Pessoa de Bem

Pessoa de Bem, quadrinhos, hipocrisia da religião, religião e caráter, by ila fox

De que adianta a pessoa ir pra igreja, pregar a Bíblia, encher a boca para dizer que “ama o próximo”, tatuar Jesus em letras garrafais no peito, dar lição de moral em todos que não seguem a fé dela, comprar livros e CDs religiosos, compartilhar centenas de mensagens edificantes no Facebook, se no dia-a-dia ela só tem atitudes detestáveis?

Gente que levanta as mãos para os céus, mas não estende as mãos para ajudar quem precisa. Que aponta o dedo para julgar, mas não presta atenção nos próprios erros. Que abre os olhos para cobiçar o que é dos outros mas fecha os olhos para tudo que a pessoa teve que enfrentar para chegar onde chegou. Que reza dez "Pai Nosso" toda noite, mas fala mal de uns dez todo dia...

Vai ver é mais fácil ficar quites com a igreja do que com a própria consciência né? Menos hipocrisia e mais amor minha gente!

Comentários

  1. Para muita gente religião é fachada. Elas julgam que a "igreja" quer que sejam assim, então se tornam assim. Meus vizinhos mesmo são de uma igreja onde ninguém pode ajudar o Pobre que passa pedindo algo pra comer. (Faço questão de escrever Pobre com P maiúsculo).
    Eu não queria ficar contando e tal, porque as vezes pode parecer que to me sentindo, mas Ila, faço parte de um grupo que tem o objetivo de de 'Promover Pobres', vizitando-os, conversando, ouvindo muito eles e tentando fazer com que eles tenham ânimo novamente para estudar, trabalhar, etc. Tentamos recuperar a dignidade deles e fazê-los 'andar com as próprias pernas'.
    A gente não mostra o que a gente faz, mas tbm não esconde de ninguém. Sabe, é maravilhoso ver o sorriso dessas pessoas e ouvir as histórias delas.
    Sou católico, mas fico até irritado quando vejo essas pessoas, católicas mesmo, do meu lado, com os braços erguidos gritando e chorando... acho isso meio falso. Não preciso mostrar nada pra ninguém.
    Só mais uma coisa: o próprio Jesus dizia que não adianta de nada rezar, rezar, gritar, e depois fazer as coisas que vc citou. É uma fé 'morta'.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Cris, existe muita teoria e pouca prática neste mundo...

      Excluir
    2. É verdade, tem uma passagem na Biblia que Jesus critica os falsos religiosos, que gritam e se mostram e fazem questão de mostrar que dão ofertas milionárias para a igreja... E na verdade são frios de coração.

      Esse seu quadrinho, Ila, é 1 dos motivos pelo qual eu me desiludi com as igrejas há uns 2 anos...

      Excluir
    3. Deborah,
      Eu não sigo nenhuma religião ou doutrina. Pois não preciso de centenas de regras e mandamentos para viver, me basta um: "Respeito ao próximo". Simples. ;-)

      Excluir
    4. Pois é, Ila, também "rezo deste credo". ;)

      Excluir
    5. As regras e mandamentos são o 2º motivo pelo qual me desiludi xD hehe
      Eu era de uma daquelas igrejas do "Não pode isso, não pode aquilo". Pra você ter uma ideia, praticamente tudo que eu faço na vida eles consideravam pecado hauahsuahsuh Desde as calças jeans que eu uso, até os inocentes pokemons que eu jogo... Chegou uma hora que eu mandei tudo à m* e desencanei de vez.
      Acho que igreja devia ser um lugar de ajuda para as pessoas carentes, e companheirismo, e não de constrangimento e vergonha (porque eles humilham mesmo quem vai contra a doutrina da igreja).

      Excluir
    6. Deborah, sabe o que é curioso? é que para muita religião, tudo que é de fora da igreja deles é feio e sujo. Ai que saco. :-P

      Eu estudava com uma menina que qualquer coisa diferente ela já dizia que "era do capeta". Uma vez eu fui com um colarzinho de pingente e ela disse "Ai, joga no lixo, é simbolo da nova era!!!". Parece que eles não podiam escutar nenhum CD onde o cantor já tivesse morrido pois segundo a igreja dela "escutar os mortos" era pecado. :-P

      Tadinha, que lavagem cerebral fizeram nela... queria saber como ela está hoje em dia. :-P

      Excluir
  2. oi, vou postar sua ilustração na pagina religiao se discute no face

    ResponderExcluir
  3. para quem não entendeu, a Ila desenhou! :D

    ResponderExcluir
  4. Muito bom o post Ila! é exatamente como penso!

    Eu não sigo nenhuma religião e não acredito em Deus e sou muito julgada pelas pessoas do meu trabalho e até da minha própria família. Já escutei de tudo, até que vou pro inferno para me arrepender de viver em pecado com meu marido. kkk

    Ninguém está lá pra ver quando resgato um animal doente da rua, quando visito crianças abandonadas, quando faço uma boa ação. Ninguém! e quer saber? não me importo, pois como você disse, eu estou quite com a minha consciência, e é isso que importa pra mim!

    Belíssimo post!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Te entendo perfeitamente Maria Helena.

      Excluir
    2. É bem isso q Jesus pede maria Helena ....caridade e bom cotação.... Continue com suas atitudes ajudando quem merece....tenho certeza q Ele está mto feliz com VC.....talvez não esteja com quem esteja socado dentro de uma igreja dia e noite e sem atitude e ação....;))

      Excluir
  5. Posso contar nos dedos de uma mão só quantas pessoas são mais "boas, justas e honestas" só porque são da igreja. A maioria é tudo da boca pra fora mesmo. Bando de hipocritas!!

    Luis

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Luis, então, eu não tenho nada contra a pessoa seguir uma religião. A vida é dela e ela faz o que bem entender. Mas custa ser coerente com as atitudes? hehe.

      Excluir
    2. Os religiosos que mais vi se mobilizando pelo amor ao próximo foram os Espíritas. Estão sempre fazendo caridade, fazendo campanhas de alimentos, de agasalhos sem querer converter ninguém, sem pedir nada em troca. E são as pessoas mais pacientes e tolerantes que já vi.

