quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Foxzila #16

Foxzila ataca no fuso horário

Fuso é um negócio realmente complicado, ainda mais quando estamos falando de uma diferença de 12 horas. E logo na hora que eu estava começando a entrar no ritmo, tenho que voltar pra casa! hehe. Mas faz parte! a viagem foi épica e com certeza será lembrada por muito tempo! assim que puder postarei um video com os melhores momentos e um breve resuminho da viagem para vocês! Sayonara Japão!

UPDATE: Já cheguei no Brasil! mas agora vou aproveitar o restinho das minhas férias para descansar e me adaptar ao fuso antes de voltar ao batente!

terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Impressionante Tokyo

Tokyo Impressionista, art rage, by ila fox

Uma tentativa de pintura impressionista feita no Art Rage. Porque Tokyo é assim: informação, luz e movimento. Impressionante.

segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Kawaaaaaiiiiiiiii!

Desenhos fofinhos japonês

Kawaii é a gíria japonesa para qualquer coisa fofa. E se tem um povo que sabe ser fofo é o japonês viu? No Japão é tudo super cuti-cuti. Os layouts estão repletos de desenhos meiguinhos e coloridos que são usados de embalagens e acessórios até camisinhas e aviões.

Kawaii também é um estilo de vida. Em qualquer lugar você encontrará garotas vestidas como bonequinhas cheias de frufrus. Também não é difícil se deparar com um executivo, alinhado em seu terno, com seu celular fofinho. Kawaii é um fenômeno onipresente no Japão. O duro é resistir a tanta fofura!

sábado, 25 de fevereiro de 2012

Nanquim fake num Templo fake

pintura em nanquim digital, tutorial pintura nanquim digital, Byodo-in, ilustração by ila fox

Esta ilustração eu fiz usando um tutorial da revista Photoshop Creative, onde representei a réplica do templo Byodo-in (que fica no Havaí! a-há!) usando a técnica de nanquim digital! Bem legal né?

sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Confusão no Japão

Enigmas no Mercado, embalagens de produtos japoneses, confusão no Japão, Ila Fox

Um pouco antes de ir pro Japão resolvi me aventurar numa lojinha de produtos japoneses que tinha perto de casa. Comprei a famosa Ameixa em conserva japonesa (Umeboshi) que eu tinha visto uns dias antes no Anime “Hotaru no Haka”. Como sou uma pessoa lombriguenta fiquei com vontade de experimentar.

Chegando em casa logo abri o potinho e tasquei um inteiro na minha boca, achando que fosse, sei lá, doce, como uma ameixa em calda. Imagine a careta que fiz quando descobri que não era doce, e sim muito, mas MUITO salgado. Ficou a lição: Quando se trata de Japão nunca vá pela aparência da comida, você pode cair do cavalo!

quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

PuddiPuddiPuddi!

Gigapudding, Giga Pudim, Ilustração by ila fox

Gigapudding é um doce japonês (tipo um flanzão) que em 2010 caiu nas graças da internet por causa da sua musiquinha grudenta “puddipuddipuddipuddipuddipuddi”. A verdade é que desde que vi este video minha lombrigas logo exigiram a tal guloseima. Será que finalmente conseguirei provar o famoso pudinzão japonês??

UPDATE: Infelizmente não comemos o tal pudim gigante! Perguntei para um brasileiro que mora no Japão e ele disse que nunca viu! Pelo visto é difícil de encontrar mesmo...

quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Fuji-San

Fujisan, monte Fuji, ilustração by ila fox

Uma das minhas expectativas nessa viagem era ver ao vivo um dos maiores símbolos do Japão: o Monte Fuji. E para realizar este sonho fizemos questão de nos hospedar num resort aos pés da montanha. Sugoi! Incrível!

Mas como o Japão é uma terra de contrastes (como já disse neste outro post) eu e Ricbit resolvemos barbarizar! e este resort, o Fuji-Q Highland, além de ter uma vista linda para o majestoso e sereno Monte Fuji, também conta com um parque de diversões com um dos brinquedos mais radicais do Japão, quiçá DO MUNDO!

