Ila em Fatos #36

Quase desmaio tirando sangue, tontura ao tirar sangue, síndrome nevo-vagal, nervo vago, ila em fatos, ilustração by ila fox

Desde que me conheço por gente é sempre um problema quando preciso tomar algum medicamento intravenoso ou fazer exame de sangue.

Cheguei a pensar que fosse alguma fobia, mas juro que apesar de não morrer de amores quando vejo uma seringa, até consigo ficar calma. O problema vem depois mesmo. Sinto tontura, a visão fica turva, começo a suar frio, as pernas ficam moles, o estômago embrulha, parece que vou desmaiar mesmo!

Por acaso descobri que existe uma razão fisiológica para isso, e se chama Síndrome Nevo-Vagal.

Quando a gente recebe uma agulhada, isso aciona o nervo vago que tem uma reação exagerada, dilatando os vasos sanguíneos e diminuindo a pressão arterial causando todos este mal estar que falei. A saída que encontrei foi tirar sangue deitada. Parece que melhorou...

Alguém aí também se sente mal quando passa por isso?

Comentários

  1. Eu não tenho problema em ver o MEU sangue. Quando me corto, ou até mesmo quando tirei sangue uma vez achei até.... divertido, ver aquela agulha espetada no meu braço e aí encher de sangue.

    Agora, quando eu vejo os OUTROS a coisa muda de figura. Uma vez vi minha mãe tirando sangue e precisei virar a cara porque na hora que vi aquele monte de sangue subindo na ampola, comecei a passar mal.

    Vá entender!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pior que meu problema nem é exatamente medo de sangue nem de seringa sabe? É algo que vai além de mim, fisiológico mesmo.

      Excluir
  2. rá! já eu morro de medo de seringa!
    antes de tomar a espetada eu falo com a pessoa 'peraí'. ai respiro fundo acalmo os nervos, relaxo... ai depois 'agora pode!'. kkk!
    mas voce é a primeira pessoa que conheço com isso... nem tinha ouvido falar antes. :P

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também não sabia que isso existia. Daí vi naquele programinha Bem Estar e caiu minha ficha!

      Excluir
    2. Olha só, eu ja tive essas mesmas sensações, mas em 2004 precisei ficar internado por alguns dias para procedimentos cirúrgicos, centenas de vezes fui espetado de várias formas e...voi-lá, nunca mais tive nenhum problema com esta cena. ;p

      Excluir
  3. Quando doei sangue a seringa era tão grossa que quase desisti T_T e não passei mal, nem antes, nem durante e nem depois. Ufa!

    ResponderExcluir
  4. Putz... eu tenho 1,86m de altura e até sinto vergonha quando tenho que tomar soro ou medicamento na veia. Quando escuto o estalo da pele e carne se rompendo com a agulha ai eu entro em stand by. Eu costumo avisar antes os enfermeiros sobre o efeito colateral disso, eles não acreditam, mas 2 segundos depois eles tem que me acudir... hahahahaha... Bom pelo menos agora sei que isso tem nome.
    Que a força esteja conosco.

    Pedro Santos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pedro, as enfermeiras também ficam meio assim quando peço para tirar sangue deitada. Devem achar que é frescura minha. Espero que na faculdade elas tenham aprendido sobre isso, mas pelo visto várias delas mataram aula neste dia. :-P

      Excluir
  5. Eu tenho isso também. Não tenho medo nenhum de agulha, mas eu preciso tirar sangue deitado senão minha pressão abaixa e eu desmaio.

    Ruim é que às vezes eu esqueço de avisar o médico, dia desses precisei tomar soro e passei mal um monte porque não avisei a enfermeira e ela me botou pra fazer isso sentado.

