sábado, 31 de outubro de 2009

Dia das Bruxas

ilustração de dia das bruxas kiki delivery service by ila fox

Hoje é dia das bruxas, e sendo dona de dois gatos pretos, praticamente me sinto igual a uma.

Neste desenho virei "Kikila", em homenagem à bruxinha mais fofa dos animes, a Kiki, que também tinha gato preto!

quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Carapuças #2

carapuça, ela não gosta de crianças, ele tem vergonha de sua voz by ila fox

Essa é uma obra de ficção. Qualquer semelhança com a realidade é apenas uma coincidência, hehe.

quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Fal e Baco

caricatura de Fal Vitiello Azevedo e Baco, passeando com o cachorro, by ila fox

Fal é uma mulher de muitas virtudes: Escritora, tradutora, professora. Há mais de 10 anos na internet. Escreve no Blog “Drops da Fal” e no “Palavras da Fal”. Dona de quatro gatos e um cachorro. Autora de três livros publicados. Ela é uma das escritoras mais deliciosas (ui) que conheço. Narra como ninguém os fatos do cotidiano, com uma veracidade de fazer a gente chorar de emoção.

E como se não bastasse tudo isso, ela encontra tempo de levar o Baco pra passear todas as manhãs! Ela não é demais?

segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Doom Babies

Gente, olha que coisa meiga!
Até as criaturas do sinistro jogo Doom tiveram uma infância! Isso não é fofo? hehe

doom babies personagens do doom em versão bebê por ila fox

sábado, 24 de outubro de 2009

O Concurso que é uma Piada

Uns meses atrás, escrevi um post sobre como os concursos podem ser uma afronta para nós artistas. Pois esta semana tive o desprazer de ver que este tipo de abuso dificilmente vai acabar.

A Revista Piauí teve a petulância de lançar um concurso de tirinhas, onde o prêmio é, nada mais nada menos que um pinguim. Sim. Um reles pinguim de geladeira. Até onde sei pinguins de geladeira não pagam nosso aluguel, nem nossa comida, nem a ração dos gatos.

Bom, eu poderia passar horas falando sobre o absurdo que é tudo isso, mas prefiro que vejam o regulamento com seus próprios olhos e tirem suas próprias conclusões.

No embalo da situação resolvi criar estas tirinhas toscas satirizando o “prêmio” ordinário.
concurso revista piauí tirinha penguim, dicas para ilustradores, ila fox
concurso revista piauí tirinha penguim, dicas para ilustradores, ila fox
concurso revista piauí tirinha penguim, dicas para ilustradores, ila fox
A impressão que tenho, é que a qualquer momento vão apontar a câmera escondida e dizer que era só uma pegadinha. Ou que era só um manifesto pela valorização da arte. Ou só uma piada sem graça mesmo.

Sei que não podemos levar a sério tudo que se vê pela internet. Mas será que isso já não foi longe demais?

sexta-feira, 23 de outubro de 2009

Pintando no Aquarela

Não. Não vou falar sobre a arte milenar de pintar com pigmentos e água num papel. Mas sim sobre um antigo software desenvolvido para o MSX.

programa aquarela do MSX tela abertura carmem miranda ila fox
O Aquarela tinha a Carmem Miranda na Abertura

Lá nos primórdios dos tempos, nem todos tinham acesso a um computador. Graças ao meu primo Mauro Xavier, eu tive contato com este maravilhoso mundo nerd logo cedo. Em seguida, ganhei um MSX do meu pai, onde além de joguinhos eu podia desenhar! Olha que coisa boa.

Haviam pouquíssimas opções de editores gráficos por aí. Graphos e Aquarela eram dois deles. Ambos 100% nacionais (ae Brasiiiiil). Um dia, achei o Aquarela em algum disquete, e foi nele que dei meus primeiros passos na arte digital, aos 9 anos.

Nesta foto eu estava desenhando… adivinha? A Dama e o Vagabundo! hahaha

ila fox sentada ao lado do seu msx
Ila posa orgulhosa ao lado do seu MSX (argh, que franja horrível!)