      Excluir
    3. Verdade, existem muitos espíritas gente boa. Eu me simpatizo bastante com a doutrina.
      Uma pena que como em todas religiões ainda existam os charlatães que querem tirar proveito dos outros. :-(

      Excluir
  6. Nos próprios evangelhos está bem claro que Jesus ia de encontro a pessoas "impuras", prostitutas, ladrões, cobradores de impostos também. Jesus era médico e tratava dos doentes, o presunçoso que se acha puro e santo é o hipócrita fariseu. Esse já se deu a si mesmo sua recompensa. Na verdade Jesus é os Mestres Espirituais de todos os tempos são os maiores inimigos de todas as religiões enquanto instituições humanas, que espelham as falhas e valores distorcidos do sistema em que vivemos. O verdadeiro ensinamento dos Mestres é tão refinado, transcendental e revolucionário que nenhuma interpretação literal das Escrituras, nem a leitura contagiada pelo visão dogmática e fanática, pode nos levar ao conhecimento profundo da autêntica religiosidade que é um processo íntimo, atônomo, uma gnose vivida no Templo Vivo que somos nós. Ila Fox, parabéns pela visão crítica e pela arte.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahaha tive que rir do "cobradores de imposto", ô gente! X-D

      Pois é Alberto, são centenas de religiões que seguem doutrinas diferentes, e cada uma pensa que seu Deus, sua interpretação, sua visão é a certa e o resto é errada. Só podia dar m*rda. :-/

      Por isso que eu sigo a minha convicção, o meu caráter, e me sinto muito bem assim. Sem amarras, sem culpa, sem medo.

      Excluir
  7. Respostas
    1. Obrigada. É uma pena que seja verdadeiro afinal das contas. Bom seria se o mundo não tivesse tanta gente assim...

      Excluir
  8. oi bom dia!!Concordo plenamente com vc,pois nos dia de hoje já estou casado de tanta hipocrisia no que desrespeito ao assunto igreja.pois bem,dito isto vou te confessar uma coisa já foi católico,já foi evangélico,e só via coisas errada dentro das igrejas(com exceções,é claro)resultado vivo muito bem hoje sem religião.aumentei a estimativa de 8% de sem religião no brasil.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que pelo pé que as coisas andam, até pela facilidade das informações de hoje em dia, as pessoas abriram os olhos para algumas coisas que não concordam. Isso vai ficar cada vez mais comum...

      Excluir
  9. Pior que isso acontece. Veja bem, não que eu ache que religiosos sejam pessoas piores, mas sim que não são melhores só por isso. Existe sim e até conheço religiosos que pessoas melhores que eu e assim como existe pessoas não religiosas que também o são.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É bem por aí Tales! Existe gente boa e gente ruim em todas os setores da vida. Mas ninguém se torna automaticamente melhor que as outras só pq segue uma religião. Tinham que ao menos ser coerentes com suas atitudes, tentar dar um "exemplo" bom já que normalmente se consideram tão dignos só por serem religiosos. ;-)

      Excluir
  10. Ila, você viu da mulher que deu a luz a 3 caveirinhas de plastico por que saiu da igreja? piada!!! absurdo o que religião faz com a cabeça das pessoas. querem emburrecer. Acham que são idiotas! só conseguem arrebanhar seus seguidores a custas de muito medo e culpa!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aline, pior que vi este vídeo! no começo achei que fosse uma paródia, mas era verdade! aliás, era verdade o pastor tentando fazer todo mundo acreditar que a mulher realmente tinha engravidado do capeta porque saiu da igreja. Aiai gente... sem comentários viu... :-P

      Tá aqui o vídeo pra quem não viu - http://youtu.be/KZPDcZX21tg

      Excluir
  11. O mais importante na vida é o amor. Tem gente que dá mais valor aquilo que um dia vai acabar do que o amor, que é algo para sempre.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Bruno
      Então,até entendo que é difícil amar todos, até pq nem todos são dignos deste sentimento tão nobre. Mas pelo menos saber respeitar o próximo sabe? isso é o mínimo que todos deveriam fazer...

      Excluir
    2. Ah, com certeza! Acredito que isso já seja até amor.

      Excluir
  12. Vi sua tirinha compartilhada no Facebook e vim até aqui prestigiar seu trabalho, que é lindo por sinal!

    Sabe, odeio o termo "Fulano fez isso pois não tem Deus no coração". Acho pavoroso! eu não tenho "Deus" no coração e nem por isso saio fazendo atrocidades por aí.

    Não entendo como tantas religiões podem ter tanta certeza que a delas é a certa enquanto existem tantas outras religiões, até mais antigas no mundo. Não entendo como tantos religiosos podem viver presos a dogmas impostos por terceiros. Não entendo como tantos religiosos podem punir e humilhar pessoas só por terem opções sexuais diferentes. Nunca vou entender...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Franciane, eu também nunca vou entender viu...
      Aliás, outra coisa que não entendo é como com tanta luta pela liberdade ainda exista gente que não se importa de viver presa as rédeas que algumas religiões impõe. Lembrei de um caso que a família MATOU a filha só porque ela não seguia alguns padrões impostos pela religião. Ou seja... não se vestir como mandam é errado, mas matar tudo bem. Argh X__X

      Excluir
  13. Esta semana mesmo vi uma senhora que trabalha comigo, que está sempre pregando a biblia pros outros, sempre dando lição de moral dizendo que quem não tem religião não tem deus no coração, agindo feito uma escrota do caralho com a moça que limpa o escritório. Depois eu que não tenho deus no coração.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vixi, conheço tanta gente assim, até dentro da família. É virar as contas que vc é alvejado de críticas por ter uma opinião formada sobre algo. Depois ficam lá arrotando salmos e clipes gospel no Facebook achando que são as pessoas mais dignas do mundo. Fala sério...

      Excluir
  14. Oi, Ila!
    Acompanho seu blog e seu trabalho faz um tempinho e sempre admirei, mas nunca tinha parado pra comentar (shame on me).

    Sou ateísta, mas assim como você acredito na livre escolha... cada um tem o direito de ser o que quiser ser, e de crer no que quiser crer. Mas falta coerência, e falta muita, fato super bem ilustrado no seu quadrinho.