    ResponderExcluir
  6. Uma vez vi uma mulher que desmaiou, as funcionarias ficaram todas alvoraçadas e o marido/namorado falou, "tudo bem é normal, ela sempre desmaia". Ela deve ter essa síndrome que você falou.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Coitada! Se ela tirasse deitada este drama acabava! :-/

      Excluir
  7. Oi Ila,
    Quando era mais nova eu também passava mal! Agora ainda bem que não mais. A não ser quando a enfermeira por não encontrar a minha veia fica me cutucando. Aí começo a sentir estes sintomas. Eu doeei sangue apenas uma vez porque eu trabalhava numa empresa que vendia as bolsas de sangue e por lidar tanto com elas um dia teve campanha na empresa e resolvi doar por pura curiosidade. Foi horrível!! Perdi os sentidos na doação e depois de melhorar um pouco acabei desmaindo em cima dos teclados na minha mesa de trabalho. Que vexame!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se eu doar sangue tenho certeza que vai acontecer isso. O_o

      Excluir
  8. Puxa... deve ser muito chata essa reação mesmo... Ainda bem que não tenho nada disso! Por conta de uma mutação no gene C667T tenho que tomar anticoagulante e aí preciso fazer exame de sangue pelo menos duas vezes por semana para controlar o nível de coagulação sanguínea. Vida de mutante não é nada fácil... rs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Putz, com o sangue não se brinca, tem que cuidar mesmo...

      Excluir
  9. Não sabia que tinha explicação fisiológica, achei q era uma reação emocional de fobia mesmo... Antigamente eu não tinha isso, eu não gostava da agulha mas não tinha maiores problemas, até ficava olhando o sangue saindo... Aí de repente comecei a ter isso q vc falou, fico tonta, branca, parece que o sangue desce da cabeça. Associei a uma angústia por ficar pensando q tem uma agulha enfiada em mim, sei lá, hahah. Tenho medo de ter um espasmo e dobrar o braço e a agulha entrar lá dentro XD

    ResponderExcluir
  10. Eu fico MUITO ansiosa e preciso conversar com a pessoa, para ela entender toda minha aflição rsrsrs Não desmaio, mas meu ritmo cardíaco acelera, começo a suar frio, parece q vai ser o fim do mundo levar uma agulhada... quando ia posto de saúde fazer profilaxia em função do meu trabalho, sempre tinha que ir com meu amigo, que ficava rindo da minha cara rs Sempre que posso, chamo meu noivo para ir comigo nos exames de rotina.. só quem sente que entende essa angústia.. rs
    Meu irmão é mais sensível do que eu. Ele desmaia, passa mal e tudo mais... no caso dele o problema é antes e depois.. mas aprendemos a lidar com isso.

    Você não está sozinha rs ;) Beijosss

    #prontodesenhei

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, mas seu caso é ansiedade mesmo né? Eu até fico tranquila em relação a agulha, o que me deixa aflita é saber que vou passar mal depois...

      Excluir
    2. E o pior Ila, é que dificilmente vc toma soro na junção dos braços (onde normalmente se tira sangue). É sempre no punho. Isso dói muito se a agulha não for bem delgada ou o vaso bem dilatado.

      Excluir
  11. Eu tenho é medo de agulha mesmo.. quando vou tirar sangue, ou tomar soro na veia quase desmaio.
    A minha mãe sempre dá risadas de mim. Mas é horrível, parece que aquela sensação de que vai desmaiar nunca acaba.

    ResponderExcluir
  12. Meu marido é igualzinho Ila. Só que ele realmente desmaia, ele avisa logo para as enfermeiras : "me segura que eu vou desmaiar"...hehe

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai coitado! hehe, pede pra tirar deitado na próxima!

