quarta-feira, 30 de junho de 2010

Dona Ayda

caricatura de uma senhora feliz e de bem com a vida, ilustração by ila fox
Esta é a dona Ayda, que completou 80 anos agora em Junho.

A família encomendou uma ilustração para fazer um poster de entrada para a festa. Uma caricatura que mostrasse um pouco da jeitinho da aniversariante: uma pessoa bem humorada, festeira e de bem com a vida!

Parabéns à dona Ayda!

terça-feira, 29 de junho de 2010

Sou uma Pessoa Antiga #8

Sou uma pessoa antiga, gosto de guardar sabonete na gaveta para ficar cheirosinho ilustração by ila fox

Não sei quando isso começou, talvez em algum aniversário que eu tenha ganhado um sabonete chique demais para ser usado no banho, mas o fato é que eles sempre acabam indo parar na gaveta, dando aquele cheirinho gostoso nas roupas!

segunda-feira, 28 de junho de 2010

Quardanapo Art #3

desenho mulher na praia feito no guardanapo art por ila fox
"A Mexicana em Miami" - Caneta esferográfica sobre guardanapo de papel

Fazia tempo que eu não postava nenhum “Guardanapo Art” por aqui né? É que toda vez que eu saía para comer, esquecia de levar uma caneta comigo! NHA! culpa da fome.

Mas lá vai o meu último desenho de guardanapo, que foi feito semana passada, numa ida ao sushi com os amigos.

Apelidei o desenho de "A mexicana em Miami" por causa dos coqueiros, do mar e da mocinha com cara de Eva Mendes (que não é mexicana, mas enfim... hehe).

sexta-feira, 25 de junho de 2010

Hot Dog também é Cultura

Junte um pão e uma salsicha e você terá um hot-dog. Agora junte isso, mais a criatividade do povo brasileiro e uma pitada de tradição local, e você terá uma infinidade de sabores!

Adoro um cachorro-quente e adoro as particularidades de cada cultura. E foi nessas de me mudar de cidades e estados onde percebi que determinados sanduíches você não encontra em nenhum outro lugar. Como não morei em tantos lugares assim, pedi uma ajudinha básica dos amigos da internet para fazer este infográfico dos cachorros-quentes pelo Brasil. E o resultado é o saboroso desenho à seguir! Nham!

Infografico de tipos de hot dogs nas regiões do Brasil by ila fox



SUL – Quem já morou em Londrina com certeza vai se lembrar do lanche do Arnaldo né? Que vai: salsicha, tomate em cubinhos e frango desfiado. Na região de Curitiba alguns levam farofa como item adicional. Normalmente é prensado, evitando que o recheio transborde.

SP INTERIOR – O típico lanchão com tudo que você tem direito: salsicha, bacon, calabresa, picadinho de carne, cebola, milho e tomate em cubinhos.

SP CAPITAL – É o clássico hot-dog com salsicha, maionese, purê, bacon, ervilha, milho, catupiry e batata palha.

RJ – Uma das combinações mais inusitadas que já vi: salsicha, maionese, azeitona, ovo de codorna, passas, alface, queijo ralado, milho, ervilha e batata palha.

MG – Em Belo Horizonte, você pode encontrar o conhecido lanche do Mangabeiras, que vai: salsicha, maionese, milho, queijo, molho com frango desfiado e batata palha.

CENTRO-OESTE – Me focando mais nos cachorro-quentes de Brasília, tem da tradicional Banca do Landi que é: salsicha, maionese, catupiry, queijo mussarela, milho, molho de tomate e batata palha.

NORDESTE – No nordeste (principalmente em Recife) o cachorro-quente é simples, mas não menos saboroso, e vai: salsicha e molho com carne moída.

NORTE – Lá do Norte, principalmente em Manaus, os sanduíches são exóticos até no nome. Cachorro-quente lá é conhecido como Kikão, e tem: salsicha, cebola, pimentão e molhos dos mais diversos, de camarão à caranguejo e cheiro-verde. E algumas variações com repolho cozido no molho de tomate, carne-de-sol, picadinho de carne e calabresa!

Lógico que muitos sabores devem ter ficado de fora. Por isso, termino este post perguntando à vocês: Como é o cachorro-quente em sua cidade? (ah, não esqueçam de falar a cidade onde moram!).

quinta-feira, 24 de junho de 2010

Ila em Fatos #7

ila em fatos: tenho medo de et. Ilustração by ila fox

Até que me considero uma pessoa corajosa apesar do meu tamanho.

