domingo, 30 de outubro de 2011

Carolina e Emerson

caricatura colorida, corpo inteiro, noivos, casal, noivinhos carolina e emerson, caricaturas para casamentos, by ila fox

Esta caricatura foi encomendada pelo Thiago (da caricatura anterior) para presentear a cunhada e o concunhado! Parabéns noivinhos!

Thiago e Daiane

caricatura colorida, corpo inteiro, casal namorados, thiago e daiane, by ila fox

Este é o Thiago que é fotógrafo e pediu uma caricatura dele com sua namorada Daiane, lindamente posando para a fotografia! que amor!

Eis o depoimento que ele deixou nos comentários:

"A Ila é uma artista!! Quando pedi para fazer a caricatura da minha cunhada, não me segurei e pedi uma minha com a namorada também!! Perfeitooo!!!
Muito obrigado por toda a atenção!! Quem sabe quando casar eu faço outra!! rsrsrs
Bjus
Thiago"

sábado, 29 de outubro de 2011

Gissele e Rafael

caricatura colorida, noivinhos, corpo inteiro, noiva flor no cabelo, buque rosa, noivo de oculos, noivihnos gissele e rafael, caricaturas para casamentos by ila fox

E começou a alta temporada de noivinhos! a partir desta semana até o final do ano serão dois casais por dia durante o final de semana. Ufa! Começando pela Gissele e Rafael! linda, com uma flor no cabelo!

Olha que gracinha ficou a caricatura na festa!

Fotografia by Rejane Wolff
Fotos by Rejane Wolff

Fotografia by Rejane Wolff
Fotos by Rejane Wolff

Fotografia by Rejane Wolff
Fotos by Rejane Wolff

E olha que fofo o depoimento que ela deixou aqui nos comentários!

"Ila, nem tenho palavras para expressa o tanto que eu gosto do seu trabalho! Não sabia se ia fazer caricatura...até ver as suas...PERFEITAS! Não pensei duas vezes. Liguei para meu marido, na época noivo, e consegui "convencê-lo" a fazer simplesmente mostrando seu trabalho. E o resultado foi esse...vc conseguiu fazer nossa caricatura igualzinha! Usamos no convite, no Save the Date, nos agradecimentos de presentes, na numeração das mesas e no menu. Enfim, o seu trabalho (nossa caricatura) fez parte do nosso casamento tornando nosso sonho realidade. Muito obrigada!!!! E parabéns pelo trabalho! Bjs Gissele e Rafael"

Obrigada noivinhos! felicidades!

Janaina e Carlos

caricatura corpo inteiro, colorido, casal, noivos, noivo com luva da UFC e noiva repórter com microfone na mão, caricatura para casamentos by ila fox

Noivinha Janaina repórter e seu noivo que adora assistir lutas da UFC! parabéns!

sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Sobre ser Freelancer

Percebi uma grande curiosidade das pessoas sobre como dei inicio a minha carreira freelancer depois do meu post sobre Como ser um Ilustrador.

Acho que no fundo muita gente já se pegou pensando em jogar o emprego pro alto e trabalhar de pijama o dia todo ser freelancer, mas morrem de medo de não dar conta e terminar seus dias contando as moedinhas para comprar um pão com mortadela. Eu confesso que eu também já tive este medo, e esta foi uma das razões de ter adiado este sonho por tanto tempo.

Não vou dizer o quanto eu ganho por motivos óbvios, mas vou dizer para vocês que dá SIM para ter uma vida sem maiores preocupações sendo freelancer. Saibam que existem muitos profissionais bem pagos e respeitados trabalhando por conta própria. Por isso vou contar um pouco sobre como está sendo minha experiência.

*

Como tudo começou

Sobre ser Freelancer, vida freelancer, como ser freelancer, dicas para freelancer by ila fox

Para quem não sabe, eu morei em Londrina por 8 anos, para então me casar e mudar para Belo Horizonte em 2009. Sempre tive empregos fixos em Londrina, com carteira assinada, cartão ponto e panetone de fim de ano. Trabalhava das 8 às 18, de segunda a sábado. Ganhava um salário fixo que me permitia morar sozinha e pagar minhas contas. Sem grandes extravagancias.

