segunda-feira, 31 de março de 2014

sexta-feira, 28 de março de 2014

Sou uma Pessoa Antiga #42

Ricbit usa régua de cálculo, usando régua de cálculo, ilustração by ila fox

Ricbit ama matemática. Mas não é isso que o torna uma "Pessoa Antiga" e sim o gosto dele por usar régua de cálculo! Quando ele me falou a primeira vez sobre isso pensei que se tratava de uma daquelas réguas com calculadora embutida, coitada de mim! O negócio é bem mais complexo do que eu imaginava, sente só!

"Essa é uma paixão recente por uma coisa antiga! Uns anos atrás eu escrevi no meu blog um post sobre como eu me virava no colégio técnico sem ter uma calculadora científica (meu método era baseado em memória e matemática):

http://blog.ricbit.com/2012/06/estimule-sua-criatividade-1.html

No começo do ano eu traduzi o post para inglês, e aí deu para ver bem a diferença cultural. Enquanto no Brasil as pessoas me congratulavam pela persistência e criatividade, os anglófonos ficavam meio perplexos. Pra que perder tanto tempo decorando logaritmos e abrindo séries de Taylor? Se você não tinha calculadora porque era cara, então tinha uma solução mais prática e barata: usar uma régua de cálculo.

É mesmo né? Se tivessem me falado isso na época, teria me economizado um bocado de trabalho! Eu resolvi procurar uma régua de cálculo no mercado livre e desde então fiquei viciado. Sempre fui amante de retrocomputação, adoro escrever emuladores, mas a régua de cálculo é retrocomputação de gente grande, da época que matemática era feita mecanicamente ao invés de eletronicamente.

A parte incrível é que eu já tive oportunidade de usar na prática! Certa vez uma amiga estava fazendo um bolo, mas a receita era para 1kg e ela precisava dos ingredientes para 800g. Por coincidência, eu estava perto com uma régua de cálculo, então deu para calcular os ingredientes usando a régua!"

quinta-feira, 27 de março de 2014

Caricatura do Matheus

caricatura personalizada, caricatura para crianças, caricatura bebê, caricatura safari, menino, by ila fox

Caricatura Clássica do Matheus, com roupinha de Safari, e os pézinhos fofos de fora! Parabéns menininho!

quarta-feira, 26 de março de 2014

Retrato da Laís

retrato DJ, retrato menina tocando CDJ, atacando de DJ, retrato personalizado, retrato divertido, by ila fox

Retrato Desenho da linda Laís, toda estilosa, atacando de DJ na sua festa de aniversário! Parabéns menina!

terça-feira, 25 de março de 2014

segunda-feira, 24 de março de 2014

Bianca e Angelo

caricatura casamento, caricatura noivos, caricatura noiva no colo, caricatura bonita, noiva loira, noivo moreno, caricatura personalizada, by ila fox

Caricatura Clássica mais que romantica do casalzinho Bianca e Angelo! Parabéns noivinhos!

sexta-feira, 21 de março de 2014

Recordar é Viver #44

0recordar é viver, ricbit gostava de desenhar, by ila fox

Toda criança gosta de desenhar, a diferença é que umas param enquanto outras continuam. Com o Ricbit não foi diferente, ele também amava!

"Desenhar foi meu primeiro hobby. Quando eu era criança eu lia muitos gibis, e todo leitor de quadrinhos acaba tendo vontade de fazer seus próprios desenhos. Eu desenhava páginas e páginas de gibis, e depois sempre dava um jeito de vender para algum parente (e com o dinheiro eu comprava mais gibis, então era um ciclo).

Para fazer o gibi era fácil, você dobra um sulfite ao meio e já tem quatro páginas, depois é só desenhar. Para ficar completo só faltava grampear, e isso foi uma frustração no começo. Eu não tinha grampeador, na minha cabeça de criança você precisava ser muito rico para ter um grampeador em casa (por isso que hoje em dia minha mesa sempre tem um grampeador, é trauma de infância).

Como eu vendia os gibis, sobrou pouca coisa dessa época. Um dos poucos que ainda tenho é o clássico O Homem Que Usava Calcinha, que eu fiz quando tinha nove anos. Aqui tem o scan completo da história:

http://talentodesperdicado.blogspot.com.br/2011/07/o-homem-que-usava-calcinha.html

Os desenhos foram indiretamente o que me levaram para a computação. Em dos meus gibis, o herói precisava digitar a senha para entrar na fortaleza, e usava um computador para isso. Eu fui mostrar para a minha mãe, e ela achou estranho a tela daquele computador desenhado. Ela levou então o gibi pro meu pai, que reconheceu a tela: era um programa de verdade, que funcionava!

