segunda-feira, 31 de maio de 2010

Sou uma Pessoa Antiga #7

Sou uma pessoa antiga, gosto de tomar sopa quando o tempo esfria, ilustração by ila fox

Tem gente que não gosta de sopa, eu sempre gostei, a ponto de tomar no verão (e ficar suando as bicas depois!). Mas é no inverno que tomar uma sopinha tem todo um significado especial!

Quando eu morava em Londrina tinha um delivery ótimo que eu sempre pedia, era o Barraco da Sopa, eu amava o Creme Inglês deles, hmmmm.

sábado, 29 de maio de 2010

Trem Bão Ilustrado #3

logotipo, logomarca trem bão ilustrado BH
E ontem aconteceu mais um encontro do Trem Bão Ilustrado, regado de muita pizza e conversa boa! Estavam presentes o Alcides, Begê e Diane, Rafael Ventura, Ricbit e claro, eu!

Trem Bão Ilustrado BH foto Pizzaria Margherita, Alcides, Diane, Begê, Rafael Ventura, Ila Fox
Não tinha mais nenhuma pizza pra contar a história!

Trem Bão Ilustrado BH foto Pizzaria Margherita, Ila Fox desenhando
Roubei o caderninho do Rafael Ventura para desenhar

ilustração ila fox no trem bão ilustrado BH
O desenho pronto (ou não), hehe

sexta-feira, 28 de maio de 2010

Passo a Passo #1

Freqüentemente percebo nas pessoas uma grande curiosidade em saber como era uma ilustração na fase dos esboços. Até já me pediram para fazer um daqueles vídeos rápidos, mostrando um desenho do começo ao fim. Eu acho muito bacana, mas não sei se funciona comigo, pois dificilmente pego um desenho pra fazer diretão, sem pausas. Normalmente eu vou parando e fazendo outras coisas durante… sabe como é né? A internet adora me distrair, hehe.

Bom, vou mostrar o processo de um dos meus desenhos favoritos: uma ilustração realista que fiz do meu gato, o Vinil!

foto gato Vinil ilustração realista tutorial by ila fox
Referencias - Quando vamos fazer um desenho realista, é muito importante estudarmos as referencias, seja na internet ou em fotos tiradas por nós. No meu caso, tirei várias fotos do meu gato.

gato Vinil ilustração realista tutorial by ila fox
Esboço – Agora que eu já sabia como queria meu desenho, comecei um esboço dele. Nada muito complexo, só para ter uma noção mesmo. O fundo colorido eu acho que fica mais fácil para colorir e também serve como base para iluminação.

gato Vinil ilustração realista tutorial by ila fox
Cor – Como o gato é preto, eu deixei o contorno branco para usá-lo como guia, e joguei uma cor chapada delimitando as cores principais.

gato Vinil ilustração realista tutorial by ila fox
Luz e Sombra – Como nas minhas fotos de referencia, a luz vinha da direita, resolvi segui-las também no meu desenho. Fui jogando um esquema cromático para seguir usando um pincel duro. Sem me preocupar muito com finalização.

gato Vinil ilustração realista tutorial by ila fox
Forma - Fui suavizando aquele contraste entre luz e sombra usando um pincel macio com fade, misturando as cores.

gato Vinil ilustração realista tutorial by ila fox
Pelos - Aqui começa o segredo: textura dos pêlos! Peguei um pincel pontilhado, duro, com fade, e fui riscando no sentido dos pelos, até ganhar uma aparência macia.

gato Vinil ilustração realista tutorial by ila fox
Detalhes – Os detalhes fazem a diferença numa ilustração realista né? Na última etapa eu dei uma atenção especial nos pêlos, bigodes, nariz e principalmente nos olhos! E tcharam!

Quê, ainda não entendeu como é que faz? Bom, minha intenção não era fazer um super tutorial mesmo, mas mostrar como foi o processo do rascunho até a arte final. Na época, usei um tutorial muito bom que veio na Revista Photoshop Creative, que me foi muito útil para realizar este desenho! Vale a pena conferir.

quarta-feira, 26 de maio de 2010

Um Ano de Casados

retrato colorido casamento ricbit e ila fox

Hoje faz um ano que eu disse sim à ele.