Dá só uma olhadinha no tamanho da encrenca! aiaiai! Haja coração!

terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

Tradição Oriental

tori flutuante, Miyajima, Japão, ilustração by ila fox

Enquanto planejávamos nossa viagem, uma das dicas mais unânimes entre blogs e livros era "Hospede-se num Ryokan!" Ryokan é um hotel tradicional no estilo japonês. Um local de costumes bem tradicionais. Onde você veste um yukata, anda descalço num tatami, relaxa num onsen e dorme num futon (sem o risco do Ricbit cair da cama, hahaha).

Num Ryokan é onde todo seu imaginário sobre os costumes japoneses transparecem. Onde você realmente se sente parte de uma cultura milenar. E não sei vocês, mas me parece um desperdício chegar do outro lado do mundo para ficar hospedado num hotel igualzinho qualquer outro sabe?

Hoje eu e Ricbit estamos hospedados num Ryokan em Miyajima. Com vista para varios templos e o famoso Torii Flutuante... é uma experiencia e tanto, recomendo!

segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

Geiko

Gueixa, Geiko, Maiko, diferença entre Geiko e Maiko, ilustração by ila fox

Gueixa (ou Geiko) significa “Pessoa das Artes”. Curiosamente o que nós conhecemos como Gueixas na verdade são as Maikos, ou seja, aprendizes de Gueixas. As Maikos usam kimonos coloridos e muitos enfeites no cabelo, enquanto que as Gueixas são mais discretas.

Os ocidentais tem uma imagem muito estereotipada sobre as Gueixas. Pra começar não são prostitutas. Mas sim mulheres que entretem seus clientes durante jantares e recepções, com a arte da dança, do canto e da comunicação.

Hmmm, pensando bem, eu também sou um tipo de “Pessoa das Artes” né?? afinal, eu desenho! hohoho!

sábado, 18 de fevereiro de 2012

Japão de Contrastes

ilustração, contraste, técnica nanquim, Japão, contrastes, torre de Kyoto, Higashi Honganji, ilustração by ila fox

Uma das coisas que mais me surpreendem no Japão é que mesmo sendo um país com um dos metros quadrados mais caros do mundo, eles seguem respeitando e preservando sua história. A prova disso é a quantidade de templos e parques que existem por aqui!

Por causa disso, andar pelo Japão é uma experiencia surreal, pois é como estar numa realidade alternativa. Um lugar onde o antigo e o novo compartilham o mesmo espaço com harmonia. Não é difícil, por exemplo, você se deparar com um templo do período Edo ao lado de um arranha-céu de vidro e aço.

A questão do tempo também é contrastante. Durante o dia você verá muitos executivos atravessando um cruzamento, num ritmo frenético. Enquanto que do outro lado da rua, uma senhorinha toma seu chá calmamente. E sorri. Como quem sabe de alguma coisa que jamais saberemos.

quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Lost in Translation

Cena Lost Translation, Encontros e Desencontros, by ila fox

Sabe aquela sensação esquisita de olhar ao redor e não entender NADA do que está escrito? isso é estar no Japão. A minha sorte é que ao menos decorei o kanji de banheiro feminino, senão seria um problema!

Fora aquela impressão básica de estar cometendo uma gafe num país de costumes tão rígidos. Para vocês terem uma ideia, aqui está frio e nem assoar o nariz em público eu posso, pois na cultura japonesa fazer isso é falta de educação. Em compensação posso tomar sopa fazendo todo o barulho do mundo que é sinal de que estou apreciando a comida! shhhhhulp!

O desenho é uma referencia ao filme Lost in Translation, que ganhou o Oscar de melhor roteiro em 2004. Bem legal, e mostra um pouco de como se sente um ocidental por estes lados. Perdido!

quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

A Arte do Essencial

Técnica suimê, art rage, peixes, by ila fox

Se tem uma coisa que Japonês faz bem é ser conciso. De saber dizer o máximo com o mínimo. Pra começar pela bandeira. Que com um simples fundo branco e circulo vermelho conseguiu representar o Sol nascente.

