sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Zumbila e Zumbit

Amor entre zumbis, zumbit e zumbila, amor além da vida ilustração by ila fox

Como o Halloween está chegando, deu vontade de fazer um desenho temático. Então fiz esta Ila e Ricbit Zumbi (Zumbila e Zumbit, pegou? pegou??) mostrando assim, que existe amor além da vida! olha que coisa morbidamente fofa.

Ah, eu fiz este desenho ao vivo na quarta-feira pela twitcam. Quem quiser ver um pouco o processo todo é só clicar na imagem abaixo. Ah, e ainda tem a presença do gato Vinil no final do vídeo! Que aliás, combina muito com a temática de Halloween! hehe.

Twitcam do desenho zumbit e zumbila, amor além da vida, ilustração by ila fox

Ah, pra quem ficou na dúvida sobre a criação, eu faço assim: começo com um rascunhão base, com os traços bem grosseiros. Depois faço um rascunho em cima do rascunho (que foi onde comecei o vídeo). Então começo a finalizar o desenho com um contorno bem preto e demarcado. Depois começo a colorir com a cor base e em seguida com a luz e sombra.

Bom, é isso. Espero que tenham gostado!

quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Tô Famosa #10

Ila Fox na revista Photoshop Creative número 20

Em Julho eu sai na revista Photoshop Creative nº 20 na sessão “Galeria do Leitor”, com direito à mini biografia, hehe.

Valeu Luciano!

quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Javaporco

noticia bizarra, javaporco invade salão de cabeleireiro no interior de São Paulo ilustração by ila fox

Semana passada, dentre tantas noticias relevantes (cof, cof) vi uma que me chamou a atenção “Javaporco invade salão de cabeleireiro no interior de SP”. Cuma??

Como se não bastasse ser um bicho tão estranho, meio javali meio porco, ele ainda invadiu um salão de beleza! Fiquei intrigada pensando nas razões que levaram o pobre suíno híbrido a invadir o cabeleireiro… Vai ver ele também é vítima do padrão de beleza das revistas, e no fundo queria ser só um porco rosa.

terça-feira, 26 de outubro de 2010

Nalva e Evair

caricatura colorida, casal, noivos, noivinhos Vanessa e Diego, noivo segurando noiva, viagem lua de mel miami, praia, caricatura para casamento, caricatura by ila fox

Os filhos do Evair queriam um presente bacana e original para dar no casamento do pai com a madrasta querida, Nalva. Eles queriam dar algo personalizado e único como um desenho. Então encomendaram uma história em quadrinhos e uma caricatura comigo!

Os noivos amaram a surpresa. E a festa que já era inesquecível ganhou um toque especial!

Parabéns à família tão animada! felicidades a todos!

convite em história em quadrinhos personalizado para casamento by ila fox

Depois das festas o Leandro me enviou um comentário juntamente com as fotos dos quadros:

"Nossa Ila!
O casamento foi lindo, chorei muito.
Meus pais adoraram a surpresa HAHAHAHAHA"


convite em história em quadrinhos personalizado para casamento by ila fox

segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Matemática Grega

oráculos, apollo e cubo ilustração by ila fox

Quê, não entendeu nada sobre o desenho acima? então dá uma passadinha lá no blog do Ricbit e veja o post sobre a matemática no tempo dos gregos. E descubra porque tem uma estátua de Apollo, um cubo e uma gostosa no mesmo desenho.

sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Pareidolia da Ila #1

Pareidolia é o nome que se dá para a habilidade de enxergar figuras, mesmo onde elas não existem. Sabe quando você olha para uma nuvem e jura que conseguiu enxergar um estegossauro? Então. Eu sou a rainha da pareidolia aqui em casa, consigo enxergar figuras nos lugares mais inusitados. No chão, no céu, nos azulejos, nos gengibres, nas portas de madeira (fiz até um desenho sobre isso na semana passada).

Já tive altas epifanias criativas enquanto estava no banho olhando aquele emaranhado de cabelos que ficam grudados no box. Já consegui enxergar uma gueixa com sombrinha, modelos sinuosas, uma bailarina robô, gatos preguiçosos, o Pão-de-Açucar e até mesmo Elvis. Juro. Não há limites para a mente desta que vos fala.