Não pensem que era a coisa mais fácil do mundo desenhar nele. Apesar de nestas alturas do acontecimento já existir mouse e lightpen (o avô do tablet), eu tinha que me virar no teclado mesmo. Não ficava perfeito, mas já era um desenho né?

Hoje, depois de longos anos, resolvi me aventurar no Aquarela novamente. Foi engraçado rever a Carmem Miranda na tela de abertura. Ainda acho tão bonita… vai ver é porque posso imaginar o trabalhão que deu desenha-la!

O máximo que consegui fazer hoje foi esta menininha tosca. Nhé.

desenho no aquarela msx menininha
Um desenho lindo e belo feito no Aquarela

Mas um dia hei de conseguir fazer uma Carmem Miranda! hehe

quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Sou uma Pessoa Antiga #3

uma casa não está limpa se a cama bagunçada by ila fox - ilustração

A casa pode estar um brinco só, mas se a cama está zoneada para mim a casa não está limpa! gosto de esticar os lençóis bem esticadinhos, pois adoro cama de hotel, pena que o Ricbit bagunça tudo quando dorme, nhé.

quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Uma Lembrancinha Original

No aniversário de 5 anos da minha prima Julia, eu fui encarregada de fazer uma lembrancinha original. Queriam algo que fugisse do trivial saquinho de doces que se vê por aí.

Me lembrei que ela era doida por um imã de geladeira da Barbie, que tinha um monte de roupinhas para trocar. Imaginei o quanto ela ia curtir se fosse um imã dela mesma! Como o tema da festa era “Princesas da Disney”, resolvi por vestidos de Bela Adormecida, Cinderela e Branca de Neve como opção.

lembrancinhas original festa infantil meninas imã de geladeira vestidos princesas

Também fiz um versão para os meninos. Para eles o lance era uma troca de uniformes de super heróis. Fiz do Batman, Wolverine e Super Homem.

lembrancinhas original festa infantil meninos imã de geladeira roupas super heróis

Os mimos não só fizeram sucesso com minha priminha, como também com todas as crianças e mães da festa!

lembrancinhas original festa infantil meninos imã de geladeira roupas super heróis
Julia se divertindo com seu imã personalizado

lembrancinhas original festa infantil meninos imã de geladeira roupas super heróis
As lembrancinhas prontas

As lembrancinhas tem em torno de 10 centímetros. São magnéticas, podendo ser aderidas em qualquer superfície metálica onde um imã consegue grudar, como geladeira, mural...

segunda-feira, 19 de outubro de 2009

@RealBonner - Um Homem Real

A nova sensação do Twitter é o William Bonner que, com altas doses de bom humor e elegância, vem arrastando uma multidão de seguidores.

caricatura famosos William Bonner @realwbonner e Fátima Bernardes do Jornal Nacional por ila fox
O Casal Nacional na sua televisão!

Algumas celebridades, quando alcançam um certo nível de sucesso, ficam esnobes e se afastam das pessoas comuns. Talvez por medo ou por se considerarem melhores que as outras mesmo.

Mas William Bonner é um exemplo de como a fama não afeta a simplicidade de todos. Dono de hábitos comuns, como molhar o pão na xícara de café e lavar o carro todos os domingos. Ele nos surpreende com twittadas simpáticas de seu cotidiano.

É bom ver que existe vida após a fama.

sábado, 17 de outubro de 2009

O Miojo Japonês

Algumas pessoas ficaram curiosas a respeito do miojo japonês. Então resolvi fazer um “review” sobre ele, hehe.

miojo japonês tonkotsu ramen

O Miojo que comemos na verdade era um Tonkotsu Ramen. Um miojo turbinado, mais encorpado do que o que conhecemos aqui. Com um tempero extraído do longo cozimento dos ossos do porco, o que faz com que ele seja rico em cálcio.

O mais engraçado disso tudo, é que percebi que gosto mais de escrever em japonês que em português.

