Sou uma Pessoa Antiga #42

Ricbit usa régua de cálculo, usando régua de cálculo, ilustração by ila fox

Ricbit ama matemática. Mas não é isso que o torna uma "Pessoa Antiga" e sim o gosto dele por usar régua de cálculo! Quando ele me falou a primeira vez sobre isso pensei que se tratava de uma daquelas réguas com calculadora embutida, coitada de mim! O negócio é bem mais complexo do que eu imaginava, sente só!

"Essa é uma paixão recente por uma coisa antiga! Uns anos atrás eu escrevi no meu blog um post sobre como eu me virava no colégio técnico sem ter uma calculadora científica (meu método era baseado em memória e matemática):

http://blog.ricbit.com/2012/06/estimule-sua-criatividade-1.html

No começo do ano eu traduzi o post para inglês, e aí deu para ver bem a diferença cultural. Enquanto no Brasil as pessoas me congratulavam pela persistência e criatividade, os anglófonos ficavam meio perplexos. Pra que perder tanto tempo decorando logaritmos e abrindo séries de Taylor? Se você não tinha calculadora porque era cara, então tinha uma solução mais prática e barata: usar uma régua de cálculo.

É mesmo né? Se tivessem me falado isso na época, teria me economizado um bocado de trabalho! Eu resolvi procurar uma régua de cálculo no mercado livre e desde então fiquei viciado. Sempre fui amante de retrocomputação, adoro escrever emuladores, mas a régua de cálculo é retrocomputação de gente grande, da época que matemática era feita mecanicamente ao invés de eletronicamente.

A parte incrível é que eu já tive oportunidade de usar na prática! Certa vez uma amiga estava fazendo um bolo, mas a receita era para 1kg e ela precisava dos ingredientes para 800g. Por coincidência, eu estava perto com uma régua de cálculo, então deu para calcular os ingredientes usando a régua!"

Comentários

  1. Ila!
    O Ricbit deve ser muito inteligente, não é mesmo?

    Lili

    ResponderExcluir
  2. Eu vi a notícia e lembrei do Ricardo...

    http://olhardigital.uol.com.br/noticia/brincadeira-de-1-de-abril-do-google-transforma-usuario-em-mestre-pokemon/41132

    ResponderExcluir
  3. Este mundo da matemática é maravilhoso!!!!!! Parabéns!!!!

    ResponderExcluir
  4. Hiuahehahah.. Caraca, bicho! Que massa!
    (sim, sou antiga e falo "bicho")
    Bjão procês! :*

    ResponderExcluir
  5. tive q ir em Imagens do Google para saber o que era uma régua de cálculo . . . tiz tiz tiz . . . q coisa mais esquisita

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Para orçamentos, por favor envie um pedido com maiores detalhes, através do meu e-mail profissional ilafox@gmail.com

Ah, e obrigada pela visita e pelos comentários! :-D

Ila Fox
Ilustradora