Já andei sozinha na rua às duas da manhã, já enfrentei um ladrão no quintal de casa. Mas nada me deixa com mais medo do que a ideia de trombar com um ET por aí. Se for no escuro então, aí morro do coração! socorro!

quarta-feira, 23 de junho de 2010

Carapuças #9

carapuça. ele tem medo de barata mas não conta pra ninguém. Ela casou na igreja para encobrir uma traição do passado, ilustração by ila fox

Essa é uma obra de ficção. Qualquer semelhança com a realidade é apenas uma coincidência!

terça-feira, 22 de junho de 2010

sexta-feira, 18 de junho de 2010

Eu Odeio #6

ilustração eu odeio lixo rasgando by ila fox
Tem uns lixos que vou te falar! parece que são feitos para carregar ar, pois qualquer coisa mais pesada que isso faz ele rasgar e sujar toda sua cozinha. Éca! Assim não dá!

quinta-feira, 17 de junho de 2010

Lembrancinha da Beatriz

lembrancinha imã original festa infantil, temática princesas, bela, aurora e branca de neve by ila fox

A Beatriz adora as princesas, em especial a Bela! A lembrancinha dela ficou super fofa!

As lembrancinhas tem em torno de 10 centímetros. São magnéticas, podendo ser aderidas em qualquer superfície metálica onde um imã consegue grudar, como geladeira, mural...

quarta-feira, 16 de junho de 2010

A Copa e o Fim do Mundo

invasão extra-terrestre, ilustração by Ila Fox

Calma, não vou falar sobre a escalação do Dunga nem sobre as vuvuzelas do apocalipse. Mas sobre um fenômeno curioso que acontece durante a Copa.

Sou uma pessoa que não liga pra futebol. Não que eu ache chato e desnecessário. Na verdade, a coisa que mais me incomoda é a rivalidade descomedida que toma conta dos torcedores. Parece que para eles não basta torcer, e sim sair na pancadaria, transformando o estádio num campo de guerra. Para mim, este fanatismo das torcidas só se equipara ao extremismo religioso. O que na teoria era para trazer algo bom, só trás violência e caos.

Aí na copa acontece algo engraçado. As pessoas se esquecem destas rivalidades bestas, e o cara que é Corintiano abraça o Palmeirense. O Atleticano torce junto com o Cruzeirense. Parece que na febre da Copa, finalmente descobrem que todos pertencem à uma só nação: Brasileiros! Olha que coisa bonita!

Fico pensando em algo assim, a nível mundial.

O que aconteceria se uma legião extra-terrestre chegasse na Terra querendo nos transformar, sei lá, na nova iguaria do planeta deles? Será que finalmente os países em guerra se uniriam? Será que aquelas diferenças entre raças e religiões acabariam de vez, igual na Copa?

Aguardo a invasão alienígena para acreditar que esta união entre Terráqueos aconteceria de fato. Senão, os ETs estariam mais que certos em nos transformar em petiscos de rodoviária interplanetária.

terça-feira, 15 de junho de 2010

Radicalizando nas Pinturas

Teste programa Paint Tool SAI, mulher de cabelo roxo, ilustração by ila fox

Ultimamente ando bastante inspirada. Já não bastassem os materiais do mundo real, na qual ando me aventurando, resolvi também me dedicar a conhecer novos programas de ilustração.

Então que estes dias conheci o Paint Tool SAI. Um programinha simples, porém bastante eficaz quando o assunto é pintura de desenhos no estilo cartoon e mangá. Além do design intuitivo e sem complicações, os traços deslizam fácil, feito faca na manteiga.

Para estrear, rabisquei esta menina radical do cabelo roxo. Apesar de ser só um teste, gostei bastante do resultado.

É… o programinha promete e cumpre. Aprovado!

segunda-feira, 14 de junho de 2010

Cala Boca Galvao

cala boca galvao, cala boca galvão, save the galvao birds ilustração ila fox

Mal começou a Copa do Mundo e o pessoal já está pegando no pé do Galvão Bueno, tanto que, já na estréia, a frase “Cala Boca Galvao” alcançou o primeiro lugar entre os assuntos mais comentados no Twitter.

Os brasileiros querendo sacanear os gringos, que curiosos, perguntavam “quem é cala Boca Galvao?”, afirmaram que “Cala Boca” significaria “Salvem”, e que “Galvao”, seria uma espécie de pássaro em risco de extinção. Daí para se tornar a maior piada interna do momento foi um pulo!

Então... o que vocês estão esperando? Salvem os Galvoes!

quinta-feira, 10 de junho de 2010

Luxo, Poder e Glamour #3

Luxo, poder e glamour, Ibiza, duas mulheres conversando, amigas, ilustração by Ila Fox

Este desenho me lembrou de alguns “Dias dos Namorados” em que passei solteira, ao lado das amigas.