Foi numa terça-feira de manhã. Fazia Sol. Longe da correria insana de uma cerimônia comum. Sem marcha nupcial. Sem convidados. Sem buffet. Sem stress. Nem aliança compramos. Preferimos desse jeito. Não nos arriscamos legitimar com rituais e cerimônias algo que deve ser legitimado todos os dias, com sentimentos e gestos. E somos muito felizes assim. Obrigado.

Quando se completa um ano de casados, dá-se o nome de “Bodas de Papel”. Adoro esta ideia do Bodas de Papel… pois para mim, não há nada mais instigante que um papel em branco!

Imagino que a minha vida com Ricbit seja assim, como um papel em branco que está se tornando um lindo desenho de nossas vidas!

E que venha as bodas de Jequitibá!

terça-feira, 25 de maio de 2010

Ilustração para o site Gibit

logomarca, logo gibit by ila fox

E no dia do “Orgulho Nerd” (ou "Dia da Toalha" para os mais entendidos), vou falar sobre um assunto nerd: gibis!

O Ricbit, (meu marido, gibizeiro e nerd) criou um buscador de gibis, o Gibit, e me pediu uma logo e um gif animado para o site. Ele queria algo que fosse colorido e que, claro, lembrasse todo aquele universo dos quadrinhos! Achei que ficou super legal! Gostei do efeito de retícula no balãozinho, hehe.

O site é ótimo, você pode fazer busca de gibis através dele. Uma mão na roda para colecionadores!

Clique no Super Gibit que ele te leva até lá!

super gibit voador gif animado by ila fox

segunda-feira, 24 de maio de 2010

Lembrancinha da Duda

lembrancinha imã original festa infantil, temática circo, palhaço, bailarina e mágico by ila fox

A Duda, esta menininha linda com cara de boneca, que completou 5 anos agora em maio, queria lembrancinhas com temática de circo, com roupinhas de palhaço, mágico e bailarina!

Ela pediu, além das roupinhas, acessórios que combinassem. Ficou muito linda a lembrancinha da Duda!

As lembrancinhas tem em torno de 10 centímetros. São magnéticas, podendo ser aderidas em qualquer superfície metálica onde um imã consegue grudar, como geladeira, mural...

sexta-feira, 21 de maio de 2010

Eu Adoro #8

eu adoro dar e receber presentes, ilustração by Ila Fox

Dar um presente é um simbolo de afeto, por isso que receber também é uma maneira de aceitar o carinho do outro. Por isso eu adoro fazer as duas coisas! hehe.

quinta-feira, 20 de maio de 2010

Carapuças #8

carapuça. Ele sai com garotas de programa para não se envolver. Ela usa sapato fechado para esconder a joanete. by Ila Fox

Essa é uma obra de ficção. Qualquer semelhança com a realidade é apenas uma coincidência!

terça-feira, 18 de maio de 2010

Segurança ou Liberdade?

Onde começa a segurança e termina a liberdade? gato olhando através da tela de proteção

Durante toda minha vida eu morei em casas. A última, uma casinha simpática de fundos, com direito à quintal, jardim e varanda; teve um gostinho especial por ser a primeira em que morei sozinha. Eu adorava.

Foram alguns anos vivendo debaixo daquele teto até eu passar pelo primeiro susto.

Certa noite eu estava em casa, sozinha, quando vejo um homem parado no meio do quintal. Na hora, não sei o que me deu. Mas juntei toda a minha coragem e defendi meu território sem medo, enfrentando o intruso, que fugiu. Qualquer pessoa em sã consciência entraria em pânico e se mudaria no dia seguinte. Mas eu não quis me dar por vencida e continuei morando lá. Dois anos depois, outro susto. A casa foi furtada num final de semana em que eu estava viajando. Felizmente o dano material foi mínimo. O ladrão, bem burro, levou apenas coisas pequenas, deixando o dinheiro para trás, rá!!! Mas aquela sensação de insegurança continuou desde o dia em que encontrei minha porta arrebentada.

Logo em seguida eu mudei de estado civil, de cidade e de estado, e fui morar num apartamento.

