O Maior desenho que já fiz

Este post é sobre o maior desenho que já fiz. Então, nada mais justo que também seja meu maior post até agora, hehehe. Senta que lá vem a história!

***

Em 2005 estive diante de um dos meus maiores desafios como ilustradora. Desenhar e pintar 3 painéis de 10 metros cada. SOZINHA!

Naquela época, a minha rotina era ir da faculdade pro estágio no Sesc. Lá eu me tornava a mocinha do setor de Apresentações Artísticas, que montava exposições, organizava eventos e decorava ambientes para datas festivas.

Confesso que não era muito boa nisso. Depois de tantos anos trabalhando só na frente do computador, eu sofria para lidar com os materiais do mundo real (papel nacarado? quiéisso?!). Cansei de encher balão de festa e de queimar o dedo com pistola de cola quente. Nhé.

ila fox estagiária de apresentações artísticas sesc londrina 2005, dicas para ilustradores,
Apenas mais uma estagiária perdida!

Então que, a Yuka, minha “chefe”, ficou grávida. Tudo beleza se não fosse por um detalhe: ela entraria de licença maternidade bem na época dos preparativos do Sesc em Cena, que era o acontecimento mais importante do nosso setor. O evento movimentava o Sesc todo. Mas éramos nós os responsáveis em preparar cenários inteiros para o musical.

Pois bem, eu estaria sozinha nesta jornada.

E para piorar a situação, era meu último ano de faculdade. O TCC (tese de conclusão de curso) já me consumia grande parte das preocupações diárias.

Meu fim do ano seria uma corrida contra o tempo. Eu tinha 4 meses para terminar o TCC, fazer todos os últimos trabalhos e provas da faculdade, criar a concepção dos cenários, confeccioná-los, apresentar a tese pra banca e finalmente estar com os cenários prontos pro Sesc em Cena, e claro, manter a sanidade durante todo o processo!

Ou seja: o bicho ia pegar pro meu lado mermão!

ila fox e Yuka Toyama no Sesc Londrina em 2005, dicas para ilustradores,
Yuka e eu (Feliz, sem saber o que me esperava!)

Como o tema do musical já era velho conhecido da minha infância, a cenarização de A Bela e a Fera saiu fácil da cabeça, o difícil era saber como aquilo ia sair do papel!

Uma das minhas grandes (e bota grande nisso) preocupações na composição do tal cenário, era o fundo deles. Não dava para simplesmente botar um panão preto e encher o palco de objetos cenográficos. Tinha que ser algo colorido e feliz.

O problema já começava com o próprio tecido que não existia naquela dimensão! a saída foi comprar TNT e colar 3 pedaços com cola quente até dar o tamanho certo. Tecidos prontos, eu tinha que começar com os desenhos!

Mas como fazer 3 desenhos enormes em 3 painéis de 10 metros de largura por 4 metros de altura? Pô, eu estava acostumada em desenhar no máximo usando um papel A3… NHA!

Foi quando tive a brilhante ideia de passar meus desenhos para uma transparência, para então projetar nos tecidos gigantes. Para isso, o pano tinha que estar em pé, então o prendi com alfinetes numa cortina. E dá-lhe gambiarra nestas horas!

Montagem cenário Sesc em Cena Bela e a Fera 2005, dicas para ilustradores,

Com 30 metros de panos riscados, restava começar a pintura. Como seriam 3 cenários diferentes, eu precisaria de uma variedade muito grande de tintas. Como o orçamento não me permitia tal extravagância, apelei para um baldão de tinta látex branca com pigmentos para misturar.

Montagem cenário Sesc em Cena Bela e a Fera 2005

Ainda tinha o fato de que o salão que eu usava para fazer isso, tinha que estar devidamente limpo e liberado para os finais de semana, onde aconteciam os bailes da terceira idade. Na sexta era aquela correria para ter certeza que a tinta estava seca antes de dobrar e guardar o tecido, para na segunda, começar toda maratona novamente. Ufs.

Montagem cenário Sesc em Cena Bela e a Fera 2005, dicas para ilustradores,

Agora imagine toda esta trabalheira multiplicada por três. Sentiu o drama né? pois é.

Não vou negar que senti um orgulho de mim mesma ao ver meus painéis gigantes pintados, estendidos no chão. Prontinhos para o grande dia!