Como meu pai era programador, sempre tinha listagens e revistas pela casa. Provavelmente eu fiquei lendo aquelas listagens e entendi sozinho como funcionava, então na hora de desenhar eu fiz um programa funcional. Devia ser algo simples, do tipo 10 INPUT "SENHA "; A$ 20 PRINT A$, mas foi o suficiente para meu pai resolver me ensinar os comandos mais avançados (e no fim de semana ir sorrateiramente com o filho até a firma, onde eu brincava felizmente com aquele monte de Apple II e XT que tinha por lá).

Eu continuei desenhando por vários anos, mas acabei parando com esse hobby do mesmo jeito que parei com todos os outros hobbies. Quando eu entrei na faculdade, não dava tempo de fazer mais nada, era estudo em tempo integral. Aí eu parei de desenhar e parei de jogar videogame. Os videogames eu retomei depois de concluir o curso, mas o desenho eu só fui retormar muito depois. Os poucos que eu ainda faço vão parar no meu blog de criações artísticas:

http://talentodesperdicado.blogspot.com.br"

quinta-feira, 20 de março de 2014

Gabriela e Ivan

Caricatura Sr e Sra Smith, caricatura casal, caricatura divertida, by ila fox

A Gabriela e o Ivan já passaram aqui pelo blog com a Caricatura do Casamento deles, e agora pediram uma caricatura na pose Sr e Sra Smith!

quarta-feira, 19 de março de 2014

Retrato da Henny

retrato personalizado, retrato para blog, retrato loira com jóias, by ila fox

Retrato da Henny lindamente enfeitada com colares, anéis e jóias! Muito linda né?

terça-feira, 18 de março de 2014

segunda-feira, 17 de março de 2014

Giselly e Franklin

caricatura casal, caricatura noivinhos na moto, caricatura personalizada, caricatura bonita, R1 Yamanha, by ila fox

Caricatura Proporcional dos noivinhos Giselly e Franklin na moto possante dele. Felicidade ao casal!

sexta-feira, 14 de março de 2014

Ila em Fatos #44

no limite, quase participei do no limite, ricbit, by ila fox

E mais uma participação do Ricbit neste mês de aniversário! hehe. Desta vez ele vai contar como foi a saga da vez que ele quase participou do No Limite!

"Isso foi em 2001. A produção do No Limite estava procurando uma pessoa com perfil nerd para participar do programa, e descobriu o lugar mais fácil de encontrar alguém assim era na USP. Mas chegando lá a batata quente foi refinando. "Nerd? Tem lá na engenharia". Depois foi "Nerd na engenharia? Tem lá na elétrica.". E por fim "Nerd na elétrica? Você precisa conhecer o RicBit".

Para participar da pré-seleção, uma das produtoras fazia uma entrevista com a câmera na sua frente. Entre as várias perguntas, eu casualmente mencionei que sabia de cabeça todos os 150 pokemons da época. Ela ficou espantada, mas eu expliquei era simples. Você melhora a retenção quando aumenta a redundância, e eu jogava em japonês. Então, para cada pokemon, eu sabia o nome em inglês, o nome em japonês, o desenho, os golpes, e o barulhinho que eles faziam. Como cada parte fica numa região diferente do cérebro, é mais fácil de memorizar. É o mesmo truque que você usa para memorizar kanji.

Mas tudo que ela entendeu foi "ESSE MENINO ESPALHA POKEMONS PELO CÉREBRO", e isso me garantiu uma visita ao projac para fazer a seleção final. Foi um dia inteiro de seleção, começava com uma entrevista com o Boninho, depois passava por psicológa, check-up médico, astróloga (eles nunca contratam um participante sem antes fazer o mapa astral dele), e a inevitável sessão com o advogado para assinar os papéis. Essa última era para ser dez minutos, acabou levando uma hora, porque eles nunca iriam imaginar que aquele menino iria LER as 150 páginas do contrato e ainda achar vários bugs nele.

Mas no final eu não fui selecionado. Eles não falaram o motivo, mas eu desconfio fortemente do teste de Rorschach na avaliação psicológica. Eles me falaram para descrever o que vinha à minha mente quando eu olhava para as pranchas, e logo na primeira prancha eu vi o Diabo, soltando um barro na privada, enquanto lia um jornal."


quinta-feira, 13 de março de 2014

Iollen e Renan

caricatura para casamento, caricatura noivinhos, caricatura casal, caricatura noivos, by ila fox

Caricatura Clássica do casalzinho Iollen e Renan, que pediram uma pose assim, abraçadinhos. Tão romântico! Parabéns!

quarta-feira, 12 de março de 2014

Eu Odeio #43

eu odeio falar no telefone, ricbit odeia falar no telefone, ricbit, by ila fox

E continuando com nosso mês especial de Ricbit!

