terça-feira, 30 de agosto de 2011

O beijo que (quase) não existiu

Retrato, beijo Sheren Tang, by ila fox

Este é mais uma encomenda da Alice, fã fiel da atriz Sheren Tang, que já encomendou outros retratos realistas da atriz comigo (veja os outros retratos que fiz aqui e aqui).

Esta encomenda em especial foi um desafio! pois a cena em si não existe! aiaiai!

Na minisérie a Sheren faz o papel de uma mafiosa que se apaixona por um policial na China dos anos 30. Eles passam o tempo todo naquele chove-não-molha e tal, mas daí vem a guerra e eles perdem o contato, se reencontrando muitos anos depois quando estavam bem velhinhos! (ahhh Sheren Tang, sempre emocionando seus telespectadores!).

A Alice queria muuuuito ver a tão esperada cena do beijo que não aconteceu... e foi aí que entrei nesta história, rá!!! e então finalmente a personagem pode ganhar um beijinho do seu grande amor! não ficou lindo?

A Alice também deixou um comentário divertido aqui no blog:

LINDO! LINDO! LINDO! Obrigada, Ila! Espero q minhas encomendas num são as mais inusitadas que vc recebe...LOL!

segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Pareidolia da Ila #4

Em 2010 eu estava voltando do sítio com a família, em Santa Cruz, quando vi esta nuvem no horizonte. E.... com o que vocês acham que se parece??

Pareidolia com nuvem, by ila fox

Gente, a nuvem parece um estegossauro! aquele dinossauro cheio de espigões nas costas!

Pareidolia com nuvem, by ila fox

Curiosamente, em maio de 2009 eu fiz um quadrinho onde eu falava justamente sobre uma nuvem em forma de estegossauro! é a vida imitando a arte?

domingo, 28 de agosto de 2011

Encontro Beber & HQ #6

Beber & HQ 06 no afé com letras em BH

E ontem foi o estrogonófico encontro mensal Beber & HQ 6º edição! que aconteceu no Café com Letras em BH, com a presença ilustre de Daniel Galera e Rafael Coutinho quadrinista de primeira e filho do consagrado Laerte!

Beber & HQ 06 no afé com letras em BH
O pessoal do Pandêmonio honrou a classe desenhando como se não houvesse amanhã.

Beber & HQ 06 no afé com letras em BH, Ila Fox, Lu Cafaggi, Eduardo Damasceno, Mariamma, Samanta, Ladys Comics
Enquanto a gente só queria saber de comer e conversar! hohoho

Beber & HQ 06 no afé com letras em BH, Ila Fox e Rafael Coutinho
Claro que tinha que ter um momento tiete com a foto do Coutinho

sábado, 27 de agosto de 2011

Juliana e Igor

Caricatura casal, noivos, estilo sr e sra smith, Campagnolli, caricatura para casamento, by ila fox

O casalzinho Juliana e Igor queriam uma caricatura para o Chá Bar com temática cinema e para o casamento, e claro, estrelaram como Sr e Sra Campagnolli! não são chiques estes dois?

Caricatura casal, noivos, estilo sr e sra smith, Campagnolli, by ila fox
Dá uma olhada na mesa com temática hollywoodiana. E o charme da marmitinha luxo!

Caricatura casal, noivos, estilo sr e sra smith, Campagnolli, by ila fox
E os chocolates que legais! não dá dózinho de comer? hehe

Caricatura casal, noivos, toten, estilo sr e sra smith, Campagnolli, by ila fox
E olha como ficou o toten da caricatura na festa!