Ao contrário do que muita gente pensa, dá para passar por esta data sem crises. Bom, pelo menos eu sabia aproveitar muito bem. Ouso dizer que me divertia até mais do que quando estava namorando! Restaurante bacana, barzinho, auto-presente, conversas, risadas… me sentia praticamente dentro de um seriado como Sex in the City!

Crise? Só a de risadas. E como diria minha bisavó: “Quando a vida te der limão, faça uma limonada”.

quarta-feira, 9 de junho de 2010

Sereia, Água e Tinta

sereia em técnica mista, aquarela e mídia digital, ilustração by ila fox
Metade mulher, metade peixe. Metade aquarela, metade digital

Nos últimos tempos tenho me aventurado na ilustração convencional, retomando uma prática perdida por causa das facilidades do Photoshop.

E nesta minha onda de desenhar no mundo real, fiz esta sereia em técnica mista. Desenhei à lápis, fiz a cor base em aquarela, finalizando no Photoshop (que como uma sereia, me hipnotiza com seu canto, sempre me levando para os mares digitais, nãããooooo).

Ficou um estilo diferente dos que costumo fazer (na verdade, lembrou em muito o meu estilo adolescente de desenhar, uma coisa mais mangá). Gostei do resultado! Tenho que explorar isso mais vezes!

terça-feira, 8 de junho de 2010

Tô Famosa #6

Ila Fox no site As Casamenteiras, tô famosa

Em Fevereiro, o novíssimo blog As Casamenteiras, especializado em assuntos do universo das noivas, fez um post sobre a irreverência nas festas de casamento, e adivinhem? falaram sobre minhas caricaturas e convites em quadrinhos!

Obrigada Juliana!

segunda-feira, 7 de junho de 2010

A Arte da Paquera

a arte da paquera anos 80, 90 ano 2000, ilustração by ila fox

Paquerar nunca foi uma tarefa fácil, seja na época que for. Haja estratégias malucas só para escutar aquele “oi”.

Ah, como é difícil a vida dos seres apaixonados!

sexta-feira, 4 de junho de 2010

Pombos Injustiçados

Pombos e o lixo no dia mundial do meio ambiente

E na véspera do dia mundial do meio ambiente, uma crítica a quem realmente faz sujeira no mundo.

quarta-feira, 2 de junho de 2010

Ila e Ricardo

caricatura colorida casal dia dos namorados, loira, cabeludo, ila fox e ricbit
Aproveitando o clima de amor total que antecede o dia dos namorados, fiz uma caricatura minha e do Ricardo, que apesar de marido, será para sempre meu eterno namorado!

terça-feira, 1 de junho de 2010

Propaganda é a Alma do Negócio

folder divulgação ilustraçao noivos e namorados, dicas para ilustradores, by ila fox
Folder especial para mês das noivas e dia dos namorados

"Propaganda é a alma do negócio”. Mesmo que você não tenha uma empresa, com certeza já escutou esta frase. Nada melhor para um comércio que uma publicidade bem feita, alavancando suas vendas. No mundo virtual as coisas não são diferentes.

É muito comum alguém criar um site, e ficar esperando as vendas subirem à níveis astronômicos feito um foguete do Pernalonga. Mas não é bem assim que a coisa funciona... Criar um site e não divulgá-lo para o publico certo é o mesmo que abrir uma loja numa rua deserta e esperar os clientes caírem do céu.

Na internet você ainda tem a vantagem de poder fazer uma divulgação ampla e gratuita! Olha que beleza! Mas ó, nada de sair adicionando gente só para fazer SPAM pedindo uma "passadinha lá no site", que isso é beeeem chato!

Ao invés disso, crie um site ou blog legal com conteúdo relevante sobre seu trabalho. Crie uma relação bacana com seus leitores. Aproveite que as mídias sociais estão com tudo e faça contatos! Com o tempo os clientes irão surgir naturalmente. É como naquele ditado: "O segredo é não correr atrás das borboletas... É cuidar do jardim para que elas venham até você". Entendeu o espírito da coisa?

Dependendo do seu produto, você também pode apelar para divulgação no “mundo real”. Por exemplo, eu fiz esta propaganda direcionada para casais de noivos e namorados. Distribuí alguns destes folders em lojas estratégicas e tcharam!

Aliás... o dia dos namorados está chegando…já sabe o que vão dar de presente?? Que tal encomendar uma caricatura, quadrinho ou ilustração, heim? Garanto que seu amor sairá por aí, orgulhoso, mostrando seu presente. Faça a diferença!