sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Como ser um Ilustrador

Toda semana recebo pelo menos um e-mail ou comentário no blog me perguntando como aprender a desenhar, qual curso fazer, qual preço cobrar... mas basicamente a duvida é sempre a mesma: "Ilaaa, como faço para ser um ilustrador??"

Bom, não me considero uma expert no assunto, até porque comecei há pouco tempo também, mas se estou conseguindo ganhar um dinheiro digno com isso é que alguma coisa eu devo ter feito certo né mesmo? hehe. Já vou adiantando que não existe fórmula secreta, nem caminho tracejado para se seguir. As dicas que vou dar são só as respostas às perguntas básicas que os ilustradores iniciantes se fazem ok? Pronto Pequeno Gafanhoto?

*

Onde aprender a desenhar

Como aprender a desenhar, onde aprender a desenhar, que curso fazer, curso de desenho, by ila fox

Quem parte para esta área normalmente já tem uma noção de como desenha e só está em busca de aperfeiçoamento.

Uma faculdade tem lá suas vantagens e desvantagens. Querendo ou não, um profissional ainda é mais respeitado se tiver um curso superior. Fora que é na faculdade onde são feitos muitos dos seus primeiros contatos profissionais. Porém, pouquíssimas faculdades parecem realmente preocupadas com seu futuro profissional, lançando muitas vezes um recém formado totalmente despreparado no mercado. Na dúvida pergunte para as pessoas que já fizeram e veja se vale a pena investir seu tempo e dinheiro.

Um jeito rápido de aprender é fazendo um curso intensivo. Não sei indicar nenhum curso em especial. Se na sua cidade não tem nenhum curso bacana, a internet está aí para te dar uma luz. Pesquise por outros ilustradores, leia tutoriais, assista vídeos aulas. Muita coisa eu aprendi só de observar.

O que é fundamental mesmo é ter muita bagagem cultural: ler muito, assistir muito, viajar muito... tudo isso só acrescenta. Ou seja: não dá para ficar sem estudar, fazendo ou não fazendo uma faculdade.

Estilos e técnicas

Qual técnica de desenho é melhor, convencional ou digital, by ila fox

Vejo que alguns ilustradores ficam obcecados em busca do seu próprio estilo. Acho que isso tudo depende do nicho do mercado que você quer atingir. Alguns ilustradores tem os traços tão particulares que são contratados justamente pelo seu estilo único. Tem também aqueles que são mais versáteis, capazes de desenhar em diversos estilos e técnicas, podendo assim alcançar um leque maior de clientes.

E por falar em técnicas, existem várias: lápis de cor, grafite, aquarela, guache, óleo, giz pastel, nanquim… particularmente eu gosto muito da técnica digital. Os ilustradores mais tradicionais desprezam a arte digital por considerar uma arte menos "nobre" que a arte convencional. Eu não acho. Considero uma técnica tão boa quanto as outras, pois além de extremamente prática, me permite uma dinâmica e agilidade maior no desenvolvimento das artes dos meus clientes. E aqui entre nós, tempo é dinheiro né gente?

O que importa mesmo é dominar a ferramenta, seja ela qual for, pois até hoje nenhum material ou programa aprendeu a desenhar sozinho, hehe.

Onde trabalhar

Onde trabalhar sendo ilustrador, ser freelancer ou carteira assinada, by ila fox

Tem quem ache que só dá para ganhar dinheiro desenhando super heróis para o mercado de quadrinhos americano. Não é bem assim. Se você olhar bem a sua volta, vai ver que existem ilustrações em praticamente todos os lugares: nas embalagens, nas propagandas, nos manuais de instrução, nas revistas, até na sua roupa. Para isso existem muitas áreas onde se pode atuar: ilustração editorial e publicitária, infantil, científica, moda, jogos, animação… Alguns trabalham em estúdios, outros são freelancers.

Trabalhar em estúdio tem a vantagem de ter uma estabilidade maior, pois no final do mês seu dinheiro está lá garantido. Fora toda aquela segurança que só a carteira assinada pode oferecer: fundo de garantia, férias, décimo terceiro, seguro... Porém, você perde um bom tempo em transito. Tem aquele stress de cumprir horários. De não ser reconhecido pelo seu traballho De ser submetido a um ambiente pouco estimulante, etc...