Chegando em Belo Horizonte cogitei a ideia de desbravar a capital a procura de um bom emprego. Mas desisti quando, logo na primeira semana, me perdi indo ao supermercado (sou um bicho do mato, vocês não imaginam como fico desnorteada nestas ruas). Como eu já andava de saco cheio do ambiente corporativo me senti encorajada de tocar adiante aquele sonho antigo de ser ilustradora freelancer. Para isso eu precisava desenferrujar meus traços, foi então que resolvi criar este humilde blog com o propósito de postar meus desenhos.

Para minha surpresa, uns três meses depois pipocaram os primeiros clientes. Com seis meses eu estava recebendo mais de um pedido de orçamento por dia. Com oito meses eu já estava ganhando mais do que quando eu trabalhava fora! Como eu consegui isso? Bom, acredito que criar um bom portfólio é fundamental. Afinal, a melhor propaganda do seu trabalho é seu próprio trabalho. O resto é consequência.

Mas eu estaria errada se dissesse que qualquer um pode ser freelancer. Pois não basta saber desenhar, tem que saber agir como um profissional também. Já vi muita gente tecnicamente perfeita passando aperto no fim do mês, e outras que dentro das suas limitações artísticas conseguiram se garantir no mercado com muita dignidade. A pessoa tem que ser minimamente disciplinada e organizada se quiser ter algum sucesso na carreira. Se você é do tipo que adora “deixar para depois” ou que não tem o mínimo de controle financeiro, esqueça!

Nem tudo são flores viu?

Sobre ser Freelancer, vida freelancer, como ser freelancer, dicas para freelancer by ila fox
  • Ficar o dia todo em casa e não ver gente pode ser bem ruim se você está acostumado a socializar o tempo todo.
  • Não ter os benefícios que empregos comuns tem: o salário no fim do mês, décimo terceiro, férias, fundo de garantia, seguro desemprego, aposentadoria... ou seja: se você tirar umas férias ou não puder trabalhar por motivos de doença, vai fechar o mês no vermelho. Saiba economizar e criar m poupança de emergência para estes casos.
  • Sem um comprovante de renda fica complicado fazer um financiamento, comprar um imóvel, um carro...
  • Você não vai ter promoção, nem bônus por um bom desempenho. Sua renda só vai aumentar se você trabalhar mais ou pegar um grande projeto.
  • Lidar diretamente com cliente pode ser meio cansativo as vezes. Clientes que passam briefings confusos, que pedem mil refações, que não sabem o que querem... tem que ter muito jogo de cintura.
  • Dividir o mercado de trabalho com os "sobrinhos" não é fácil. A falta de qualificação e profissionalismo deles acabam prejudicando indiretamente toda uma categoria de profissionais que levam a carreira a sério.
  • Se sua casa não é silenciosa ou se os familiares não respeitam seu horário de trabalho, a sua produtividade pode ficar comprometida.
  • Se ficar enrolando é o seu trabalho que está em risco. Se perder tempo, é o seu tempo. Se você não trabalhar, não ganha.
  • Para a maioria das pessoas você sempre será visto como “desempregado”. Um preguiçoso que passa o dia todo assistindo TV em casa, levando vida de "madame".

Mas então quais são as vantagens?
Sobre ser Freelancer, vida freelancer, como ser freelancer, dicas para freelancer by ila fox
  • Não precisar aturar desaforo de "superiores" que se acham no direito de humilhar o funcionário.
  • Não ser obrigado a ver gente todos os dias! Pois apesar de valorizar uma boa companhia, aquela convivência forçada era bem desgastante, principalmente quando eu não estava muito a fim de papo.
  • Poder trabalhar de sua casa ou de onde quiser. Não pegar transito. Nem ônibus lotado.
  • Fazer seus próprios horários. Poder acordar sem o drama do despertador. Se dar o luxo de tirar uma soneca no meio da tarde em plena segunda-feira, de pegar um cineminha nas horas vagas. Coisas que se convertem em qualidade de vida.
  • Criar seu próprio ambiente de trabalho colorido e divertido.
  • Procurar inspirações e referencias a vontade, sem ter ninguém bloqueando sua criatividade e sua internet.
  • Poder trabalhar com uma roupa confortável sem medo de ser feliz.
  • Oportunidade de trabalhar com aquilo que você realmente gosta. Quando eu trabalhava fora tinha que engolir trabalhos e funções que não tinham nada a ver comigo. Hoje, se eu sinto que a proposta não é meu perfil, eu passo pra frente.
  • Com um pouco de experiência você vai ganhar mais do que quando tinha um emprego de carteira assinada, compensando assim a falta de benefícios de um emprego comum.