Tirando quando nos conhecemos, que o Ricbit me ligava sempre e a gente ficava conversando por horas, eu nunca vi ele se estender muito numa conversa pelo telefone. Ele odeia tanto falar no telefone, que até hoje ele não sabe diferenciar o toque do interfone e do telefone! hahaha.

E com a palavra, Ricbit:

"O telefone foi criado para permitir que pessoas aleatórias possam te interromper a qualquer momento, independente de quão concentrado você esteja na sua tarefa. E pior, uma vez estabelecida a conexão, você fica com uma das mãos ocupadas e sem poder falar ou escutar outra coisa; ou seja, não contente em te interromper, esse aparelho monopoliza sua atenção.

Nós vivemos no futuro, existem soluções muito melhores de comunicação. Email e chat são assíncronos, você deixa uma mensagem e eu respondo quando estiver livre. E ambos possuem block, eu posso impedir que desconhecidos fiquem me interrompendo à toa. Se a mensagem for muito urgente, existe o sms: como tem limite de tamanho de mensagem, é garantido que ao menos eu não vou perder muito tempo com ele."

terça-feira, 11 de março de 2014

Caricatura da Tatiana

caricatura formatura, caricatura personalizada, caricatura medicina, by ila fox

Caricatura da Tatiana que se formou em medicina e pediu uma caricatura para personalizar sua festa! Parabéns!

segunda-feira, 10 de março de 2014

Arenilda e Geferson

caricatura para noivos, caricatura casal, caricatura noivinhos, caricatura personalizada, caricatura bonita, by ila fox

Caricatura Desenho do casalzinho Arenilda e Geferson, felicidade noivinhos!

sexta-feira, 7 de março de 2014

Eu Adoro #46

Eu adoro estante de livros, eu adoro livros, ricbit, by ila fox

Aproveitando que Março é o mês de aniversário do Ricbit, decidi fazer um mês especial dele!

O "Eu Adoro" de hoje é sobre a paixão que ele tem por livros. Sério. Nós temos 2 estantes cheias, e mais alguns armários abarrotados. Acho que se ele pudesse, moraria dentro de uma biblioteca! hehe.

Agora fiquem com o próprio Ricbit contando como começou tudo isso!

"O vício começou com o meu avô. Na casa dele tinha uma estante enooorme, cheia de livros, com coleções das mais diversas. Tinha o Monteiro Lobato completo, o Tesouro da Juventude, todos os livros do Malba Tahan e do Sherlock Holmes, uma edição rara do Dom Quixote que tinha metade da minha altura, uma gramática da língua portuguesa em três volumes escrita pelo Jânio Quadros. Na minha cabeça impressionável de criança, esse era o rumo natural da vida: você cresce, casa e compra uma estante de livros.

De todos os livros, os mais influentes para mim foram uma coleção de Matemática para Seminaristas. Ele começava com álgebra básica e ia até o comecinho de cálculo (mais ou menos da sétima série até o primeiro ano da faculdade). Mas eu comecei a ler esses livros na quinta série, e parte curiosa é que a edição era horrorosa e cheia de erros, eu ia consertando os erros com lápis conforme ia lendo.

A origem da estante do meu avô era curiosa também. Na década de 70 ele tinha um programa na tv no estilo da Porta da Esperança, mas era baseado em trocas. Você oferecia alguma coisa no programa e algum telespectador oferecia algo em troca. Quando alguém oferecia um livro, meu avô mesmo oferecia a troca e pegava pra ele"


Eu adoro estante de livros, eu adoro livros, ricbit, by ila fox

quinta-feira, 6 de março de 2014

Convite da Emanuelle e Rodrigo

Convite em tirinhas, convite personalizado, convite história casal, convite em quadrinhos, quadrinhos para casamento, by ila fox

Convite em Tirinhas com 9 quadrinhos contando a história de amor da Manu e Rodrigo! Um casalzinho que tem muita história pra contar!

quarta-feira, 5 de março de 2014

Hanna e Maycon

caricatura casamento, caricatura noivos, caricatura casal, caricatura sr e sra smith, Melo, caricatura para noivinhos, by ila fox

Caricatura proporcional do casalzinho Hanna e Maycon que virou a lembrancinha de casamento deles. Encomende o seu também!

caricatura casamento, caricatura noivos, caricatura casal, caricatura sr e sra smith, caricatura para noivinhos, by ila fox

segunda-feira, 3 de março de 2014

Caricatura da Thalita

caricatura formatura, caricatura formanda, medicina, by ila fox

Caricatura da formanda Thalita, para sua formatura de medicina! Parabéns Doutora!