Hmm, seria alguma espécie de influencia do miojo nipônico??

quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Carapuças #1

Antes de começar com a série das carapuças, me sinto na obrigação de esclarecer que elas não são voltadas para ninguém em especial. São só verdades soltas que estão por aí.
carapuça, ele parou de dirigir depois que sofreu acidente, ela quer emagrecer para entrar na calça nova ila fox

Essa é uma obra de ficção. Qualquer semelhança com a realidade é apenas uma coincidência!

terça-feira, 13 de outubro de 2009

Guardanapo Art #2

Em tempos de artes digitais, fica cada vez mais difícil encontrar quem goste de desenhar direto no papel. Eu mesma percebo que virei melhor amiga do control + Z já faz alguns anos. Mas de vez em quando é bom praticar os traços livres né? mesmo que num rabisco despretensioso.

Há uns meses eu fiz um post sobre a tentação do papel em branco. Pois bem, neste final de semana eu me rendi novamente aos encantos de um guardanapo.

desenho feito no guardanapo art por ila fox
"Noites Quentes" - Caneta esferográfica sobre guardanapo de papel

Este desenho foi feito entre sushis e sashimis, no restaurante Nigiri. Claro que não comi nada disso. Mandei ver num Tori Furai (aqueles franguinhos fritos empanados). É que meu negócio é fritura com F maiúsculo mesmo! hoho.

Chamei este desenho de "Noites Quentes", por imaginar que a moça estivesse passeando na orla marítima, numa noite de verão.

segunda-feira, 12 de outubro de 2009

Dia da Pequena Ila

Neste dia das crianças é inevitável não se lembrar da nossa própria infância. Fico pensando o que eu daria de presente para a pequena Ila...

Tenho que dizer que era muito fácil me deixar feliz há 20 anos. Bastava uma caixa de lápis de cor, um caderno cheio de folhas em branco e o desenho A Dama e o Vagabundo no videocassete (nossa, videocassete me soou tão antigo agora).

dama vagabundo comendo macarrão
A Dama e o Vagabundo na cena do beijo!

Acho que toda criança já teve aquela fase de ser obcecada por algo né? devo ter assistido este desenho umas mil vezes - para tristeza da minha mãe e alegria do dono da locadora.

Lembro que meu maior desafio era fazer a história em quadrinhos do desenho, cena por cena. Minha frustração era que quando chegava lá pelo meio, a diferença dos traços eram tão gritantes que eu parava tudo e recomeçava! (acho que eu fiz isso umas 3 vezes! hahaha). Mas foi graças à estas minhas infinitas tentativas, que eu aperfeiçoei meus traços.

Eu queria fazer uma seqüência da minha evolução desde então. Mas como todos meus desenhos antigos estão na casa da minha mãe, ia ficar meio complicado achar e escanear tudo aquilo. Então fiquem somente com a primeira e a última versão de A Dama e o Vagabundo pela Ila!

desenho
A Dama e o Vagabundo - Ila - 7 anos

desenho dama vagabundo ila fox
A Dama e o Vagabundo - Ila - 27 anos

E que a gente nunca se esqueça da criança que ainda existe dentro de nós!

sábado, 10 de outubro de 2009

Ilustradores Destemidos no FIQ

O bom de ir em eventos como o FIQ é que você não se sente tão sozinho, abandonado e incompreendido no mundo.

No FIQ você pode se encontrar com gente que está na mesma barca que você. Samanta Flôor, Ricardo "Ryotiras"… todos navegando com seus desenhos e blogs pelo gigante mundo virtual. Somos ilustradores destemidos rumo ao sucesso! aeeee!
samanta flôor, ricardo ryotiras e ila fox no 6º FIQ
O desenho de hoje foi baseada numa foto tirada durante nosso rápido encontro pelo evento. Como forma de homenagem, tentei desenhar cada um no seu “estilo” de ilustração. Acho que ficou legal!