Sendo freelancer você tem uma flexibilidade maior com horários que se convertem em qualidade de vida. Trabalhar no conforto da sua casa, ou até mesmo poder descansar entre um cliente e outro, não tem preço. Porém com toda esta liberdade você precisa ser muito disciplinado também. Principalmente com prazos, já que se você enrolar, é só você quem tem a perder.

Veja com qual área você se identifica mais, qual combina mais com o estilo de vida que busca e mande ver nas oportunidades!

Quanto vale sua arte

Quanto devo cobrar pelo meu desenho, by ila fox

Este é um assunto que tira o sono de muito ilustrador iniciante (e outros nem tão iniciantes assim), pois existem uma série de fatores que influenciam o preço do seu trabalho final. Desde a complexidade do desenho ao tamanho do cliente. Vale dizer que mais importante que saber desenhar é saber cobrar, e é aí que mora o problema.

Vejo muita gente talentosa querendo dominar a técnica como ninguém. Fazem cursos, compram livros, garimpam sites a procura de tutoriais... mas não tem a mínima noção de empreendedorismo. Na hora de lidar com cliente não sabem cobrar, se sentem inseguros, agem sem preparação. Impedindo o próprio crescimento profissional e atrapalhando o mercado.

Mês passado eu fiz um post inteirinho sobre como aprender a dar seu valor, então leiam.

*

Para finalizar, saiba que ser ilustrador é uma profissão como qualquer outra. Não adianta querer seguir esta carreira se você mesmo encara isso como brincadeira. Você vai perceber que para ser um ilustrador não basta saber desenhar, você tem que saber dar seu valor, ser ético, atender bem um cliente, cumprir prazos, ter uma postura profissional… ou seja: você tem que levar a coisa a SÉRIO se você quer ser levado a SÉRIO!

Mas acho que independente da sua experiência, do estilo, da técnica, se fez uma faculdade ou não, o importante é praticar sempre! pois ninguém nasce sabendo desenhar e provavelmente vamos morrer achando que não sabemos desenhar tanto quanto gostaríamos. Talento sem prática não é nada. O segredo é desenhar sempre, todos os dias! E se conseguir ganhar dinheiro com isso, melhor ainda!


Links úteis!

Para maiores informações existe um texto que é leitura obrigatória: O Guia do Ilustrador. Lá eles orientam e dão dicas essenciais para quem pensa em começar nesta área. E é de graça!

O site da SIB (Sociedades dos Ilustradores Brasileiros) tem um ótimo material de consulta, desde referencia de preços até exemplos e contratos.

Gosto muito de escutar o podcast Fala Freela. Embora não seja voltado precisamente para Ilustradores, muitos assuntos cabem perfeitamente para nós, principalmente os ilustradores freelancers.

Para dúvidas mais específicas, recomendo o Ilustragrupo. É um grupo de discussão onde conta com a presença de vários ilustradores. Tem sempre alguém disposto a dar uma mãozinha.

quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Cibelle e Luiz

Caricatura casal, corpo inteiro, colorido, subindo a torre de pisa, itália, by ila fox

O Eduardo, que é amigo do casal, quis encomendar uma caricatura para dar de presente antes da partida dos noivos para a Lua de Mel, onde, onde? na Itália, claro.

Que a Cibelle e o Luiz sejam muito felizes nesta nova fase da vida, que já começou muito bem!

quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Retrato da Magda

Retrato da Magda com livros e globo terrestre, by ila fox

Assim como o Daniel, a Magda participou da promoção de dois anos do blog, "Em busca do Ovelhinho perdido", mas não ganhou... mas resolveu que queria um retrato assim mesmo!

Pediu um retrato onde ela estivesse com uma de suas paixões, livros, dicionários, músicas, viagens... não deve faltar assunto perto da Magda!

Ela aproveitou e deu uma passadinha aqui no blog para deixar um comentário:

Olhaaaaa!!
Quando eu descobri as criações da Ila, me encantei com tudo!!
Tudo é lindo e fofo!!
E quando eu pedi pra ela fazer o meu retrato, no primeiro esboço, eu já me via!!
É fantástico!
Não me canso de dizer de tudo o que você cria: Lindo lindo lindo!
Super beijo!

terça-feira, 27 de setembro de 2011

Recordar é Viver #21

Quando eu era criança sofria assistindo Chatran, by ila fox

Quem foi criança lá pelos anos 80/90 deve se lembrar deste filme “As aventuras de Chatran”. Era um filme japonês que contava a saga de um gatinho amarelo que se perdia do seu amigo cachorro durante uma brincadeira. Ele passava o filme todo tentando voltar pra casa. O filme era fofo, mas eu ficava meio aflita de ver o pobre gato perdido, passando fome, medo e frio. Tadinho!

