sexta-feira, 30 de abril de 2010

Aquarelando no Mundo Real

Há tempos que eu não brincava com materiais do mundo real, e esta vontade veio depois da ultima ida à papelaria. Quando vi aquele monte de papéis, lápis e tintas felizes, ansiosos para serem usados. Não resisti.

À princípio deu aquele medinho né? Vai fazer quase uns 10 anos que eu não me arrisco a sair dos limites do mundo limpinho e perfeito da arte digital. Mas este dia chegou, e lá estava eu cara a cara com o papel! Aiii

Mas, para minha surpresa, o lápis deslizou fácil e o desenho foi brotando na minha frente. Minha memória sensorial, dos tempos de adolescente, foi surgindo (talvez por isso que o traço saiu mais no estilo mangá que o normal, naquela época eu só desenhava assim! hehe). Me lembrei da experiência de desenhar no papel, e isso foi bom!

desenho a lápis menina de vestido by ila fox

Aí chegou a parte crítica: a pintura!

Bom, antes eu desenhava a maior parte das vezes com lápis de cor, e vez ou outra fazia um detalhe com aquarela. Aquarela não, corante de bolo! Pois é, eu misturava aquele pozinho na água e voilà. Aquilo era a minha “aquarela”.

E foi viajando nestas lembranças, que fiz a minha primeira ilustração em aquarela depois de muitos anos! E olha que legal ficou!

desenho aquarela menina de vestido by ila fox

Ok, olhando criticamente, tem muuuita coisa que preciso melhorar. Mas acho que isso é o de menos. Afinal, a arte no mundo real - assim como a vida real - é cheia de imperfeições. E muitas vezes é isso que dá o charme né?

quinta-feira, 29 de abril de 2010

Convite da Kátia e Luciano

tirinha em quadrinhos, convite em quadrinhos, convite casamento original, São Paulo, by ila fox

A Kátia e o Luciano procuravam um convite divertido e delicado para o casamento deles. Foi quando encontraram o convite em tirinhas, e amaram! O convite ficou super fofo e os convidados acharam lindo. Parabéns para o casal!

O convite em tirinhas é composto de 3 quadrinhos. Cada um contando um momento mais importante do seu relacionamento.

quarta-feira, 28 de abril de 2010

Eu Odeio #5

odeio viajar ao lado de gente que fica comendo dentro do ônibus, ilustração by ila fox

Ai, se tem uma coisa que me irrita são aquelas pessoas fazem verdadeiros pic-nic dentro do ônibus. Aff

Pior ainda quando elas resolvem abrir aquele pacotão barulhento de cheetos, que impesteia o ônibus todo com aquele cheiro horrível, justamente enquanto você tenta dormir. Socorro!

terça-feira, 27 de abril de 2010

Restauração - Voltando no Tempo

foto antiga casamento, restauração fotos antigas, antes e depois, by ila fox

Adoro fotografias, e tenho um carinho especial pelas antigas.

Esta fotografia era de uma senhora que era amiga da minha bisavó. A foto estava bem danificada pelos anos e por sorte não tinha estragado o rosto dos noivos. Olha, confesso que toda vez que uma foto assim cai nas minhas mãos, a minha vontade é fazê-la voltar no tempo para deixá-la novinha, como na época em que foi tirada!

Acho até que para uma restauração ser boa, o restaurador tem que ser um pouco desenhista também. Principalmente naquelas fotos onde algumas partes têm que ser totalmente redesenhadas.

Então, se você tem uma foto antiga que precisa de restauração e quer fazer aquele agrado pra família, agora já sabe onde fazer um orçamento!

segunda-feira, 26 de abril de 2010

Sou uma Pessoa Antiga #6

Gosto de passar Minancora nas espinhas antes de dormir, sou uma pessoa antiga by ila fox

Tudo bem que hoje em dia tenho optado por cremes mais sofisticados indicados pelos dermatologistas, mas até pouco tempo atrás eu ainda tinha um Minancora garantido na gaveta do banheiro! O ruim mesmo era acordar com o travesseiro todo manchado de crene, hehe.

sexta-feira, 23 de abril de 2010

Lembrancinha do Kenzo

lembrancinha original imã festa infantil tema Ben 10, quatro braços, diamante, aqua-chamas by ila fox

O Kenzo fez 4 aninhos e queria lembrancinhas com a temática do desenho Ben 10.

Deixei o traço mais parecido com o do desenho e depois acrescentei as roupinhas dos personagens. Achei que ficou muito bacana a lembrancinha dele, aposto que arrasou na festinha!

As lembrancinhas tem em torno de 10 centímetros. São magnéticas, podendo ser aderidas em qualquer superfície metálica onde um imã consegue grudar, como geladeira, mural...

quinta-feira, 22 de abril de 2010

We are the World

Dia mundial do planeta Terra, 22 de Abril, ilustração by ila fox

Já repararam como alguns lugares a gente só tem noção da magnitude quando vê ao vivo? Quantas vezes, ao nos depararmos com uma paisagem maravilhosa, tiramos uma fotografia só para constatar, depois, que a foto não chegou nem perto do que vimos pessoalmente. Imagine, então, a loucura que deve ser ver o planeta Terra assim, como neste desenho. Tão pequeno que “cabe” na palma da mão. À olho nu.