Enfim, pese os prós e contras. Veja se a vida freelancer se enquadra no seu perfil e trace um plano. Lembre-se que existem muitos nichos na ilustração, e o que funciona para uns pode não funcionar para outros. E apesar de ter dado super certo para mim pode não dar certo para você. Então, antes de pedir as contas pro seu chefe e cair de cabeça na vida freelancer, tente ir levando as duas coisas juntas antes de se decidir, beleza? No mais, tem o podcast ótimo só sobre vida freelancer, o Fala Freela, vale muito a pena escutar!

quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Background de Twitter da Rose

Background de Twitter Rose Alves, Assessora Francine Piaia, A&R Comunicação

Em Agosto a Francine encomendou um background pro Twitter dela. Agora ela resolveu dar um de presente para sua querida assessora, a Rose Alves. Que amou o presente! ela é mesmo uma querida e merece todo o carinho do mundo.

terça-feira, 25 de outubro de 2011

Sou uma Pessoa Antiga #21

Sou uma pessoa antiga. Gosto de assistir noticiários ilustração by ila fox

Mesmo na era da internet, onde a notícia de 10 minutos atrás já é notícia velha, eu gosto de acompanhar os noticiários. Aliás, só de falar “noticiários” já me sinto meio antiga, é igual quem diz “reclames” ao invés de propaganda. Blé.

segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Convite da Ana e Vinicius

Convite em tirinhas, convite personalizado, história do casal, morando a distancia, by ila fox

A Ana e Vinicius pediram o convite em tirinhas versão de 8 quadrinhos, afinal, a história deles é cheia de idas e vindas. E que a continuação desta história seja cheia de amor e cumplicidade!

E depois do casamento o noivinho veio em nome do casal postar um depoimento nos comentários:

Ila, queria dizer em meu nome e da minha (agora!) esposa Ana que adoramos o convite!
Isso sem contar os nossos convidados que em sua grande maioria diziam na festa ou antes dela que adoraram o convite bem como a novidade!
Muito obrigado pela atenção e carinho na criação dele!
Vinicius Lopes

domingo, 23 de outubro de 2011

Andressa e Douglas

Caricatura noivos, corpo inteiro, casal, colorido, homem segurando pandeiro, noivinhos Andressa e Douglas, caricatura by ila fox

A Andressa e Douglas curtem um samba, e logo pediram que o noivo estivesse segurando um pandeiro! parabéns noivinhos, que o casamento seja cheio de ritmo e harmonia!

A noivinha também deixou um depoimento aqui no blog:

"Oi Ila, todos adoraram a caricatura e queria saber quem era a artista..rs é claro eu e o Douglas tambem amamos! inclusive a caricatura foi no meu convite, no rótulo do vinho que dei de lembrança, nos cardápios e no bem- casados rsrs Muito obrigado e parabens pelo talento"

sábado, 22 de outubro de 2011

Chaiany e Daniel

Caricatura noivos, caasl, corpo inteiro, colorido, noivinhos com carro, audi, c noivinhos chaiany e Daniel, caricatura para casamentos by ila fox

Chaiany queria que seu noivo estivesse dentro do carro e xodó dele. Isso mesmo Chaiany! não deixa o Daniel ir sem você! Daniel, espera a Chaiany!!!

sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Rio Comicon 2011

Rio de Janeiro, Rio Comicon 2011, ilustração by ila fox

Hoje estamos no Rio de Janeiro para o evento de quadrinhos, o Rio Comicon.

Este ano não tive tempo de lançar nenhuma HQ, mas estaremos por lá prestigiando o trabalho de outros colegas! Quem puder, apareça!