A noivinha também passou por aqui para ler os comentários e deixar um depoimento:

Olhaa q legal!!! Adorei Ila, brigada!!! Nossa caricatura ficou linda e fez o maior sucesso! Td mundo ficou querendo uma tb.. rsrs
Nossa, quer dizer q sou parecida com a Vanessa Giácomo? q legal, acho ela linda! hehe Vou falar pro meu noivo do Zac Efron.. rsrs
beijos!

sexta-feira, 26 de agosto de 2011

A Arte de cobrar pela sua Arte

Ilustração sobre parceria, a arte de cobrar pela sua arte, dicas para ilustradores, ila fox

E lá estava você com seu cliente. Vocês discutiram o conceito, as ideias fluíram, tudo lindo. Você já conseguia sentir a brisa do sucesso batendo em seu rosto. Na hora de fechar o contrato o cliente sugeriu uma parceria: você faria o desenho e eles divulgariam seu nome. Você aceitou, esperançoso, afinal, era uma empresa tão grande… Meses depois o cliente ganhou milhões em cima de sua arte, enquanto que você não tinha o que comer no almoço. É o fim de uma carreira que parecia tão promissora... Calma! Isso foi só um texto, mas com certeza o drama é real.

Engana-se quem pensa que basta desenhar bem para ter sucesso e que basta ter sucesso para ganhar bem. Um ilustrador também tem que saber vender o seu produto. E não é fácil. Até porque acho que vender também seja um "talento" que precisa ser trabalhado.

E como não adianta querer ser um desenhista profissional mas ser um péssimo profissional na hora de dar o seu valor, o negócio é aprender algumas dicas!

1 – Valorize sua arte – Você tem uma habilidade, e esta habilidade permite que você saiba desenhar o que o cliente precisa. Sua ilustração é única e exclusiva. Quer motivo melhor para cobrar o seu devido valor? Afinal, se nem você conseguir valorizar seu trabalho, quem é que vai, sua mãe? “Sempre cobre muito bem pelo seu trabalho. Para que possa fazer o melhor. E continuar fazendo!” Foi com esta frase que o Maurício de Sousa aprendeu a valorizar seu trabalho!

2 – Nunca trabalhe de graça – Muito ilustrador iniciante fica tão desesperado para ter seu primeiro cliente que acaba trabalhando de graça, aceitando propostas suspeitas disfarçadas de oportunidades ou se metendo em concursos picaretas. A regra não muda para aqueles amigos, parentes ou conhecidos que vão te pedir um "desenhinho simplezinho". Trabalhar de graça é exploração e ponto, exceto quando você quiser dar um desenho de presente né? hehe. Mas como diria Cacilda Becker: “Não me peça para dar a única coisa que tenho para vender”. Pura verdade.

3 – Saiba negociar – Alguns clientes irão prometer futuros trabalhos, fama, reconhecimento em troca de um precinho camarada. O problema é que estes trabalhos quase nunca surgem, e não dá para contar com os “ovos dentro da galinha” no mundo dos negócios. O cliente resolveu mudar todo o briefing inicial? revise o orçamento. O cliente quer o trabalho pra ontem? taxa de urgência nele (até por quê você não tem culpa dele ter deixado para ultima hora). Resta você ter pulso firme e saber negociar. Aprenda também a dizer "não" para um cliente. Afinal, melhor um trabalho a menos que um problema a mais.

4 – Quanto vale seu desenho? – Vender uma ilustração não é como vender uma pizza ou um vestido. Um ilustrador não vende o desenho em si, a gente vende o direito de uso dele. E existe uma série de fatores que influenciam o preço final. Desde a complexidade do desenho, o seu estilo, técnica, ao tamanho do cliente, onde, quando e por quanto tempo será veiculado… Existem algumas tabelas de preços (para o mercado editorial), que servem como orientação. E cobrar muito abaixo dos mínimos que estão definidos nessas tabelas é dar um tiro no próprio pé, não permitindo o próprio crescimento profissional e atrapalhando o mercado. O ilustre ilustrador Hiro fez um post ótimo sobre como dar o seu preço. Vale a pena ler do começo ao fim.

5 – Contrato dá uma segurança para ambos – Da mesma forma que você tem medo de levar um calote do cliente, o cliente também tem medo de levar um calote seu. Um contrato, mesmo que simples, garante o que é seu e dele por direito. Além de te livrar do famoso “depois a gente acerta”. E vai por mim, não há nada pior que lidar com gente enrolada! Uma maneira legal é pedir 50% no fechamento do contrato e 50% na entrega. Assim se o cliente desistir, pelo menos você não ficou no prejuízo. Os bons clientes não se importarão de seguir um contrato.