Imaginou?

Não dá nem pra imaginar né?

Até hoje, somente 18 pessoas (as que viajaram em missões à Lua) tiveram o privilégio de ter esta visão surreal. Os astronautas da missão Apollo 8 foram os primeiros a ver o Planeta nesta distancia. Bill Anders disse: “Nós fomos explorar a Lua, mas a coisa mais importante que descobrimos foi a Terra”. Eu acredito nele.

Fico pensando em como é passar por uma experiência mágica como esta… O quanto nossos conceitos mudam depois disso. Por alguns instantes não existem países, fronteiras, raças, religiões, diferenças sociais, times de futebol, segundas-feiras… Todos se tornam apenas parte de um planetinha azul, solto, flutuando no meio do nada. Todos nos tornamos Terráqueos.

Então, neste dia 22 de Abril, dia Mundial do Planeta Terra, tente se ver como parte disso tudo. Eu, você, a rainha da Inglaterra, as baleias, as formiguinhas, o Everest e o pé de alface. Somos todos uma coisa só.

E como já diria o mitológico Michael Jackson: “We are the World”.

quarta-feira, 21 de abril de 2010

Ila Fox Basic Version 2.8

Ilustração de aniversário de 28 anos by ila fox

Tem quem não goste de aniversário. E pra falar a verdade, nunca entendi isso.

Eu gosto de tudo neste dia. Das surpresas, dos presentes, das festas, dos salgadinhos, dos doces, dos comentários no Orkut, do carinho da família e dos amigos. Para mim, aniversário é uma data feliz e que sinto alegria em comemorar, mesmo sabendo que a contagem dos anos é crescente, e que isso muito provavelmente vai resultar em algumas ruguinhas daqui uns anos, hehe.

Além do mais, tem como não gostar de um aniversário que cai bem num feriado?? Ô beleza! hehe

Parabéns para mim nesta data querida! Aeeee!

terça-feira, 20 de abril de 2010

Doces e Limpeza (e Idade)

A gente percebe que tá ficando velha quando a seção de limpeza fica mais interessantes que a de doces, ilustração by ila fox

Dia desses, passei batida pela seção de doces no supermercado, para só depois reparar que perdi uns bons minutos lá na seção de limpeza, cheirando os produtos, escolhendo pacientemente qual deles me agradava mais.

Isso só pode ser sinal dos tempos, só pode!

segunda-feira, 19 de abril de 2010

Recordar é Viver #6

quando eu era criança, meu prato preferido era miojo

Eu me alimentava muito mal na infância. Comia feito um passarinho (pro desespero da minha mãe). E uma das poucas coisas que me faziam ir feliz e saltitante para a mesa, era pra comer o tal Miojo!

Ok. Eu continuo me alimentando mal e ainda como feito um passarinho, mas pelo menos meu gosto culinário melhorou um pouco nestes últimos anos, hehe.

quarta-feira, 14 de abril de 2010

Decorando sua Casa com sua Vida

Aproveitando que ontem foi o dia do beijo, vou falar sobre uma ilustração que fiz e que acabou se tornando um quadro aqui em casa.

ilustração beijo no por do sol by ila fox

Desde que casei, venho procurando por um quadro bonito para por no nosso quarto de casal. Queria algo que fosse a nossa cara, divertido e romântico. Mas não encontrava nada do meu agrado. A maioria dos quadros que encontrei nas lojas de decoração, ou eram muito impessoais ou breguinhas demais... nhé.

Então, teve um dia que fiz este desenho me inspirando em algumas fotos de nossa última viagem, e que no fim caiu como uma luva para a minha proposta!

Aí imagine que você foi lá, encomendou um desenho comigo e achou lindo. Então, durante o almoço de domingo, você abriu seu notebook no meio da mesa, e mostrou o desenho pra toda a família. Mas aí você sentiu que faltava algo. Que seu retrato merecia ir além do fundo de tela do seu computador. Então, por que você não faz um quadro? Isso mesmo!

quadro de beijo no por do sol no quarto de casal by ila fox
Poster sobre painel - 88 X 55 cm - O gato Vinil aprovou!

Muita gente não sabe o monte de coisas legais que dá para fazer com um desenho, e uma delas é transformá-la num item de decoração exclusiva!

Surpreenda as visitas com uma obra de arte da sua vida, na sua casa! Olha que luxo!

terça-feira, 13 de abril de 2010

Ivi e Fabrício

A Ivi e o Fabrício ficaram super bem na caricatura! felicidades para vocês!

caricatura colorida, casal, noivos, noivo segurando noiva, noiva no colo, noivinhos Ivi e Fabricio, caricatura para casamento by Ila Fox

Não perca tempo e encomende a sua também!

segunda-feira, 12 de abril de 2010

Minha vida numa Escrivaninha

Algumas escrivaninhas são grandes, outras pequenas. Algumas organizadas, outras bagunçadas. Algumas são simples, outras sofisticadas. Algumas tem gavetas, outras não. Mas o fato é que, independente disso tudo, o importante é o jeito que nos sentimos quando estamos nela. Pois é nela que a gente bota a cabeça pra funcionar, seja estudando ou trabalhando.