Hoje vejo estas menininhas de 10 anos suspirando e sofrendo por amor em Crepúsculo. No meu tempo, menininhas de 10 anos sofriam porque o gato Chatran estava perdido. Outros tempos...

segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Desenho das Francinetes

Desenho das Francinetes, fãs da Francine Piaia, by ila fox

As meninas do fã clube As Francinetes queriam comemorar um ano de blog com uma encomenda super especial, um desenho de todas as Francinetes: Rose, Nath Finoquio, Isabela, Nath Barreto, Paty, Thais e claro, a Francine!

Encomendaram a ilustração para usar no cabeçalho do site e para fazer uma camiseta! olha que bacana ficou!

Desenho das Francinetes, fãs da Francine Piaia, by ila fox
Usando a camiseta com o desenho! - Foto by Francinetes

A Francine tem é sorte de ter estas meninas tão queridas em seu fã clube. Olha que delicinha este depoimento que me mandaram! obrigada meninas!

"Maravilhoso! É assim que saiu nosso desenho. Cada integrante do grupo nos detalhes que queríamos, e a Fran, linda! A Ila fez tudo como de fato fossemos nós presas naquele desenho, parece até uma foto rs. As cores, os cabelos, rostos, roupas, posições.... tudo perfeito. Ela tem cada ideia muito boa, e uma paciência enorme para fazer cada alteração que pedíamos rs. Além de um dom nato para desenho né?! Parabéns pelo lindo trabalho! Mais uma vez, temos que concordar com a Fran, você é uma excelente profissional!"

domingo, 25 de setembro de 2011

Lembrancinha de Casamento

Caricatura noivos, casal, corpo inteiro, colorido, lembrancinha casamento, lembrancinha magnética, lembrancinha original, by ila fox

A Marília e o Tito queriam uma lembrancinha original para seu casamento, então sugeri que utilizassem uma de minhas caricaturas como imãs, assim os convidados poderiam levar a lembrancinha para casa e grudar na geladeira, lembrando assim, do lindo casamento que testemunharam (e aqui entre nós, melhor que o manjado vaso de flor que morre uma semana depois né?).

Caricatura noivos, casal, corpo inteiro, colorido, lembrancinha casamento, original, by ila fox

As lembrancinhas prontas!

As lembrancinhas tem em torno de 10 centímetros. São magnéticas, podendo ser aderidas em qualquer superfície metálica onde um imã consegue grudar, como geladeira, mural...

sábado, 24 de setembro de 2011

Raquel e José Augusto

caricatura corpo inteiro, casal, noivos, noiva loira, noivo moreno, noiva tatuagem, noivinho raquel e josé augusto, caricatura para casamento,  by ila fox

Caricatura clássica para o casalzinho Raquel e José Augusto. Olha o detalhe das rendas no vestido, da tatuagem de rosa no ombro dela e do noivo de tênis! Parabéns aos noivinhos!

E olha que feliz o e-mail que a Raquel me mandou!

"Ila... foi ótimooooo, amaram a caricatura :)
Coloquei no convite e no cardápio, ficou lindooooo.
Obrigada por tudo mesmo!

Um beijo"

sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Sou uma Pessoa Antiga #20

Sou uma pessoa antiga, passo fubá no rosto

Desde que fiz minha primeira consulta no dermatologista, lá pelos meus 25 anos, virei fiel devota dos cremes importados anti envelhecimento (é meus queridos, melhor prevenir que remediar a base de botox no futuro né? afinal, posso me sentir uma pessoa antiga mas não quero ter a cara de uma, rá!!!).

Mas na minha opinião de véia, não existe creme esfoliante chique com micro-esferas-refrescantes-energizantes, que substituam o bom e velho fubá com mel!