O que mais tenho dificuldade em me acostumar num apartamento é com este espaço restrito. A falta de um quintal, de um varal decente, de sol e ar. Por outro lado tenho aquela falsa sensação de segurança (falsa, já que nada impede de alguém me roubar ainda né?). E fora o alívio de saber que mal algum vai acontecer aos meus gatos, que limitados às redes protetoras, se conformam em apenas olhar os telhados.

Aqui do alto, na janela, eu penso: Onde começa a segurança e termina a liberdade?

Numa sociedade ideal as duas coisas coexistiriam. Porém, não é isso que vemos. E infelizmente, a tendência é nos ilharmos cada vez mais, com muros cada vez mais altos, ornados de concertinas e fios de alta tensão. Como se nós fossemos os intrusos, e devêssemos viver numa prisão de segurança máxima.

O sonho da casa de cerquinha branca se torna cada vez mais distante nos dias de hoje.

sexta-feira, 14 de maio de 2010

Sossego não tem preço

quarto e cama no sítio, tranquilidade, silencio, sossego. Ilustração by ila fox

Porque, às vezes, tudo que a gente precisa é algo que não custa nada.

quinta-feira, 13 de maio de 2010

Recordar é Viver #7

quando era criança dorava brincar com caixas de papelão,ilustração by ila fox

No meu tempo (ai que frase de véio) a criatividade fazia diferença nas brincadeiras. Bastava uma caixa de papelão e muita imaginação para ter uma tarde divertida.

Fico pensando no que as crianças de hoje brincam. Se é que elas brincam né?

UPDATE: Achei este vídeo maravilhoso sobre um menino e sua caixa de papelão, vale a pena ver!

quarta-feira, 12 de maio de 2010

Ila em Fatos #6

eu tenho medo do escuro, ilustração by ila fox

Eu sempre achei a palavra “escuridão” muito assustadora. Quase que uma entidade das sombras. Uma criatura das trevas.

Lembro que com 5 anos, perguntei para minha mãe se a escuridão era amiga da noite. Numa tentativa de me auto-convencer de que a escuridão era gente fina. Ela explicou que o escuro era só ausência de luz, e que tudo continuava igualzinho quando as luzes estavam apagadas.

Até hoje não me convenci. Então toda vez que durmo eu me enfio debaixo do cobertor. Que é pra tal "escuridão" não me achar.

terça-feira, 11 de maio de 2010

Retrato da Super Família Nerd

Ilustração retrato de família nerd feliz

O Ricardo Mallen me procurou para fazer uma surpresa de dia das mães para a Renata, esposa dele, mãe da pequena Stella.

Claro que toda família embarcou na brincadeira. Os gatos Mercedes e Moacir, e até o cachorro Pam entraram no retrato divertido que virou um quadro na sala! Todos eles fazendo a saudação vulcana “vida longa e próspera”.

Quer família mais nerd e feliz que esta? Parabéns à esta super mãe!

domingo, 9 de maio de 2010

Para minha Mãe

pintura acrílica sobre cartolina by ila fox
Pintura feita em 2004 - Acrílica sobre cartolina - 60 X 60

“Mamãe”. É assim que te chamo até hoje.

Vai ver porque perto de você, eu volte a ser aquela menininha de franja. Ou porque é sempre em você que penso quando acerto o dedão com o martelo, ou quando a gripe não me deixar dormir.

Pra você eu sou “filhota”. Ou “filhotinha”. Ou “fifi”.

Você não me ensinou a fazer bolo, a fazer arroz, a passar pano de chão. Você sabia que a vida ia se encarregar de me ensinar todas estas coisas quando precisasse. Mas você me ensinou que para ter meu espaço no mundo eu teria que estudar, trabalhar e correr atrás dos meus objetivos.

Você sempre me ensinou a ter objetivos.

Acho que são poucas as mulheres que tem consciência do seu verdadeiro papel como mãe: o de preparar os filhos para o mundo e não para si. E tenho certeza que você conseguiu este feito.

Tenho muito orgulho de ter nascido de você.

Beijos da sua filhota.

sábado, 8 de maio de 2010

Nossa Viagem para Roma

viagem roma, viajando roma, lua de mel roma, foto by ila fox

Após a viagem para Paris, seguimos para Roma.