Com a escrivaninha, a gente vira o dono do mundo. Do nosso mundo!

Tive três escrivaninhas ao longo da vida:

escrivaninha da Ila Fox na adolescência em Santa Cruz do Rio Pardo
Escrivaninha da adolescência em Santa Cruz – 1994 / 2001

Para quem começou desenhando na mesa da cozinha, disputando espaço com o irmão, os pratos e a papelada de escola da minha mãe. Imagine a alegria que foi quando tive a chance de ter um cantinho só meu!
Esta escrivaninha pertenceu à minha tia, que naquela altura do campeonato estava estudando fora, e me deu de presente. Foi nesta escrivaninha que passei maior parte da minha adolescência. Desenhando, sonhando, escutando minhas fitas cassetes (ai que coisa antiga né?), decorando letras de músicas, apontando meus lápis, escrevendo meus diários…

escrivaninha da Ila Fox na faculdade em Londrina
Escrivaninha da faculdade em Londrina – 2002 / 2008

Quando me mudei para Londrina, fui morar numa republica junto com outras meninas. Comprei esta escrivaninha no sufoco. Estava sem grana, mas precisava de um lugar onde pudesse fazer meus trabalhos de faculdade sossegada. Ela me acompanhou o tempo todo em que morei naquela cidade. Fez várias mudanças comigo, e também acompanhou muitas mudanças que aconteceram dentro de mim. Hoje está aposentada lá na casa da minha mãe, fazendo companhia para a primeira escrivaninha.

escrivaninha da Ila Fox de trabalho em Belo Horizonte
A escrivaninha de trabalhar em Belo Horizonte – 2009

Com a minha mudança para Belo Horizonte, tive que mudar de escrivaninha também.
Minha nova escrivaninha é de canto, moderna, espaçosa e muito confortável. Essencial para quem trabalha em casa, como eu. É nela, que faço todos os desenhos do blog, e onde provavelmente estou sentada agora, hehe.

Percebi que cada escrivaninha resumia quem eu era naquele momento.

A gente muda, e as necessidades também mudam. O rádio desengonçado, dezenas de fitas cassetes, porta-trecos cheios de lápis de cor, gavetas com apostilas e pastas, deram lugar à um computador rápido, um tablet e alguns brinquedos geek. Novas Ilas exigem novas escrivaninhas.

sexta-feira, 9 de abril de 2010

Ila e a Rosa Azul

auto retrato ila fox giz pastel com rosa azul gabi moreli

Este auto-retrato eu já fiz há um tempo, mas gosto dele! Adorei a textura que consegui dar, parece feito com giz pastel. Ficou interessante.

O charme ficou por conta da rosa azul, que foi um presente da talentosa Gabi Moreli!

p.s - O título deste post ficou parecendo nome de filme dos Trapalhões né? hehe

quinta-feira, 8 de abril de 2010

Tô Famosa #4

Ila Fox na revista Photoshop Creative número 13, tô famosa

Na Revista Photoshop Creative nº 13, saiu na seção Galeria, aquela ilustração realista que fiz do Miucho! Olha que chique! Adoro a Revista, acho que é leitura obrigatória para todos que gostam de Photoshop, seja para manipulação de fotos quanto para artes!

Até o meu gato churumelo ficou “famoso” agora, hehe

Valeu Mario!

quarta-feira, 7 de abril de 2010

Meu Querido Nome Diferente

meu nome é Ila, um nome diferente

Tenho vontade de cantar That's Not My Name do The Ting Tings, toda vez que alguém erra meu nome! hahaha.

terça-feira, 6 de abril de 2010

Eu Adoro #7

adoro olhar pro céu e ver as estrelas

Parece que ninguém mais tem paciência (e tempo) de passar hoooras admirando um céu estrelado. E pensando bem, nem tem como né? já que com a poluição das cidades fica impossível!

Olhar as estrelas é uma arte que está cada vez mais esquecida nos dias de hoje…

quinta-feira, 1 de abril de 2010

Ricbit de Cabelo Curto

ilustração do ricbit de cabelo curto by ila fox

E ontem, entre um pedaço de bolo e outro, Ricbit disse: “Vou cortar o cabelo”. Eu e os gatos quase caímos da cadeira com esta afirmação!

Ele disse que o aniversário o fez repensar a vida, e decidiu que quer viver novas experiências, e uma delas, será ter cabelo curto, após 10 anos com as madeixas compridas!

E vocês, o que acham dessa história toda???

UPDATE: Aeeeeee, era uma brincadeira de 1º de Abril!!! hohoho ;-)