Neste desenho eu tentei o que eles chamam de Sumi-ê. Uma técnica de pintura oriental onde o artista desenha usando poucos traços, como na caligrafia. Isso me fez lembrar de outra técnica oriental, a Haiku (ou Haikai).

Haiku é uma forma de poesia japonesa que captam instantes em poucas palavras. Acabei pegando a mania de fazer Haikus durante a viagem, sente só:

“Sol. Brilho difuso.
Atravessando a janela.
Perdida no fuso.”

terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Recordar é Viver #25

Quando eu era criança cavava buraco no quintal, cavar buraco chegar Japão, ilustração by ila fox

Me lembro como se fosse hoje. Cheguei da escola super empolgada, pois tinha feito uma descoberta incrível: a Terra era redonda e se eu cavasse até do outro lado chegaria no Japão!!! juntei meu irmão e meu livro de geografia e fomos pro quintal munidos de enxadas.

Cavamos naquele quintal feito dois tatus insanos. Tinha horas que eu jurava escutar uns japoneses (ahh a imaginação infantil). Pena que não me lembro da cara que minha mãe deve ter feito quando encontrou a gente naquele estado deplorável. Será que Omo lavava mais branco naquela época também?

Na verdade não me lembro como esta história terminou. Provavelmente ficamos entediados com a brincadeira e resolvemos fazer outra coisa. Mas a vontade de conhecer o Japão nunca passou... Ainda bem que dá para ir de avião né?

segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Férias 2012!

Férias, viajamos para o Japão, nossa viagem para o Japão, férias 2012, ila fox e Rcibit

É isso aí minha gente, chegou aquele momento que eu espero, trabalho e economizo o ano inteiro: as minhas FÉRIAS! e o destino deste ano? o JAPÃO!

Obviamente não vou trabalhar neste período, mas o blog continuará a todo vapor com uma programação especial feita com todo carinho! Fiquem a vontade pra comentar, pois assim que eu encontrar um tempinho (e uma conexão!) eu prometo dar um pulo aqui para matar as saudades! Quanto aos pedidos de orçamento, pretendo responder a todos assim que possível. Sejam bonzinhos e tenham paciência!

Agora vocês me dão licença que tenho um zilhão de coisas para arrumar aqui e looongas horas de viagem pela frente! ufs! Matta ne! Até logo!

sábado, 11 de fevereiro de 2012

Fernanda e Gustavo

caricatura, noivinhos, corpo inteiro, casal, noiva vestido um ombro só, caricatura para casamento by ila fox

Adorei este vestido num estilo meio "Deusa Grega". Combinou com a beleza clássica desta noivinha linda. Parabéns casal!

Depois do casamento a noivinha Fernanda deixou um pequeno depoimento:

"Oi Ila! O casamento foi ótimo e todos amaram a caricatura!!!
Muito obrigada por tudo! Amamos! Bjs

sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Ila em Fatos #24

Ila em fatos, sou perfeccionista, perfeccionismo, ilustração by ila fox

Sou uma pessoa perfeccionista. E embora muitos pensem que isso seja uma qualidade, também acho que seja um defeito.

Cobro de mim padrões muito altos (até brinco que sou a chefe mais rigorosa e chata que já tive) e por achar que não sou capaz de atingir estes padrões que me imponho, acabo desistindo fácil de algumas coisas. A vantagem é que esta característica foi uma mão na roda na minha carreira freelancer. Se não fosse pela minha organização, eu estaria perdidinha!

Mas aos poucos estou aprendendo a relaxar e aceitar as pequenas falhas, senão a gente pira né?

quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Bell e Ranveer

Caricatura casamento indiano, noiva de vestido indiano, noivo indiano, by ila fox

O Ranveer é indiano e trabalha com o Ricbit. Veio pro Brasil, se apaixonou pela nossa cultura e ficou. A gente brinca que ele é mais brasileiro que muito brasileiro por aí. Adora um churrasco, escuta Chorinho e tem até um cachorro chamado Zeca por causa do Zeca Baleiro! hehe.

Daí que ele não só se apaixonou pelo Brasil como também se apaixonou pela ruivíssima Isabel, ou simplesmente Bell. Namoraram, noivaram e casaram. Com todas as festividades que tinham direito: cerimônia e festa no Brasil e na India! Gajhab! Fantástico!