A receitinha da vovó é assim: basta misturar um pouquinho de fubá, água e mel (também gosto de misturar um pouquinho de sabonete líquido, só para dar uma espuminha). Daí você esfrega pelo seu rosto, enxagua e pronto! a pele vira um pêssego! Mas ó, nada de passar sempre viu? uma vez por mês já está bom!

E como diz aquela voz assustadora no final da propaganda da Garnier: Cuide-se!

quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Tatiane e Diego

Caricatura colorida, casal, noivos, corpo inteiro, caixa de som, som automotivo caricatura, noivinhos tatiane e diego, caricatura para casamento, by ila fox

Acho que maior que a paixão do Diego por som automotivo é a paixão dele pela Tatiane, por isso que casaram! parabéns noivinhos!

quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Árvore de Assinaturas

Arvore de assinaturas para casamento, painel de assinaturas original, encomenda de quadro de assinaturas, signature tree Brasil

Aproveitando que hoje é o Dia da Árvore, vou dar uma dica para as noivas que frequentam meu humilde blog: é a árvore de assinaturas. Uma tradição entre noivinhos estrangeiros e que é novidade no Brasil!

A ideia é deixar o quadro da árvore na entrada da festa e o pessoal ir “assinando” com as digitais, formando assim as “folhas”. O efeito final é ao mesmo tempo alegre e sofisticado, e depois ainda vira uma ótima peça de decoração da sua casa! Não é lindo isso?

Quem faz este luxo é meu amigo e artista plástico Peterson Dias. Faça já sua encomenda da Árvore de Assinaturas através do e-mail dele: eudenovo@gmail.com

terça-feira, 20 de setembro de 2011

Convite da Clismara e Rogério

000

Tirinha feita para o casamento da Clismara e Rogério. Parabéns noivinhos!

A Clismara também deixou um depoimento aqui no blog:

Oi Ila!!!!
Muito obrigada!!!
O convite fez muito sucesso entre os convidados!!!
Exatamente como nós queríamos: original e lindo!!!
Gente, a Ila está recomendadíssima! ótima artista, rápida e o mais importante: honesta!
Beijos, Clis e Roger

sábado, 17 de setembro de 2011

Giselle e Maurício

Caricatura, casal, noivos, corpo inteiro, Sr e Sra Smith, Erthal, noivinhos giselle e mauricio, caricatura para casamento, by ila fox

O casalzinho Sr. e Sra. Erthal queriam uma ilustração estilosa para a cabeceira de sua cama. Algo que pudesse ser impresso num adesivo bem grande, tipo papel de parede.

A Giselle ainda fez a gentileza de enviar um depoimento e uma foto do desenho depois de impresso. Olha que incrível ficou! até eu fiquei com vontade de fazer um assim!

"Olá Ila
Todos acharam fantástico a caricatura!! O profissional que fez o adesivo e seus clientes amaram!!! Parabéns pelo trabalho!! Outras idéias já estão surgindo..rs!!!
Beijos,
Giselle"


Caricatura, casal, noivos, corpo inteiro, Sr e Sra Smith, by ila fox

sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Ila em Fatos #19

Eu não sei soltar Hadouken, Street Fighter, Ila em fatos, ilustraçã by Ila Fox

Minha maior frustração com Street Fighter (além daquela m*rda de filme) é de não saber soltar um hadouken!

Ok, lembro de ter lido na Super Game Power que era só apertar ↓ ↘ → + soco. Mas quem disse que sai?? A unica coisa que consigo é uma reluzente bolha no meu dedo. Nhé.

Dá raduquem Riúúú! Dá raduuuuquem!

quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Franja, esta ingrata

Mulher de franja, ilustração Ila Fox

Adoro este charme retrô que as franjas dão... Me pergunto como um simples corte de cabelo consegue ser moderno e ao mesmo tempo clássico. Ousado e ao mesmo tempo gracioso. Prático e ao mesmo tempo tão complicado??

Desde que, novamente, virei adepta das franjinhas, eu tenho sacrificado alguns minutos das minhas manhãs para deixa-las disciplinadas. Sim, é impossível vc ter uma franja e acordar com ela no lugar. É como se a franja tivesse autonomia, comportando-se muito bem durante o dia, e aguardando até você dormir para começar a correr e pular como crianças na hora do recreio.