Para mostrar o quanto minha imaginação é hiperativa, vejam um desenho resultante de uma pareidolia de porta de guarda-roupa!

exemplo de pareidolia porta do guarda-roupa by ila fox
Olha um gato! quê, não está enxergando?

exemplo de pareidolia porta do guarda-roupa by ila fox
Olha o gato aqui ó!

Vou ver se começo uma série de devaneios desenhos resultantes destas pareidolias non sense que vejo por aí!

quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Desenho da Marina

caricatura, desenho bebê sentado com livro, menina Marina by ila fox
A Marina, esta bebêzinha linda que está completando um aninho vai ganhar sua primeira festinha de aniversário, e para deixar a data mais especial ainda, a mamãe Aretha encomendou uma Caricatura Desenho para ilustrar o convite!

A Marina adora livros. É ou não é uma fofa? Muitos anos de vida para a Marina!

quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Convite da Vanessa e Adriano

tirinha em quadrinhos, convite em quadrinhos, convite casamento original, noivinhos vanessa e adriano, Campos do Jordão, Suiça, by ila fox

Este é o convite em tirinhas do casal Vanessa e Adriano, que vão ficar noivos antes da mudança para Suiça. Muito chique!

Felicidades ao casal nesta nova etapa da vida! e comam muito chocolates suíços por mim, hehe.

segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Liliam, Gilson e seus Cachorros

caricatura colorida casal na moto honda XRE 300 com cachorros labradores, liliam e gilson, by ila fox

A Liliam e Gilson são casados há 10 anos, e são destes casais que todos querem ser: Gostam de viajar, de praia, cachoeira, festas… sabem curtir a vida! então eles queriam uma caricatura que mostrasse um pouco deste jeito divertido de ser.

E ainda tem a participação especial dos cachorrinhos, dois labradores sapecas que no desenho original estarão correndo atrás da moto!
caricatura colorida casal na moto com cachorros labradores, liliam e gilson, by ila fox

Felicidades ao casal descolado!

domingo, 17 de outubro de 2010

Mulheres e Quadrinhos

Ila Fox, Ladys Comics, exposição mulheres e quadrinhos, foto

Na exposição "Mulheres e Quadrinhos"

Neste sábado aconteceu o lançamento do blog Lady’s Comics lá na Casa dos Quadrinhos, onde foram convidados ilustradores de toda parte do país. Vários participaram enviando seus desenhos para a exposição "Mulheres e Quadrinhos". E eu estava lá!

Participei com o desenho da Zatanna, da Liga da Justiça, tirando da cartola o raríssimo exemplar nº1 da Turma da Monica! Homenagem dupla, hehe.

ilustração Zatanna com cartola e gibi número 1 Turma da Mônica by ila fox

Só com mágica para encontrar o primeiro gibi da Turma da Mônica!

As meninas estão arrasando com o blog que todo dia trás uma novidade do universo feminino das HQ's. Adorei a iniciativa! Vida longa ao Lady’s Comics e GIRL POWER!

Ila Fox, Luciana Cafaggi, Mariamma Fonseca, Samanta Coan, Ladys Comics, foto

Com as meninas do Lady's Comics: Samanta, Luciana e Mariamma

sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Eu Adoro #11

Eu adoro tentar ver desenhos nos lugares mais inusitados, pareidolia, ilustração by ila fox

Sabe quando parece que só você consegue enxergar um desenho na parede, na porta, no chão? então, pode ficar tranqüilo que isso não é sinal de loucura, isso se chama "pareidolia", e eu acho super legal! parece que é a criatividade transbordando para o mundo ao nosso redor!

Semana que vem vai rolar um post sobre este curioso fenômeno psicológico! aguarde e confie!

quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Ada e Eduardo (e Lael!)

caricatura colorida, casal, noivos com filhos, noivinhos Ada e Eduardo,caricatura para casamento by ila fox

Caricatura dos noivinhos Ada e Eduardo (com o filhinho Lael, que ama carrinhos Hot Wheels!). Felicidades à família nesta nova fase da vida!

terça-feira, 12 de outubro de 2010

H.E.R.O - Chile Miners Rescue

resgate dos mineiros no chile, HERO, MSX, by ila fox

Estou acompanhando o tenso resgate dos mineiros no Chile, e é impossível não se lembrar de um saudoso jogo da infância, H.E.R.O, onde seu objetivo era resgatar sobreviventes de uma mina.
Será que nosso herói daria conta de salvar os 33 mineiros??