Logo de cara achei os italianos incrivelmente familiares, não só na aparência, mas no modo de se vestir e de falar. Me senti mais à vontade com a língua italiana também, mesmo só sabendo falar Buon Giorno, Grazie e Parmeggiana. hehe.

E por falar em comida, a comida italiana, assim como a francesa, também não me surpreendeu muito não. Sério, acho que, ou sou muito chata com comida ou acabei escolhendo os lugares errados. Comi uma pizza que qualquer pizzaria de bairro dá de dez a zero. O que salvava mesmo era o gelato! nossa, só isso mesmo para aliviar aquele calor de ficar com o cabelo colado na nuca sabe? deve ser por isso que a cidade tem tantas fontes. Dava até um alívio psicológico encontrar uma delas pelo caminho.

Todo mundo sabe que Roma respira história e por isso é impossível não passear por aquelas ruas estreitas e pensam em quantas personalidades já andaram por lá... olhar aquelas construções enormes e ficar embasbacado de imaginar a habilidade de quem construiu aquilo a trocentos anos atrás, ou mesmo andar pelas ruínas do Palatino (que na real não parecem nada de mais a primeira vista) e imaginar quantas intrigas aquelas colunas testemunharam.

Aliás, nem tudo é história e cultura em Roma, no meio do caminho topamos com um museu de cera, e por alguma razão que desconheço (talvez o calor afetou nosso juízo) resolvemos entrar. Logo de cara já tinha um tosquíssimo Charles Chaplin sem bigode. E a coisa só piora. Com Dinossauros tortos e Bela Adormecida que respira! aiiiii.

Recuperados do trauma fomos para o Vaticano, e eu num ato de protesto solitário feminista tomei um anticoncepcional dentro da Basílica de São Pedro, rá!!! e por falar em religião, igreja está para Roma assim como boteco está para o Brasil, cada esquina tem uma. Daí você entra sem esperar muita coisa e se surpreende com a beleza do lugar. São igrejas grandiosas e ricamente decoradas e, opa olha lá, uma Pietá! são cheias de esculturas dos grandes mestres que antes você só tinha visto nos livros de história do primeiro grau. Fiquei me perguntando quanta coisa rolou por debaixo dos panos para todas estas obras terem ficado em poder da Igreja Católica sabe? enfim.

No final da viagem, já um pouco saturados de tantas igrejas, ruínas, fontes e passeios históricos resolvemos trocar Veneza por Capri, e digo que foi a melhor escolha que poderíamos ter feito! a Costa Amalfitana é maravilhosa, e foi um refresco pros olhos ver tanta beleza natural. Podemos dizer que fechamos esta viagem com chave de ouro e começamos com pé direito nossa vida de casados!

A seguir, os melhores (e piores) momentos de nossa viagem para a terra da Pizza!

Lua de Mel em Roma, Coliseu, Fórum Romano, Capela Sistina, Fontana di Trevi e pizza, Roma em Maio, by ila fox

E para finalizar os posts sobre a viagem de Lua de Mel, vou colocar um clipe com trechos de nossa viagem por Paris e Roma (e Capri!).

quinta-feira, 6 de maio de 2010

Retrato da Jaqueline

retrato colorido aquarelado mulher de óculos, jaqueline by ila fox

Retrato que fiz há um tempo para minha amiga Jaqueline. Na época eu ainda estava explorando o tablet, mas assim mesmo gostei dos traços rápidos e do efeito de cor meio “aquarelado”.

quarta-feira, 5 de maio de 2010

Tô Famosa #5

Ila Fox no site Info Wester, tô famosa

Em Dezembro, o site Info Wester, especializado em tecnologia do mundo da informática, fez uma matéria especial sobre notebooks diferenciados. E meus adesivos personalizados também foram assunto! Uia!

Valeu Emerson!

terça-feira, 4 de maio de 2010

Nossa Viagem para Paris

viagem paris, viajando paris, lua de mel paris, foto by ila fox

Há um ano, neste dia, lá estava eu e Ricbit embarcando para Paris em lua de mel! Aiai... Nada como começar a vida a dois pela cidade mais romântica do mundo! 