Montagem cenário Sesc em Cena Bela e a Fera 2005, dicas para ilustradores,

O mais legal porém, foi ver tudo isso durante o espetáculo. Mesmo estando em plano de fundo, eu não conseguia tirar os olhos deles! com a iluminação certa então, ganharam vida!

Montagem cenário Sesc em Cena Bela e a Fera 2005, dicas para ilustradores,

Dá para ver todo o processo de montagem do cenário neste vídeo com fotos.

E também tem este vídeo dos bastidores, com vários trechos de filmagens que fiz no dia.

Ao terminar o espetáculo, todos vieram me parabenizar pelo feito. Adoraram o resultado final. E eu não acreditava que tinha sido capaz de dar conta de tudo sozinha! Ainda mais eu, que era super lerda com estas coisas.

No fim o esforço valeu a pena!

Ah, e o TCC? Tirei nota 10!

Comentários

  1. Meninaaaaaaaaaa que demais! de pequena vc soh tem o tamanho pq o talento... parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Wow, que história legal! =D E concordo com a guria acima, seu talento é enoooorme!

    ResponderExcluir
  3. ficou liiiiindo! mandou muito bem ila!


    Ludmila

    ResponderExcluir
  4. Nina,
    Hahaha obrigada!

    Giseli,
    Ui, assim vou ficar megalomaníaca! hehe

    Ludmila,
    Brigadúúú!

    ResponderExcluir
  5. Nossa Ila! A ideia de projetar o desenho para ajudar a pintar foi ótima :) O trabalho final ficou muito lindo.

    ResponderExcluir
  6. Cara! Deu canseira só de ler sobre este trabalhão todo! E ainda um monte de obstáculos para atrapalhar! Uff! Mas a sensação depois da vitória deve ser incrível, né!? Do tipo: "depois disso, sou capaz de fazer qualquer coisa!".

    ResponderExcluir
  7. Ilaaaaa que máximo isso!

    Isso é uma história de superação dos próprios limites! não é pra qualquer um dar conta de uma faculdade e estágio com tanta desenvoltura! rs

    Parabéns, vc é demais mesmo!

    ResponderExcluir
  8. Annelise,
    Cê viu só? mas depois descobri que esta minha técnica 'suuuper original' é muito usada nestes casos de desenhos gigantes. É que é muito difícil conseguir ter noção de proporção em grandes dimensões. ;-)

    Peaga,
    Se vc cansou só de ler isso imagine eu que estava lá pintando estes desenhos! hehe :-P

    Aline,
    Nossa menina, nem me fale! antes fossem só estes problemas viu!na época eu tbm comecei a me preocupar com o pós-faculdade, emprego, estas coisas. E ainda juntava que eu tava num namoro falido que só me tirava inspiração, argh. Assim não dava, eu fiz milagre ali, hahahaha

    ResponderExcluir
  9. Eu sempre me pergunto como faria se tivesse que desenhar alguma coisa grande desse jeito. Também tô acostumado com um A3 no máximo. Achei genial sua idéia de projetar a transparência pra servir de referência na hora de pintar. Muito bom, Ila!

    ResponderExcluir
  10. Parabéns Ila. Deve ter dado um trabalhão tudo isso, mas que bom que vc atingiu seus objetivos!! Vc merece o seu talento!! :D

    ResponderExcluir
  11. Cafaggi,
    Ainda bem que me deu este "clic", pois não tenho a mínima idéia de como ia fazer sem a ajuda do projetor!
    Aliás, um problema que tive no dia, é que a altura do pano era maior que a altura do salão, então eu tinha que desenhar metade, prender a outra metade do pano, e desenhar a outra metade. Ufs, que complicação!

    Helena,
    Obrigada, a gente tem que se esforçar sempre né? ;-)

    ResponderExcluir
  12. Piiiilha
    neste aqui vou ter que comentar:
    EU TENHO ORGULHO DE VC!! eu sempre soube do seu talento! e nossa, a ideia q vc teve do projetor, foi uma super sacada!!
    ficou lindo o cenário durante a apresentação! perfeito!!
    parabéns pilha!
    vc merece todo o sucesso do mundo por seu talento!
    bjos

    ResponderExcluir
  13. Caramba, muito bom seu relato. Cheio de supresa e tensão, rsrsrs. E o final apoteótico foi show. As gambiarras utilizadas deixariam MacGyver com vergonha, kkkkkk. Parabéns por esse que é dos seus melhores posts.