UPDATE: Aeeee, finalmente o primeiro saiu do cano!

resgate dos mineiros no chile, super mario saindo do cano by ila fox

Meu Querido Pônei

Querido poney, Little Pony, brinquedo, Rainbow Dash, foto
Hmmm, adoro cheirinho de brinquedo novo!

Haviam algumas coisas que você poderia me dar de presente, sem erro, quando eu era criança. Qualquer coisa relacionada à Dama e o Vagabundo, Playmobil, Lego e Querido Pônei. Se me dessem uma boneca ou roupa, era choro na certa. Para vocês terem uma ideia. Certa vez minha mãe teve que voltar ao shopping, na véspera do Natal, só para trocar uma Barbie por outro brinquedo.

Bom, os pôneis eu “descobri” tarde demais, quando já estavam saindo de linha. O que tornava a busca do presente como uma espécie de busca do Santo Graal. Impossível. Logo não se encontrava mais nenhum pônei nas lojas, e assim cresceu uma pequena Ila traumatizada.

Faz alguns anos que a linha Querido Pônei foi relançada no Brasil. Por várias vezes ensaiei de comprar um com a desculpa de dar para a priminha, sabe como é… Mas sempre me batia aquele “ahhh Ila, você não é mais criança!”, e eu desencantava. Então, um dia, passeando com Ricbit no shopping, eis que vejo os últimos exemplares dos cavalinhos coloridos nas prateleiras (sim, já estavam saindo de linha novamente). Então, o marido já prevendo outro trauma “de infância”, resolveu comprar um para mim. Ahhh que alegria. Não desgrudei do brinquedo! me senti com 8 anos novamente! hehe.

Curiosamente, o pônei foi um dos primeiros desenhos mais bonitinhos que fiz quando criança, e por causa disso eu desenhava ele em todo lugar, no caderno dos coleguinhas, nas provas de matemática... Este pônei foi feito em algum dos meus muitos cadernos de Educação Artística de 1990.

Querido poney, Little Pony, Rainbow Dash, desenho digital
Querido Pônei - Ila - 8 anos

E hoje, 20 anos depois, desenhei novamente! Aposto que a pequena Ila iria amar isso!

Querido poney, Little Pony, Rainbow Dash, desenho de criança, garatuja
Querido Pônei - Ila - 28 anos

domingo, 10 de outubro de 2010

Encontro com Hiro

Neste sábado aconteceu um encontro com o célebre ilustrador Hiro! muito provavelmente vocês conhecem o trabalho dele mas não sabem. Ou vai me dizer que nunca deixaram seu McLanche esfriar enquanto se distraíam com aquelas ilustrações felizes das bandejas do McDonalds? pois é, foi ele que fez! viu só como o Hiro é pop?

Encontro Hiro Kawahara, ila fox, ricbit, vitor cafaggi, lu cafaggi, ryot, fábio, pizzaria Pomodori, Belo Horizonte
Ila Fox, Ryot, Mateus, Hiro, Vitor e Lu Cafaggi

Encontro Hiro Kawahara, ila fox, pizzaria Pomodori, Belo Horizonte
Um momento "oba, quero tirar foto com o Hiro!"

O blog do Hiro é um show a parte. Uma série bem bacana que ele tem feito é a "Fast Girls", onde o objetivo é desenhar uma garota por dia em poucos minutos! Vale tudo, desde personagens de filmes, jogos, desenhos... as meninas do Hiro são divertidas e leves feito asas de borboleta!

E foi pensando nisso que fiz este desenho em homenagem ao nosso herói do fast food! Que esteja sempre cercado pelas musas da inspiração!