Eu sei que na teoria tudo parece fácil. Mas uma coisa é certa: Cada negociação tem sua particularidade. Com o tempo a gente vai aprendendo e pegando o jeito da coisa.

quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Sou uma Pessoa Antiga #19

Sou uma epssoa antiga, gosto de limpar a casa, ilustração by ila fox

Nunca tive empregada doméstica. Sempre fiz questão de limpar minha própria casa, mesmo na época que eu fazia faculdade e trabalhava fora (e o tempo era curto). Aprendi isso com minha mãe, que mesmo trabalhando os três períodos como professora, ainda encontrava energia para deixar a casa limpinha para a família.

Tem gente que não gosta, mas para mim sempre foi mais relaxante que cansativo. Como um ritual que dá inicio ao final de semana. Acho que é um jeito de curtir nosso canto sabe? Ponho uma musica legal, aquela camiseta manchada de cloro, aquela calça de ginástica furada e a “Dona Ila” entre em ação! hehe.

No final, mesmo com os braços, pernas e cabelo desgrenhado, fico com aquela sensação boa de renovação.

quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Retratos Infantis

Aproveitando que hoje é o Dia da Infância, resolvi testar uma técnica nova de pintura realista digital usando minhas priminhas Julia e Clara como “cobaias”. Bom para as duas que ganharam um presentão né? hehe.

Aliás, taí uma ótima dica quem quer dar um presente diferente e exclusivo! que tal heim?

Retrato, realista, infantil, encomenda, efeito pintura, menina de cabelos enrolados, by ila fox

Retrato, realista, infantil, encomenda, efeito pintura, menina de cabelos enrolados, by ila fox

Retrato, realista, infantil, encomenda, efeito pintura, bebê, by ila fox

Retrato, realista, infantil, encomenda, efeito pintura, bebê, by ila fox

terça-feira, 23 de agosto de 2011

Convite da Nina

Convite em quadrinhos para festa infantil, convite original, convite divertido, convite personalizado, crianças, meninas, by ila fox

A Nina completou 7 aninhos, e a mamãe dela queria um convite diferente e colorido para a festa da sua ruivinha. Sugeri o convite em quadrinhos, pois seria uma ótima maneira de contar um pouco sobre a Nina para os convidados (e quem sabe ajudando até na dica de presente né? hehe)

Não ficou lindo? eu amei! quem não teria vontade de ir numa festa com um convite assim?

A mamãe Cristina fez a gentileza de mandar um e-mail bem bacana depois da festinha:

"Não sei nem como te agradecer pelo convite perfeitoo que fez para nossa princesinha Nina! Todas amiguinhas pediram um igual. Imprimi até um poster para colar no quartinho dela! Ficou lindooo"

domingo, 21 de agosto de 2011

Príncipes e Princesas

Lembrancinha original, lembrancinha personalizada, lembrancinha de roupinha, by ila fox

Lembrancinha original, lembrancinha personalizada, lembrancinha de roupinha, by ila fox

Buscando agradar tanto as meninas quanto os meninos, a mamãe da Julia pediu uma lembrancinha para meninos que combinasse com a temática princesas, então sugeri príncipes! E não é que ficaram lindos juntinhos?

As lembrancinhas tem em torno de 10 centímetros. São magnéticas, podendo ser aderidas em qualquer superfície metálica onde um imã consegue grudar, como geladeira, mural...

Lembrancinha original, lembrancinha personalizada, lembrancinha de roupinha, by ila fox


sábado, 20 de agosto de 2011

Cynthia e Flavio

Caricatura colorida, corpo inteiro, casal, noivos, noivo segurando noiva no colo, casal negro, caricatura para casamento, by ila fox


Vou contar pra vocês. Esta caricatura foi meu primeiro trabalho do ano de 2011 (sim, no dia 1 de Janeiro eu estava trabalhando!). E melhor que começar o ano com a mão na massa, é recebendo um e-mail querido assim:

"Oi Ila gostaria de agradecer pelo seu desenho pois eu e minha Noiva gostamos muito, ficou PERFEITO. Que Deus e Abençoe cada vez mais seu Trabalho. Abraços!!!!!!!"

