Sou uma Pessoa Antiga #27

Sou uma pessoa antiga, só troco de eletrônicos depois que quebram

Só troco de eletrônicos depois que quebram. Ok, exagerei, mas podemos dizer que não sou o tipo de pessoa que troca um eletrônico só porque ficou “fora de moda”. Se está funcionando e servindo para a função pra quê trocar, né mesmo?

Pena que a "tecnologia de ponta" de hoje parece que não ajuda em nada, pois as coisas pifam com a mesma velocidade em que são lançadas. E por alguma razão que nunca entenderei, se a gente manda consertar fica mais caro que comprar um novo! é o capitalismo nos fazendo de marionetes.

Comentários

  1. É vero, sabe porque? Por que as coisas ja saem de fabrica com um chip que esta nele programado para funcionar por tantas horas e dias, assim que chega este limite ele simplesmente para. é assim com impressoras, celulares, televisão, DVD, som e por ai vai. O chip é a tal da EPROM onde contém um algorítimo para isso. Imagina o que seria das empresas se os produtos deles durassem a vida inteira? Iam a falência assim que o último habitante da terra comprasse seu produto. Por isso temos q usar até o osso, assim pelo menos trocaremos com a consciência de que o antigo nos serviu muito bem... hoho... ;_)

    Erik

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Erik,
      Ai, sério?? sei não... hahaha. Mas do jeito que tem gente que AMA trocar de eletrônico por aí não iriam precisar deste artifício não... ;-)

      Excluir
  2. Ai,é né! esse consumismo,essa tecnologia...
    pior que ontem mesmo eu estava meditando nisso (foi telepatia,hehe) sobre como a humanidade é dependente e não vive mais sem a tecnologia,sem o consumismo e tal.Nós somos total escravos,marionetes,como você disse, de tudo isso né? e na hora que estraga,lá vai agente arrumar, ou comprar outro, e assim vai...
    =P

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tive um Microondas que custou, sei lá, 299 reais. Um dia ele quebrou (tinha menos de um ano!) e a manutenção custou 100 reais! :-/

      Excluir
  3. Oi Ila!

    Você não entende porque consertar fica mais caro que comprar outro produto? Essencialmente, o motivo é fazer a economia girar.

    Recomendo o ótimo documentário "The Light Bulb Conspiracy", também chamado de "Pyramids of Waste". Há cópias legendadas em português, no youtube.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi pessoa anônima. Sim imaginei que fosse algo neste sentido mesmo... mas com tanto discurso de "salve a natureza, não use sacolinha plástica" que tem por aí, isso não é muito ecológico. :-/

      Excluir
  4. Olá Ila admiro muito o seu trabalho parabéns...
    Acho que eu também sou uma pessoa antiga nesse quesito.
    Beijos e sorte no seu trabalho

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi May,
      Ou somos uma pessoa antiga, ou somos uma pessoa mão e vaca que não gosta de gastar! hahaha

      Excluir
  5. Como diria um amigo meu: "tecnologia de ponta só pra fábrica de alfinete!"

    ResponderExcluir
  6. "E por alguma razão que nunca entenderei, se a gente manda consertar fica mais caro que comprar um novo!"

    Na verdade o motivo é mais simples do que parece, chama "economia de escala". Quando você produz alguma coisa de forma industrial, você economiza de uma centena de formas diferentes: consegue melhores preços com os fornecedores de materia prima, os trabalhadores são especializados e com isso tem uma produtividade extremamente alta (e se você terceiriza pra países pobres, além da produtividade tem o preço da mão de obra), você reutiliza a mesma máquina milhões de vezes, diluindo o custo do investimento inicial pra valores quase nulos, você pode reduzir sua margem de lucro e ainda assim ficar podre de rico, etc. Isso só acontece porque todo mundo que tá ali envolvido tá fazendo uma única coisa, um único produto que vai vender em grande quantidade.

    Quando você manda consertar, a situação se inverte: primeiro, cada defeito é um defeito, então você não pode manter um exército de especialistas, precisa de um único generalista, que sabe um pouco de tudo, mas não é tão eficiente quanto um especialista em cada assunto. Segundo, a escala é menor, você não manda consertar numa fábrica na china, manda consertar ali do lado da sua casa. O investimento que o dono da lojinha fez em maquinário tem de ser diluído em poucas centenas de consertos e não em milhões de produtos vendidos. Ele não tem como negociar com fornecedores, pois compra em pequena escala, não pode reduzir a margem de lucro senão passa fome, tem de fazer uma reserva de caixa pra reinvestir na modernização da loja sempre que um produto novo for lançado. Enfim, por ele ser pequeno, ele não se beneficia da economia de escala.

    Quanto mais eficiente for a produção de um eletronico novo por uma fábrica (E os fabricantes estão SEMPRE investindo em aumentar a eficiência das fábricas), mais "caro" fica consertar...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Girino,
      Pois é... as vezes tá compensando jogar no lixo e comprar um novo mesmo. Lembrei daquelas histórias que no Japão jogavam os eletrônicos velhos no lixo. E hoje já estamos vivendo isso. :-/

      Excluir
  7. Ila,
    pode me ajudar?
    estou em dúvida de como baixar draw something. Já fis conta no site,porém na hora que vou baixar free, ou vai p/ uma página informando pagamento como quero pagar o produto (mas quero gratis), ou diz que não acessei ele na minha conta do google play. algo assim...
    queria saber o que estou fazendo errado. hehe
    :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não entendo muito desta parte, pois eu peguei o free depois paguei... :-/
      Você está tentando instalar onde? pois até onde sei só dá para jogar no celular ou tablet...

      Excluir
    2. é com a tablet bamboo..nem sei se dá nela hehe? mas se tiver q pagar
      é muito? =P

      Excluir
    3. Dá pra usar gratuito sim, eu paguei pq achei o programa legal e achei que eles mereciam este reconhecimento. ;-)

      Hmmm, mas no tablet bamboo acho que não dá não... na verdade tem uma confusão, pq o tablet que falo é aquele tipo "Ipad" sabe? eu não consigo jogar no tablet "mesa digitalizadora", só no tablet de mão (olha na foto do post - http://www.ilafox.com/2012/05/draw-something.html)

      Excluir
  8. ata...suspeitei que era só ipad mesmo e celulares..hehe
    que pena.
    mas vou procurar outras alternativas então, ou se um dia comprar
    um desses que é compatível com o aplicativo, aí consigo usar.
    obrigada por esclarecer melhor.
    :)

    ResponderExcluir
  9. Mariana Coelho29 junho, 2012 16:34

    Obsolecencia programada!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Para orçamentos, por favor envie um pedido com maiores detalhes, através do meu e-mail profissional ilafox@gmail.com

Ah, e obrigada pela visita e pelos comentários! :-D

Ila Fox
Ilustradora