Ilustração Hiro Kawahara by ila fox, samus, docinho, sininho, fiona, neytiri, tifa lockhart, sheila, rita hayworth, serena tsukino, sailor moon
O desenho que fiz para o Hiro!

sábado, 9 de outubro de 2010

Vanessa e Diego

caricatura colorida, casal, noivos, noivinhos Vanessa e Diego, noivo segurando noiva, viagem lua de mel miami, praia, caricatura para casamento, caricatura by ila fox

E está aberta a temporada de casórios! sim, até o fim do ano será praticamente um casal de noivinhos por semana! ufa, e dá-lhe amor!

Para começar temos a Vanessa e Diego! o casalzinho chique vai para Miami em viagem de lua de mel e queriam uma caricatura que mostrasse este momento divertido do casal.

Felicidades aos noivinhos! e que voltem cheios de presentes e boas lembranças da viagem.

sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Ila em Fatos #10

Já dancei Backstreet Boys numa apresentação da escola

Em 1999 eu estava no colegial, e a nossa escola ao invés de ter uma festa junina como todas as outras, faziam o que chamavam de “Junidance”. Onde no lugar de dançar a quadrilha tradicional, os alunos tinham que montar um grupo de dança. O nosso grupo escolheu uma música dos Backstreet Boys, que era a febre do momento!

O nosso mico A nossa apresentação foi gravada numa fita VHS (ééé, deve ter muita gente que nem sabe o que é isso). Esta fita ficou esquecida por muitos anos dentro do guarda-roupa, ficando a mercê de umidade e do bicho papão. Mas este ano o registro foi devidamente resgatado, indo direto para o Youtube onde ficará sã e salvo, guardado para a posteridade. Afinal, tudo é permitido quando se é adolescente, e dançar Backstreet Boys numa apresentação da escola é uma destas coisas!

E como vergonha pouca é bobagem, vou dividir com vocês este gloriooooso momento de minha adolescência .

p.s - Eu sou a do meio, mas não fiquem olhando muito senão eu erro! hehe.

quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Quadrinhos da Tais e Marco

Este é o convite em quadrinhos da Tais e do Marco. Eles pediram o convite completo, com direito a capa, história e mapa para a festa. Os convidados devem ter amado o convite tão original!

A Tais é apaixonada por comida japonesa. O Marco é apaixonado por carros. E os dois são apaixonados um pelo outro, hehe.

Felicidades à este casalzinho cheio de amor!

convite em história em quadrinhos personalizados para casamento, história noivinhos, capa convite, noivos, mangá by ila fox

convite em história em quadrinhos personalizados para casamento, história noivinhos, São Caetano do Sul, São Paulo, by ila fox

convite em história em quadrinhos personalizados para casamento by ila fox

convite em história em quadrinhos personalizados para casamento, São Caetano do Sul - São Paulo by ila fox

A Tais fez a gentileza de me enviar um depoimento e uma foto do convite impresso. Olha que lindo ficou!

"Olá Ila!!!!
Todos os dias passo pelo seu blog (viciei)..rsrsrs
Foi muito engraçado entregar os convites,quando os convidados recebiam o envelope eu ficava anciosa pra ver a reação deles,nossa não dava outra alguns riam muito com as ilustrações (principalmente as do Marco,disseram que vc colocou cabelo d+ rsrsrs) e outros acharam super bem feito e original (eu tb),fez o maior sucesso!!!
A capa do convite foi o Banner de entrada do salão,muitos convidados tiraram fotos com ele (rsrs),será a capa do nosso album de fotos (idéia do fotógrafo rs).
O banner virou "quadro' rsrs,adoramos as ilustrações e os convitinhos feitos com muito carinho!!!!!!!!
Bjos..
Tais A. Ferroni..
=]"


convite em história em quadrinhos para casamento, história noivinhos, by ila fox


terça-feira, 5 de outubro de 2010

Lembrancinha do Super Artur

lembrancinha original imã, meninos, super heróis, super homem, batman, homem aranha, by ila fox

Lembrancinha para o aniversário do Super Artur, com direito à Super Homem, Batman e Homem Aranha!

As lembrancinhas tem em torno de 10 centímetros. São magnéticas, podendo ser aderidas em qualquer superfície metálica onde um imã consegue grudar, como geladeira, mural...

segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Sob o Street View de Toscana

Aproveitando a onda de Street View, vou dar uma diferente sugestão de uso para esta ótima ferramenta!

