quarta-feira, 14 de novembro de 2012

Eu Odeio #32

Odeio quando me perguntam coisas que estão a um Google de distancia, ilustração by ila fox

Acho que por eu ser bem acessível muitas pessoas se sentem encorajadas de me enviar suas dúvidas através do e-mail ou caixa de comentários do blog. E eu sempre que posso respondo com o maior gosto, afinal, eu também já fui uma novata cheia de inseguranças! Algumas perguntas, inclusive, são tão comuns que já foram respondidas ali na seção de dúvidas! Olha que prático!

Porém, me irrita gente que quer tudo mastigadinho, de mão beijada, pra ontem. Tá tudo lá, a um Google de distancia, e a pessoa tem preguiça de ir atrás (jura mesmo que você quer ter uma carreira de sucesso com esta preguiça toda? Parabéns). E como se não bastasse ter que responder perguntas que já tem uma resposta, ainda tenho que lidar com gente sem educação. Quantas vezes dispensei meu precioso tempo para ajudar alguém e esta pessoa ao menos me agradeceu depois?

Quando eu estava começando (e isso não faz muito tempo) eu passava horas garimpando a internet em busca de informações úteis. Devo ter lido o Guia do Ilustrador umas 10 vezes, escutei todos os programas do Podcast Fala Freela, participei de muitas discussões no Ilustragrupo, assisti muitos vídeos tutoriais... Ou seja, o Google não serve só procurar inutilidades não viu gente? Quer moleza? senta no pudim!

24 comentários:

  1. Hoee Ila que puxao de orelha..hahaha..
    eu mesmo já fiz a pergunta"qual programa vc usa?" realmente nos, novatos queremos entender como tudo funciona, e vc acaba sendo como um Mestre Yoda.haha.
    realmente isso deve chatear, mas graças as suas respostas eu pude entender muito do munda das ilustraçoes, graças as suas dicas, eu agora, estou recebendo encomendas... viva!! e eu ja tinha agradecido tambem.. entao o puxao de orelha foi justo..ahaha.
    Haa e tambem ja estou respondendo perguntas deste tipo, e por enquanto to gostando de recebe-las... hehehe..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahaha, fica tranquilo, se eu te respondi então não achei ruim! hehe. O problema mesmo é quando a pessoa nem se deu o trabalho de pesquisar e tá folgando pro meu lado. Já teve gente que achou ruim porque não respondi na hora, acredita?? pois é. Não é fácil! ;-)

      Excluir
  2. A pior coisa realmente é lidar com gente fogada e sem educação, seja online ou presencialmente. Entre os itens "odeio" essa é campeã! E cheguei a conclusão que isso vem de berço, e esse berço é grande, tem muita gente que já vem folgado e fdp no dna.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem gente que você dá uma mão e querem o braço todo! :-/

      Excluir
  3. Indiretas pra o povo, esperem que se manquem e tomem vergonha da cara depois dessa :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Um direta você quer dizer né? hehe.
      Mas antes que pensem que sou malvada, eu gosto de ajudar sim! Só não gosto quando a pessoa é folgada demais e nem quer se dar o trabalho de pesquisar antes. ;-)

      Excluir
  4. Perguntar "como faço para me tornar ilustrador" é o cumulo da preguiça heim? Se fosse tão fácil que desse pra resumir em uma resposta ia ter um ilustrador em cada esquina!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, este é o pior... a pessoa deve ter a impressão que é uma fórmula pronta né? "Vai lá, aprende a desenhar, cria um portfolio caprichado e pronto! Com uma semana estará ganhando muito bem e viajando o mundo!!" :-P

      Excluir
  5. Tenho a dizer que todos de nós temos um pouco disso. Acho que você tenta buscar em em que você admira algumas dicaas. Sei que é f... mas pode responder com olha isso www.google.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahaha a vontade de responder isso é grande! Mas quando é assim prefiro simplesmente ignorar sabe? Uma hora a pessoa vai encontrar o caminho por si só... :-P

      Excluir
  6. Ila, dica para responder aos preguiçosos/sem educação: usa o lmgtfy.com para fazer a pesquisa e manda o link gerado para eles xD

    ResponderExcluir
  7. Você deve ter muita paciência para responder esta gente Ila, eu já na primeira duvida que enviaram mandei procurar no Google! rsrsrs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu não mando procurar no Google pois como eu disse, sei como é ser um novato cheio de duvidas, porém a pessoa tem que ter bom senso antes de enviar uma questão. ;-)