Ahhh franja, sua ingrata!

quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Willams e Giselle

Caricatura fofinha, casal, noivos, de fusca, indo pra praia, casalzinho Willams e Giselle, caricatura para casamento, by ila fox

O Willams, de Recife, queria uma caricatura fofinha para seu convite e lembrancinhas. Os noivinhos de fusca a caminho do mar! não ficou uma graça?

Felicidades ao casalzinho!

terça-feira, 13 de setembro de 2011

Eu Odeio #18

000

Sabe aquele tipo de gente irritante que acha certo comentar cada lance do filme com a pessoa ao lado? então. Odeio! Também odeio quem atende celular, quem fica mandando sms, quem fica dando risadinha e quem faz um verdadeiro picnic durante o filme. Não sabe se comportar no cinema? então fica em casa pô!

Pelo menos uma vez por sessão tenho sentido aqueles sintomas que o Dr. David Banner sente antes de se transformar em Hulk! haja paciência...

segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Quadrinhos da Cerize

História em quadrinhos personalizada, presente de aniversario original, Cerize, Canadá, University of Victoria, by ila fox

O André encomendou uma história em quadrinhos em comemoração ao aniversário, e defesa da tese de mestrado, de sua amada Cerize (que é cereja em Francês, olha que lindo!).

Na histórinha ele quis contar toda a saga canadense da Cerize, em busca do seu esperado mestrado em química.

E melhor que compartilhar de um momento tão importante da vida de alguém, é receber um e-mail doce assim:

"Queria te dizer que fiquei muito muito feliz com o presente que o André me deu. Eu já admirava seu trabalho, vc é muito talentosa. Obrigada pelos quadrinhos, ficaram perfeitos! Desejo muito sucesso pra vc, continue fazendo as pessoas felizes :)

Cerize"


Parabéns Cerize! que as portas do mundo se abram para você nesta nova fase da vida!

sábado, 10 de setembro de 2011

Eucilane e Leandro

Caricatura, casal, noivos, corpo inteiro, Rio de Janeiro, colorido, noivo segurando no colo, by ila fox

Quando o Leandro me procurou para encomendar esta caricatura ele só fez uma exigencia, que a Eucilane estivesse sorrindo. E tem como não sorrir com um noivo todo querido desses? parabéns noivinhos, felicidades!

sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Viajando de Ônibus

Viajar de ônibus, ilustração by ila fox
Toda uma biodiversidade: Bêbados, tarados, bebês chorões, gente roncando, gente que puxa papo, gente que passa mal, gente que não pára quieta, gente que escuta música sem fones... Marmitas, isoporitos de queijo, perfumes fortes, cheiro de suor... E fora o inevitável banheiro sujo que piora drasticamente se o ar condicionado estiver quebrado. Help!

Vou contar pra vocês, toda vez que preciso encarar uma viagem dentro de um ônibus, me bate uma gastura só de pensar nos perrengues que vou ter que enfrentar até o destino final.

E olha que já foram muitas horas de estrada nesta vida, de quando ia passar as férias na casa da minha vó, da época que namorava a distancia, ou de quando ia visitar meus pais... já vi de tudo! de ciganas a tarados, de fraldas trocadas a gente vomitando em cima de mim. Tenho uma tia que jura que viu até assombração! deusulivre!

Não que viajar de avião seja aqueeela maraviiilha. Tem lá suas chatices também. Como esperar uma conexão por horas ou ter a mala extraviada. Bom, acredito que enquanto não inventarem o teletransporte estaremos todos fadados a sofrer nestas viagens mesmo. A não ser que você seja rico e poderoso para viajar num ônibus assim.

E vocês, quais dificuldades já passaram numa viagem de ônibus?

quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Eu Adoro #21

Eu adoro fotografias antigas, by ila fox

Já falei aqui sobre o carinho que tenho por fotografias antigas. Tanto que passei a restaurar algumas... Para mim, que estas fotos carregam toda uma aura mágica. De um tempo onde os registros fotográficos eram especiais e raros. Diferente de hoje, onde monótonos auto-retratos fazendo bico de pato, na frente do espelho do banheiro, brotam feito gremlins nos albuns virtuais afora, ufs!

quarta-feira, 7 de setembro de 2011

Desenho do Bernardo

Desenho, caricatura fofinha, Bernardo Garrafa, ilustração by ila fox

A mamãe do Bernardo encomendou uma Caricatura Fofinha para a festa de 4 anos do seu filho. Pensamos em várias temáticas, mas nenhuma ideia foi mais divertida do que a que o próprio aniversariante sugeriu: ele vestido de Super Bernardo Garrafa (criança inventa cada uma né?)

