado pela dica!

    ResponderExcluir
  6. Olha não sabia que existia este tablet novo... hehehhe... preciso ficar mais atenta as tecnologias.
    Mas você me deixou curiosa.... A cintiq não é um tablet já??? Ou ela é um monitor ligado ao PC sensível ao toque???
    Beijos..
    Paty

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Paty
      Então, é que existe muita confusão sobre este assunto. A Cintiq, Bamboo, etc, são mesas digitalizadoras na verdade. O Tablet que menciono no texto é tipo aqueles "Ipads" sabe? Este tipo "Ipads" são bem limitados quando o assunto é desenho, não permitem instalar programas de artes, não tem reconhecimento de pressão e tal. O Surface é um Tablet tipo "Ipad" com sensibilidade de pressão de caneta, mas que também funciona como um computador. Por isso ele é diferente dos outros tablets.
      Foi como eu disse, ele é um ótimo quebra-galho, mas eu ainda prefiro minha Cintiq para trabalhar normalmente.

      Excluir
  7. Mas e a bateria? Quanto de autonomia, utlizando os recursos para fazer "arte", você obteve?


    André

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi André, eu não tive tempo de testar pra valer, mas a Michelle do site Geek Cats, que também tem um Surface Pro, disse que são 4 horas na bateria.

      Excluir
  8. entao ila o que nao entendi é se a cintic é um tipo de monitor ligado ao pc mas que é sensivel a pressa o. eu nunca vi uma de perto. bjo. Paty

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Paty, a Cintiq só funciona ligada num computador, pois não tem como instalar nada nela. ;-)

      Excluir
  9. Olha, eu ja conhecia este tablet mas não sabia que dava pra fazer tanto com ele. Você já imaginou também utilizar o Samsung Tablet Note 10.1 que vem com a caneta spen? Conheço 2 pessoas que tem e gostam dele.

    Abraço.
    Fernando.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Fernando
      Mas este tablet da Samsung tem sensibilidade à pressão? (esta diferença entre um traço fino e grosso?) isso faz a diferença...

      Excluir
    2. Oi Ila, tem sim, inclusive existem várias agencias de publicidade que utilizam este tablet para efetuar seus trabalhos. Eu mesmo to pensando em comprar um depois que eu experimentei na Fast Shop. Eu percebi que se forçar a mão o traço sai mais grosso e se for leve sai fino.

      Excluir
  10. Esse ae eu não conhecia, mas a cintiq companion sim =) adoro essas tecnologias, estou usando o inkling da wacom, um mimo e muito útil!! abraços

    ResponderExcluir
  11. Oi Ila, tudo bem! Eu tô coçando a mão pra pegar um desses, na verdade eu queria uma cintiq companion de 500gb com windows mas é muito caro. Enfim, antes de dar uma olhada no seu post eu vi um outro site com uma postagem mais antiga falando que apesar de possuir os níveis de pressão, só 3 aplicativos permitiam essa funcionalidade, vi que você disse que a wacom já deu um jeito nesse problema, mas pra sanar de vez a minha dúvida eu queria saber qual versão de photoshop (se é que você usa ele mesmo), pois é o software que eu tenho mais afinidade pra desenhar.

    Obrigado,
    abraço.

    ResponderExcluir
  12. Eu também uso Photoshop. Se não me engano no Surface está instalado o Cs6 (acho que é isso)

    ResponderExcluir
  13. Oi Ila, boa noite, estou aqui pesquisando qual a mesa digitalisadora comprar, pensanso no custo beneficio, pesquisei uma tal de easyvision(chinesa) o galaxy note, e agora o surface, com os seus comentarios fiquei bem animado com ele, e me parece com um preço ao meu alcance, mas não compreendi direito qual o programa vc usar para fazer as belas ilustras, eu uso o photoshop, será que nele eu conseguiria instalar, um abraço e parabens pelo post, bem esclarecedor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jolba! Tem que ver se estes tablets realmente servem para desenhar, pois alguns não tem níveis de pressão. No caso do Surface ele é feito pra isso. Ah, e por dentro ele é como um computador, tem Windows e tudo, por isso dá para instalar qualquer programa, inclusive Photoshop.

      Excluir
    2. Obrigado Ila, vai ser esse mesmo, vi depois na resposta acima, que você tem o photoshop instalado, fiquei satisfeito, pesquisei tambem no youtube, e encontrei gente com mangá studio e CS nele, acho que encotreio o que vinha procurando, e o preço na faixa de que uns 800 dolares né, por aí, abração e obrigado pela sua atenção, ajudou e muito.

      Excluir
    3. Jolba, o meu Surface é o 1, este preço já deve estar até mais baixo pois já estão no Surface 3! ;-)

      Excluir
    4. valeu Ila, a minha familia vai ao "estates" em setembro, esposa e filho e vou perdi a ela que me traga um, assim vou poder fazer os trabalhos quando não estiver em casa, em casa eu ainda uso uma bamboo fun, muito boa por sinal, no futuro vou caminhar para uma cintq...na verdade em termos de conforto e ergometria, vc acha que a surface perde muito pra cintiq, ou isso não tem relevancia, mais uma vez obrigado, abração.
      OBS, tenho uma cunhada (irmã da minha mulher) de nome Lívia, e com o apelido "Ila" nos eu caso é nome mesmo, rssss, é só uma curiosidade, valeu!!!

      Excluir
    5. Oi Jolba! Olha, acho que os dois tablets são ótimos. A vantagem da Cintiq, é que você pode trocar de computador e continuar usando ela, enquanto no Surface, você vai ficar preso ao hardware dele. No dia que for obsoleto, bye bye tablet. ;-)
      p.s - Vou até atualizar o post e mencionar este aspecto. ;-)

      Excluir
    6. Ah, é verdade, eu não havia pensando dessa maneira, mas tambem tem o outro lado né, que para trabalhos fora do estudio, a surface seria mais adequada, ou mais prática né, já que no caso só levaria um equipamento, e não dois, no caso da cintiq teria que levar um notebook junto né, mas que o que vc falou faz sentindo sim, pois hoje a tecnologia é muito rápida, e eles migram para outros sistemas rapidamente, e coisas desse tipo vai acontecendo a toda hora...bem vou ver aqui o que fazer, heheheh, obrigado mais uma vez um abração eum bom trabalho!!

      Excluir
  14. Ila tudo bem? Que software você utilizou no surface? O Photoshop?
    é possivel instalar qualquer software de windows nele?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Sato, então, como expliquei no post, como ele é Windows por dentro, dá para instalar qualquer programa, incluindo Photoshop.

      Excluir
    2. e a pressao do photoshop e boa? ou maisoumenos

      Excluir
  15. Isso tudo eu expliquei no post. ;-)
    A pressão é boa sim, mas você tem que instalar o driver certo.

    ResponderExcluir
  16. Ila a ultima, o drive que ela utiliza é da Wacom ou Ntrig?

    ResponderExcluir
  17. Ahh e ele é o surface pro 2? ou o primeiro?

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Para orçamentos, por favor envie um pedido com maiores detalhes, através do meu e-mail profissional ilafox@gmail.com

Ah, e obrigada pela visita e pelos comentários! :-D

Ila Fox
Ilustradora