      Excluir
  8. Oi Ila,
    Nossa realmente! Sou farmacêutica e sofro muito com a folga deste pessoal. E não é só referente a nossa profissão não. Muitas vezes tive que pesquisar coisas da rotina normal das outras pessoas. Por exemplo, não sou responsável por importação de medicamentos mas toda empresa tem um folgado que quer que dê mastigado o NCM (uma classificação fiscal) para importar. Meu...é só olhar no Google!!! Já tive que procurar também CNAE (outra classificação fiscal) para emisssão de CNPJ da empresa para o responsável pelo Depto Fiscal!!! É mole!!! Tem muita gente que faz muito corpo mole. Com tanto acesso e facilidade a informação?? Este povo é (foi) muito mimado quando criança só pode ser!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gabs, dependendo eu ainda vou lá e coloco um link de um post útil, mas as vezes nem assim! :-/

      Excluir
  9. Vai ver te acham garota propaganda do Google! kkk mas não veja isso como algo ruim, significa que respeitam e querem seus conselhos para terem tanto sucesso quanto voçê.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amaitê, No começo eu fazia questão de responder todos. Mas perdi a paciência no dia que eu estava cheia de trabalho e contei cerca de 6 e-mails com dúvidas na minha caixa de entrada e a pessoa mandou e-mail me cobrando a resposta. Daí liguei o foda-se e não respondi. Pensei, "Quer saber? Se esta pessoa não foi capaz de encontrar esta resposta não vai ser com minha ajuda que ela vai ter algum sucesso na vida". :-P

      Excluir
  10. Acho isso comum dando que você é talentosa e cativante e todos almejam ter o seu sucesso um dia. Talvez o fato de te enviarem um email seja só para ter a chance de trocar algumas palavras com você rs

    Vere

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vere, admirar o trabalho de alguém é super compreensível, mas não acho que seja esta a razão de me enviarem as duvidas não.

      Aliás, sobre esta papo de admiração. Povo não sabe o limite entre a admiração e a cópia. Já me deparei com uns projetos de Ila por aí que vou te contar... ao invés de se dedicarem em criar um estilo próprio, acham mais fácil copiar um que esteja dando certo. Mas o que não sabem é que fazendo isso só vão se tornar mais uma cópia e não algo original.

      Excluir
  11. Li o seu post e me identifiquei de cara!!! Primeira vez que apareço por aqui e nem me lembro como cheguei, mas já favoritei sempre voltarei!!!
    Quanto as pessoas querendo tudo mastigadinho, sempre terá e talvez a culpa seja nossa muitas vezes... nos sentimos importantes quando as pessoas nos procuram para desfazer suas duvidas, sejam elas complexas que realmente demandam um conhecimento tecnico ou do tipo...Que programa você usa para baixar musicas???
    Querendo ou não a gente acaba ajudando, não ensinando a pescar, mas dando o peixe assado e sem espinhos para a pessoa comer, por pura e simples vaidade nossa de nos sentirmos os detentores do conhecimento!!!
    E sobre a má educação, é bem comum também!!! Mas é aquela máxima que minha mãe já me dizia... Um favor feito mais de 2 vezes, vira obrigação!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Chico, Pior que nem me acho detentora de tanto conhecimento não viu? Comecei faz 3 anos, e ainda tenho muuuito que aprender. Mas foi como eu disse, por eu ser tão receptiva as pessoas se sentiram encorajadas de me enviarem dúvidas. Como eu também já fui uma iniciante sei como é importante receber uma orientação. Mas confesso que não me sinto muito confortável em aconselhar sempre...

      Excluir
  12. Eu faço muita coisa aqui mas nada profissional, feltro, desenhos entre outras bobaginhas. Não tenho coragem de perguntar nada a ninguém fico na pesquisa mesmo. As vezes eu perguntava nas comunidades do orkut, mas particular como em um e-mail jamais tive coragem.

    ResponderExcluir
  13. Senta no pudim é ótima! rs
    Parabéns Ila, seu trabalho é incrível! :)

    ResponderExcluir

Para orçamentos, por favor envie um pedido com maiores detalhes, através do meu e-mail profissional ilafox@gmail.com

Ah, e obrigada pela visita e pelos comentários! :-D

Ila Fox
Ilustradora