Adorei a criatividade do aniversariante! avante Bernardo Garrafa!

terça-feira, 6 de setembro de 2011

Retrato do Daniel e Daniela

O Daniel participou da promoção de dois anos de blog, mas infelizmente não ganhou... porém, ele não se deu por vencido não! e logo encomendou um retrato, não só dele, mas de sua namorada também. Que amor!

Retrato para avatar, daniel, by ila fox

Retrato para avatar, daniela, jogando xadrez, by ila fox

Taí uma boa dica de presente de Natal heim?

O Daniel aproveitou e deixou um comentário simpático:

Achei muito 10 os retratos! Eu e minha namorada adoramos! Logo logo vou encomendar mais (mas com calma... risos, se eu te pedir pra desenhar tudo que tenho em mente vou a falência em dois meses rsrsrs)
Beijos

sábado, 3 de setembro de 2011

Francine e Everton

Caricatura Casal, noivos, corpo inteiro, colorido, véu longo, rendado, casalzinho Francine Everton, caricatura para casamento, by ila fox

A Francine queria uma caricatura com uma pose onde pudesse mostrar o seu longo véu rendado. Gostei do desafio. O efeito das rendas não ficou lindo?

Parabéns aos noivinhos!

sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Quadrinhos da Sheilla e Guilherme

Convite original, casamento convite em quadrinhos, convite personalizado histórica casal, by ila fox

Convite em quadrinhos para o casalzinho Sheilla e Guilherme! parabéns meus lindos!
E aqui uma prévia do convite impresso, olha que legal que ficou!

Convite original, casamento convite em quadrinhos, convite personalizado histórica casal, by ila fox

Um tempo depois a noivinha postou a foto no Facebook juntamente com um depoimento que tomei a liberdade de copiar aqui de tanto que gostei, obrigada Sheilla!

"Quem me conhece sabe que adoro inventar as coisas! ser criativa.... e no meu casamento não fiz de forma diferente!! hehehe!!

Estava igual doida tentando achar um desenhista de mangá pois queria tipo uma historia em quadrinhos para contar como eu e Gui nos conhecemos... e dai sair o convite!!

Entrei ate pra um fórum de desenhos no orkut.... achei um menino que desenhava bem... mas ele tava com dificuldades de fazer a juju!!! pois a coisinha é toda preta!! e ele não desenhava ainda de forma profissional.... falou que nem iria me cobrar.... mas ainda não era aquilo que queria!!

Ai resolvi procurar no amado google!!! adoro esse site!!!ele sempre me salva!!! e achei a senhorita Ila Fox!!! era aquele tipo de desenho que eu queria!! e ela já fazia historia em quadrinhos para convites e tal!!! profissionalmente e tudo!!!

Foi amor ao primeiro desenho!!! sigo ela ate hoje! pois adoro os desenhos dela!!! quem quiser dar uma "bizoiada" no site dela... ta aí... http://www.ilafox.com/

E desta forma a foto de hoje foi o meu convite de casamento!! que conta brevemente a minha historia com o gui... de como nos conhecemos.... o dia que ganhei juju!! e o casamento!!! hehehe"

quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Desenho da Janaina

Desenho Janaina, Rosa Chiclete, by ila fox

A Janaina do site Rosa Chiclete, um site mega feminino que fala sobre maquiagens (e roupas, e sapatos, e cabelo...), queria estrear o novo layout do blog com uma desenho personalizado dela, uma caricatura proporcional e realista, como uma pin-up. Ficou diva demais né?

Desenho Janaina, Rosa Chiclete, by ila fox
Detalhe do desenho: Pincel com o nome dela!

O melhor de tudo é que ela amou! olha o depoimento que ela deu no site:

“A nova Janinha foi feita por uma pessoa muito querida e atenciosa, a ILA que tem um dom maravilhoso que você pode conferir aqui e deixa agente encantada...é cada caricatura, ilustração ai gente uma mais linda que a outra, profissional mesmo!!!”

E se você quer deixar o seu blog um luxo só, faça já seu orçamento comigo e surpreenda seus leitores!