Obrigada vocês! e que sejam muito felizes!

sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Obrigada!

beijando rosto, ilustração by ila fox

Hoje é um dia importante, pois foi o dia do primeiro desenho que fiz para o Ricbit!

O desenho de hoje foi feito ao vivo através do Twitcam, e neste vídeo você poderá acompanhar o processo todo:

beijando rosto, ilustração, desenhando ao vivo, twitcam, by ila fox

quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Background de Twitter da Francine

Background Twitter Francine Piaia, by ila fox

A Francine queria dar uma repaginada no visual do seu Twitter, então encomendou uma série de desenhos que representassem um pouco de tudo, com o seu jeito de ser... E modéstia a parte achei que a ilustração ficou linda! até eu fiquei com vontade de ter um background desses pra mim, e você?

quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Ila em Fatos #18

Ila em fatos: salvo gatinhos da rua, ilustração by ila fox

Já perdi as contas de quantos gatinhos eu resgatei. Sou aquele tipo de louca dos gatos que se estiver dormindo e de repente escutar um miado aflito e distante sou capaz de sair feito uma alucinada no meio da rua, de pijama e tudo, a procura do indefeso felino. Arrisco dizer que poucas coisas são mais gratificantes que salvar um animal abandonado e depois vê-lo saudável e feliz.

Então, se você não pode ajudar da mesma forma que eu, procure alguma ong mais próxima de você e ajude da forma que puder!

terça-feira, 16 de agosto de 2011

Lembrancinha do Felipe

Lembrancinha original, imã, esta infantil, lembrancinha de trocar roupinha, Batman, Charada e Robin, by ila fox

O Felipe é tipo super fã do Batman! gosta tanto que fez questão que nas suas lembrancinhas tivessem as roupinhas dos personagens Charada, Robin e claro, o Batman!

O Felipe mandou bem com suas Bat-lembrancinhas!

As lembrancinhas tem em torno de 10 centímetros. São magnéticas, podendo ser aderidas em qualquer superfície metálica onde um imã consegue grudar, como geladeira, mural...

segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Prós e Contras de morar sozinho

Hoje é o dia do solteiro! E aqui vai meu abraço e um post para todos que já tiveram a sua própria companhia numa noite de sábado e nem por isso caíram em depressão. Afinal, ser solteiro, morar sozinho e ser feliz é uma arte que poucos dominam!

***

Saí da casa dos meus pais para estudar fora com 19 anos. Foi um processo natural na minha família, uma vez que morávamos no interior e ter um curso superior fazia parte dos meus planos. A principio morei em república, dividindo o apartamento com outras meninas, mas logo que consegui ganhar meu próprio dinheiro “me dei o luxo” de alugar uma casinha só para mim. Afinal, tem coisas que não preço, e poder ter a sua privacidade é uma delas.

Trabalhava, pagava as contas e me mantinha com meu salário. As vezes passava algum aperto, claro, mas era uma vida digna. Amadureci e me tornei muito responsável por conta desta experiência.

Neste desenho eu conto um pouco sobre os prós e os contras de se morar sozinho.

As vantagens e desvantagens de morar sozinho, ilustração by ila fox

E para quem já morou sozinho (ou ainda mora), qual é a melhor e a pior parte na opinião de vocês?

domingo, 14 de agosto de 2011

Daddy Cool

Daddy Cool, homem tocando violão, ilustração by ila fox

Eu tive uma infância bem musical lá em casa.

Quando eu era criança, eu e meu irmão nos apossamos solenemente de um gravador Sharp do meu pai. E junto com o gravador veio umas fitas. Me lembro de uma que a gente adorava escutar, era uma fita com uma coletânea do Boney M. Sim, éramos crianças, escutávamos Xuxa, mas também escutávamos o fino da música do Disco Dance dos anos 70.