Rio de Janeiro, Rio Comicon 2011, ilustração by ila fox
Uma panorâmica do evento

Rio de Janeiro, Rio Comicon 2011, ilustração by ila fox
Até pegaram o Ricbit para uma entrevista sobre coleções!

quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Recordar é Viver #22

Quando eu era criança fazia sorvete de groselha, ilustração by ila fox

Quando eu era criança, minha mãe me ensinou a fazer “sorvete” de groselha. Na verdade era só água com groselha mesmo, congelada na própria forminha de gelo. Para dar um tcharam no final, eu jogava um pouco da própria groselha por cima e me refrescava assistindo a Sessão da Tarde.

Outra “receitinha” infantil que a gente curtia era pão de forma com maionese e atum (esta, eu faço até hoje!).

quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Desenho da Marina

caricatura, desenho bebê abraçado com girafa, menina Marina by ila fox

A Marina já apareceu aqui no blog com seu desenho de aniversário de 1 aninho. Daí a mamãe Aretha encomendou outra Caricatura Desenho para seu aniversário de 2 aninhos.

Já deu para perceber que ela continua ainda mais linda né? parabéns Marina!

A mamãe Aretha também deu um pulinho aqui no blog para deixar um depoimento:

"Ila!
Pode contar que suas ilustrações vão virar tradição familiar...
E se prepare, porque em junho te escrevo de novo, e ai será a vez da Carolina!
Obrigada pelo trabalho tão lindo!! Você é muito talentosa e caprichosa!
Bjs meus e da Nina."

terça-feira, 18 de outubro de 2011

Ila em Fatos #20

000

Tem um mistério que ronda minha vida desde que me lembro de ganhar meu primeiro relógio digital. Muitas vezes ao ver as horas me deparo com o enigmático 22:22!

Curioso né? Isso é um exemplo de capicua (Capicua é o nome que se dá quando um número tem a mesma ordem quando lido na maneira inversa). E é mais comum do que se imagina! a ponto de existirem muitos blogs com este horário (2222.blogspot.com, 22h22m.blogspot.com, 22e22.blogspot.com, 22i22.blogspot.com, 22doispontos22.blogspot.com). Que coisa né?

E vocês, qual é o horário que te persegue?

segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Foxzila #12

Foxzila, a TPM da Ila ataca novamente! quadrinhos by ila fox
Tenho certeza que muitas atendentes ficam jogando paciência enquanto me enrolam com aquela musiquinha de espera. ARGH!

domingo, 16 de outubro de 2011

Caricatura de Padrinhos

A Isabela e Ciro (o casalzinho lindo da caricatura de ontem) queriam presentear seus padrinhos com um convite diferenciado, então decidiram que cada um receberia uma caricatura junto com os noivos. Muito chique isso né?

Foi um desafio desenhar todos eles, mas o resultado ficou lindo e serve de inspiração para outras noivinhas que não sabem como agradecer ou presentear os padrinhos pela presença!

Segue então, todos os casais de padrinhos do casamento da Isabela e Ciro!

caricatura padrinhos, caricatura madrinhas, caricaturas para casamento, by ila fox
Antonio e Ana Dalva

caricatura padrinhos, caricatura madrinhas, caricaturas para casamento, by ila fox
Neto e Fernanda
caricatura padrinhos, caricatura madrinhas, caricaturas para casamento, by ila fox
Milton e Margarida

caricatura padrinhos, caricatura madrinhas, caricaturas para casamento, by ila fox
Patrick e Dani
caricatura padrinhos, caricatura madrinhas, caricaturas para casamento, by ila fox
Geraldo e Rafaela

caricatura padrinhos, caricatura madrinhas, caricaturas para casamento, by ila fox
Pedro e Rita

caricatura padrinhos, caricatura madrinhas, caricaturas para casamento, by ila fox
Maurício e Sabrina

caricatura padrinhos, caricatura madrinhas, caricaturas para casamento, by ila fox
Tenille, Bruno e a pequena Anita!

sábado, 15 de outubro de 2011

Isabela e Ciro

caricatura casal, corpo inteiro, noivos, noivinhos Isabela e Ciro, caricatura para casamento, by ila fox
A Isabela e o Ciro já estamparam uma sessão caricatura aqui no blog, mas quando ainda eram namorados! Na ocasião eu disse que esperava que com aquela caricatura eles pudessem ficar pertinhos para sempre (eles namoravam a distancia), e não é que deu certo?? eles estão pra casar dia 11 de Fevereiro! olha que lindo!
caricatura casal, corpo inteiro, noivos, noivinhos Isabela e Ciro, caricatura para casamento, by ila fox