Imagine que você saiu para caminhar pelo interior da Itália numa linda manhã de domingo. Ao se deparar com uma paisagem inspiradora, você tirou seus pinceis, tintas, tela e cavalete da bolsa e começou uma pintura ali mesmo, como os grandes mestres faziam do século XIX.

Embora o jeito tradicional seja mais romântico, hoje em dia a coisa ficou bem mais prática. Basta usar um bom programa de pintura, um tablet, internet e o Google Street View! Que beleza heim? le meraviglie della modernità!

Então que eu estava “passeando” pela região da Toscana (entre Firenze e Pisa), quando me deparei com uma paisagem bucólica, e resolvi fazer uma pintura dela. Uma pintura virtual, claro. Usando o programa ArtRage, que simula muito bem os materiais do mundo real, como a tinta a óleo.

pintura digital paisagem toscana itália street view art rage, dicas para ilustradores, by ila fox
Uma casinha abandonada no meio do campo

pintura digital paisagem toscana itália street view art rage by ila fox
Detalhe das pinceladas. Bem convincente!

Tenho que dizer que não sou uma entusiasta das pinturas em tela. Não tenho muita paciência com tintas e pinceis… Mas com uma ajuda da tecnologia, pude por em prática um pouco do meu lado “Ila Impressionista”, hehe.

Ah, e quem ficou curioso sobre a paisagem que me inspirei, foi esta, lá no Google Street View:

paisagem toscana itália street view, dicas para ilustradores, by ila fox
Eis a paisagem real

Que tal preparar seu cavalete virtual e sair em busca de algumas paisagens também?

sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Uma Feliz Velhice para todos nós!

velhice triste ou velhice feliz, terceira idade, super ila véia, ser um idoso feliz, ilustração by ila fox

Hoje é o dia mundial da 3º idade, e então me pergunto como estaremos quando chegar a NOSSA 3º idade?

O que mais se vê nesta data são aquelas matérias tristonhas sobre velhinhos solitários e infelizes - o que acaba deixando nosso futuro incerto mais assustador do que parece. Embora a realidade de muitos velhinhos seja verdadeiramente sofrida, eu me pergunto até que ponto eles não foram responsáveis pelo próprio destino; investindo a sua felicidade nas outras pessoas, esperando muito dos outros e não fazendo nada por si. Eles mesmos se abandonaram com o tempo.

Creio que nossa geração será mais autônoma que as anteriores pelo fato de que a maioria já passou pela experiência de ser, estar e morar sozinho. E quem disse que a solidão tem que ser deprimente? Aprendemos a exercitar a nossa solidão e até conseguimos apreciar isso, seja na internet, lendo um livro ou assistindo um filme.

Quando estive nos EUA vi muito idoso sozinho nos restaurantes. Mas por alguma razão aquilo não me pareceu triste. O que eu senti na verdade era que eles eram mais independentes, dispostos e felizes que os velhinhos do Brasil, que ainda dependem muito da família pra tudo (culpa dos costumes italianos arraigados?).

Eu e Ricardo não planejamos ter filhos - O que para muitos pode soar como algo aterrorizante: “Nossa Ila, mas vocês não tem medo? Vocês ficarão sozinhos no futuro!!!” – Gente, vamocombiná que já está mais que óbvio que filho a gente cria pro mundo e não para nós mesmos né? Quer companhia? Arranje um bicho de estimação. Ter filhos não te garante nada, muito menos uma velhice confortável e feliz. Pelo contrário, já vi é muita gente frustrada com os filhos ausentes.

Daqui algumas boas décadas espero estar preparada para minha velhice. E se depender da genética da família 100 anos será pouco para mim. Quero seguir tendo saúde o suficiente para continuar trabalhando feito o Oscar Niemeyer, e tendo muita sabedoria e tolerância para aceitar as mudanças do mundo. Sim. Por quê se os adolescentes de hoje escutam Restart imagine daqui 50 anos do que serão capazes? hehe.

Eu escolho ter uma velhice feliz, e você?