Também me lembro do meu pai tocando violão enquanto esperavamos minha mãe chegar do trabalho (me veio na cabeça aquele comecinho do “The House of the Rising Sun”).

No violão do meu pai está escrito que ama nossa família. Nós também te amamos papai.

sábado, 13 de agosto de 2011

Retrato do Marcello

Desenho homem de cabelo castanho, marcello, by ila fox

Aproveitando que amanhã é dia dos pais, fica o retrato do meu cliente Marcello, que é o super pai da Luisa e do Marcellinho. Ele encomendou este retrato para avatar de Facebook.

Agora diz aí se o papai Marcello não merece todo o carinho dos filhos amanhã heim? parabéns cara!

sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Recordar é Viver #20

Quando eu era criança acreditava que os Smurfs realmente existiam, ilustração by ila fox

Quando eu era criança não acreditava muito nestas histórias de Papai Noel e Coelhinho da Páscoa. Mas fiquei tão decepcionada quando descobri que os Smurfs não existiam! para mim que os pequenos homenzinhos azuis realmente viviam nas florestas, morando debaixo de cogumelos!

Quem sabe com o filme dos Smurfs a pequena Ila fique feliz e esperançosa de ainda encontrar um Smurf de verdade por aí! hehe.

quinta-feira, 11 de agosto de 2011

In the Sun

Ilustração Zooey Deschanel by ila fox

Clique na imagem para ampliar

Resolvi treinar um pouco de pintura digital usando a talentosa Zooey Deschanel, estrela do filme 500 Days of Summer e da nova série New Girl. E que segundo alguns comentários gerais, eu me pareço com ela (hmm, o branco dos olhos talvez? hehe).

Achei que ficou legal, quase que consigo sentir o cheirinho de grama fresca daqui. Um ar de manhã de verão para esta manhã de inverno! (clique na imagem para ver um pouco maior).

Ilustração Zooey Deschanel by ila fox
Detalhe do desenho: Maquiagem e cabelos iluminados

quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Marcos e Valentino

Caricatura casal gay, homossexual, união homoafetiva, noivos gays, dois homens abraçados, gato amarelo de gravata, caricatura para casamento, by ila fox

Com a lei da união estável entre homossexuais, muitos casais aproveitaram para legalizar sua relação. E assim foi com o Marcos e o Valentino que estão juntos há 6 anos, mas que só agora puderam se tornar uma família perante a lei (com direito a um gato, o Bóris!).

Para a data não passar em branco, resolveram fazer uma pequena festa para familiares e amigos no novo apartamento. E para tornar o momento mais especial ainda, encomendaram uma caricatura desenho para personalizar o convite! um luxo estes dois!

Felicidades aos noivos!

terça-feira, 9 de agosto de 2011

Tô Famosa #14

Entrevista, Ila Fox no primeira Fonte, by Stela cavalcanti


Entrevista feita para o Jornal Primeira Fonte, onde falo sobre minhas ilustrações, pedidos inusitados, minha mudança para BH, as viagens e o nosso robô espião! um papo entre amigas.

Valeu Telinha!

segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Eu Odeio #17

Eu odeio esquecer comida estragada na geladeira, by ila fox

O bom senso diz que é feio desperdiçar comida. “Lembre-se das criancinhas passando fome na Africa!” diria aquela voz do subconsciente (ou sua mãe). Mas muitas vezes é impossível não sobrar um pouco que seja. Daí você fica naquelas “Jogo no lixo ou guardo para comer depois?" E você, como sendo um cidadão responsável e consciente, resolve guardar.

Uns meses depois o potinho continua ali, intocável feito um Dalit, entre a geléia de frutas vermelhas e meia garrafa de vodka. Você já nem se lembra mais o que tinha guardado e fica adiando uma possível faxina na geladeira pelo medo do trauma que está por vir.

