sexta-feira, 29 de maio de 2015

Sou uma Pessoa Antiga #44

foto essencial

Estes dias estava me lembrando de quando fiz dança de salão, de quando cantei num coral, de quando fiz aula de pintura a óleo… Não tenho nenhuma fotografia daquela época, então me resta apelar para a memória mesmo. E a memória falha. Como eu era? Qual roupa usava? Como era o lugar? Como eram as pessoas? Não lembro.

Amo fotografias. Para mim elas funcionam como uma extensão das nossas lembranças. Mas acho que os melhores momentos se passam longe das lentes. Por isso, apesar das câmeras digitais serem capazes de armazenar uma infinidade de fotos, eu gosto de fotografar somente o essencial. Me desconectar do visor e me conectar ao mundo a minha volta. Nestas horas quase me sinto uma pessoa antiga usando máquina de filme, hehe.

Percebo que as pessoas tem deixado de viver o momento pela ânsia de registrar. Não é difícil encontrar alguém fotografando compulsivamente os filhos, uma viagem, um show, um jantar, uma festa. Quando percebo lá estão elas, com suas câmeras, celulares e tablets, mais preocupados em gravar tudo. Já deixei de acompanhar alguns conhecidos na internet, que postavam fotos de TUDO. Se você olhasse o album rapidinho, era quase um filme em stop motion.

Lembro na Disney durante a inesquecível queima de fogos do castelo da Cinderela, e de um pai ao meu lado, grudado no celular. Gravando e assistindo tudo através do visor minusculo. Preocupadíssimo em manter o foco, centralizar a imagem, garantir o registro perfeito do vídeo (que duvido que tenha sido assistido mais de 2 vezes depois disso). Sem abraçar a família que estava ao lado. Sem absorver a magia. Sem viver o momento. Que tipo de lembranças ele vai carregar na memória além dele segurando a câmera pro alto por meia hora?

Eu posso não lembrar de todos os detalhes da dança de salão, nem do coral, nem das aulas de pintura a óleo. Mas o clima, os cheiros, o aprendizado, e de como eu me sentia fazendo aquilo tudo, eu me lembro. E isso fotografia nenhuma é capaz de captar.

quarta-feira, 27 de maio de 2015

Desenho da Van

desenho van escolar, desenho van, personalização, mascote, by ila fox

Desenho Fofinho de uma Van Escolar, para personalizar a logo de uma cliente de transportes!

segunda-feira, 25 de maio de 2015

Maria Helena e Carlos ( os gatinhos!)

000

A Helena e o Carlos já passaram por aqui em outro retrato, mas desta vez encomendaram um com todos os gatinhos da família!

sábado, 23 de maio de 2015

TAG: Conheça a Artista

meet the artist, conheça o artista,

Fui convidada para participar da TAG #meettheartist ou #conheçaoartista onde a ideia é fazer um desenho com coisas que você ama e odeia. Apesar da correria, não queria passar em branco. Se deixar eu fico o dia todo fazendo estas listinhas aí! Amo! hahaha.

Para quem quiser conhecer um pouco mais sobre a artista aqui, vale ler o meu Quem sou eu e minhas tags Eu Adoro e Eu Odeio.

Bom, como não sei quem já fez para indicar, sinta-se a vontade para fazer o seu também e mande o link! É divertido!

sexta-feira, 22 de maio de 2015

Francine estudando!

retrato francine piaia, veterinária, estudando, formando, by ila fox

Retrato Clássico da Francine Piaia, que para quem não sabe está cursando a faculdade veterinária, e estuda muitooooo! No desenho ela está contando com a ajuda dos bichinhos do laboratório!

quarta-feira, 20 de maio de 2015

Taliama e Eliomar

caricatura fofinha, caricatura casal, caricatura bailarina, caricatura músico, by ila fox

Caricatura fofinha do casal Taliama e Eliomar, que colocaram seu hobby e profissão para personalizar a caricatura!

segunda-feira, 18 de maio de 2015

Renato e Marianna

Caricatura noivos na bicicleta, caricatura casal, caricatura bonita, caricatura original, caricatura cachorrinhos, caricatura casamento, by ila fox

Caricatura Clássica do casalzinho Renato e Marianna, que seguem juntinhos de bicicleta, acompanhados dos seus bichinhos de estimação!

sexta-feira, 15 de maio de 2015

Quadrinhos da Fernanda e Vinícius

convite em quadrinhos, convite personalizado, convite história casal, convite original, by ila fox

Convite do casal Fernanda e Vinícius (sim, do post anterior!) onde contam como se conheceram.