Parabéns aos futuros noivinhos, e que a vida traga ainda mais felicidades! e para os casais que chegarem no blog hoje, fica a dica: o blog dá Ila dá sorte no namoro! hehe.

sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Eu Odeio #19

Odeio subir escadas quando a energia do prédio acaba, ilustração by ila fox

Uma das grandes desvantagens se se morar num apartamento é ficar a mercê da energia. Se acabar, adeus elevador.

Da ultima vez que isso aconteceu eu precisava comprar água e leite, e resolvi descer todos os 16 andares sozinha. Encarei o desafio achando que pelo menos a descida seria tranquila, mas não foi. Cheguei na portaria feito um maratonista fora de forma. Na padaria eu sentia minhas pernas tremerem. Por isso achei melhor descansar um pouco antes de subir... até perceber que se eu não fosse logo, ainda correria o risco de ter que encarar uma subida no escuro. E foi o que aconteceu.

A escadaria parecia não ter fim, e a escuridão tomando o ambiente deixava a situação ainda mais perturbadora. Já me sentia dentro de um filme do David Lynch quando finalmente avistei o meu andar. Abri a porta e me joguei no sofá, já sem forças. Para só depois eu perceber que a luz havia voltado. Fuuuuu!

quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Irmãs Libbah

caricatura corpo inteiro, dança do ventre, irmãs libbah, juliana e tatiana, by ila fox

As irmãs Libbah já apareceram aqui no blog encomendando caricaturas para o Chá Bar. A Juliana encomendou sua caricatura com temática de Hollywood. E a Tatiana, sua caricatura de festa temática Las Vegas.

Então as duas (que são as rainhas das festas mais legais) fizeram o chá de lingerie juntas. Como elas dão aula de dança do ventre, pediram que estivessem vestidas a caráter. Nem precisa dizer que a festa foi um arraso né?

Depois da festa a Juliana me mandou um e-mail com depoimento e foto!

"Ilaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa,
Passando pra agradecer pela minha caricatura. Nosso chá foi ontem!!! Fizemos questão de incluir em tudo o que deu (pq a arte das coisas já estavam prontas..rs).
Espero q vc goste!!!
Brigadão viu?! Vc é mt talentosa!!!!"


caricatura corpo inteiro, dança do ventre, irmãs libbah, juliana e tatiana, by ila fox

quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Retrato do Heitor

retrato realista infantil, by ila fox

Hoje é o dia das crianças (aeee, parabéns criançada!), e vou postar o retrato realista que o Marcelo, pai do Heitor, encomendou para dar de presente para sua esposa.

O Heitor é um figura, e tem uma cara de sapeca que só. Tanto que o Marcelo criou até um blog onde põe as pérolas do filho, o Heitorzinho. É ler e sorrir com tanta tirada engraçada, como esta:

"– Papai, quando eu crescer vou inventar o [número] mil e cinquenta.
– Este número já existe, filho.
– Ah, droga! Que número ainda não existe?"


Crianças são engraçada demais né?

retrato realista infantil, by ila fox
Detalhe do retrato do Heitor - Cara de sapeca!

terça-feira, 11 de outubro de 2011

Pareidolia da Ila #5

Quando eu estava editando o vídeo daquele vôo de helicóptero sobre o Rio de Janeiro, eu percebi uma figura misteriosa próxima do Cristo Redentor. Tive que pausar e voltar a cena para ter certeza que se o que eu tinha visto era......

Pareidolia da Ila no céu do Rio de Janeiro

…....... um Espinossauro!

Pareidolia da Ila no céu do Rio de Janeiro

Ahh droga, na verdade era só a Pedra da Gávea!