    Hoje mesmo foi divulgada na página de notícias da UOL uma reportagem sobre o crescimento da população evangélica brasileira, de acordo com números do censo. Os números da reportagem não me indignam nem me assustam. O assustador é dar uma olhada rápida nos comentários deixados na página pelos leitores. É um tal de evangélico se gabando e ofendendo outras religiões, desejando tudo o que se possa imaginar de mau aos que não seguem os ensinamentos da Bíblia, e todo aquele blá blá blá... me cansa, me deixa triste. Cadê a coerência? Cadê o amor ao próximo? E, por favor, onde foi parar o respeito? triste :(

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mari,
      É que muita gente fica tão bitolada na religião quanto um torcedor de futebol sabe? "O meu time é o melhor!", "Nós temos a maior torcida!", "Nós temos mais títulos". "A minha religião é a verdadeira!", "Nós temos mais fiéis", "Nós temos mais igrejas" bla bla, igualzinho...
      Ao invés de viver a fé dela na boa, sem alarde, parece que gosta mesmo é de ficar pentelhando os times, digo, as religiões (ou falta de religiões) dos outros. :-P

      Excluir
  15. Tem gente que ora, vão a pregação na Igreja, e quando saem nem olham para aquela pessoa dormindo nas calçadas... E Iguinoram seu irmão em Cristo! Tem gente que se acha... Esquecendo que todos vão para os braços da Mãe Terra...

    ResponderExcluir
  16. O mais engraçado pra não dizer trágico, que Deus não criou religião, nós homens que criamos! Não criou placas de igrejas, pois "onde estive 1 ou 2 pessoas reunidos em NOme dele ele ali estaria", nós criamos placas e tem gente que briga pra dizer que é a primeira igreja, ...se fomos ver pelos fatos bíblicos e históricos a igreja (gente reunida, não templo) começou em Jerusalém... mas isso é outro papo.
    Ser humano é complicado e confunde tudo sempre, pra quem se diz cristão é fato: O amor é primordial para com o próximo e quem não o faz se torna hipócrita, como sua ilustra que por sinal ta D + esse aí passam longeee de serem cristãos.
    Eu tenho medo da palavra RELIGIAO pois nós que inventamos!Ela divide, separa, e trás confusão...tudo contrário q quem se diz querer ser de Deus. Ms respeito quem quer ser religioso ,mas que tenha moderação e seja pessoas de bem, não esse "bem" de seu desenho.
    Já igrejas que não são religiões,são um mero lugar pra se viver , ajudar uns aos outros, edificar uns aos outros e entender a mão aos feridos seja esses físicos ou espirituais...se algum lugar não pratica isso, e sei q tem muitos, deve se cair fora! Li pessoas aqui dizendo que tiveram decepção eu entendo, pois tb ja passei por isso. Mas como sou alguém que não desiste, eu faço minha parte pra fazer a diferença e procuro pessoas que tem comprometimento e exemplos do que creem pra serem meus amigos nessa caminhada, não vou estragar esse meu desejo por causa de pessoas que não são dignas. Hipócrita eu corro, e corro muito graças a Deus! Não q eu seja a boa, estou muitoooo longe disso, que não tenha falhas, mas tendo sempre dar o meu melhor para com todos seres ,mesmo as vezes não concordando com certas coisas mas sempre respeitando e colocando meu ponto de vista tb. Pq assim como gostam de ser respeitados com suas ideias eu tb gosto, e esse fato que não acontece muito comigo! As vezes recebo é críticas, deboches e etc por acreditar nas coisas que outros não concordam e não seguem (isso se encaixa a pseudo cristãos, religiosos no geral ou quem não segue nada).É dura essa vida, mas sou cascuda, já! Estou quase naquele ditado "falem mal mas falem de mim" kkkkkkk
    Acho que todos, todos precisam ser mais tolerantes e tentarem aprender e ouvir o que os outros tem a dizer mesmo que não concordem, pq afinal nem Deus pressiona ninguém, taí o livre arbítrio que temos...ela não surgiu do nada,do big bang nem do id , nem do ego e nem do super ego...sei lá mais do que!
    Essa sua ilustração e texto reflete bem isso !Me indigna ver pessoas assim!
    Amor e tolerância são preceitos divinos mas que muitos que dizem ser cristãos estão longe de fazer, é quase uma inquisição pós-moderna!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Patrícia
      A fé, ou o "acreditar que tudo vai dar certo", é algo maravilhoso, mas daí veio o ser humano e inventou a religião e tava feita a confusão!
      Ahhh se todas as pessoas religiosas fossem sensatas como você viu. ;-)