Eles trabalhavam juntos, e devido a diferença de opiniões viviam discutindo. As vezes eles iam almoçar juntos, mas só como amigos... depois de quase um ano Vinícius a convidou para jantar e dali em diante, foi só alegria!

quarta-feira, 13 de maio de 2015

Fernanda e Vinícius

caricatura desenho, caricatura noivos, caricatura sr e sra smith, caricatura de corpo inteiro, caricatura noivos, caricatura bonitra by ila fox.

Caricatura Desenho do casal Fernanda e Vinícius que arrasam como Sr e Sra Almeida!

segunda-feira, 11 de maio de 2015

Vanda e sua Mãe

retrato vó, mãe vanda, francine piaia, fran, bbb9, retrato personalizado by ila fox

Lindo Retrato Clássico que a Fran encomendou para sua Mãe junto com sua Nona. A homenagem foi muito emocionante!

sexta-feira, 8 de maio de 2015

Francine e Pet

desenho francine piaia, retrato com bichinho de estimação, retrato clássico, bbb 9, fran e pet, by ila fox

Retrato da Francine Piaia com seu cachorrinho mais simpático do mundo, Pet! Olha a carinha de sapeca (dos dois, claro!).

quarta-feira, 6 de maio de 2015

Família da Keli

caricatura fofa, caricatura fofinha, caricatura família, caricatura my love valentina, caricatura by ila fox

Caricatura Fofinha da família da Keli, "Amelíssima" como ela mesmo se define, que ama sua família e sua rotina de dona de casa, cuidando de tudo com muito carinho e cuidado! Mulher de mil e um talentos!

segunda-feira, 4 de maio de 2015

Elizandra e Robson

caricatura casal, caricatura romântica, caricatura bonita, caricatura proporcional, caricatura casal segurando coração, by ila fox

Caricatura Proporcional romântica do casalzinho Elizandra e Robson que encontraram sua cara metade e agora vão se casar!

sexta-feira, 1 de maio de 2015

Sou uma pessoa antiga #43

sou da ultima geração analógica, sou uma pessoa antiga, eu escrevia cartas, eu escutava rádio, grava fitas, saudosismo, by ila fox

Quem está na faixa dos 30 anos sabe bem o que foi viver na era pré-digital. Vimos a comunicação se desenvolver e a internet nascer. Caramba, posso dizer que fomos a última geração analógica!

Somos do tempo que ter um telefone em casa era um luxo para poucos. Se hoje você pode comprar um chip de celular por 5 reais na banca de jornal, naquela época o preço de um número girava em torno de 15 mil reais! Era um bem de família! Na falta de uma linha particular o negócio era apelar para um telefone público. Fazer uma ligação também era um exercício de paciência, tinha que ir girando o discador e torcer para não errar e voltar do começo. E quem nunca ficou plantado ao lado do telefone esperando por uma ligação não sabe o que é ansiedade! Daí dá para imaginar como os celulares foram libertadores né? De repente você podia atender seu telefone até no banheiro! hehe.

Para mandar uma simples carta era preciso uma boa dose de coordenação para escrever com letras caprichadas, boa vontade de ir aos Correios, e muita paciência enquanto o carteiro não voltava com a resposta. E você aí com preguiça de escrever um simples e-mail heim?

A internet mesmo só chegou lá em casa em 2000. Ainda lembro da primeira vez que acessei um site. Foi das Spice Girls numa aula de informática (alguém ainda faz isso?). Naquele tempo a internet era discada, além de ser uma carroça de tão lenta, você não podia ficar online o dia todo, pois era como uma ligação telefônica. Era comum esperar até meia-noite para conectar mais barato e não levar um susto com a conta no fim do mês.

Poderia passar horas falando sobre os perrengues da minha geração analógica. Sobre esperar a música tocar na rádio para gravar. As fitas das locadoras que tinham que ser rebobinadas. Os filmes das câmeras que queimavam impiedosamente. Os trabalhos de escola sem a ajudinha do Google...

Pense em todas as limitações daquela época e como ela nos preparou para a vida, num exercício diário de paciência e resignação. Como vai ser daqui pra frente, com a geração que já nasceu mergulhada neste mundo digital? Que efeito isso terá na humanidade nas próximas décadas? Fico pensando se esta nova geração não se tornará ansiosa e distraída demais com o excesso de informação...

Nunca se teve tanto acesso aos meios de comunicação como hoje, no entanto nunca sofremos tanto com a falta de comunicação. Em tempos de redes sociais, nosso lado social esta definhando. Hoje, amigo é aquele que dá like, e não o que dá um abraço.