Quando vi as fotos do casamento deles, eu pensei: "Pre-ci-so desenhar estes dois de noivinhos indianos!". O resultado do presente está aqui! não ficaram lindos? Atchá!

E apesar de ter sido um presente meu, a Bell fez questão de deixar um comentário aqui no blog:

"Ila, a gente amou o presente! Muito obrigada, ficou lindo, fofo e divertido. E com certeza vou fazer um quadro. Vc é muito talentosa! Quando ao nome do Zeca, é por causa do Zeca Baleiro... Rs. Beijos!

quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Quadrinhos da Kalinne e Vitor

É muito bom conhecer as histórias dos casais, ver como as oportunidades surgiram e o relacionamento nasceu. Este casalzinho por exemplo casou exatamente um ano depois que se conheceram! que romântico! parabéns Kalinne e Vitor! que este seja só o inicio de uma vida cheia de boas histórias!

Convite em quadrinhos personalizado, história do casal, convite com história em quadrinhos, convite original, by ila fox

Convite em quadrinhos personalizado, história do casal, convite com história em quadrinhos, convite original, by ila fox

Convite em quadrinhos personalizado, história do casal, convite com história em quadrinhos, convite original, by ila fox

segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Eu Odeio #23

Eu odeio gente dranática, eu odeio gente que faz drama, ilustração by ila fox

Sabe aquele tipo de pessoa que está sempre reclamando, se queixando de uma dor, de um mal estar? sempre se fazendo de vítima para conseguir a atenção dos outros? Então, não tenho a mínima paciência.

E não falo das pessoas verdadeiramente doentes não. Falo daquelas que fazem chantagem emocional. Que decoram termos médicos, doenças e nomes de remédios só para causar comoção geral. Já vi gente dizer que não podia sair de casa ou trabalhar por ser doente, mas na primeira chance de sair para viajar ou curtir uma festa, tava lá, firme e forte.

Para mim estas pessoas realmente precisam de um remédinho chamado SEMANCOL. Será que eles conhecem?

sábado, 4 de fevereiro de 2012

Leidiane e Patrick

caricatura, casal nerd, noviinhos, novia enfermeira, noivo segurando notebook, placa para Campinas, caricatura para casamento ila fox

O Patrick encomendou esta caricatura para por nas lembrancinhas da festa. E queria ter certeza que sua noiva iria ficar linda nos meus traços. O que não foi difícil né? hehe. Parabéns noivinhos!

O noivinho fez a gentileza de deixar um depoimento aqui nos comentários:

"Olá Ila...ficou tudo perfeito!!! Com a caricatura eu fiz muita coisa...canecas, camisetas, quadro moldurado...meus convidados adoraram e não param de pedir seu contato!!! Estou te indicando pra várias pessoas...obrigado por tudo!!!" Abraço.

sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

Eu Adoro #26

Adoro tomar banho depois de um dia de trabalho, ilustração by ila fox

Como eu trabalho de casa, o que marca o fim de um dia de produção é o banho. Quando eu tomo banho me desligo das responsabilidades profissionais. O banho é o meu "passar cartão" no fim do expediente. Além de que é relaxante né?

A vida pessoal é tão importante quanto a profissional, por isso é importante se organizar e separar os setores da vida. Então freelancers: Não vivam para o trabalho. Trabalhem para viver!

quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Jeane e Fábio

caricatura noivos, noivinhos, noivo segurando noiva no colo, teatro amazonas, caricatura para casamento by ila fox

A Daniele, cunhada da Jeane, encomendou esta caricatura dos noivos. Adorei o fundo com o Teatro Amazonas!

Depois do casamento lindo os noivinhos deram um pulo aqui no blog para deixar um depoimento:

"O casamento foi muito bom... e essa caricatura fez um maior sucesso na nossa festa, adoramos o seu trabalho... parabéns. Depois vamos encomendar outra caricatura nossa pra vc fazer de novo rsrsrs. bjinhos.
Ass: Jeane e Fábio"