sábado, 27 de fevereiro de 2010

Desenhando na Areia

Um desenho que fiz ontem, na areia, enquanto caminhava pela praia de Muro Alto.

desenhando na areia da praia, Muro Alto, sereia, by ila fox

sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

Desfragmentando

desfragmentando cérebro na praia ilustração by ila fox

É incrível o poder que o mar exerce sobre as pessoas né?

Parece que, só de olhar para aquele vai e vem das ondas, os problemas vão sumindo, o cérebro fica mais arejado, as ideias fluem melhor... melhor terapia de relaxamento não existe! agarantcho!

terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

Sombra e Água Fresca

sombra e água fresca, praia com coqueiro, férias, ilustração by ila fox

Enquanto o inverno não chega para aliviar este calor dos trópicos, eu só consigo pensar em duas coisas: sombra e água fresca!

Ok, na verdade penso em muitas outras coisas: sombra, água fresca, mar cor de esmeralda, coqueiros ao vento, brisa, areia branquinha, drinks coloridos, um barquinho a deslizar no macio azul do mar *Maysa Feelings*

Pois bem, depois de seis meses de blog, desenhos e trabalhos, eu e Ricbit resolvemos nos dar um descanso. Mas não fiquem tristes! pois vou continuar atualizando o blog direto da praia, para levar um pouquinho da brisa do mar para vocês!

sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

Eu Adoro #6

Adoro arrumar as roupas na mala para viajar ilustração by ila fox

Seja viagem pequena ou grande, eu adoro arrumar as malas! Sempre faço naquele clima de antecipação!

Gosto de dar uma pesquisada no clima e costumes do destino antes de escolher as roupas. Ter uma lista dos possíveis passeios também ajuda, já que dependendo de onde vou eu posso precisar de um chinelo de dedo ou sapato de salto! Para vocês terem uma ideia já viajei para lugares que passeio muito frio e muito calor numa diferença de uma semana, por isso é importante escolher peças que combinem entre si.

Como sou prevenida também levo alguns remédios, alguns locais tem difícil acesso até para remédios simples.

No mais, tento levar o mínimo possível, afinal, a gente sempre precisa de espaço para tantas lembrancinhas!

quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

As the World Falls Down

E depois deste feriadão de carnaval. Me lembrei do baile de máscaras do filme Labyrinth. (Tá bom vai, uma coisa não tem nada a ver com a outra. Mas carnaval, máscaras… vocês me entenderam né?? hehe)

Para mim, uma das cenas mais mágicas do filme é a do baile, quando Sarah (Jennifer Connelly, na época com seus 14 aninhos) dança com Jareth (o homem, o mito, David Bowie). E foi por causa desta carinha de boba apaixonada que ela faz que me inspirei à desenha-la.

Quem viveu os anos 80, com certeza vai se recordar deste clássico.

Labyrinth, Sarah, Jennifer Connelly, Cena Baile, As the world falls down, David Bowie, Jareth, ilustração, desenho

Labyrinth, Sarah, Jennifer Connelly, Cena Baile, As the world falls down, David Bowie, Jareth, ilustração, desenho
Detalhe do desenho, olhos verdes surpresos

quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

O Maior desenho que já fiz

Este post é sobre o maior desenho que já fiz. Então, nada mais justo que também seja meu maior post até agora, hehehe. Senta que lá vem a história!

***

Em 2005 estive diante de um dos meus maiores desafios como ilustradora. Desenhar e pintar 3 painéis de 10 metros cada. SOZINHA!

Naquela época, a minha rotina era ir da faculdade pro estágio no Sesc. Lá eu me tornava a mocinha do setor de Apresentações Artísticas, que montava exposições, organizava eventos e decorava ambientes para datas festivas.

Confesso que não era muito boa nisso. Depois de tantos anos trabalhando só na frente do computador, eu sofria para lidar com os materiais do mundo real (papel nacarado? quiéisso?!). Cansei de encher balão de festa e de queimar o dedo com pistola de cola quente. Nhé.

ila fox estagiária de apresentações artísticas sesc londrina 2005, dicas para ilustradores,
Apenas mais uma estagiária perdida!