sexta-feira, 9 de outubro de 2009

Entre Nomes e Autógrafos

Pegar um autógrafo do Maurício de Sousa nem foi tão complicado. Difícil mesmo foi falar meu nome, que apesar de pequeno dá um trabaaaaalho (né Ryot?? hehe).
pegando
Mas tudo bem. Eu também vivo errando o “Maurício de Sousa”. Nunca sei se é Souza ou Sousa. Nhé.

quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Maurício de Sousa no FIQ

Aqui em BH está acontecendo o FIQ (festival internacional de quadrinhos). E como não poderia faltar, Mauricio de Sousa estava lá. Afinal, quando se fala de quadrinhos no Brasil é impossível não se lembrar dele! Que atire o primeiro coelho quem nunca leu um gibizinho da Turma da Mônica, esparramado no chão da sala, enquanto tomava seu Toddynho.

Claro, que não poderia perder a chance de estar frente a frente com o meu ídolo da infância! Não é sempre que estamos perto de um ilustrador que já descobriu o caminho do sucesso!

eu e Maurício de Sousa no FIQ
Ila num momento de tietagem

Ele estava lançando o MSP 50 – Mauricio de Sousa por 50 artistas. Um livro comemorando o cinqüentenário de sua carreira. E pra isso foram convidados 50 artistas para homenageá-lo. Estavam lá desde os já consagrados Laerte, Angeli e Ziraldo, à novos talentos nacionais como Fábio Yabu, Erica Awano e a grande revelação Vitor Cafaggi.

Bom, é claro que para ESTA edição eu não fui convidada. Mas eu sei que para a próxima eu serei né? (né Maurício, heim? heim??) hehe

Deixo aqui a minha homenagem ao nosso grande desenhista!
tirinha

quarta-feira, 7 de outubro de 2009

Janaína

As vezes gosto de fazer uns desenhos aleatórios de mulheres e dar nomes à elas.
Esta tem cara de Janaína.

mulher

terça-feira, 6 de outubro de 2009

O Cartão de Visitas, nosso Amigo

As pessoas acham que só empresários de gravata-e-terno devem ter cartões de visita. Mas isso não é verdade. Qualquer um pode ter. Nunca se sabe quando vamos topar com uma boa oportunidade pessoal ou profissional por aí. Pode ser na fila do banco, num evento, no mercado, numa reunião, no elevador...

Um cartão de visitas é indispensável se você quer ser lembrado e encontrado.

Quer coisa mais chata que ficar correndo atrás de papelzinho e caneta pra anotar telefone? Como diz o ditado: “Não existe uma segunda chance de causar uma primeira boa impressão”. Por isso, se você ainda não tem um cartão de visitas, está na hora de ter um!

cartão de visita ilustrador desenhista artes, dicas para ilustradores, ila fox
Este é meu cartão de visitas!

Nem vou entrar entrar no mérito da questão sobre o layout pois isso depende muito do gosto pessoal e profissional. Para um advogado o ideal seria um cartão mais sério, enquanto que para um designer, algo criativo. E por aí vai.

Na internet, de tempos em tempos rola uma seleção dos cartões mais originais. Tem coisas incríveis, mas alguns modelos inviáveis. Imagine fazer mil cartões num formato exótico, impresso num papel caro com um acabamento especial. Complicado né?

Nestas horas menos é mais. Deixar seu cartão parecendo um carro alegórico não ajuda muito. Na dúvida chame um profissional.

sexta-feira, 2 de outubro de 2009

Sorria, você está sendo filmado

imagem camera de segurança mercado ila fox

Não sei vocês, mas tenho a maior birra daqueles avisos "Sorria, você está sendo filmado".
Na verdade o que eles querem dizer é: "Estamos de olho em você, viu? Não roube nada!!!"
Nhé.

quinta-feira, 1 de outubro de 2009

Lady Gaga

caricatura famosos lady gaga by ila fox

Lady Gaga foi a cantora revelação de 2009. Com seu guarda-roupa audacioso a moça conseguiu arrastar muita gente pra pista de dança com Just Dance.
Ainda não levo muito jeito com caricatura, mas achei até "fácil" fazer o dela. Afinal, a mulher já é uma figura!