Ila em Fatos #3

Ila em fatos: eu não sei dirigir - ilustração

Não sei dirigir e parte disso se deve ao fato de eu não dar a mínima pra carros.

Mesmo tendo feito aulas de habilitação aos 18 anos nunca me interessei em praticar. Também nunca pensei em comprar um carro, mesmo casada, com 30 anos e com uma boa renda. Talvez pelo fato de trabalhar de casa, de não ter filhos e de não me importar com o falso status de ter um carro na garagem. As poucas vezes que precisamos nos deslocar vamos a pé ou chamamos um táxi. Quando necessário também apelamos para transporte público sem problemas.

E já que toquei no assunto... esta paixão nacional pelos carros é uma grande ilusão coletiva de segurança e mobilidade! Vejo as ruas cada vez mais cheias de carros, o transito cada vez mais parado, o povo cada vez mais estressado, o clima cada vez mais poluído. A pessoa tá lá cheia de dividas mas compra um carro zero porque acha bonito. Depois quer exibir o carrinho financiado até pra ir na padaria, deixando o transito cada vez mais caótico. Vejo construtoras vendendo apartamentos com SEIS VAGAS de garagem! Gente, onde isso vai acabar?

Tava na hora do Brasil depender menos dos carros e investir mais em transporte público...

Bom, poderia citar inúmeros motivos pelas quais eu não me empolgo em virar uma "Ila motorizada", mas meu amigo Chester já fez isso, vale a pena ler o post dele!

Comentários

  1. Eu também! Saber, eu até sei, mas odeio dirigir. Não tenho carteira e dá pra contar nos dedos as vezes que isso me fez falta.

    ResponderExcluir
  2. Então somos 3!
    Eu também não sei dirigir... mas estou tentando aprender. Não é tão complicado... parece videogame. :D

    ResponderExcluir
  3. Cafaggi,
    Eu até acho que sei dirigir um pouco (pelas aulas de auto-escola que tive), mas não cheguei a tirar habilitação. Pena que em BH o sistema de metro não é melhor, senão seria perfeito! eu faço tudo a pé, ou de táxi, e nem ligo de não ter carro. ;-)

    Wallison,
    Ae! eu até fiz auto escola DUAS vezes (em 2000 e em 2008), nas duas eu desisti na metade, não curti. :-P

    ResponderExcluir
  4. Eu tirei a carta, já aprender dirigir é outra história.

    ResponderExcluir
  5. Eu não gosto de dirigir, principalmente com este transito de SP

    ResponderExcluir
  6. Trinity,
    Se eu tivesse tirado habilitação suspeito que teria acontecido o mesmo, ia ter que ter as aulas todas novamente. Não sinto o menos tesão por carro!

    Nina,
    Putz, São Paulo pode ter muito congestionamento, mas acho que transito caótico é em BH. Nem os motoristas nascidos aqui sabem se localizar! O_o

    ResponderExcluir
  7. Eu simplesmente acho MAGNÍFICO o fato de você e o @RicBit não terem carro... sério! Extremamente admirável.
    Queria muito poder fazer o mesmo... mas moro muito longe de tudo na minha cidade = / porém, uma vez no centro, não pego o carro pra mais nada... almoçar, papelaria e etc...

    Quanto a aprender a dirigir...acho que é mais que saber regras de trânsito... é um exercício de psicocinética... agregar o automóvel mentalmente ao seu corpo, entende?... e experimentar a sensação de pesar uns 700kg e ter a potência de alguns cavalos.

    Além do mais, não só quem tem piscina em casa deve apreender a nadar, do mesmo jeito considero relevante TODO MUNDO aprender a dirigir... isso te da autonomia, independência... se a sua vida te propiciar não precisar de um carro, ótimo, a natureza agradece... mas ter uma habilidade ou capacidade a mais nunca fez mal a ninguem (exceto o Homer que uma vez aprendeu a tricotar e desaprendeu a dirigir)

    @RicBit... convença a senhora @Ila_Fox a adotar como resolução de ano novo aprender a dirigir em 2010.

    ResponderExcluir
  8. Não ligo pra carros, e não gosto de dirigir. Percebo também que a maioria das mulheres e homens que se importam muito com isso só o fazem pelo status. Ora, se soubessem que o status maior acontece justamente com quem não ostenta!