      Excluir
  17. Pois me deu vontade de contar uma historia por causa do quadrinho do morador de rua ignorado:
    Tinha uma tia que a 2 anos faleceu, uma mulher exemplar de cristã exemplo de amor e tolerância pra qualquer um, pra mim foi a mulher mais sensacional que conheci ate hoje.Tanto que pessoas na hora de angustia, dor e sofrimento a procuravam ela pra ouvir uma palavra de conforto e ate pedirem que lembrassem delas em suas orações(fosse espiritas, budistas, e pasme ate ateus e la vai bolinha)Nunca vi da boca dessa mulher criticar igrejas, pessoas, religioes, se era pobre, negro, homossexual, tanto que ela era muto conhecido aqui no RJ no bairro do Rio comprido por sua benevolência!
    Não estou dizendo q ela era santa (tem q explicar senão alguem pode ler e pensar q sou maluca aff), pq NINGUEM é SANTO, mas era modelo a se seguir não só pela vida espiritual ,mas por tudo sua conduta de vida! Pois bem, ela era a mantenedora principal da assitência social de sua igreja (fato q so descobrimos qdo ela morreu, pois ela nunca saiu espalhando pra um e outro pra se gabar como muitos fazem...tb ñ citarei a igreja) Lá as pessoas de rua comiam, recebiam roupas, produtos de higiene e os pobrezinhos cestas básicas, cursos e outras coisas. Mesmo depois que adoeceu de um câncer ela não se cansava de ajudar e dar seu melhor pra com os necessitados e para com a igreja, mas chegou um ponto q nao e ela partiu dessa para melhor.Qdo ela faleceu sabe que aconteceu? Tudo acabou!!! Ou seja a avareza que já tinha por lá, veio a tona! As poucas pessoas que tentaram continuar, mas cansaram de dar "murro em ponta de faca" tentaram de tudo com os abastecidos pra a obra de assitencia continuar, e NADA...Cade a compaixão de muitos para com aqueles que contavam com as ajudas?
    Sem contar que durante a medida que ela foi adoecendo, recebeu o mínimo apoio de seus "irmãos de fé " só uma meia dúzia que estendeu a mão e os outros que ela ajudou sem serem da igreja (aqueles que ela ajudou nas horas de angustia com palavras de afeto) tb sumiram? Ou seja psedo cristão e não cristãos tb podem ser pessoas não gratas!
    Muitos qdo souberam que estava doente, nem uma visita fizeram, moral da historia quem faz por amor não ver a quem,mas quem muitas vezes se beneficia sempre esquece de quem fez por ela.
    Muito podem dizer que foi boba, não, não praticou o que é certo até o fim e partiu dessa pra melhor feliz!
    Por isso que digo sempre não devemos estereotipar pessoas que não conhecemos! Muito sabem sim ser cristão e suportam muito mais desaforos e ingratidão do que quem não são!Seu reconhecimento não é aqui!!!
    Vamos nos tolerar sempre, esse é o lema, pq só amor e nossos atos e não blásssss que transforma.
    E eu não sou nada não , please, please...só tento ser melhor dentro do que acredito e vejo como exemplo em outros.
    Bjs , nossa esse papo rende, né?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Patrícia
      Pois é, sua Tia foi exemplo de dignidade, de caráter e de respeito ao próximo dentro da igreja. E tenho certeza que mesmo que ela não fosse da igreja, ela continuaria sendo assim, pois isso é uma coisa que vem de dentro pra fora, da essência dela.

      Excluir
  18. Sim, sim tb acredito que é as vezes da essência, mas só quis citar um exemplo de fé cristã em prática. Preceitos dessa fé é amar e ajudar o próximo como Jesus ensinou, pois a fé sem obras é "morta".E não fingir que não sabe , não viu ou torcer o nariz conforme sua ilustra.Bj e agora não te encho mais kkkk :)curti muito comentar aqui

    ResponderExcluir
  19. vou postar esta foto no meu blog , gostei ila, muito legal.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fabio, tudo bem! só não esquece de por o link do blog junto com meu nome para que as pessoas saibam de onte tirou tá? vi muita gente compartilhando isso no Facebook sem dar os créditos. ;-)
      Beijos

      Excluir
    2. http://fabaoobao.blogspot.com.br/2012/06/imagem-da-semana-preconceito.html
      olha se vc gosta.
      qualquer coisa eu mudo tá.

      Excluir
  20. ACHO QUE MUITA GENTE AQUI CRITICOU OS OUTROS, MAS SERÁ QUE ESSES FAZEM ALGO PRA ALGUEM OU UM ANIMALZINHO OU SÓ OLHAM PRA SEUS UMBIGUINHOS?
    ASSINADO KARDECISTA DO ALÉM

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Só posso falar por mim, eu tenho consciência tranquila pois sei que faço a minha parte.

      Excluir
    2. Eu acho mágico quando aparece esses Anônimos que ainda assinam com um nome fake, cobrando (em caps lock) dos que colocam a "cara à tapa" alguma coisa que certamente ele não faz por quaisquer que sejam as razões, só para tentar diminuir o sentimento de recalque. Eu acho que esse "Kardecista do Além" sentiu a carapuça entrar com força.

      Ila, falando em carapuça, você não colocou um link nos Marcadores para acessarmos os posts das carapuças. =(

      Excluir
  21. Y estos son los dueños de los mercados tambien! Pero con dos ave marias tienen el cielo garantizado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sólo confesar y comulgar eso está bien para la iglesia y el lugar en el cielo está garantizada! X-D

      Excluir
  22. Perfeito!!! Eu já era fã do Ricbit, agora virei seu fã também! Pela arte e pela postura.

    ResponderExcluir
  23. Boa história em quadrinhos.
    Percebi que os religiosos cultivar pouco a ética. Deste então eu sou ateu.

    (perdoe-me por não saber brasileiro :( )

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Algunas personas no se esfuerzan por ser ético, porque ya les resulta muy ético, ya que son religiosos ... :-/

      No te preocupes, yo no sé español. Viva el Traductor de Google! ;-)

      Excluir
  24. Es como con la navidad, todo el año portándose mal, pero esos días hay que ser muy bueno.

    PD: Aunque con los que no creemos en nada también pasa, no es exclusivo de los religiosos

    -_-'

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jajaja cierto! todos se convierten en buenas personas en Navidad! :-P

      Excluir
  25. Crítica perfeita. Cansei de ver este tipo de comportamento de gente que enfia uma bíblia embaixo do braço, mas trata o próximo como lixo ou menos que isso, que maltrata as pessoas, que chuta cachorro doente na rua.

    Mais amor, gente e principalmente, menos hipocrisia como disse a Ila.

    Excelente!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sybilla,
      Né? Nas centenas de compartilhamentos que vi por aí, vi gente justificando que ninguém é perfeito. Mas vamos combinar que gente que usa a desculpa de "ser imperfeita" para fazer merda é pior que a merda em si. :-P

      Excluir
  26. Menos hipocrisia e mais amor, minha gente! Não poderia ter dito melhor, Ila! Fodam-se todas as religiões, vivam os ensinamentos! ISSO sim que salva, e não acreditar em Jesus, Buda, Maomé ou qualquer outro! Você é seu próprio juiz, júri e carrasco quando chegar o acerto de contas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Roberto, não preciso de ninguém me falando o que devo fazer. Minha "religião" é aquela onde coloco a cabeça no travesseiro no fim do dia, e sei que fiz o meu melhor, e durmo de consciência tranquila!