Com isso fico me perguntando se sou um tipo de maluca dos dinossauros, que fica enxergando Estegossauros e Espinossauros por aí.

segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Convite Yuri e Tabata

Convite em tirinhas, convite em quadrinhos, convite personalizado historia do casal, by ila fox

Este convite fofíssimo foi feito a pedido do noivinho Yuri (tão legal quando o noivo ajuda nos preparativos né?). Daí que ele foi contando a história do casal, e no meio da história ele pediu que eu desenhasse uma baleia azul. Fiquei intrigada com o motivo, e olha que coisa mais fofa razão:

"A historia da Baleia Azul é importante pra gente, porque é uma coisa super nossa, nas nossa alianças está nosso nome acompanhado de B.A. ;)
Sabe aquele começo de namoro, aquela paixão meio doente, e "eu gosto mais de vc", bla bla blá... ai comparavamos o quanto a gente gostava um do outro com coisas grandes... e um dia ela me perguntou qual é o maior bicho do mundo, e eu disse que era a Baleia Azul... ai ela soltou "Então te amo do tamanho de uma Baleia Azul!!!" e desde esse dia mensagens por celular, email, cartões, cupcakes, desenhinhos, pelucias, é uma baleinha azul..."


Ahhhh Yuri e Tabata, que lindo! que a vida de vocês tenham muitas baleias azuis de felicidade e amor!

domingo, 9 de outubro de 2011

Roberta e Lysson

Caricatura colorida casal, noivos, corpo inteiro, noivinhos Roberta e Lysson, caricatura para casamento, by ila fox

A Roberta e Lysson queriam uma caricatura clássica para o casamento deles, e só depois descobri que eles eram amigos do casal do Chá Bar que postei ontem, a Tatiane e Almir. Eita mundo pequeno!

Ela deixou um comentário e mandou algumas fotos da caricatura estampada nas lembrancinhas chiques!

"Momento único em minha vida. Obrigada por ter feito parte disto Ila :)"

Caricatura colorida casal, noivos, corpo inteiro, noivinhos Roberta e Lysson, caricatura para casamento, foto by Studio Esdras
Fotos by Studio Esdras

Caricatura colorida casal, noivos, corpo inteiro, noivinhos Roberta e Lysson, caricatura para casamento, foto by Studio Esdras
Fotos by Studio Esdras

Parabéns para todo mundo! hehe.

sábado, 8 de outubro de 2011

Tatiana e Almir

Caricatura colorida, corpo inteiro, rei e rainha de copas, chá bar, placa Las Vegas, Welcome to Las Vegas, festa a fantasia, by ila fox

A Tatiana, (irmã da Juliana que também já encomendou uma caricatura comigo e é mestre das festas legais), queria uma caricatura divertida para seu Chá Bar com o tema "Uma noite a fantasia no cassino de Las Vegas", onde eles estariam vestidos de Rei e Rainha de copas.

Não sei onde o pessoal descola tanta criatividade, hehe, mas adorei a ideia, e imagino o quanto esta festa deve ter sido bacana! Imagine só como vai ser o casamento destes dois!

Caricatura colorida, corpo inteiro, rei e rainha de copas, chá bar, placa Las Vegas, Welcome to Las Vegas, festa a fantasia, by ila fox

Olha a decoração que máximo!

Caricatura colorida, corpo inteiro, rei e rainha de copas, chá bar, placa Las Vegas, Welcome to Las Vegas, festa a fantasia, by ila fox
Hmmm, estes docinhos me deram água na boca!

O casalzinho também deixou um depoimento no blog, obrigada!

"Obrigada pelos comentários. Realmente foi uma festa muito bacana. Todos se divertiram muito. Cada fantasia mais bela que a outra.
Nossa e a caricatura ficou simplesmente linda!! A Ila é uma artista rs. Parabéns!! Tem gente até já me pedindo o contato :)
Na mesa de doces, tinha um tag personalizado com a caricatura pra cada item. Ficou show!!
Bjão a todos!
Taty e Almir"

sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Eu Adoro #22

Eu adoro sair na rua e sentir o vento nos meus cabelos, ilustração by ila fox

Tem gente que não gosta, principalmente mulher, talvez porque estraga o penteado ou a chapinha. Mas uma das sensações que mais gosto é a do vento nos meus cabelos. É quase como um carinho da natureza, um ode a liberdade. Melhor ainda se vier acompanhado de um cheirinho cheio de recordações.