    Luís

    ResponderExcluir
  9. ai dirigir é o meu carma =__=' eu desaprendi devido a "falta de carro" q vai se extender atéeee Março ae depois vou ter q ter mais aulas (e espero q fe graça, pq não to afim de pagar mais nada! NAADAAAAAAAA [/Donizildo])
    se depender de caronas e taxis e moto-taxis não fosse tão complicado (tanto na parte da enxeção de saco das pessoas q dirigem em casa como do gasto absurdo com os outros, pq onibus em Londrina é o fim do mundo =__=) eu tbm num ia dirigir não, apesar de achar bacana... só que peguei raiva de ter feito a carta pra deixar guardada xD mas um dia eu ainda aprendo a dirigir direito (Ou não, pq Londrina é lei não sbaer dirigir mesmo xD) e com o MEU CARRO BWUAHAIUHAiuHauiHaiuHAIu xD

    ResponderExcluir
  10. Oi Ila, hehehe
    Eu dirigo muuuuito mal, acho que é falta de prática (e um pouco de falta de noção de tempo-espaço-velocidade).

    Sorte que onde eu moro não tem transito pesado!

    Apesar de dirigir mal, eu gosto de pegar no volante. É divertido, menina!

    ResponderExcluir
  11. Pior que eu também não sei dirigir, mas não concordo com você Luís quando diz que as pessoas só utilizam pelo status (a maioria). Porque eu sinto que não saber dirigir, as vezes me coloca em situações complicadas... ou faz com que eu perca boas oportunidades. Mesmo não gostando de carro e preferindo andar a pé, acho importante saber dirigir! Talvez um dia eu crie coragem e aprenda! rs

    Jaque

    ResponderExcluir
  12. K-prA,
    Então, até fiz auto escola, acho que se me botarem num carro e me obrigarem a dirigir eu até consigo. Mas eu acho um PORRE o transito em si, as pessoas nervosinhas, as buzinas... Fora que um carro come seu orçamento né?
    Aqui em BH ainda não faço isso, mas em Londrina eu ia pra qualquer lugar de ônibus e taxi (e também a pé), chegava onde queria e ainda fazia um exercício! ;-)

    Luís,
    Concordo que tem gente que gosta de carro pelo status que proporciona (gente cheia de dividas, mas tá lá, pagando mil prestações de um carro importado com banco de couro).
    Mas tem gente que tem carro pela necessidade mesmo, principalmente as que tem crianças. Como não quero ter filhos, não preciso de carros. ;-)

    Vere,
    Esta era uma das minhas preocupações... pô, vou tirar habilitação pra que? para ficar olhando pra parede? fora que o negócio vence super rápido, em 5 anos tem q ir lá renovar... :-P
    Tenho uma tia que tirou habilitação, comprou um carro, e quem dirigia era o namorado! ela tinha perdido a pratica e tinha medo. Mas depois aprendeu, hehe.

    Annelise,
    Olha, nem tenho idéia se dirijo bem ou mal... só sei que só de pegar naquele volante já me dá vontade de sair correndo... de dentro do carro! :-P

    Jaque,
    Posso contar nos dedos as vezes que pensei: puxa vida, queria saber dirigir uma hora dessas... a última vez foi planejando uma viagem para um lugar inóspito, onde o único meio de transporte eficiente seria alugando um carro... quem sabe eu resolva tirar habilitação só para esta finalidade? ;-)

    ResponderExcluir
  13. Hehehe... muito divertido seu desenho Ila, até parece eu de carro, e ainda eu dirigo moto que é considerado mais perigoso... dizem até q a minha cidade é considerada uma das piores no país na questão de trânsito (Cascavel/PR). Acho q até andar de bicicleta aki é um risco, afff... hehehe!!! ;)

    ResponderExcluir
  14. Eu também não sei, por enquanto.

    Me matriculei na auto-escola, mas só fui a 2 de 5 aulas teóricas , o resto das teorias terei que aprender lendo mesmo, estou ansioso pelas aulas práticas para ver se nasci para dirigir ou para ir no banco do carona :D

    ResponderExcluir
  15. Fernanda,
    Nossa, moto é bom pela praticidade, economia e tal, mas não sou muito fã não. Aliás, acho que nas atuais circunstâncias estou mais para tirar um brevê e sair pilotando um avião mesmo viu! hahaha O_o

    Kelsen,
    Cara, é a coisa mais estranha dirigir a primeira vez. No meu caso, a primeira, segunda, terceira...... :oP