      Excluir
  27. Genial!!! Sua arte disse muito!!! E concordo, "gente que usa a desculpa de "ser imperfeita" para fazer merda é pior que a merda em si"

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Diego, certa vez eu ouvi de uma pessoa que estava sempre fazendo coisas detestáveis, que nem Jesus agradou todo mundo, e por isso ela também não tinha a obrigação de ser perfeita. Oi?? :-P

      Excluir
  28. it is an absolute minority, most Christians are good people

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Would not so sure Sr anonymous.
      What about the Buddhists, the Hindus and Atheists? are not good people?
      The comic is not about religious people who are not good, but about hypocrisy. It's something to consider.

      Excluir
  29. Euza de Brasilía02 julho, 2012 09:01

    Que horror quantas pessoas alto suficientes tem aqui e pior colocando culpa nas religiões por terem pessoas mas lá.Se na vida precisamos um do outro quanto mais de Deus, ele não tem culpa de muitos não respeitarem seu nome. Se tem gente que erra como do desenho, ajudem a esses se tornarem melhor, pois fica criticando não mudará nada e nos tornamos iguais a elas.
    Isso sim é amor a tolerância
    euz.flor@gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Euza
      Viu, a história não é sobre "Colocar a culpa na religião", mas é sobre a HIPOCRISIA de algumas que se julgam acima do bem e do mal só por serem religiosas. E imagino que a hipocrisia não seja uma coisa bem vista mesmo pra quem segue a religião não é mesmo?

      Excluir
  30. Euza de Brasilía02 julho, 2012 09:07

    E mais esse rapaz Roberto falou de ensinamentos, muitos vieram de bases religiosas, inclusive a conduta ética, teorias da psicanalise, Freud se baseou em muitas leis judaicas,pois apesar de ser incrédulo sua descendência era judaica. Vamos nos informa melhor antes de sair escrevendo tanta besteira, não basta ter estudo e diploma, conhecimento e sabedoria não estão somente nas escolas, se não não haveria auto ditadas. Sem rancor, sem ofensas por favor mais debatendo sempre com clareza sempre!
    euza.flor@gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Me desculpe, mas achei o comentário do Roberto super sensata.

      Excluir
  31. Uma letra de música de uma banda cristã (Rosa de Saron) decifra bem o seu quadrinho: "Rubra Alma"..
    "Coerência estilhaçada, cai pelo chão. Os que creêm se omitindo e se esquivando, como se bastasse apenas o erguer de suas mãos"
    Idéia boa e polêmica para alguns.
    Gosto do seu trabalho e acompanho sempre, apenas primeiro comentário diante de uma repercusão desnecessária.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso mesmo Reh! :-)
      Aliás, achei a letra ótima!

      Excluir
  32. BRACE YOURSELFS, os fanáticos religiosos estão chegando! :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Claudio, na verdade qualquer tipo fanatismo nunca é legal né? as pessoas acabam sendo tão focadas no ponto de vista delas que esquecem que existem centenas de milhares de pessoas no mundo que pensam diferentes dela e que também merecem respeito. :-/

      Excluir
    2. É verdade ila, ótima observação como sempre!

      Excluir
  33. Respostas
    1. Acredito nisso...
      Em alguma coisa temos que acreditar na vida! Eu, pessoalmente acredito em Jesus (e consequentemente em Deus).Mas o que a Ila disse lá em cima está certíssimo! Existe muita hipocrisia sim!!! E que infelizmente acaba sujando o nome de Jesus(e os ensinamentos dele).
      É como se Deus fosse culpado pela ignorâncias das pessoas...
      Não sou de igreja não (já fui algumas vezes, mas não sou muito chegado), mas toda vez que de mim mesmo, senti vontade de pegar a bíblia e ler (estou priorizando os livros que cita jesus, os livros de mateus, marcos, etc...) vi que o grande foco do que é passado é o amor (nada mais)!
      Acredito que só isso seja o suficiente pra todos nós vivermos em paz
      nessa vida com tantas dificuldade.

      Excluir
    2. Bruno,
      Sim, e não devemos esquecer que obviamente também existe gente com atitudes detestáveis fora da religião, mas é que na minha opinião a pessoa que segue uma religião, tinha que ao menos tentar ser mais coerentes com o que prega sabe? daí que entra a hipocrisia. ;-)

      Excluir
    3. Acho Ila, que isso é porque pessoas que seguem uma religião as vezes esquece que também é ser humano como qualquer outro. Que também tem erros, defeitos, ...qualidade também.

      Excluir
    4. Oi Bruno,
      Sim, mas como já disse, tem gente que usa a desculpa de "ser imperfeita" para continua sendo imperfeita sabe? sem procurar uma evolução.

      Excluir
  34. Excelente HQ mostrando a nossa hipocrisia frente a muitas situações diárias. Parabéns Ila "criativa" Fox.

    ResponderExcluir
  35. Esta vendo onde começa a ignorância já tem um falando os "fanáticos estão chegando", não entendo então ninguém pode omitir opinião ou defender uma causa que é fanático? A palavra fanatismo não esta só ligada a religião mais a qualquer intolerância e descontrole sobre algo, nota-se que o comentário rapazinho aí acima faz parte desse conceito de intolerância. Lamentável não saber respeitar opiniões das pessoas, depois é o mesmo tipo de gente que exige respeito, mas não sabe respeitar. Não vi fanatismo aqui eu sou budista lá se aprende a ser tolerante com todos!Muito triste! Felicidade, amor , tolerância e mais compreensão pra todos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Gr,
      Não sei se vc leu minha resposta, mas como eu disse, QUALQUER tipo de fanatismo não é legal. Seja na religião (ou na "não-religião"), no futebol, na política, e por aí vai...

      Excluir
    2. Fanatismo... é meio que uma maluquice.

      Excluir
  36. o papo sem fim esse, hipócritas existem nas religioes, nos
    os empregos, nas escolas, nas familias, nos amigos ,nas profissoes , nas filosofias , na rua , na chuva na fazenda ou numa casinha de sapé ou seja em todos ser cantos o importante é não sermos assim se cremos em algo, pratiquemos. Ainda bem que existe os coerentes, ainda bem.