E então, numa certa manhã de domingo aquele seu lado cientista maluco fala mais alto, e quando você abre o enigmático pote e sente aquele cheiro de mundo sem esperança, já sabe que perdeu a batalha. E então manda o pote inteiro pro lixo, junto com sua coragem de enfrentar o desconhecido.

Afinal, todo cuidado é pouco com cheiro de comida estragada né?

sábado, 6 de agosto de 2011

Carolinne e Moacyr

Caricatura, corpo inteiro, noivos, caricatura para casamento, casal by ila fox

A partir deste mês até o final do ano, a quantidade de noivinhos e casamentos aumentam incrivelmente, então, para não deixar os posts semanais lotados de noivos, resolvi por alguns casais durante os finais de semana.

Começando com a Carolinne e Moacyr! eles moram em Rondônia e encomendaram uma caricatura clássica para por no convite e no banner. Eles ficaram muito bem, e o vestido da Carolinne é super charmoso.

Parabéns ao casal!

sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Eu Adoro #20

Adoro encontrar descontos, ilustração by ila fox

Eu não sou uma pessoa consumista, pelo contrário, penso centenas de vezes antes de sair gastando a toa. Sempre me pergunto se realmente eu preciso daquilo ou se é só uma febre do momento... Muitas vezes passei na frente de uma vitrine, vi, experimentei, gostei, e só voltei no dia seguinte para comprar. Ou não.

Mas se existe um lugar que me deixou completamente alucinada foram os outlets dos EUA. Ver eletrônicos, brinquedos, cosméticos, calçados e roupas de marcas famosas com o preço de roupinha genérica de magazine é de deixar qualquer um com o espírito consumista à flor da pele! ai minha nossa senhora do cartão de crédito, livrai-me da tentação!

quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Bruna e Denis

Caricatura corpo inteiro, casal, noivos, desenho, luva de boxe, caricatura para casamento, by ila fox

A Bruna queria uma caricatura em estilo desenho para por nas lembrancinhas do seu casamento. Ela ainda fez questão de pedir uma luva de boxe na cintura do noivo e florzinha no seu cabelo! ficou uma graça!

Felicidades ao casalzinho!

quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Ovelhinho, a Ovelha Distraída #21

carneiro ovelha ovelhinho a ovelha distraída foi devolver o DVD, quadrinhos by Ila Fox

Fico só pensando na época das fitas VHS. Será que o Ovelhinho se lembrava de rebobinar?

terça-feira, 2 de agosto de 2011

Retrato da Francine

Desenho, header, cabeçalho, retrato, Francine Piaia, BBB9, Big Brother Brasil, cabelo rosa, by ila fox

A Francine me procurou para encomendar um desenho para seu site. Um retrato dela, bem feminino e colorido.

Fiquei muito feliz com a oportunidade, pois a Francine foi uma das participantes mais legais que já pisaram na casa do Big Brother Brasil! quem assistiu o BBB9 deve se lembrar do jeito divertido dela, não é a toa que ficou entre os finalistas do programa né?

segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Quadrinhos da Luísa e Marcellinho

Convite em quadrinhos infantil, patinação, judô, menina e menino, quadrinhos by ila fox

O Marcello queria fazer uma surpresa para seus filhos, a Luísa de 10 anos, que ama patinação, e o Marcellinho de 7 anos, que faz judô. Todos seguindo o exemplo do papai esportista!

Parabéns pelos pequenos, e que o sonho da historinha se torne realidade!

O papai coruja também deu um pulo aqui nos comentários para deixar seu depoimento:

O Marcello chegou! Meus filhos adoraram. Fazer parte de quadrinhos para eles foi o máximo.Virou pôster na parede deles.
Obrigado pessoal pelos elogios e, de fato, tenho muito orgulho dos meus filhos, alegram diariamente o meu dia. Quanto à Ila, é uma pessoa sensacional, consegue entender a ideia em apenas 3 palavras. Mal peço o trabalho e já me devolve praticamente em arte final. Que dom! Gostei tanto que queria ver como eu ficava, rs. Agora é a foto do meu Facebook.