    ResponderExcluir
  16. Bom eu não tenho carro mais tenho habilitação a 8 anos o trânsito de Brasília todos conhecem aqui o único lugar onde todo mundo para na facha e considerado transito modelo.
    De fato no primeiro inicio que tirei habilitação não me sentia meio confiante e as vezes que saia sempre era no período da noite e sempre chovia com passar dos anos sei que essas dificuldades foram superadas.
    Eu sei às vezes não e fácil e um carro em determinadas situações faz uma diferença muito grande.
    E sei que quando existe situação que necessitam de certa urgência e carro as vezes vem acalhar eu não tenho carro mais existem ocasiões em que agradeci muito por ter tirado carteira .
    Como minha Mãe tia diabetes não tem mais por que a mesma já faleceu e a taxa de glicose dela baixava tanto que ela entrava em um estado de inconsciência e com isso se minha família não tivesse carro com certeza ela poderia ter chegado a óbito.
    As causas do falecimento dela foram outra que não vem ao caso mais em fim sei que dirigir ou aprender algo depende de nos.
    E sei que posso ate ter aprendido a dirigir mais não sei fazer muitas coisa e desisti de muitas também porque só meio perigosos e de fato o dia que não quero dirigir não insista que eu só um desastre.


    Lidiomar

    ResponderExcluir
  17. a minha habilitação ja venceu e só dirigi uma vez!

    ResponderExcluir
  18. Lidiomar,
    Todo mundo fala isso né? "Ila, e numa hora de emergência, como é que faz??" ah, eu chamo um táxi ou chamo logo a ambulância! ué! Imagine EU que odeio dirigir, pegando num volante, super nervosa? risco duplo de dar merda! hehe ;-)

    Michele,
    Ai é uma máfia né? vence rápido demais... devia ser que nem antes que demorava 15 anos....

    ResponderExcluir
  19. hauhauahuahau
    Sabe, existia uma teoria de que nenhum desenhista dirigia... mas isso já se provou errado com Gabriel Bá, Mat Santolouco, entre outros. Mas eu ainda gosto da teoria! heehehehe

    Valeu pela visita lá no meu blog!
    beijos!

    ResponderExcluir
  20. Cris Peter,
    Ói, tenho uma teoria parecida, a de que todo nerd não gosta de dirigir! :-P

    ResponderExcluir
  21. Ainda prefiro dirigir do que enfrentar transporte público lotado, como falei antes, nunca dirigi, mas transporte público é muito ruim :p

    Mesmo assim ainda prefiro aviões do que carros.

    Eu também tenho uma teoria, quando eu comprar meu primeiro carro, logo em seguida, será lançado os carros voadores e o valor do carro normal vai ficar a preço de banana :(

    ResponderExcluir
  22. Kelsen,
    Olha, não sei o que é pior. Transporte publico lotado ou transito parado. :-(

    ResponderExcluir
  23. Ila,
    Dirigir em Sampa não é muito agradável...O trânsito está cada vez mais caótico !!!
    Mas depois que virei mãe descobri muitas vantagens em ter um carro,por exemplo, é ótimo não ter que depender do meu marido para levá-las ao shopping para tirar foto com o papai noel !
    Beijos,
    Ieda

    ResponderExcluir
  24. A última vez que eu dirigi foi aos 19, sinceramente, eu não gostei da sensação, tirei a carteira, mas, como não precisei dirigir, fui deixando... fui deixando...

    Hoje eu estou com 34 anos!! E nunca mais dirigi... Morei no Japão por um tempo, só andava de bike... Agora, aqui em Sampa, só ando de Metrô!

    Pensar em dirigir para mim é motivo para entrar em pânico! Carro, só de carona! Se fosse um terreno enorme e liso, sem subidas em descidas, como um grande estacionamento de shopping vazio como aparecem nos filmes americanos, aí tudo bem, eu até dirigiria brincando. Tenho pavor de me machucar e, principalmente, machucar alguém!

    http://tirasdoeuricefalo.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  25. Ieda,
    Acho que no caso de filhos, ter um carro é imprescindível. Andar com bebês e crianças em ônibus e metro é stress demais. O_o

    Euricéfalo,
    Eu te entendo perfeitamente, não sinto menor tesão por dirigir. Talvez se tudo fosse como numa propaganda de carro até vá lá... ;-)

    ResponderExcluir
  26. Eu não sei fazer baliza... Hoje mesmo fui no banco e fui estacionar, como estava sozinho saí do carro para ver se não ia bater no carro atrás. Tinha uns 3 metros (um pouco de exagero) de espaço! E eu achando que só mais uma rézinha já ía amassar tudo.

    ResponderExcluir
  27. O QUEEEEEE????
    MAS COMO ASSIMMMM?
    (denise exagerada)

    ResponderExcluir
  28. Takashi,
    Fazer baliza num centro lotado deve ser uó!!!