    ResponderExcluir
  37. Perguntinha simples: qual é a maior instituição de caridade do mundo? Ila, assim que descobrir a resposta, faz uma tirinha a respeito... vai mostrar que é imparcial em seus julgamentos, e que não se confunde com a moça hipócrita que você mesma retratou.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Segundo a wikipedia, a maior caridade do mundo é a fundação do Bill Gates, com 37.4 bilhões em caixa. Incidentalmente, o Bill Gates é ateu.

      http://en.wikipedia.org/wiki/List_of_wealthiest_charitable_foundations

      Excluir
    2. Olha Fausto, não sei onde vc pretendia chegar com esta pergunta, mas de qualquer forma o Ricardo já antecipou a minha resposta. ;-)

      Excluir
    3. Sabe, Ricardo, eu moro aqui em Jacareí (interior de São Paulo). Tentei encontrar alguma caridade da fundação Bill Gates na minha cidade, mas, puxa, sabe que não encontrei! Bem, a não ser que as creches, asilos, grupos de assistência, e demais entidades, estejam usando PCs com Windows; é, deve ser isso. Quem sabe aí na sua cidade seja diferente, não é mesmo? Me avisa se encontrar uma. Outra coisa, você que gosta de usar os mecanismos de busca da internet, seria bom refinar um pouco mais a sua pesquisa; veja este link: http://sinapseslivres.com.br/2012/02/bill-gates-como-ajudar-o-mundo-de-maneira-errada/ . Que tal sermos mais críticos, e menos ideológicos? Um abraço, e Deus te abençoe! (mesmo que seja ateu que nem o Bill...)

      Excluir
    4. Ué Fausto, o Ricardo respondeu a sua pergunta, que era: "Qual é a maior instituição de caridade do mundo", veja bem, você disse "DO MUNDO". E não de Jacareí. Se na sua cidade tem alguma grande entidade de caridade, que ótimo, fico muito feliz de ver que tem gente por aí se preocupando com as pessoas de verdade (e não procurando pelo em ovo na internet). Porque na boa, pra mim pouco importa se a pessoa é católica, evangélica, espírita, muçulmana, budista, hare krishna ou atéia, desde que faça o bem ao próximo.

      Excluir
    5. Eu acho totalmente natural que o Bill Gates não esteja presente em Jacareí. É que ele concentra os esforços na África, onde o pessoal precisa muito mais de ajuda. Na África as pessoas estão morrendo de fome! Já em Jacareí, se uma pessoa ficar sem bens, sem emprego, sem família, ela pode se cadastrar no Bolsa-Família e garantir um bocadinho de dinheiro que pelo menos dá para garantir o arroz com feijão do mês. E se alguém for picado por um mosquito em Jacareí e pegar dengue, ele pode ir ao SUS e vai receber tratamento médico sem custo. Na África, se a pessoa for picada por um mosquito e pegar Malária, ela morre, simples assim. Por isso eu acho louvável que o Bill Gates esteja investindo na cura da Malária, e que faça isso só com o intuito de melhorar ao mundo, sem intenção de proselitismo.

      Excluir
  38. Ila, se é a maior do mundo, como não poderia estar em Jacareí? Aliás, onde estaria? Isto sim seria procurar pelo em ovo... Outra coisa, você elabora um discurso ecumenista para disfarçar sua rejeição à religião. Sejamos sinceros um pouquinho, né? Ou então me mostre alguma tirinha de sua autoria (aliás, muito bem desenhadas), que louve alguma instituição religiosa, particularmente AQUELA que é e sempre foi atacada de todos os lados (inclusive de dentro) há quase vinte séculos; mas aí já é pedir demais, né? Agora, Ricardo, se o Gates concentra seus esforços em populações mais necessitadas, como é que se explica que ela tenha afirmado em entrevista recente que 25% de tudo o que a sua fundação faz vai para os próprios Estados Unidos? Veja em: http://observatoriodaimprensa.com.br/news/view/_ed679_o_mundo_esta_muito_melhor_hoje . Vai ver que não tem bolsa família por lá... Opinião por opinião, eu prefiro os fatos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você estudou matemática na escola? Se 25% vai pros USA, então 75% não vai. 75% é a maioria do dinheiro, logo ele está concentrando os esforços fora dos USA.

      Excluir
    2. Sobre religião no blog da Ila, ela fez uma ilustração de Iemanjá:

      http://www.ilafox.com/2011/02/adoia-iemanja.html

      e outra sobre os espíritos dos que já se foram:

      http://www.ilafox.com/2009/11/dia-das-saudades.html

      Candomblé e Espiritismo são religiões né?

      Excluir
    3. Estes dias fiz uma encomenda de um desenho da Nossa Senhora de Fátima que também ficou bem legal.

      Excluir
    4. Fausto, não me leve a mal, mas acho que vc não entendeu a tirinha... Em nenhum momento eu critiquei a religião em si, mas sim as pessoas hipócritas que existem DENTRO da religião, não importa qual seja!

      Obviamente que existem pessoas maravilhosas dentro de todas as religiões, sejam budistas, evangélicas, católicas, espíritas... mas ali eu só estou questionando as HIPÓCRITAS, ou seja, as pessoas que pregam uma coisa e fazem outra. Bom, acho que não precisa ser um gênio para entender este conceito tão simples certo?

      Excluir
    5. Eu entendi o seu ponto de vista, Ila, só que o pano de fundo que usou - a religião - certamente acaba levando agumas (não poucas) pessoas a conclusões secundárias, querendo você ou não. Faça um exercício mental: troque a igreja que você retratou na tirinha por um terreiro de umbanda ou uma sessão espírita, e reflita sinceramente... aí seria preconceito aos praticantes destas religiões, não é mesmo? Agora, Ricardo, tenha paciência, como é que se pode dizer que se concentram os esforços nos mais necessitados se 1/4 de todo o dinheiro vai para os mais ricos? O que é isso, um Robin Hood às avessas? Ora, o 2o. lugar em aplicaçoes deveria ir para o penúltimo povo menos pobre do mundo. Fui claro?

      Excluir
    6. Você está violando a lei de Ricbit na definição de concentração, aí fica difícil argumentar. Se você discorda que alocar 75% de um recurso seja o mesmo que concentrar um recurso, então nunca vamos concordar.

