Eu Adoro #18

Eu adoro escutar música de videogame by ila fox

Sempre gostei de música de joguinhos, chegava a grava-las numa fita só para ficar escutando. O hábito me acompanhou durante anos. Porém, parece que a qualidade das músicas não acompanharam, hoje dificilmente encontro uma música que me agrade a ponto de querer escutar depois. O que será que aconteceu com as melodias memoráveis, será que perderam espaço para os gráficos incríveis?

Comentários

  1. Realmente, é difícil encontrar bons 'soundtracks' nos jogos atuais.
    Lembro que alguns dos jogos antigos vinham, em seus menus iniciais ou até mesmo escondidos, alguma opção para escutar as músicas - o último que tenho lembrança é o starfox para n64, que ativava um menu depois de 'zerar' no modo hard.

    ResponderExcluir
  2. Willian,
    Verdade! lembro de alguns jogos de Playstation 1 que vinham com a musica para escutar depois.

    ResponderExcluir
  3. Sobra tecnologia. Falta Criatividade! Explico:

    Com o passar do tempo mais e mais tecnologia esteve disponível para os desenvolvedores que tiveram que deixar de "quebrar a cabeça" para produzir e "encaixar" a música nos jogos.

    Nos primórdios (NES), apenas um canal de audio estava disponível e era necessário fazer a música parar quando o Mario sofria algum dano e era necessária a emissão de um efeito.

    Era necessária muita criatividade para criar um som envolvente e ao mesmo tempo relacionados ao ambiente através dos poucos "ruídos" que a tecnologia da época disponibilizava.

    Mais ainda temos coisas boas... Não sou um especialista, mas considero a OST de Little Big Planet é muito boa: http://www.youtube.com/watch?v=beUDa4T_TvU

    ResponderExcluir
  4. Matheus,
    Hmm faz sentido! eu não conheço a trilha do Little Big Planet, mas uma trilha que gostei (e até baixei para escutar depois) foi a do Braid. Que uns tempos depois eu descobri que nem foram feitas pro jogo! incrível, ficaram tão perfeitas com os graficos que pareciam feitas sob medida...

    ResponderExcluir
  5. Tens razão, os jogos antigos tinham uma música mais sonora e agradável. Talvez fosse pra compensar a falta de gráficos.

    ResponderExcluir
  6. Jão,
    Sim, mas bem q podiam conciliar ótimos gráficos com musicas envolventes né? :-(

    ResponderExcluir
  7. Olá!

    Volta e meia escuto Sonic (o primeiro do Mega Drive) no mp3.

    http://gh.ffshrine.org/soundtracks/view-all

    Nesse site dá para baixar umas trilhas de músicas antigas, e, se não abandonaram, tem as OST de novos jogos. Espero ter ajudado =D

    ResponderExcluir
  8. Eu gosto MT da soundtrack do World of Goo, recomendo.

    ResponderExcluir
  9. Edipo,
    Bacana, vou deixar aqui também meu link de site de baixar musica de joguinhos - http://gh.ffshrine.org/soundtracks/view-all

    Nanda,
    Hmmm não me lembro da musica do World of Goo... só lembro q ficava doida de vontade de comer Danette, não me pergunte pq. X-D

    ResponderExcluir
  10. Ila, eu ADORO as musicas japonesas do jogo Katamari Damacy. Sou viciadona no game. As vezes, o maridon está trabalhando e pede pra eu trocar de jogo se não é katamari, pq ele diz que as musicas são uma delicia de ficar ouvindo! Recomendo (o jogo e a trilha)!

    ResponderExcluir
  11. Gabi,
    Hmmm ei de me informar sobre esta trilha!

    ResponderExcluir
  12. Caramba, nostalgia total agora! Quem não lembra de Green Hill Zone - http://youtu.be/SF9ZLNxHaBY

    ResponderExcluir
  13. Neo,
    Até eu que não tive Mega Drive lembro da musiquinha! :-D

    Daniel,
    Vou dar uma olhada! ;-)

    ResponderExcluir
  14. NOSSAAA!!
    também adouro essas músicas de games! as minhas favoritas são as do Sonic *_*

    também gosto qnd pegam músicas de animes transformam em 8-bit!!

    ResponderExcluir
  15. Asuna,
    hahaha adoro estas conversões! lembrei da versão 8 bits da música trololó! X-D
    http://www.youtube.com/watch?v=UevKO2A1Ukc

    ResponderExcluir
  16. Minhas músicas favoritas eram as do super nintendo! gravei muita fita cassete!

    ResponderExcluir
  17. Adriano,
    Sim! as musiquinhas dos jogos de super nintendo também fora as minhas preferidas. Adorava o "realismo" dos instrumentos! :-D

    ResponderExcluir
  18. Existe inclusive uma lenda (ou é verdade, não lembro agora) de que a trilha do Sonic para o Mega Drive foi composta pelo Michael Jackson... Há inclusive um cd de trilhas do jogo com a voz dele.

    ResponderExcluir
  19. Matheus,
    Pois é, lembro de ter escutado um podcast do Nowloading falando sobre isso... se não for, a melodia é muito parecida né? O_o

    ResponderExcluir
  20. Duas trilhas "modernas" que me vieram à cabeça: Katamari Damacy (saiu até em disco: http://en.wikipedia.org/wiki/Music_of_the_Katamari_Damacy_series#Katamari_Damacy) e Scott Pilgrim vs. The World (aliás, jogue o jogo, vale cada centavo - e não são muitos centavos).

    ResponderExcluir
  21. Uma vez comentei um tweet seu sobre isso, lembra? Minha opinião é parecida com a do Matheus Spagnuolo!

    Sei que não é tão moderno, mas ainda assim é dessa geração: a trilha de Super Mario Galaxy é fantástica! tanto o 1 qto o 2! Além das trilhas citadas eu gosto muito de Castlevania (principalmente o SOTN), Mega Man X (principalmente o primeiro), Mario (ever!), Final Fantasy (as trilhas do 6 e o 7 são demais!), Donkey Kong Country, Top Gear, nossa que lista grande! Deve ter mais um monte q não lembro agora. Abs.

    ResponderExcluir
  22. Adorava tb a trilha sonora de Secret of Mana, Xenogears, Phantasy Star, Ocarina of Time, Street Fighter e R-Type. Menções honrosas para Mario 64, Mario 3, StarFox. Dos mais modernos eu gosto de Dragon Age e Monster Hunter (que são poucas, mas muito bem feitas)

    ResponderExcluir
  23. Gosto muito da trilha do Legend of Zelda Ocarina of time, tenho a trilha instrumental e adoramos tanto que minha esposa entrou com a musica tema no nosso casamento :D

    http://www.youtube.com/watch?v=Vs3yHJO_nT0&feature=related

    Só de ouvi-la eu me emociono :)

    ResponderExcluir
  24. Eu sempre fui apaixonado por músicas de videogames desde os tempos do Phantom System. Não acho que as músicas tenham piorado, mas penso que as melodias dos jogos atuais estão adotando uma nova dinâmica nas composições. Jogos como Shadow of the Colossus e God of War são exemplos de como a música para os videogames modernos está trilhando caminhos por mares nunca dantes navegados. Talvez, o grande problema esteja nos jogos como um todo e não nas canções em si. Para mim, a trilha sonora é a alma de um game.

    ResponderExcluir