    ResponderExcluir
  14. Mirelle,
    Piiiilha, adoro quando vc comenta sabia?? :-D

    George,
    Hahaha final apoteótico foi ótemo! é um post longa metragem com mania de grandeza sobre um desenho gigante! que bom que gostou! ;-)

    ResponderExcluir
  15. Nooosssaaaaa! Que medo de fazer esses painéis! Ficaram muito bons!
    Parabéns!

    ResponderExcluir
  16. É quase como se fosse uma gigantografia rsrsrsrs... parabéns e sucesso pra vc!

    ResponderExcluir
  17. Mas que trabalheira, hem?! Esse desafio não foi pra qualquer um!

    Resultado fantástico!

    ResponderExcluir
  18. Os cenários ficaram muito bons mesmo, especialmente o do Palácio depois de iluminado. E a idéia de projetar as transparências no pano foi genial!

    ResponderExcluir
  19. Cris Peter,
    E bota medo nisso! hahaha

    Adriano,
    Ilas Maximus, 8-P

    Kell,
    Obrigada! :-D

    Takashi,
    Nível Hard!

    Eduardo,
    Pior que as fotografias não ajudaram, pelo visto a fotógrafa não tinha as manhas de fotografar peças teatrais... a iluminação ao vivo ficou melhor ainda!

    ResponderExcluir
  20. Ila, com certeza vc se superou neste trabalho, todos ficaram encantados e a primeira fui eu claro, e muito orgulhosa também.
    Mas é lógico que confiava no seu taco, pois não conseguiria sair de licença maternidade, curtir o Tiaguinho e ficar preocupada se tudo estava dando certo...aliás, acho q ficou melhor do que se eu estivesse junto...
    BJS

    ResponderExcluir
  21. Puxa Ila... está de parabéns viu... realmente foi um sucesso o seu cenário.... e quem disse que a gente não consegue o que queremos né!!! Basta ter coragem e agir - beijo

    ResponderExcluir
  22. Yukaaaa
    Que legal vc ter comentado! adorei!
    Eu não podia te desapontar, por isso eu dei o meu melhor. :-D
    Beijocas

    Maria,
    Acho que naquele dia descobri que consigo trabalhar sob pressão, hahaha

    ResponderExcluir
  23. Puxa vida, fiquei cansado só de olhar e só de imaginar o trabalho que deu.

    Parabéns pelo 'insight', eu jamais teria pensado nessa técnica pra resolver esse 'problema'!

    ResponderExcluir
  24. Ila, vc é muito artista, muito "phoda", muito mais que demais! A cada dia mais admiro seu talento! E obrigada por compartilhá-lo conosco.
    Beijos e mt sucesso sempre!

    ResponderExcluir
  25. Cthulhu.
    Obrigada, deu bastante trabalho mesmo! não sei se hoje eu teria a mesma disposição viu... vai ver foi o desespero que bateu mesmo, hehe

    Carmen,
    Nhom, obrigada! desse jeito meu ego vai ficar do tamanho dos meus desenhos, hehe! ;-)

    ResponderExcluir
  26. E Ila sobre pressão e que talento aparece.
    Olha eu trabalho com Grafite faz um tempinho mais tudo e muito mais tranqüilo por que não rola pressão e o tamanho e do tamanho que seu talento permite, mais acredite não sei se daria conta de fazer o que você fez, nossa fiquei admirado com seu talento que e grande.


    Lidiomar

    ResponderExcluir
  27. Parabéns Ila, pelo seu desempanho, profissionalismo dedicação e acima de tudo, pelo sentimento que voc~e colocou nesse trabalho. Simplesmente maravilhoso.

    ResponderExcluir
  28. Por favor como é o nome do suporte que vc usou para levantar o tecido e fazer o cenário?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Carol, não entendi sua dúvida... Você diz o suporte que usei para levantar o tecido e contornar o cenário? Não sei se leu no post, mas foi uma gambiarra. Eu prendi o tecido com alfinetes num tipo de cortina no salão...

      Excluir

Postar um comentário

Para orçamentos, por favor envie um pedido com maiores detalhes, através do meu e-mail profissional ilafox@gmail.com

Ah, e obrigada pela visita e pelos comentários! :-D

Ila Fox
Ilustradora