      A lei de Ricbit -> http://blog.ricbit.com/2009/11/lei-de-ricbit.html

      Excluir
    7. Não Fausto, você continua não entendendo, ou não quer entender. E também não vou mais insistir nisso. Eu encerro esta discussão aqui.

      Excluir
    8. Tive que dar meu pitaco nesta discussão também pois penso que não importa qual sua fé, mas devemos sempre fazer o bem não importa a quem, e nunca usar isso como argumento como este Fausto está fazendo. Que feio!

      "Tende cuidado em não praticar as boas obras diante dos homens, para serem vistas, pois, do contrário, não recebereis recompensa de vosso Pai que está nos céus. - Quando derdes esmola, não saiba a vossa mão esquerda o que faz a vossa mão direita - (S. MATEUS)"

      Excluir
    9. Bonita mesmo Maria essa palavra.

      Excluir
    10. Obrigada Bruno.

      Sou católica praticante e não me senti ofendida pela estória que a Ila fez e que retrata uma infeliz verdade que existe dentro de muitas religiões. Mas me senti envergonhada pela postura pretensiosa do Fausto, que sendo fiel praticante da Santa Igreja deveria ser mais humilde e cuidadoso com suas palavras.

      Deus abençoe a todos.

      Excluir
  39. Gente, apaguei alguns comentários e dei por encerrada esta discussão, senão isso não vai ter fim.

    ResponderExcluir
  40. Ila para mim está claro que você só usou a igreja católica como plano de fundo da tirinha por ser mais icônica ou familiar pra você, quem ficou ofendido achando que foi perseguição religiosa é que vestiu a carapuça!! rsrsrs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem isso Nina, até pq seria difícil representar qualquer outra religião com um traço tão simplificado em 6 quadrinhos.

      Excluir
  41. Ila....não sei se com a sua permissão ou não, mas acabei de receber um compartilhamento no facebook desta imagem.... ela teve origem no Humor inteligente.

    http://www.facebook.com/photo.php?fbid=455860557771924&set=a.302397109784937.77671.292974040727244&type=3&theater

    Se foi com sua permissão, Ok...se foi "roubado" fica o aviso...
    Bjãooooo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Márcia
      Obrigada por avisar! como esta tirinha teve uma grande repercussão na internet e principalmente no Facebook, não tem como eu ter muito controle mesmo... mas não tirando meu nome e link lateral do blog acho que tudo bem. ;-)

      Excluir
  42. Concordo, com a mensagem, infelizmente isso acontece... Pessoas assim não leram na biblia Mateus 6...

    ResponderExcluir
  43. E antes que surjam outros "Faustos" aqui que só querem tumultuar e que logo pensam que estou perseguindo a Igreja Católica, fica aqui um post de um desenho da Nossa Senhora de Fátima que fiz uns tempos atrás - http://www.ilafox.com/2012/07/desenho-da-nossa-senhora-de-fatima.html

    ResponderExcluir
  44. Estou de volta para agradecer profundamente pelo lindo gesto em postar o desenho de Nossa Senhora de Fátima, o que vem a reforçar o ponto de vista que Ila já havia me feito compreender (vide meu último comentário apagado), pedindo mais uma vez desculpas - não só a ela mas também ao Ricardo e a Maria Helena - se errei na forma de textualizar a discussão (se dei a impressão que queria tumultuar ou acusar você por perseguição, a intenção era unicamente de defender a minha Igreja. Como já havia dito antes, Deus conhece melhor do que todos os nossos corações, e saberá como nos julgar.). Finalmente, colocarei você hoje nas minhas orações. Salve Maria!

    ResponderExcluir
  45. Ila, boa tarde!

    Posso publicar as tiras desse post no meu blog? Eu colocarei seu blog como referência e assim que publicar eu te envio para você validar, tudo bem?

    Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Êmili
      Só publicar com meu nome e link clicável que tá tranquilo. ;-)

      Excluir
    2. Ila, fiz a postagem com as devidas referências. Muito obrigada.
      http://emiligrassiotto.blogspot.com.br/2012/07/o-mundo-e-as-pessoas-que-vivem-nele.html

      Excluir
  46. A religião na minha opinião é a coisa mais horrível que existe na face da terra, pois ensina as pessoas o que fazer e como fazer,e não como temos que ser diante de Deus.

    ResponderExcluir
  47. Postei a imagem em minha timeline no facebook com o link pro post.
    www.facebook.com/celsopalmeira
    Aliás... belíssimo post!

    ResponderExcluir
  48. Ila, tudo bem? Faz tempo que não apareço por aqui!

    Enfim, esse seu quadrinho (que é genial) está rodando no Facebook, mas algum sacana tirou o seu nome e qualquer menção ao seu site da imagem. Se quiser correr atrás, aqui vai o link do povo que publicou sem as infos: http://www.facebook.com/ojegue

    Todo trabalho tem de ser reconhecido! Até!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, a coisa tomou proporções, mas infelizmente tem sempre um folgado que tira meu nome e link (gente, pra que né?). Obrigada, vou fazer um denuncio para o Facebook.

      Excluir
  49. Conheço algumas pessoas assim e desculpe a sinceridade, mas tenho ódio desse tipo de gente.

    ResponderExcluir
  50. Ila, realmente concordo com tudo o que vc disse sobre esse tipo de gente. Infelizmente em muitos casos eles ainda são os "bonzinhos" da história. Meus parabéns pelas ilustrações.. são lindas!
    Você já fez algo para o ramo de doceria? rs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Milu, obrigada! Já fiz uma cabeçalho para site http://www.ilafox.com/2012/10/cabecalho-paty-bolos.html
      Beijos

      Excluir
  51. Hi. DId you know that catholic hypocrits have censored and ALTERED one of your works, the 'Pessoa de Bem'?

    https://www.facebook.com/photo.php?fbid=447270242022352&set=a.232042503545128.56721.204939356255443&type=1&theater

    ResponderExcluir
  52. "Eu sou o caminho a verdade e a vida. Ninguém vem ao pai senão por mim."