Então que, a Yuka, minha “chefe”, ficou grávida. Tudo beleza se não fosse por um detalhe: ela entraria de licença maternidade bem na época dos preparativos do Sesc em Cena, que era o acontecimento mais importante do nosso setor. O evento movimentava o Sesc todo. Mas éramos nós os responsáveis em preparar cenários inteiros para o musical.

Pois bem, eu estaria sozinha nesta jornada.

E para piorar a situação, era meu último ano de faculdade. O TCC (tese de conclusão de curso) já me consumia grande parte das preocupações diárias.

Meu fim do ano seria uma corrida contra o tempo. Eu tinha 4 meses para terminar o TCC, fazer todos os últimos trabalhos e provas da faculdade, criar a concepção dos cenários, confeccioná-los, apresentar a tese pra banca e finalmente estar com os cenários prontos pro Sesc em Cena, e claro, manter a sanidade durante todo o processo!

Ou seja: o bicho ia pegar pro meu lado mermão!

ila fox e Yuka Toyama no Sesc Londrina em 2005, dicas para ilustradores,
Yuka e eu (Feliz, sem saber o que me esperava!)

Como o tema do musical já era velho conhecido da minha infância, a cenarização de A Bela e a Fera saiu fácil da cabeça, o difícil era saber como aquilo ia sair do papel!

Uma das minhas grandes (e bota grande nisso) preocupações na composição do tal cenário, era o fundo deles. Não dava para simplesmente botar um panão preto e encher o palco de objetos cenográficos. Tinha que ser algo colorido e feliz.

O problema já começava com o próprio tecido que não existia naquela dimensão! a saída foi comprar TNT e colar 3 pedaços com cola quente até dar o tamanho certo. Tecidos prontos, eu tinha que começar com os desenhos!

Mas como fazer 3 desenhos enormes em 3 painéis de 10 metros de largura por 4 metros de altura? Pô, eu estava acostumada em desenhar no máximo usando um papel A3… NHA!

Foi quando tive a brilhante ideia de passar meus desenhos para uma transparência, para então projetar nos tecidos gigantes. Para isso, o pano tinha que estar em pé, então o prendi com alfinetes numa cortina. E dá-lhe gambiarra nestas horas!

Montagem cenário Sesc em Cena Bela e a Fera 2005, dicas para ilustradores,

Com 30 metros de panos riscados, restava começar a pintura. Como seriam 3 cenários diferentes, eu precisaria de uma variedade muito grande de tintas. Como o orçamento não me permitia tal extravagância, apelei para um baldão de tinta látex branca com pigmentos para misturar.

Montagem cenário Sesc em Cena Bela e a Fera 2005

Ainda tinha o fato de que o salão que eu usava para fazer isso, tinha que estar devidamente limpo e liberado para os finais de semana, onde aconteciam os bailes da terceira idade. Na sexta era aquela correria para ter certeza que a tinta estava seca antes de dobrar e guardar o tecido, para na segunda, começar toda maratona novamente. Ufs.

Montagem cenário Sesc em Cena Bela e a Fera 2005, dicas para ilustradores,

Agora imagine toda esta trabalheira multiplicada por três. Sentiu o drama né? pois é.

Não vou negar que senti um orgulho de mim mesma ao ver meus painéis gigantes pintados, estendidos no chão. Prontinhos para o grande dia!

Montagem cenário Sesc em Cena Bela e a Fera 2005, dicas para ilustradores,

O mais legal porém, foi ver tudo isso durante o espetáculo. Mesmo estando em plano de fundo, eu não conseguia tirar os olhos deles! com a iluminação certa então, ganharam vida!

Montagem cenário Sesc em Cena Bela e a Fera 2005, dicas para ilustradores,

Dá para ver todo o processo de montagem do cenário neste vídeo com fotos.

E também tem este vídeo dos bastidores, com vários trechos de filmagens que fiz no dia.

Ao terminar o espetáculo, todos vieram me parabenizar pelo feito. Adoraram o resultado final. E eu não acreditava que tinha sido capaz de dar conta de tudo sozinha! Ainda mais eu, que era super lerda com estas coisas.

No fim o esforço valeu a pena!