Na época, eu ainda não tinha o blog para contar sobre a viagem. Então, vou colocar aqui um pouquinho de como foi!

Em minha defesa, devo dizer que nunca tinha ido para Paris (aliás, foi minha primeira viagem internacional!) o que me dá um crédito de ter ficado deslumbrada com a beleza daquele lugar né? Não é a toa que é uma das cidades mais visitadas do mundo!

*

Como já mencionei em alguns posts, eu fiz Artes Plásticas, e passei 4 anos escutando sobre a importância da Cidade Luz no meio artístico. Por isso estar em Paris foi uma novidade e ao mesmo tempo muito familiar.

A cidade faz jus a fama de charmosa. E não sei se é porque era Primavera, mas estava tudo tão luminoso e bonito que parecia cenográfico. E isso se estende também para os Parisiens: todos muito altivos e elegantes. Taí um povo que tem je ne se quoi viu! hehe.

Pelo fato da cidade ser bem conservada, muito dos seus prédios mantem sua estrutura original, ou seja: muitas escadarias! subimos muitas, muitas, muitas, calculei por cima uns 2000 degraus. Afff, me canso só de lembrar!

Para recuperar tanta energia gasta nestas escadarias o negócio era comer bem, e aí que mora o problema. Ao contrário do que dizem, comer bem em um restaurante francês não é tarefa fácil. Se não houver uma boa indicação você corre risco de torrar seus preciosos euros num prato sem graça.

Num dos dias encontramos um patinho solitário num chafariz do Jardim de Tuileries. Tenho a impressão que o patinho não conseguiu sair de lá e ficou nadando por horas. Ele estava tão fraquinho e com frio que acabou morrendo na minha mão. Foi muito triste...

Entre hordas de turistas de todas as nacionalidades fomos para Arco do Trinfo, Torre Eiffel, St Chapelle e Notre Dame. Também debandamos pro Louvre passar o resto da tarde respirando arte. Tudo bem que depois de um tempo você fica tão embriagado de informação que já não consegue dar sentido em metade do que tem lá, e se contenta em fazer cara de conteúdo na frente das obras. E sim, vimos a Monalisa. Distante, cercada por guardas e um poderoso vidro blindado. Se fosse um xerox colorido eu jamais saberia.

No final da viagem fomos para a região de Montmartre conhecer o famoso Moulin Rouge e o barzinho do filme Amelie Poulain. Depois esticamos para a Cité des Sciences onde o Ricbit se divertiu com o museu. Ufa! e ainda tem muita viagem pela frente, e então seguimos para Roma!

viagem lua de mel em paris, torre eiffel, notre dame, amelie poulain, louvre e pão francês, Paris em Maio, by ila fox

Neste vídeo tem alguns trechos da viagem pra Paris!

segunda-feira, 3 de maio de 2010

Lembrancinha de Nascimento

lembrancinha de nascimento, lembrancinha de maternidade, imã, original, meninas

Sábado, a minha priminha Clara nasceu. Vivaaa! Então hoje vou falar sobre a lembrancinha que fiz para ela!

Quando minha tia me procurou para fazer as lembrancinhas de nascimento (ou de maternidade, como algumas pessoas conhecem), ela disse que queria algo que fosse prático, bonitinho e que as pessoas não jogassem fora depois. Pois o que normalmente vemos, são lembrancinhas mega fofas, mas que chegando em casa, percebemos que não temos onde guardar. E que depois de um tempo ficam esquecidas no fundo de alguma gaveta, muitas vezes indo até pro lixo. Uma pena.

Com o imã não tem este problema, pois ele fica ali, discreto. Sem ocupar espaço.

A lembrancinha é uma graça! São quatro bonequinhas de 6 cm personalizado com o nome do bebê. Cada uma com uma cor de roupinhas diferente. As lembrancinhas são magnéticas, podendo ser aderidas em qualquer superfície metálica onde um imã consegue grudar, como geladeira, mural... Um xuxu!

lembrancinha de nascimento, lembrancinha de maternidade, imã, original, meninas

Encomende já a sua lembrancinha também!