    Denise,
    Isso mesmo que vc viu!!!! hehehe

    ResponderExcluir
  29. Também sou de BH e...
    Contrariando todos os posts acima EU ADORO DIRIGIR e AMO MEU CARRO, DOU ATÉ BEIJINHO NELE.JAMAIS LEVO ELE EM LAVA JATO, DEUS ME LIVRE, SÓ EU E MEU MARIDO QUE LAVAMOS.MEU CARRO É COMO UM FILHO PRA MIM,FAZ PARTE DA FAMÍLIA DEMAIS ♥

    Odeio viajar de avião,acho um tédio não curtir nada da paisagem;
    Odeio Ônibus, gente barulhenta, fedorenta, e o pior trombadinhas e vândalos em dias de jogo do galo e da raposa,aff...
    Amooo sair no meu carro com meu sonzinho ligado, meu ar condicionado, sem ter que dividir espaços com pessoas desconhecidas e mal educadas.
    Trânsito não me estressa, fico de boa só curtindo o movimento;
    Como eu e meu marido trabalhamos em contato direto com nossos clientes, imagina a gente chegar com o NOTEBOOK debaixo do braço em pleno meio dia suadão e ter que visitar outro cliente do outro lado da cidade em um intervalo de apenas meia hora.
    Pagar táxi e ficar agarrado no sinal, aja bolso.
    Viajar de carro é tudo de bom, viajamos o brasil quase todo de carro e é otimooo, posso parar na parada que eu quiser, comprar meus artesanatos que amooo sem ter que me preocupar com nada...
    E finalizando, tem coisa pior que ficar em plena hora do rush se espremendo na fila do metrô e do buzão e ainda ir embora em pé,metida num salto alto, cheio de sombrinha molhada te respingando....Creddoooo, tô fora!!!
    VIVA O CARRO E A INDEPENDÊNCIA QUE ELE TE DÁ ♥

    ResponderExcluir
  30. Tutin,
    Com taxi eu tenho as mesmas vantagens de um carro, e por mais caro que possa parecer taxi ainda é mais barato que manter um veículo. Não preciso pagar IPVA, seguro, mecânico, gasolina, estacionamento, flanelinha... não preciso ter medo de estacionar na rua e ter o carro roubado ou arrombado. Sem contar a desvalorização que ele sofre a cada ano. Sinceramente poucas pessoas realmente precisam de um carro, tirando casais com filhos pequenos a maioria só tem por status mesmo. Eu prefiro a liberdade de não ter um. Mas cada um sabe onde é melhor gastar o seu dinheiro né? ;-)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ila, simplesmente o mesmo pensamento que o meu! Adorei saber que tem pessoas como eu neste mundo...rsrsr! Apesar de há mais de 10 anos ter tirado minha carteira (me senti um pouco obrigada na época), não sinto a menor vontade e acho que isso não faz falta na minha vida! Agora sou casada e também sem filhos, e como não vou ter filhos, me sinto totalmente desobrigada a ter que dirigir etc e tal...Bem, só não gosto muito quando algumas mulheres q são habilitadas e tal, se sentem mais do que a gente, nos colocando numa situação como se fossemos ETs por não dirigir...Cada qual vive à sua maneira, e como se sente bem e feliz. Prefiro ser levada, sem preocupações...olhando a paisagem, lendo as placas e fachadas de loja por onde passo. Se estivesse presa no volante não poderia ficar tão tranquila assim...srsrrs... bjinhos^,^ Catarina

      Excluir
  31. Obrigada por ter me respondido flor:)
    Realmente mesmo com todos os poréns que vc me colocou vale a pena ter uma carro na minha opinião. Estacionar na rua jamais, sempre em estacionamento onde eu levo a chave comigo. Táxi nem sempre está disponível nas horas que eu preciso Quanto a desvalorização do veículo realmente existe, assim como celulares, tvs, computadores etc...Estamos sempre substituindo pelo mais avançado né? O meu carro é meu xodó e mesmo que eu compre outro ele vai ficar comigo, é a minha paixão...E hoje em dia até taxista anda na bandidagem, nem sempre dá pra confiar. Como confiar em uma pessoa que vc não conhece? Mas como vc mesma disse cada um sabe onde é melhor gastar o dinheiro, e eu gasto o meu com prazer no meu carro =)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Catarina! Eu só sinto falta de saber dirigir quando eu viajo... alguns países não tem muita estrutura de transporte público, daí restaria alugar um carro. Mas fora isso, não sinto falta nenhuma também! :-)

      Excluir

Postar um comentário

Para orçamentos, por favor envie um pedido com maiores detalhes, através do meu e-mail profissional ilafox@gmail.com

Ah, e obrigada pela visita e pelos comentários! :-D

Ila Fox
Ilustradora