    Infelizmente religiões são formadas por lideres e esses lideres são pessoas. E pessoas não são perfeitas.
    Existem várias religiões e placas de igreja devido a capacidade humana de interpretar palavras e frases de diferentes formas, porém, a sabedoria para interpretar corretamente as Escrituras não é humana e sim dada por Deus através do Espírito Santo.
    O problema são vários religiosos, sem tal discernimento, usando fragmentos da Palavra de Deus, sem a devida interpretação, e criando doutrinas que não tem pacto com os ensinamentos bíblicos. Jesus institui duas grandes organizações: a família e a igreja, sendo a igreja chamada como seu próprio corpo, comparada a uma noiva que irá para a glória no final dos tempos.
    O que muitos não entendem é o conceito da palavra igreja. Antes de Jesus vir servir como supremo sacrifício para que pudéssemos entrar em sua presença, pedir perdão pelos nossos pecados através da oração e, tudo isso, sem toda uma cerimônia, a presença de Deus estava no templo, onde apenas os Sacerdotes podiam entrar e pedir pelos pecados do povo. Após isso a Bíblia mostra que isso não é mais necessário, pois sua presença não habita mais no TEMPLO (edifício), mas sim dentro de cada um que crê Nele.
    Assim, cada um se torna a própria igreja, pois ao sair do TEMPLO, a igreja permanece. Não por vc ser uma igreja, mas pq ao sair e se deparar com algum necessitado, um pobre ou qualquer um que necessite "ouvir" a palavra de Deus ( aspas pq não se limite ao aparelho auditivo, mas ao tato e visão também), fez-se, ali, a igreja de Cristo e cumpre-se o que diz a palavra, que onde estiver 2 ou 3 em nome dele (mínimo um servo de Deus ("em nome dele") e mais alguém), ali Deus estará.

    Faço parte de uma igreja, por exemplo, onde não existe esse monte de regras bobas que desmentem a palavra de Deus, onde não reina o amor ao próximo, mas tem muitos lá dentro que não praticam isso, assim como tem muitos que fazem coisas piores. E existe falsidade, existe orgulho, falta de perdão, egoísmo e tudo mais. Da mesma maneira que existe na sua empresa onde vc trabalha, e na sua escola, na faculdade, e até na família.
    Para mim tudo isso é muita falta de saber separar as coisas. Se cada um dará conta de si próprio no dia do julgamento, pq se importar tanto em julgar? Quem vê o coração para julgar que alguém que vive mentindo não possa entrar dentro de uma igreja e adorar a Deus? Você sabe se ela pediu perdão para Deus? E se ela sair dali e continuar mentindo significa que ela não se arrependeu? E desde quando isso deveria interferir na sua fé para com uma denominação ou uma igreja, ou uma religião?
    Você pode ir em dois templos de uma mesma religião e se deparar com ensinamentos diferentes.
    Separar palavras, separar significados, separar momentos, lugares, pessoas, religiões. Absolutamente nenhum processo no universo ocorro de maneira exatamente igual.

    ResponderExcluir
  53. Ao invés de muitos ficarem generalizando em comentários, poderíamos comentar apenas o que se detêm ao que a belíssima e significativa ilustração do post significa: que existem pessoas entre nós, no meio religioso, que tem atitudes que não condizem nem mesmo com valores éticos e morais. Apenas isso. A ilustração não da lado para interpretarmos que a culpa eh da religião pregada, nem de quem ministra as pregações e os ensinamentos no prédio da ilustração, POSSIVELMENTE a maior responsável pelas atitudes erradas dos religiosos atualmente. Até pq a ilustração não determina a religião nem que tipo de ensinamento é pregado, o que também não é importante para a análise de que o erro está nas atitudes do personagem independente da religião a qual pertença.
    A questão do quadrinho 4 é que segundo a Bíblia, em Levítico 18:22 diz: "Com homem não te deitarás, como se fosse mulher; abominação é".
    É considerado pecado abominável passível de morte, como em Levítico 20:13: "Quando também um homem se deitar com outro homem, como com mulher, ambos fizeram abominação; certamente morrerão; o seu sangue será sobre eles"
    Complicado essa questão, tenho amigos homossexuais apesar de minha crença em condenar tais atos. Isso não é preconceito.
    Mas não podemos deixar de amar as pessoas por isso, seja quem for. Muito errado quem maltrata, bate ou trata com indiferença os homossexuais.

    Muito bom o post e a ilustração Ila. Acabei de conhecer seu site e gostei muito! ;)

    ResponderExcluir
  54. Nice post Ila. Detesto hipocrisia. O pior é julgar as pessoas... odeio tal atitude.
    #clappinghands4u

    ResponderExcluir
  55. Olá Ila! Sou a Daluzina Avlis, uma potiguar Contadora de Histórias,também Embaixadora da Paz pelo Circulo Internacional de Embaixadores da Paz... Acabei de me deparar com teu site, e percebi que ele tem um alto teor de promoção de paz, então estou aqui te pedindo para usar algumas de tuas ilustrações.Meu face: Daluzinha Avlis... Bjo no coração!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Daluzinha. Pode usar sim, só não esquece de por meu site para que o pessoal saiba quem fez tá? Beijos!

      Excluir
  56. Eu concordo que muitos agem de forma contraria ao que pregam, e que muitas vezes os costumes das igrejas parecem não fazer nenhum sentido, mais peço que não generalizem, pois o que realmente importa é que levemos uma vida na presença de Deus, pq a palavra do Senhor diz que nós vemos o exterior, mais Deus conhece o coração, então se temos um coração limpo e cheio de amor Deus está contemplando, mais se a pessoa vive apenas de aparência Ele também conhece e a Bíblia diz que Ele é o justo juiz.
    A bíblia também diz que o povo padece por falta de conhecimento, então quando ver ou ouvir algo que não concorda, procure na bíblia pois lá está o manual de como o ser humano deve agir para entrar no céu!!!

    ResponderExcluir
  57. Concordo com Você... Até tive que copiar no meu face... Para algumas pessoas verem isso..

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Para orçamentos, por favor envie um pedido com maiores detalhes, através do meu e-mail profissional ilafox@gmail.com

Ah, e obrigada pela visita e pelos comentários! :-D

Ila Fox
Ilustradora