Ah, e o TCC? Tirei nota 10!

sábado, 13 de fevereiro de 2010

Valesca

E para comemorar o feriadão de carnaval, eis Valesca, a carnavalesca!
Hmmm, ok. Foi um trocadilho infame, hahaha.

mulher com fantasia de carnaval azul valesca a carnavalesca ilustração by ila fox

sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

Como colar seu adesivo de Notebook

Quando fiz meu adesivo de notebook, tive tanto medo de colar errado, que mandei imprimir logo dois. E se ficasse torto? e se amassasse? e se tivesse bolhas? Aiaiai!

Foi pensando nisso, que Ila Fox’s Institute Corporation criou este passo a passo de como colar seu adesivo de notebook! Aeeee!

manual tutorial como colar seu adesivo de notebook by ila fox

Neste vídeo, você poderá acompanhar na prática esta minha esclarecedora explicação! hehe.

quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

Tô Famosa #2

Ila Fox no site Kotaku, tô famosa

Semana passada, aquele meu desenho parodiando o jogo Dooms, o Doom Babies, saiu no Kotaku, um dos sites mais conceituados em matérias de jogos eletrônicos.

U-huuuu! tô famoooosa! hehe

terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

Carapuças #6

carapuça. Ele sai de casa sem cueca. Ela dança na frente do espelho, by ila fox

Essa é uma obra de ficção. Qualquer semelhança com a realidade é apenas uma coincidência!

segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

Guepardo

guepardo na savana africana ilustração by ila fox

Fala sério, acho que só o Guepardo consegue fazer alguma coisa que preste com este calor das savanas né? Ufs.

Legal foi ver estas fotos de uns guepardos que caçaram um filhote de impala, mas, por já estarem satisfeitos, acabaram ficando amigos e deixando o bichinho escapar. Ufa!

quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

Claris e Fábio

Mais uma caricatura de noivinhos. Felicidades ao casal!
caricatura colorida casal, noivos, corpo inteiro, colorido, caricatura para casamento, noivinhos Fábio e Claris by ila fox

E você que vai casar ou não sabe o que dar de presente. Encomende uma caricatura!

quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

Eu Odeio #3

odeio formigas na minha mesa by ila fox

Às vezes basta um copo de suco, para juntar todo o formigueiro em cima da minha mesa, argh!

terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

Gato Gigante

miucho gato gigante ataca cidade dentro da caixa quadrinhos by ila fox

De passagem por São Paulo, eu e Ricbit aproveitamos o ensejo para irmos na exposição de “gatos gigantes” que estava rolando naquele final de semana.

Chegando no local do evento, nos deparamos com uma fila enooorme, que serpenteava para dentro do recinto. Famílias inteiras saíram de suas casas para conhecer os tais felinos colossais. Todas as faixas etárias estavam presentes.

Neste dia, o sol resolveu dar as caras, e estava muito, muito quente! E como se já não bastasse todo aquele calor senegalês, a fila era dentro de uma estufa. Isso mesmo. DENTRO de uma estufa de plantas, em pleno verão! (alô organizadores do evento, se liguem né?)

Enfim, de gigante só vimos a fila mesmo, pois desistimos dos gatos. Fomos embora antes de morrermos desidratados no meio da multidão e dos pés de samambaia.

Foi quando me lembrei de uma histórinha que fiz quando tinha lá meus 6 anos.

garatuja 6 anos histórinha do gato gigante by ila fox

A história era sobre um gato que comeu tanto que ficou gigante. Aí a cidade entrou em guerra contra ele (numa vibe meio Godzilla sabe?) até ele diminuir de tamanho e ser amado novamente. Fim. (Eeeei, vocês esperavam o quê? Eu tinha seis anos pô! Hehehe)

Então, inspirado nesta pérola da minha infância, fiz aquele quadrinho non sense do Miucho, e sua caixa misteriosa.

segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

Friozinho Parisiense

lua de mel em pariz torre Eiffel ao fundo ilustração by ila fox

Aiai, saudades daquele frio parisiense viu.
Alguém faz o favor de mandar um pouco daquele ar europeu para os trópicos? grata.