      Excluir
  13. Eu também passo por isso e adoraria que existisse alguma solução. O problema nem é o sangue, é a agulha, então, desmaio até para tomar injeção de gripe, vacina. Exame de sangue então, fico tão tensa que já aconteceu de desmaiar antes de me furarem, tipo, entrei na salinha já com as pernas bambas, a enfermeira colocou o garrote e eu desabei sem qualquer aviso prévio. Mico gigante! Desde que me lembro, acho que não houve uma única vez que eu não tenha desmaiado. Duro é ter que lidar com a cara de deboche das enfermeiras no laboratório, ô povinho mal humorado e despreparado para lidar com essas situações. Será que elas acham que a gente desmaia porque quer?
    Já me disseram que o certo é já chegar no laboratório e avisar que desmaio, mas eu fico com vergonha, aí, sempre prefiro arriscar, rezando para não acontecer, o problema é que nunca consigo...rs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então pessoa anônima (deixa seu nome da próxima tá? Muito ruim não saber a quem se dirigir!)
      Bom, acho que deveria pedir para tirar sangue deitado na próxima vez. Vergonha é desmaiar! :-P

      Excluir
  14. Também me acontece isso, mas além de saber que devo fazer as análises deitada, levo uma barrinha de chocolate para comer logo de seguida e fico como nova. :)

    ResponderExcluir
  15. Que bom que tem explicação além de medo, o que sempre ouço...
    Desmaio e chego a vomitar ao voltar do desmaio sempre que tomo soro ou algum medicamento na veia. Quando tiro sangue isso não acontece,o problema é colocar mesmo, rrsrs, sinto o líquido subir nas veias e apago...me incomoda mto,tds acham que é frescura.
    Mto obrigada!

    ResponderExcluir
  16. Que bom que tem explicação além de medo, o que sempre ouço...
    Desmaio e chego a vomitar ao voltar do desmaio sempre que tomo soro ou algum medicamento na veia. Quando tiro sangue isso não acontece,o problema é colocar mesmo, rrsrs, sinto o líquido subir nas veias e apago...me incomoda mto,tds acham que é frescura.
    Mto obrigada!

    ResponderExcluir
  17. Menina, vc não tem noção, esses dias eu fui doar sangue e quase morri... rs!
    Até descrevi minha experiencia cômica no meu blog
    http://joyceysla.blogspot.com.br/2014/06/mico-de-hoje-doando-sangue.html
    Só comedia! Você falou tudo! KKKK

    ResponderExcluir
  18. nossa .. eu tenho isso sempre que vou vacinar, tirar sangue ou soro na veia..
    my god;... eh horrrivel a sensação.. desmaio na certa!! agora sei o nome disso,, eh uma doença?
    :0

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É uma condição genética, não é uma doença.

      Excluir
  19. Eu tenho esses mes mesmos sintomas.

    ResponderExcluir
  20. Eu tenho esse problema tbm... mas so quando tiro sangue mas apesar da tontura e de ficar tudo preto... eu resisto firme kkkk esses dias passei por isso... fiz um ezame de sangue com 12 h de jejum... blz tirei 5 ampolas de sangue... ate ai tudo 100 % quando comecei a andar... o negocio começou a escurecer tudo suar frio as pernas nao quiria mais obedecer... entao caminhei firme ate o carro mesmo sem quSe ver mais nada... joguei os pe pra cima e em menos de 2 minuto ja tava bonzinho kkkk.... mas quase desmaiei no mei da rua kkk pensa no mico

    ResponderExcluir
  21. Tenho a mesma coisa, nao posso nem pensar em olhar pra na hora que ta puncionando a ceia, fecho os olhos e penso em outro mundo,o pior é para tomar soro ou medicaçao, sinto uma sensaçao horrível do soro correndo pela veia,coisa gelada!! Horrivel, tento me concentrar em outra coisa, ajuda um pouco.
    Por sinal to nessa situaçao agora! Branco que nem um fantasma...kkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aimeodeols, tem que tirar o sangue deitado na próxima vez, ajuda bastante!

      Excluir
    2. Uffa ja acabou! Nao via a hora de terminar o soro kkkkk....

      Ahh, aproveitando Ila, eu estava bem estirado na poltrona,reclinei bem quase deitado!

      Valeu pela dica!

      Excluir

Postar um comentário

Para orçamentos, por favor envie um pedido com maiores detalhes, através do meu e-mail profissional ilafox@gmail.com

Ah, e obrigada pela visita e pelos comentários! :-D

Ila Fox
Ilustradora